Portal da Educao Adventista

*Educ' arte - Prof.ª Séulima*

19

jun
2011

Dicas para relatórios de educação infantil

Educação Infantil
------------------------------------------------------------------------------------------------
ÁREA SOCIAL E AFETIVA
%uF0D8 Adaptou-se com naturalidade. / Ainda não completou seu processo de adaptação.
%uF0D8 Ainda mostra-se resistente ao atender algumas regras da escola.
%uF0D8 É assíduo e pontual.
%uF0D8 Ainda não respeita os pertences dos alunos.
%uF0D8 Aceita esperar sua vez.
%uF0D8 Distingue os diferentes momentos e situações dentro da escola, respeitando-as.
%uF0D8 Participa das atividades em grupo demonstrado interesse e cooperação.
%uF0D8 Tem preferência por atividades individuais.
%uF0D8 Tem bom relacionamento com todos que convive.
%uF0D8 Relaciona-se progressivamente com mais crianças, com outros professores e com demais profissionais da escola.
%uF0D8 Apresenta-se seguro em suas ações(ainda não...)
%uF0D8 Demonstra ter imagem positiva de si, ampliando suas autoconfiança e identificando cada vez mais suas limitações e possibilidades e agindo de acordo com elas.
%uF0D8 Valoriza o diálogo como forma de lidar com os conflitos Demonstra iniciativa na resolução de pequenos problemas.
%uF0D8 Demonstra iniciativa na resolução de pequenos problemas.
%uF0D8 Mostra-se interessado em enfrentar desafios.
%uF0D8 Expressa seus sentimentos com clareza
%uF0D8 Preocupa-se em cuidar dos materiais de uso individual e coletivo.
%uF0D8 Ainda apresenta-se bastante inquieto o que impede de participar ativamente das atividades propostas.
%uF0D8 Mostra-se carinhoso, alegre, tímido.
%uF0D8 Às vezes mostra-se agressivo com alguns coleguinhas.
%uF0D8 Valoriza atitudes de preservação e manutenção dos espaços coletivos
%uF0D8 Reconhece e utiliza hábitos sociais, valores e atitudes como preservação do convívio social, ética e saúde.
%uF0D8 Demonstra assiduidade e pontualidade.
%uF0D8 Mantém um padrão de comportamento e relacionamento convencional.
%uF0D8 Demonstra comportamento desejável em sala de aula.
%uF0D8 Tem iniciativa e interesse nas atividades propostas.
%uF0D8 Relaciona-se bem com colegas, professores e demais funcionários.
%uF0D8 Participa das atividades em grupo.
%uF0D8 Coopera com o grupo.
%uF0D8 Lidera as atividades em grupo.
%uF0D8 Partilha e empresta material de bom grado.
%uF0D8 Obedece as regras do grupo e da escola.
%uF0D8 Reconhece seus direitos e deveres.
%uF0D8 Escuta e tem atenção quando outros falam.
%uF0D8 Respeita a opinião dos outros
%uF0D8 Cuida do material e do patrimônio escolar.
%uF0D8 Mantém a pasta organizada e os cadernos em ordem.
%uF0D8 É capaz de concluir as atividades propostas em tempo desejável.
%uF0D8 Respeita regras que orientam as dependências da escola.
%uF0D8 Expressa seus sentimentos com clareza, valorizando o outro como forma de reconhecimento e amizade.
%uF0D8 É dedicado e caprichoso.
%uF0D8 É atencioso e disciplinado.
%uF0D8 É observador e curioso.
%uF0D8 Demonstra confiança e companheirismo.
%uF0D8 Conversa sobre seus medos, sonhos, fantasias demonstrando claramente seus sentimentos muitas vezes ocultos.
%uF0D8 Mostra iniciativa, interesse e entusiasmo em enfrentar desafios.
%uF0D8 Sabe pedir desculpas e perdoar espontaneamente.
%uF0D8 Guarda mágoas.
%uF0D8 Supera conflitos.
%uF0D8 Concentra-se nas tarefas propostas.
%uF0D8 É solidário com o colega.
%uF0D8 É resistente.
%uF0D8 É arredio.
%uF0D8 É inquieto.
%uF0D8 É egoísta.
%uF0D8 Demonstra agressividade.
%uF0D8 É ansioso.
%uF0D8 É inseguro.
%uF0D8 Demonstra timidez.
%uF0D8 É carinhoso com colegas e professora.
%uF0D8 Demonstra-se alegre.
%uF0D8 Apresenta tristeza em determinados momentos.
%uF0D8 Estabelece vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças fortalecendo sua auto-estima.
%uF0D8 Adaptou-se a escola e a turma.Amplia consideravelmente seu círculo de relações pessoais.Demonstra independência.
%uF0D8 Supera dificuldades sem ajuda.
%uF0D8 Demonstra iniciativa na resolução de pequenos conflitos.
%uF0D8 Enfrenta desafios com autonomia.
%uF0D8 Respeita a participação alheia.
%uF0D8 Tem bom relacionamento nas atividades em grupo.
%uF0D8 Apresenta organização e responsabilidade no jogos.
%uF0D8 Demonstra decisão e autonomia.
%uF0D8 Demonstra atenção, empenho e respeito no momento da fala do colega e do professor.
%uF0D8 Questiona a professora.
%uF0D8 Inicia as atividades logo que são propostas.
%uF0D8 Assume responsabilidade pelos seus atos.
%uF0D8 Aceita opiniões divergentes da sua.
%uF0D8 Pede ajuda quando precisa.
%uF0D8 É curioso em relação a novos conhecimentos.
%uF0D8 É desinibido para expressar suas opiniões.
%uF0D8 Espera sua vez de falar.
%uF0D8 Revela confiança em si próprio.
%uF0D8 Realiza as tarefas de casa com prontidão.
%uF0D8 Manifesta afeto e respeito mútuo com colegas e professora.
%uF0D8 Brinca expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades





CONHECIMENTO DE MUNDO
MOVIMENTO:
%uF0D8 Apropria-se progressivamente da imagem global do seu corpo, conhecendo e identificando seus segmentos e elementos e desenvolvendo cada vez mais uma atitude de interesse e cuidado com o próprio corpo
%uF0D8 Demonstra controlar o equilíbrio do corpo em diversas situações.
%uF0D8 É capaz de coordenar a sua ação com a dos companheiros quando o jogo requer.
%uF0D8 Explora diferentes qualidades e dinâmicas do movimento, como força, velocidade, resistência e flexibilidade.
%uF0D8 Controla gradualmente o próprio movimento, aperfeiçoando seus recursos de deslocamento.
%uF0D8 Participa com interesse de brincadeiras e jogos cantados e rítmicos.
%uF0D8 Agrada-lhe manipular objetos e brinquedos que permitem o aperfeiçoamento das suas habilidades manuais.
%uF0D8 Identifica diferentes sensações táteis olfativas, gustativas e sonoras.
%uF0D8 Amarra os cordões dos sapatos, recorta com precisão, monta quebra-cabeça com peças médias(grandes ou pequenas).

ARTES VISUAIS:
%uF0D8 Ouve e aprecia produções musicais.
%uF0D8 Brinca com a música imitando, inventando, criando e reproduzindo criações musicais.
%uF0D8 Utiliza-se da expressão musical e artística como forma de comunicação e interação com os outros, ampliando seu conhecimento de mundo.
%uF0D8 Interessa-se pelas Artes, demonstrando admiração e gosto pelas produções da escola e pelas obras regionais (nacionais e internacionais).
%uF0D8 Percebe na escuta sentimentos e emoções subjacentes à produção musical.
%uF0D8 Cria textos e melodias, compondo pequenas canções para expressar-se.
%uF0D8 Explora diversas linguagens visuais, conhecendo e utilizando diversos materiais para produzir trabalhos artísticos.
%uF0D8 Demonstra atitude de auto-confiança e respeito por sua produção artística e a dos colegas.
%uF0D8
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:
%uF0D8 Participa com interesse de atividades orais.
%uF0D8 Tem vocabulário diversificado, rico.
%uF0D8 Vem ampliando seu vocabulário gradativamente.
%uF0D8 Ainda não participa de atividades orais.
%uF0D8 Transmite recados.
%uF0D8 Dialoga com colegas e professor.
%uF0D8 Faz reconto de histórias.
%uF0D8 Fala parlendas e trava-línguas trabalhadas.
%uF0D8 Expressa-se com frases corretas e acabadas.
%uF0D8 Expressa-se com clareza.
%uF0D8 Ainda na demonstra compreender explicações que são dadas.
%uF0D8 Ainda não pronuncia alguns sons.
%uF0D8 Recita poemas.
%uF0D8 Utiliza expressões de cortesia.
%uF0D8 Aprecia o material de leitura selecionado, lendo de acordo com suas possibilidades.
%uF0D8 Participa com prazer das rodas de conversa.
%uF0D8 Argumenta suas idéias.
%uF0D8 Elabora e responde perguntas.
%uF0D8 Sabe dizer seu nome completo.
%uF0D8 Incorpora e recorda palavras facilmente.
%uF0D8 Usa a linguagem para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, idéias, preferências, sentimentos e relatar suas vivências nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
%uF0D8 Elabora perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos dos quais participa.
%uF0D8 Relato de experiências vividas e narração de fatos em seqüência temporal e causal.
%uF0D8 Reconta histórias conhecidas com aproximação às características da história original.
%uF0D8 Conhece e reproduz jogos verbais como parlendas, trava-línguas, adivinhas, quadrinhas, poemas e canções.
%uF0D8 Veicula suas idéias articulando corretamente as palavras.
%uF0D8 Expõe oralmente suas idéias de forma lógica.
%uF0D8 Argumenta e defende suas idéias.
%uF0D8 Expressa-se com fluência adequando sua fala a diferentes situações.
%uF0D8 Apropria-se progressivamente de novas palavras ampliando seu vocabulário.
%uF0D8 Utiliza adequadamente as palavras entendendo os seus significados e empregando-as corretamente.
%uF0D8 Compreende mensagens dirigidas ao grupo.
%uF0D8 Sabe dar recados.
%uF0D8 Ouve com atenção uma história, perguntas e diálogos.
%uF0D8 Descreve gravuras.
%uF0D8 Interpreta histórias.
%uF0D8 Reproduz oralmente um fato ocorrido.
%uF0D8 Usa recursos gestuais e faciais pertinentes ao comunicar-se.
%uF0D8 Utiliza-se de argumentos consistentes para defender seus pontos de vista.
%uF0D8 Participa de situações de comunicação oral manifestando sua opinião e ouvindo os outros.
%uF0D8 Narra histórias conhecidas e situações vividas.
ESCRITA
%uF0D8 Distingue palavras de desenhos.
%uF0D8 Reconhece e escreve seu nome.
%uF0D8 Reconhece nomes dos colegas.
%uF0D8 Escreve nomes dos colegas.
%uF0D8 Identifica e escreve letras do alfabeto.
%uF0D8 Conhece e diferencia letras de números e símbolos.
%uF0D8 Reconhece a letra inicial e final dos nomes percebendo a posição da letras na palavra.
%uF0D8 Participa de situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita.
%uF0D8 Escreve seu nome em situações em que isso é necessário.
%uF0D8 Reconhece as idéias contidas em alguns símbolos usuais.
%uF0D8 Utiliza-se do desenho para representação e o registro de suas idéias.
%uF0D8 Reconhece e utiliza o espaçamento convencional entre as palavras.
%uF0D8 Escreve obedecendo a direção esquerda/direita e de cima para baixo.
%uF0D8 Associa as letras do alfabeto à 1ª letra das palavras conhecidas.
%uF0D8 Compreende pequenos textos trabalhados e faz leitura correspondente.
%uF0D8 Mostra-se cuidadoso no traçado das letras.
%uF0D8 Acompanha o registro feito no quadro pela professora.
%uF0D8 Elabora desenho dentro de um contexto.
%uF0D8 Faz leitura de imagens, rótulos, figuras e símbolos.
%uF0D8 Compreende que as palavras são formadas por letras e texto formado por palavras.
%uF0D8 Destaca uma determinada palavra dentro de um texto trabalhado.
%uF0D8 Completa frases de acordo com o texto.
%uF0D8 Reorganiza frases e palavras de textos trabalhados.
%uF0D8 Reestrutura e organiza idéias na reescrita de textos trabalhados.
%uF0D8 Identifica o número de letras das palavras.
NÍVEIS DE CONCEITUALIZAÇÃO DA ESCRITA

%uF0D8 Ainda não faz a correspondência entre letras e os sons. Inventa desenhos garatujas e rabiscos para representas a escrita.
%uF0D8 Uso de letras muitas vezes do próprio nome ou misturam números e letras para representar a escrita.
%uF0D8 Utiliza muitas letras para escrever o nome de coisas grandes e que coisas pequenas têm nomes pequenos.
%uF0D8 Escreve uma palavra utilizando uma variedade de letras, acredita que para escrever tem que variar as letras.
%uF0D8 Acredita que existe relação entre o que se fala e o que se escreve. Faz correspondência entre quantidade de sílabas e uma letra para cada sílaba sem valor sonoro, não se preocupa com a correspondência do som e letra.
%uF0D8 Utiliza uma letra para representar cada sílaba com valor sonoro. Às vezes só usa vogais, ou só consoantes, ou consoantes e vogais.
%uF0D8 Já escreve combinando consoante e vogais formando sílabas, mas as vezes não forma a sílaba completa usando só vogais ou só consoantes.

RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO

%uF0D8 Utiliza contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais reconheça sua necessidade.
%uF0D8 Identifica a posição de um objeto ou número numa série.
%uF0D8 Identifica números nos diferentes contextos em que se encontram.
%uF0D8 Identifica números maiores ou menores, ordenando-os.
%uF0D8 Ordena números na seqüência ascendente.
%uF0D8 Identifica números que estão faltando numa série numérica.
%uF0D8 Reconhece o número que vem logo antes ou logo depois de um determinado número.
%uF0D8 Conta correspondendo um a um os nomes dos números aos objetos a serem contados.
%uF0D8 Lê números conhecidos de modo convencional.
%uF0D8 Usa números para registrar quantidades.
%uF0D8 Sabe ordenar quantidades e números.
%uF0D8 Identifica e nomeia formas e tamanhos.
%uF0D8 Identifica posição e se situa no espaço.
%uF0D8 Discrimina semelhanças e diferenças em objetos.
%uF0D8 Resolve situações problemáticas simples.
%uF0D8 Consegue organizar objetos de acordo com os atributos.
%uF0D8 Identifica e nomeia conceitos e cores.
%uF0D8 Reconhece os diversos significados e interpretações dos conceitos.
%uF0D8 Reconhece grandezas e suas medidas em diversas situações.
%uF0D8 Estabelece relações e compreende facilmente números de 0 a 9 e consegue associá-los para completar um conjunto com a quantidade pedida.
%uF0D8 Organiza objetos na forma ascendente e descendente de acordo com os atributos, tamanho, cor, forma, peso, etc.
%uF0D8 Emprega corretamente o vocabulário atemático relacionado a conceitos diversos.
%uF0D8 Utiliza noções espaciais básicas para explicar direções.
%uF0D8 Resolve situações problemáticas.
%uF0D8 É capaz de dizer uma série numérica de ___ a ___, recitando os números em ordem.
%uF0D8 Identifica o maior entre dois números, o que vem logo antes e logo depois.
%uF0D8 Utiliza noções simples de cálculo metal como ferramenta para resolver problemas.


NATUREZA E SOCIEDADE:
%uF0D8 Manifesta opiniões próprias sobre acontecimentos, busca informações e confronta idéias.
%uF0D8 Participa com interesse de todas as atividades desenvolvidas envolvendo o tema estudado.
%uF0D8 Imagina soluções para os problemas apresentados.
%uF0D8 Participa de conversas formulando perguntas sobre o conteúdo trabalhado.
%uF0D8 Estabelece algumas relações entre o modo de vida característico de seus grupo social e de outros.
%uF0D8 Reconhece a importância da preservação das espécies para a qualidade da vida humana.
%uF0D8 Reconhece e utiliza hábitos de higiene como preservação e prevenção de saúde
%uF0D8 Identifica os fenômenos mais simples da natureza , suas causas e efeitos
%uF0D8 Utiliza conceitos próprios relacionados ao corpo (partes,desenvolvimento, funções, cuidados)
%uF0D8 Reconhece o meio ambiente como fator de sobrevivência dos seres
%uF0D8 Tem consciência da preservação do meio ambiente
%uF0D8 Age com educação ambiental
%uF0D8 Identifica o espaço mais próximo e sabe se situar nele
%uF0D8 Nomeia lugares e pessoas conhecidas
%uF0D8 Identifica sua história de vida e dos seus familiares


OBSERVAÇÕES:
%uF0D8 A agitação e ou dispersão tem afetado o desempenho do(a) aluno (a).
%uF0D8 Faz regularmente o para casa, completo e com capricho.
%uF0D8 Requer constante supervisão da professora.
%uF0D8 Suas faltas tem afetado o seu desempenho.
%uF0D8 Demora mais que o tempo previsto para realizar as atividades propostas.

Envie para um amigo

Deixe seu comentário

7

jan
2014

lindineide casaes

É interessante essas orientações, porque direciona ao perfil de cada aluno

17

dez
2013

Fátma Januário

Parabéns pelas dicas

1

dez
2013

Claudia

otimo, muito obrigada por disponibilizar!

28

nov
2013

iolanda da silva pereira

ótimo,era o que eu precisava!!!

22

nov
2013

rosemary cunha

muito bom me ajudou muito

20

nov
2013

joana marcolino

adorei e vou usar com meus alunos !

19

nov
2013

regina

adorei mi ajudou muinto obrigado

17

nov
2013

decimar maria avelar dos anjos

Otimo

9

nov
2013

fatima

muito obrigada pelas as dicas!

9

nov
2013

Maria Célia

Ótimo!!!

26

out
2013

eliziane

parabéns e obrigada pelo seu trabalho,o mesmo me ajudou bastante na realização dos relatórios da escola.

23

out
2013

Gilza

MUITO BOA SUAS IDEIAS, PARABÉNS!! VOU APROVEITAR ALGUNS ITENS!!!

10

out
2013

Edinolia Ferreira paiva

Amei as sugestões de palavras e expressões para uso em relatórios, em especial por abordar todas as áreas do conhecimento, pois sabemos que muitos professores ainda tem dificuldades em organizar suas idéias, utilizando-se de expressões apropriadas para avaliar uma criança. Parabéns!

10

out
2013

Edinolia Ferreira Paiva

Amei as sugestões de palavras e expressões para uso em relatórios, em especial por abordar todas as áreas do conhecimento, pois sabemos que muitos professores ainda tem dificuldades em organizar suas idéias, utilizando-se de expressões apropriadas para avaliar uma criança. Parabéns!

5

out
2013

Mara lima

Olha suas dicas são maravilhosas, agora cabe cada um adaptar né? Querer tudo mastigado kkkk ai já é demais... É cada uma viu... Mas adorei mesmo muito abrigadaaaaaaaa beijos, Mara

29

set
2013

irene marques

maravilhosa suas dicas. Obrigada!

10

set
2013

margarete

amei obrigada

13

jun
2013

Camila Rezende

Olá agradeço sua boa vontade em compartilhar seu conhecimento, mas é importante ressaltar que algumas frases não podem ser usadas em relatórios como por exemplo "É solidário com o colega. É resistente. É arredio. É inquieto. É egoísta. É ansioso. É inseguro. É carinhoso com colegas e professora. Apresenta tristeza em determinados momentos. Lembrando que o aluno esta em DESENVOLVIMENTO, e não se pode afirmar nada! Atenção a esse ollhar!

22

abr
2013

rafaelA

MUITO BOM ME AJUDOU MUITO OBRIGADA.

17

mar
2013

ley

muito bom

26

fev
2013

Elisângela Nojosa Aires

Excelentes dicas. Parabéns!!!

5

fev
2013

valquiira

bbbbb

15

dez
2012

clécia

vai meajudar muito, pois 21 crianças para fazer relatórios em pouco tempo é díficil viu!!!! :) obg

9

dez
2012

Patricia

Obrigada pela ajuda.

25

nov
2012

Edna

Obrigada pela ajuda na construção dos relatórios.

22

nov
2012

Helenice moreira

vai ajudar bastante

21

nov
2012

ivonilde

vai ajudar.

27

out
2012

Rosangela Leitão

Adorei,pois mim ajudou bastante nos relatórios.

27

out
2012

Rosangela Leitão

Adorei,pois mim ajudou bastante nos relatórios.

27

out
2012

Rosangela F. de Albuquerque

Estou buscando sugestões para fazer o relatório individual dos meus alunos. Trabalho na Escola Adventista de Jardim Metrópole.

27

out
2012

Rosangela F. de Albuquerque

Estou buscando sugestões para fazer o relatório individual dos meus alunos. Trabalho na Escola Adventista de Jardim Metrópole.

27

out
2012

Rosangela F. de Albuquerque

Estou buscando sugestões para fazer o relatório individual dos meus alunos. Trabalho na Escola Adventista de Jardim Metrópole.

23

out
2012

simone

foi de grande ajuda gostaria que me enviasse obrigada

10

out
2012

tatiana

As dicas do relatório me ajudaram muito mais muito mesmo obrigada!

16

jul
2012

ElisangelaQueiroz

Essas dicas estão ótimas! Obrigada!!

2

jun
2012

Mércia Almeida Veras

Parabéns! Obtive grande ajuda na construção dos meus relatórios.

27

abr
2012

anna lucia ferreira da silva

preciso desse relatorio

4

abr
2012

jocelia madeira

excelente dica mim ajudou bastante

4

abr
2012

jocelia madeira

excelente dica mim ajudou bastante

Assinar RSS

mais buscadas

2004-2011 Educação Adventista Todos os direitos reservados.