Portal da Educao Adventista

*Educ' arte - Prof.ª Séulima*

30

set
2011

Pai Nosso

Milton Camara.

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30

set
2011

Reunião de pais e mestres

 

Quem de nós, professores, já não ficou tenso ou inseguro em dia de Reunião de Pais e Mestres (RPM)? Talvez isto aconteça quando não temos certeza do exato objetivo da RPM, pois é nesse momento que os pais esperam um relatório do rendimento do aluno.  Os pais buscam "explicações", ter a certeza de que seus filhos estão sendo bem cuidados.  Por outro lado, a instituição também usa esse momento para orientar os pais, saber um pouco sobre a vida do aluno e compartilhar com eles aspectos de conduta dos educandos no ambiente escolar.

A reunião de pais apenas será bem sucedida quando o professor se prepara, pois é ele quem terá o contato direto com os responsáveis. Precisa ter segurança e certeza sobre o significado de sua prática, manter de forma clara as suas fundamentações teóricas, bem como suas anotações (diário de classe), a fim de prestar todas as informações necessárias aos pais.

É importante levar em consideração também a expectativa e interesse dos pais que participam da RPM. Pensar naquilo que cada um deles gostaria de levar após a reunião, como sugestões e conselhos para o bom encaminhamento das questões relevantes sobre os alunos.

A RPM deve dar elementos para os responsáveis estimularem seus filhos a terem um melhor desempenho acadêmico, social e afetivo. Não existe uma receita pronta para que esse encontro seja sempre um sucesso, ou um momento em que 100% dos pais sairão satisfeitos. O resultado de uma boa RPM está na união entre o professor e a coordenação/direção da escola. Não apenas em um desses termos.

Assim, o importante é que haja um momento de interação pessoal, momentos em que só o professor fale e momentos em que o pai possa se expressar, e que esse diálogo não fuja ao objetivo principal que é o bem estar do aluno e seu aproveitamento acadêmico.

Aos pais das séries iniciais, os professores devem usar o recurso de fazer uma pequena palestra com um tema relevante para a fase escolar e, em seguida, passar ao atendimento individualizado. É interessante também elaborar uma rápida dinâmica de grupo para que os pais possam ficar mais descontraídos (o professor também faz bem em pedir aos pais, sugestões de temas para a próxima reunião). Referente aos pais das séries do fundamental II ao ensino médio, normalmente o atendimento é mais individualizado, com isso, os professores podem elaborar pequenos textos impressos sobre os objetivos de sua matéria, dicas de como estudar melhor a disciplina e orientações gerais aos pais.

Para que a reunião tenha uma boa participação dos pais, não podemos nos esquecer da forma como eles serão convocados para a assistência.  A escola precisa estar atenta a forma como esse pai será convidado à reunião. É sempre bom recordar de colocar os objetivos da reunião, com linguagem acessível e clara na circular que os responsáveis receberão, e se possível, que esta volte assinada para a escola com a confirmação da presença ou não dos mesmos. No caso do não comparecimento, permitir que isto também seja exposto ao pai, não lhe vedando o contato com o professor em momentos posteriores.

Reunião de pais pode ser sim, um momento prazeroso dentro das atividades escolares, basta que todos se empenhem em fazer dela um tempo de troca de experiências, um momento em que fique bem claro que a escola quer o melhor para o educando e que cada educador está ali para ajudar nesse processo juntamente com o apoio familiar.

Jonice Ferreira dos Santos Martini - Coordenadora pedagógica do Colégio Adventista de Bauru, SP.

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30

set
2011

Semana das crianças

 

Projeto Semana da Criança

| Por Luana Talita Manfrini da Silva

(Imagem: Nowik /Shutterstock)

Ao tentar definir a palavra "criança" em nossa mente, somos imediatamente remetidos a um mundo encantado, com brinquedos variados, cheio de fantasias, jogos e inquietudes por causa da descoberta de novas formas de explorar e aprender sobre as coisas ao redor. Ser criança é uma constante diversão. É uma doce e inocente forma de simplificar a vida, muitas vezes tão dolorosa. A observação desse universo rico em ações e atitudes intensas e honestas - perdoar e esquecer o que passou, fazer e manter amizades com facilidade, abraçar forte sem medo de ser rejeitada, expressar-se com sinceridade - permite-nos um gratificante aprendizado para caminhar rumo ao Céu. Jesus apreciava a companhia das crianças e, verificando as qualidades nelas presentes, afirmou: "Em verdade vos digo que, se não vos converteres e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus" (Mateus 18:3).

O dia 12 de outubro é todo especial para as crianças aqui do Brasil, e para elas não podem faltar brincadeiras nesse período. Como educadores, temos conhecimento do importante papel do brincar no desenvolvimento infantil. A brincadeira é coisa séria na infância. E nada mais justo do que contribuir com esses pequeninos oferecendo, no ambiente escolar, situações de recreação saudável na companhia dos colegas de classe e da escola como um todo.

Entretanto, esse período proporciona um embate de culturas no que diz respeito à evolução dos tipos de brinquedos e brincadeiras. O avanço tecnológico das ultimas décadas e a nova forma de organização social dos grandes centros têm contribuído para uma forma restritiva e solitária de como recreação. Atualmente, as brincadeiras e jogos coletivos estão sendo esquecidos. As formas comuns de entretenimento dos pequenos de nossa sociedade giram em torno de brinquedos sofisticados, em grande quantidade e variedade, jogos eletrônicos, televisão, celulares e internet; o que não anula a necessidade constante da criança de explorar e desvendar o mundo, mas exigem mecanismos diferentes daqueles que existiam uns 20 anos atrás. Essa é uma nova cultura de como brincar e certamente tem seu valor, pois é o que a criança da atualidade entende como diversão. Em contrapartida, nós, que somos frutos de uma cultura diferente, com brincadeiras e jogos que permitiam ação, socialização, raciocínio e criatividade, ficamos penalizados com esse novo jeito de brincar.

Há uma transitoriedade dos aspectos relevantes dessas duas formas de recrear-se e aprender sobre o mundo. Precisamos considerar essa questão de maneira mais ampla do que estamos acostumados, tendo em vista que as crianças não deixaram de ser crianças porque brincam de maneira diferente de nós; elas apenas agem conforme o meio social em que estão inseridas, como fazíamos na nossa infância. Sabemos que as brincadeiras antigas são excelentes, como também compreendemos os malefícios de um brincar isolado e restritivo.

A proposta deste projeto é equilibrar as coisas, respeitando a diversidade dessas duas gerações culturais, extraindo delas aquilo que cada uma pode oferecer de melhor, sem desrespeitar o direito dos nossos pequenos de ser diferente, diante de objetos e percepções do mundo mais elaborado tecnologicamente. Se quisermos que as crianças brinquem melhor, precisamos começar respeitando aquilo que existe de bom nesse novo universo infantil.

(Imagem: Artisticco/Shutterstock)

OBJETIVO
Proporcionar momentos de entretenimento e recreação no ambiente escolar, oferecendo atividades agradáveis em comemoração do Dia da Criança, e ao mesmo tempo contrastar concepções diferentes do que é brincar e como brincar, confrontando a cultura simples, dinâmica e riquíssima das brincadeiras antigas com a modernidade dos brinquedos e brincadeiras atuais e levando a criança a refletir e escolher livremente novas formas de recreação.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Saber definir brincadeiras e jogos.
  • Conhecer os brinquedos e brincadeiras mais comuns da atualidade, apresentando os benefícios e os malefícios deles advindos.
  • Conhecer brincadeiras antigas, entendendo sua importância cultural e contribuições para o desenvolvimento saudável da criança.
  • Participar de atividades pautadas ora em recreações comuns da atualidade, ora em brincadeiras antigas.
  • Aprender histórias bíblicas que valorizam a criança e demonstram o amor de Deus por ela.

PÚBLICO-ALVO

Alunos de educação infantil ao 5o ano do ensino fundamental.


PERÍODO

Uma semana.


ORGANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

A organização da Semana da Criança pode ser feita por meio de temas diários. Cada dia será norteado por algo diferente, explorando brinquedos e brincadeiras atuais e antigos, como também atividades artísticas. É necessário fazer uma enquete com os alunos, alguns dias antes da Semana da Criança, levantando dados para seleção das brincadeiras e jogos a ser realizados. Isso ajudará a definir atividades que estejam de acordo com o desejo das crianças e criar estratégias, unindo o desejo dos alunos com um trabalho pautado na reflexão sobre a cultura do brincar atual com as brincadeiras mais antigas.

Durante a Semana da Criança e na semana que a antecede, podem-se realizar com os alunos pesquisas e discussões sobre o que é brincar, como as brincadeiras eram feitas no passado e como elas são na atualidade. É um caminho para compreender os objetos da Semana da Criança. Se possível, leve pessoas mais velhas para falar sobre o tema. Para as crianças menores, proporcione momentos de vivência com brinquedos e brincadeiras antigas, como cantiga de roda, pião, pipa, e converse sobre a forma como costumam brincar em casa.

As atividades que envolvem construção e criatividade não podem ficar de fora da Semana da Criança. Trabalhos manuais tem um papel importante na construção de momentos divertidos, porém educativos. Durante os dias de realização das atividades, é importante haver momentos em que as crianças possam explorar o tema do dia de forma reflexiva e sistematizada, por meio da produção de textos e cartazes, contribuição na montagem das atividades, elaboração de regras, discussões, leitura de textos sobre o tema, caça-palavras, cruzadinhas e outros.

Será de bastante valia a exposição de brinquedos antigos em contraste com os brinquedos atuais, proporcionando uma visualização clara das diferenças. Procure a ajuda das próprias crianças e dos pais para ter esse espaço de observação. No intervalo, deixe à disposição vários jogos e brinquedos para a livre exploração.
As histórias bíblicas trabalhadas durante essa semana podem trazer exemplos do cuidado e amor de Deus pelas crianças. Deus tem que ser o personagem central de todas as atividades realizadas.
Veja a seguir uma sugestão para organização da Semana da Criança por eixos temáticos.

Dia do espaço digital

Proporcione às crianças aquilo que elas conhecem como diversão. Nesse dia, leve as crianças menores ao laboratório de informática. Separe jogos divertidos, porém saudáveis, e dê liberdade para elas explorarem esse material. Com os alunos do 3º, 4º e 5º anos, pode-se fazer campeonato de jogos eletrônicos no laboratório de informática ou usando outros recursos. Faça um campeonato para descobrir quem digita um texto ou escreve mais rápido uma mensagem de e-mail ou celular para um amigo. (Verifique primeiro a realidade dos alunos para essa atividade.)

Depois da atividade, converse com os alunos sobre o que eles acharam dos jogos e como classificá-los. Faça com eles uma relação dos pontos positivos e negativos, comparando com as atividades do dia anterior. Crie um mural de regras para o bom uso do computador e de jogos eletrônicos.

Permita que, nesse dia, as crianças levem de casa um brinquedo para usar na escola. Faça um sanduíche saudável e suco natural com os alunos enfatizando a importância de cuidar da alimentação, principalmente porque as brincadeiras atuais são sedentárias.

Trabalhe essa atividade por classes explorando a reflexão sobre o tema. Pode-se também fazer uma seção de cinema na escola. É preciso fazer uma seleção prévia dos filmes, de acordo com a idade e nossos princípios. Algo interessante para fazer nesse dia é um desfile de moda futurista. Cada criança deve criar um chapéu com o tema digital e desfilar com ele. Eleja um vencedor.

Dia da feirinha de brinquedos e brincadeiras


Prepare previamente, com os alunos maiores, um livrinho de bolso com brincadeiras comuns antigamente. Valorize esse trabalho dos alunos e entregue um exemplar desse material para cada criança da escola. O livro deve conter brincadeiras e jogos, como amarelinha, pião, cinco marias, pular corda, passa-anel, pular elástico, rouba-bandeira, queimada. Divida o livrinho em dois eixos: brincadeiras e jogos. Trabalhe esses conceitos com os alunos. Com os alunos menores, faça brincadeiras de roda e atividades mais simples e discuta o tema em roda na sala previamente para que eles entendam as atividades do dia.

No pátio da escola, utilize os mesmos grupos que formou para a construção do livrinho em sala (do 4º e 5º anos) para ser coordenadores das brincadeiras e apresentá-las aos demais alunos da escola, brincando com os demais alunos também.

Coloque músicas antigas, da cultura popular, durante a feirinha. Deixe as crianças experimentarem as brincadeiras em cada estande, decorado pelos alunos. Promova gincana com brincadeira antigas; é uma boa alternativa.

Ofereça nesse dia pipoca, algodão-doce e um pacote com doces, como pé de moleque, maria-mole, suspiro e outros. Se preferir, pode-se oferecer no lanche bolo de fubá, laranja ou cenoura com cobertura de chocolate e chá para dar um clima de tempos antigos.

Dia do inventor


Inicie o período de aula com uma explanação dos maiores inventores da humanidade e seus grandes feitos. Dê ênfase à história de criação dos brinquedos mais comuns, como bola, boneca, pião e videogame. Para os pequenos, leve objetos como lâmpada, boneca, carrinho e converse com os alunos na sala. Para os maiores, que já dominam a leitura, sugira pesquisas prévias em casa ou no laboratório de informática, para que eles descubram os inventores dos brinquedos que mais usam, como videogame, celular, DVD e outros. Proponha a confecção de cartazes com as informações obtidas e os exponha nesse dia.

Deixe à disposição dos alunos, em uma mesa grande em cada sala de aula da escola, diversos materiais recicláveis (ex.: caixas de leite, copos de iogurte, caixas de papelão), tinta, cola, diferentes tipos de papéis, legumes e outros. Deixe que as crianças tenham acesso aos materiais livremente. Mostre alguns modelos de brinquedos que podem ser feitos com os materiais. Destine uma hora de ação ou mais se necessário. No final da aula, reúna os alunos de toda a escola no pátio promovendo uma exposição desses materiais por série. Ao lado de cada mesa de exposição, permita que os alunos votem no material mais interessante. A eleição pode ser feita por turmas, já que as crianças estão em níveis e condições diferentes para realizar essa atividade. A premiação poderá ser feita com brinquedos de material reciclado feitos pelos professores. O ideal é que todos tenham uma premiação pela participação.

Como tarefa de casa, peça que cada criança escreva os pontos positivos e negativos dos brinquedos industrializados e dos brinquedos mais simples, usados antigamente. Com os menores, faça esse trabalho em roda no dia seguinte.

Dia do artista

Decore a escola com quadros, objetos feitos com argila, figuras produzidas por origami e outras. Nesse dia, permita que as crianças tenham acesso a diferentes formas de expressão artística, como pintura, colagem, modelagem, origami, dramatização de histórias e teatro com fantoches, e outras atividades oportunas.

Podem-se improvisar, no pátio da escola, locais variados com o título da atividade artística a ser realizada ali. Em cada ambiente, o aluno terá à sua disposição os materiais necessários a sua atividade, com duração de 30 minutos. Por exemplo, no caso da dramatização, pode-se apresentar uma história interessante com fantoches ou outros recursos e depois disponibilizar um baú com peças de roupas, acessórios e objetos diversos que auxiliem na criatividade dos pequenos na hora de dramatizar. No ambiente de modelagem, o aluno terá à sua disposição argila e massinha de modelar para brincar, como também poderá aprender a fazer massinha de modelar com farinha, por exemplo.

Para finalizar a semana, deve haver uma festa, lembrando que a ordem do dia é: fazer arte. Pode-se fazer uma festa diferente e saudável com muitas frutas, de cores variadas. Explore a beleza das frutas, crie objetos, faça carinha na maçã, invente uma mesa bem colorida e criativa com as frutas, faça máscaras ou chapéus de frutas para os alunos, coloque uvas e morangos em forminhas de doece, etc. Ofereça sorvete e frutas. Sirva também frutas em forma de sorvete; por exemplo, corte a melancia em pequenos pedaços triangulares e fixe um palito de sorvete na casca centralizando-o; faça espetinhos com pedaços de frutas. Como lembrancinha da festa, entregue um saquinho de balas em forma de frutas ou balas de goma.

CULMINÂNCIA

Avalie com os alunos os brinquedos expostos durante a semana na escola e questione sobre os brinquedos das duas gerações mencionadas, como bola, carrinho, boneca e bicicleta. Faça uma reflexão sobre a importância desses brinquedos para os adultos no passado e para as crianças de hoje.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA


A BÍBLIA SAGRADA. 2. ed. Tradução de João Ferreira de Almeida, revista e atualizada no Brasil. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993.

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29

set
2011

Dicas para o dia das crianças

 

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29

set
2011

Alegria dos alunos

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