Portal da Educao Adventista

*Educ' arte - Prof.ª Séulima*

5

dez
2011

Por que nos sentimos solitários?

A solidão aflige impiedosamente grande parte da população, em pleno século vinte e um. Veja 7 razões que levam ao sentimento de solidão:

1.    Tecnologia - Com o avanço da tecnologia, as pessoas têm que ser mais eficientes e especializadas e, às vezes, isso as leva a não ter tempo nem habilidade para conversar com os não-especialistas. Assim, a maioria de nossas relações é superficial.

2.    Urbanização - Quanta gente amontoada nas cidades! Mas já notou que isso acaba fazendo as pessoas se afastarem umas das outras? Talvez os motivos sejam o medo, o ruído, a agitação.

3.    Televisão e internet - Você conhece alguém que "vive" mais no mundo das novelas do que no seu bairro? Essa ausência de comunicação direta entre os familiares e vizinhos, motivada pela telinha ou monitor, gera solidão.

4.    Baixa auto-estima - Se você não confia em você mesmo, se tem uma opinião ruim a seu respeito, dificilmente irá se relacionar bem com os outros. O resultado: solidão.

5.    Incapacidade de comunicação - As pessoas muito introvertidas, ou que não sabem comunicar-se sinceramente, costumam sentir-se sós, mesmo quando cercadas de muita gente.

6.    Atitudes negativas - Entra aqui uma série de comportamentos que afastam os outros: hostilidade, desejo de vingança, críticas, intolerância, competição intensa, exagerado senso de justiça, atenção exclusiva aos próprios interesses, busca do sucesso a qualquer preço.

7.    Afastamento de Deus - Separado de Deus, o coração humano se sente inquieto, solitário, inseguro.

(Adaptado de um texto do livro De Bem Com Você, CASA, págs. 43 e 44)

Envie para um amigo

Deixe seu comentário

Não há comentários a serem exibidos!

Assinar RSS

mais buscadas

2004-2011 Educação Adventista Todos os direitos reservados.