Portal da Educao Adventista

*Educ' arte - Prof.ª Séulima*

7

dez
2012

Cadeia alimentar e nutrição dos seres: alimentação

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de EnsinoComponente CurricularTema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Saúde Correlações entre meio ambiente e saúde
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Ciclos da natureza

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender o que são cadeias alimentares e que os seres vivos dependem uns dos outros. 
  • Reconhecer a relação de interdependência entre os seres vivos.
  • Conhecer como funcionam as cadeias alimentares e sua importância para o equilíbrio ambiental.
  • Analisar e compreender a relação de interdependência entre os seres vivos.
  • Compreender que as relações alimentares podem ser representadas na forma de uma cadeia alimentar.
  • Identificar os seres produtores, consumidores e decompositores em uma cadeia alimentar.
  • Descrever, comparar e listar diferentes seres vivos e seus hábitos alimentares.
  • Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender conteúdos por meio de Pesquisa Científica.
  • Organizar dados de forma que possam ser apresentados a outros grupos, pertencentes ou não à comunidade escolar.
  • Interagir com os pares.
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA e no tablet, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 860 minutos - 16 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno seja capaz de expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas. Esta aula será desenvolvida a partir dos conhecimentos prévios da turma, a mesma irá ampliar as informações dos alunos acerca do tema: "Cadeia alimentar e nutrição dos seres: alimentação". Consideramos importante que o aluno já possua noções básicas sobre  a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, como se trata de uma Pesquisa de Iniciação Científica é importante que você tenha conhecimentos de como desenvolvê-la. Ressaltamos que é essencial incentivar os alunos a levantarem seus questionamentos, exporem suas hipóteses, realizarem pesquisa sobre a temática, sistematizar e socializar suas descobertas. Para isso, você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir algumas dicas pedagógicas de como ensinar por meio da metodologia de projetos:

http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met05.htm. "Pedagogia em foco: metodologia científica - O projeto de pesquisa". (Este texto tem como foco a iniciação científica discente.).

http://www.gper.com.br/noticias/e3ce6a588c0da7276465c3c58480d201.pdf.  Como ensinar por meio da pesquisa. (Texto que aborda a pesquisa como uma ferramenta que possibilita aos alunos aprenderem os conteúdos do currículo, enquanto se tornam estudantes autônomos. Destaca cinco etapas para realizar uma boa pesquisa escolar.). Acessados em 28/07/2012.

.Nos sítios abaixo você terá acesso a aulas que trabalham com iniciação científica e com tecnologias do Projeto UCA:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=43459. "Meios de transporte: dos tempos do bonde ao avião UCA/Metodologia Científica".

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40115. "Pássaros da minha região: espécies, características e preservação".

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40573. "Um hábito saudável: comer frutas e frutos - Metodologia científica/UCA".

(Acessados em 04/09/2012.).

Salientamos que na prática da sala de aula, competirá a você professor, adequar cada passo ao nível do ano e da turma, devendo suprimir o que ainda não é possível executar.

A importância da água para o corpo humano

Professor,atualmente os alunos contam com inúmeras possibilidades de comunicação, que são viabilizadas pelos recursos tecnológicos. As tecnologias digitais oferecem possibilidades para selecionar informações significativas, organizar as memórias da aprendizagem e transformar em novos conhecimentos, expandindo os poderes cognitivos. Desta forma, sugerimos que você faça a leitura dos textos, postados nos sítios abaixo, e defina algum/uns recurso/s para trabalhar com seus alunos. Nestes textos você terá acesso a um conjunto de informações sobre diferentes ferramentas de ensino que buscam incluir os alunos no mundo digital.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000015325.pdf. "Tecnologias na escola: como explorar o potencial das tecnologias de informação e comunicação na aprendizagem". (Acesso 28/04/2012.).

http://opatifundio.com/glossolalia/?p=111. "Novas tecnologias na sala de aula: possibilidades didáticas pra um ensino construtivista". (Acesso em 02/09/2012.).

 FLORAEMEXTINÇÃO  Você poderá selecionar ferramentas da Web, como Blogs, Wikis, Fóruns, Podcast, Comunidades, entre outros, para trabalhar com seus alunos. Veja instruções de como utilizá-las nos registros do sítio http://igovexplica.wiki.zoho.com/. (Acesso em 02/09/2012.). 

Fonte da imagem: http://www.painelcriativo.com.br/wp-content/uploads/2010/04/desenhos-carinha-menino-menina-pintura-6.jpg

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Motivando os alunos

Professor, para que o projeto seja significativo, é importante que os alunos tenham interesse e curiosidade pelo tema proposto. Para instigar os alunos a participarem da pesquisa é necessário promover um momento de sensibilização, utilizando para isso recursos diversos que possam despertar nos alunos o desejo de estudar tal temática. Neste sentido, pergunte aos alunos se eles já viram animais ou imagens de animais se alimentando. Questione-os se eles perceberam qual era o alimento de cada animal e também se sabem como estes animais conseguem seus alimentos. Ouça as respostas, incentive todos a falarem, convide os mais tímidos a participarem. (Se os alunos não comentarem que, os animais se alimentam de plantas e outros animais, faça você esta explicação.).

Em seguida, sugerimos que você leve os alunos para um lugar ao ar livre onde possam observar pequenos animais como insetos, formigas, borboletas, talvez algum cachorro ou gato, dentre outros. Se for possível, destaque algum animal que esteja comendo algo.

Se em sua cidade tiver um zoológico, agende um horário para levar sua turma até lá. Se possível, marque no horário que os alunos possam ver animais se alimentando. Caso opte por fazer esta visita, acesse o sítio a seguir para ver algumas dicas de como programar um trabalho de campo (visitar um local que tenha possibilidade de ver animais se alimentando.).

Sobre como planejar um trabalho de campo acesse: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27154. "Desenvolvendo competências a partir de um trabalho de campo". (Acesso em 02/09/2012.).

Durante a realização da atividade verifique os conhecimentos prévios que os alunos têm sobre seres vivos, por exemplo, suas características, hábitos alimentares, onde vivem.

Chame a atenção dos alunos para que observem ao redor e pensem um pouco sobre os animais que conseguiram ver no espaço que você definiu para estudo. Informe-os que esses animais são apenas alguns dos que existem no mundo. Dialogue com a turma:

  • Que animais vocês estão vendo?
  • Eles são iguais? Quais são as diferenças entre eles?
  • Do que se alimentam?
  • Todos os animais se alimentam da mesma coisa?
  • Onde encontram o seu alimento?
  • Vocês sabem como são chamados os animais que se alimentam exclusivamente de carne?
  • E os animais que se alimentam tanto de carne como de vegetais, como eles são chamados?
  • Em sua casa tem algum animal? De que ele se alimenta?
  • O que os seres humanos comem?

Após o diálogo, a troca de ideias e impressões, incentive os alunos a pensarem sobre a importância de um estudo mais aprofundado (Projeto de Pesquisa) sobre o tema: "Cadeia alimentar e nutrição dos seres: alimentação". Isto poderá ser feito durante alguns dias, porém, diariamente retome a questão. 

  FLORAEMEXTINÇÃO  Proponha aos alunos que falem sobre cadeia alimentar utilizando os conhecimentos prévios que possuem sobre o assunto. Anote na lousa o que eles concluíram e os exemplos que deram. Retome os animais que observaram no trabalho de campo ou nas imagens. Faça questionamentos, insira dados para que a turma perceba que é uma sequência de seres vivos que se alimentam uns dos outros.

Variações da atividade

Se não for possível usar nenhuma das opções anteriores (passeio ao ar livre ou trabalho de campo) mostre imagens que contemplem o proposto. Você poderá usar as imagens abaixo:

CADEIAALIMENTAR    SERESVIVOSEALIMENTOS  SERESVIVOSEALIMENTOS Fonte: Acervo da autora

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 FLORAEMEXTINÇÃODefinindo a pesquisa

Quando os alunos estiverem seguros sobre a proposta apresentada na atividade anterior, defina com eles, um título para o projeto  a ser trabalhado. Por isso, mobilize a turma a propor algumas sugestões de títulos e faça a escolha, seja por votação, ou mesmo por um diálogo. O trabalho por meio de votação contribui para que os alunos percebam a importância de exercermos nosso direito de escolha, de sermos cidadãos, proporciona autonomia e responsabilidade, além de dialogar com diferentes áreas do conhecimento, tais como: 

Ética: valores, respeito mútuo (mostra que os valores são aprendidos no dia a dia;  leva à experimentação de regras e ao respeito mútuo.);

Língua Portuguesa: gêneros textuais (propagandas dos temas, relatórios), produção de textos;

Matemática: tratamento de informação (tabela e gráfico com o resultado da eleição), resolução de problemas a partir dos dados obtidos.

Em seguida, registre este momento no caderno que você eleger para o registro da pesquisa. Faça um relatório coletivo contendo os passos seguidos até a definição do título. Para finalizar o texto peça que os alunos escrevam suas opiniões sobre esta escolha. (Se os alunos possuírem o laptop do Projeto UCA, você poderá pedir para digitalizarem o texto utilizando o programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord ( Metasys> Aplicativos> Ferramentas de Produtividade> Suíte de Escritório > Processador de Texto). Os alunos, se tiverem, também poderão utilizar seus tablets.   

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

FLORAEMEXTINÇÃOJustificando a pesquisa e elaborando objetivos

Organize a turma para uma roda de conversa e proponha um diálogo com objetivo de elaborarem coletivamente a justificativa da pesquisa, ou seja, a importância em pesquisarmos sobre cadeia alimentar e nutrição dos seres. Esclareça-os sobre a importância de justificar a realização do projeto, ou seja, por trás de toda pesquisa existe um motivo, mesmo que seja  uma simples curiosidade. Solicite que pensem sobre este fato. Ouça as ideias dos alunos e registre-as na lousa. Procure elaborar frases, com a ajuda dos alunos, que contemplem as sugestões da turma.

Ainda na roda de conversa dialogue com os alunos sobre o que querem aprender, desenvolver e compreender com o estudo em questão, ou seja, eles devem elaborar, com a sua mediação, os objetivos que pretendem alcançar ao final do projeto. Registre na lousa, os objetivos apresentados pelos alunos, no final faça uma leitura de todos eles. Exclua aqueles que tiverem  repetidos e inclua outros que poderão enriquecer o trabalho.

Para finalizar, peça que a turma leia em voz alta, a justificativa e os objetivos. Faça os ajustes necessários e dê instruções para que copiem essas etapas da pesquisa. 

  FLORAEMEXTINÇÃO  Como já deve ter observado, toda cópia da lousa poderá ser feita manualmente ou através dos recursos tecnológicos existentes no tablet ou no laptop Classmate. Uma vez concluída e revisada, deve ser impressa e colada no caderno, a fim de que cada aluno tenha o registro completo de todas as atividades desenvolvidas durante o Projeto de Pesquisa.

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Elaborando a problematização e construindo as hipóteses

Aproveite este momento e incentive os alunos a elaborarem questões que eles querem saber sobre o tema, ou seja, as perguntas que vão nortear as estratégias de pesquisa para que descubram as respostas. Para isso, instigue-os a registrarem, individualmente, no máximo duas questões.  Depois, peça que cada aluno apresente suas questões. Registre-as na lousa, solicite que os alunos leiam as perguntas e selecionem aquelas que gostariam de verem  respondidas, acrescente também aquelas que você quer que a turma pesquise e em seguida solicite aos alunos que copie-as.

Aproveite e peça que eles elaborem as hipóteses para cada uma das questões formuladas. Este movimento é fundamental para valorizar o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema. Eles deverão registrar o que pensam ser a resposta de cada pergunta, a qual será validada ou não no decorrer da pesquisa.

Os alunos poderão digitalizar utilizando o laptop do Projeto UCA por meio do programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord ( Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto). Caso os alunos possuam  tablet também poderão utilizá-lo. (Professor, se não quiser utilizar a tecnologia, poderá fazer o registro no caderno de Ciências ou outro que você eleger para realização do estudo em questão.).

FLORAEMEXTINÇÃO Se o tempo previsto para esta atividade não for suficiente, acrescente mais uma aula. É essencial que os alunos tenham oportunidade de participar efetivamente de cada etapa.

Inclua os familiares de seus alunos no desenrolar da pesquisa. Aproveite e peça que contem a seus pais, irmãos e amigos sobre a pesquisa da turma. Nesta conversa peça aos familiares que auxiliem sugerindo como descobrir respostas para nossas questões, ou seja, as fontes de pesquisa que poderão ser úteis.

5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 FLORAEMEXTINÇÃOFontes de pesquisa e cronograma

Decididas as questões e as hipóteses é hora de definir quais serão as fontes da pesquisa. 

Converse com os alunos sobre onde poderão buscar informações sobre a pesquisa. Solicite que cada um socialize as contribuições que trouxeram de casa (proposta feita na atividade anterior.).

Espera-se que eles digam: livros, internet, jornais, revistas, dicionário, fotografias, entrevistas, vídeos, músicas, dentre outras. Caso eles não digam algo que você pensou exponha suas ideias.

Professor, agora, construa com a turma um cronograma para a realização das atividades que permearão toda a pesquisa, que deverá ser realizada de maneira flexível.

Você poderá determinar a quantidade de aulas necessárias, tendo em mente que as atividades extraescolares geralmente são desenvolvidas no contra turno. Como a pesquisa tem caráter interdisciplinar, em uma aula podemos trabalhar com mais de uma área do conhecimento, o que pode muitas vezes acarretar um desdobramento da aula. Para facilitar faça um cronograma prévio e apresente aos alunos para que os mesmos opinem.

Registre este momento conforme indicado nas atividades anteriores.

6ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.     

Leitura de texto

Para ajudar os alunos a refletirem sobre como os seres vivos conseguem alimentar peça que façam a leitura do texto "Cadeia alimentar" postada no endereço: http://www.smartkids.com.br/especiais/cadeia-alimentar.html. (Acesso em 02/09/2012.).

É importante que você leia o texto anteriormente, pois, essa leitura irá enriquecer ainda mais os diálogos com a turma.

Você poderá utilizar o Laboratório de Informática ou se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet.  Não sendo possível utilizar estas ferramentas providencie a cópia impressa para que todos possam colar no caderno.

Exploração do texto online

Oriente que os alunos façam uma leitura silenciosa em seguida leia, você, em voz alta. Faça interrupções ao final de cada parágrafo, ressalte as informações que você e/ou os alunos acharem importantes e comente com os alunos estes dados. Ouça os comentários dos alunos, faça intervenções caso eles sejam  inadequados ao que foi lido, retome fatos anteriores. Enfim, se coloque como participante ativo da conversa, compartilhe também suas impressões sobre o que leu, relacione outros fatos aos descritos no texto.

Promova um diálogo para que eles expressem oralmente o que descobriram sobre cadeia alimentar. Faça intervenções para que digam qual é o único ser vivo que produz seu próprio alimento e porque isto ocorre; o que entenderam sobre o significado de: produtor, consumidor primário, secundário, terciário e decompositores. Ajude a turma entender melhor estes significados, dê novos exemplos.

Se necessário apresente outros textos, você poderá utilizar:

http://chc.cienciahoje.uol.com.br/por-dentro-das-cadeias-alimentares/. "Por dentro das cadeias alimentares".

http://www2.uol.com.br/ecokids/ecossist/23cadeia.htm. "Ecossistema global: cadeia alimentar".

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/cadeia-alimentar/index.php. "Cadeias alimentares: o que são?".  (Acessados em 03/09/2012.).

Ao final, peça que colem no caderno de projeto e logo após respondam:

É possível haver cadeias alimentares sem produtores? Por quê?

Após o registro, possibilite um momento para que cada aluno fale a resposta do questionamento anterior. (Espera-se que os alunos compreendam que os produtores são a base de qualquer cadeia alimentar. Sem eles não existe cadeia alimentar.).

Logo após, solicite que façam um desenho representando a leitura e a interpretação do texto lido. (Professor, analise o texto sugerido e organize-o de acordo com o nível de seus alunos. Você deverá trabalhar de forma que a turma possa ter participação durante a leitura e debate. Se necessário planeje este momento para mais de um aula.).

7ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

  FLORAEMEXTINÇÃOFazendo leitura de cadeias alimentares

Professor, informe à turma que na representação da cadeia alimentar, as relações de "quem come o quê" são indicadas por setas. A seta vai do organismo que serve de alimento até o organismo que o consome. Apresente as imagens: 

CADEIAALIMENTARhttp://bionoensinomedio.blogspot.com.br/2012/03/1-ano-aula-5-cadeia-alimentar.html. "Plano de aula sobre cadeia alimentar". (Acesso em 02/09/2012.).

CADEIAALIMENTARhttp://umpeverde.blogspot.com.br/2011/10/ecoconceitos-3-ano.html. "Ecoconceitos - 3° ano".  (Acesso em 02/09/2012.).

Explique que:

a-  Uma cadeia alimentar sempre começa com um ser vivo que produz seu próprio alimento. Esse ser geralmente é uma planta ou uma alga e é chamado de produtor.

b-  A cadeia alimentar segue com um animal que se alimenta desse ser vivo produtor e continua com outro que se alimenta do primeiro animal. Os animais são sempre consumidores: eles se alimentam de vegetais ou de outros animais.

c- A cadeia alimentar termina nos fungos e nas bactérias. Esses seres vivos se alimentam de matéria orgânica e recebem o nome de decompositores. A decomposição da matéria orgânica libera nutrientes no ambiente.

Importante! Esclareça todas as dúvidas dos alunos, se necessário, peça que consultem o dicionário, busque novos exemplos. Enfim, dê orientações e subsídios para que a turma entenda todo o processo de uma cadeia alimentar. 

Convide a turma para ver a  animação infantil Cadeia Alimentar postada em  http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/cadeia-alimentar.html. Por meio dela será possível reforçar os conhecimentos sobre produtores, consumidores e decompositores. Converse sobre o que acharam desta animação. Peça que justifiquem suas respostas.

  FLORAEMEXTINÇÃO Lembre-se!  Registre a atividade. Produza um texto coletivo, os alunos vão expondo as ideias e você vai registrando na lousa. Ao final de cada parágrafo fazer a revisão e quando terminar todo o texto, depois de um exame atento, todos fazem a cópia em seus cadernos. 

 

Variações da atividade

Você poderá perguntar à turma: de que se alimentam as algas e as plantas; os animais herbívoros, carnívoros e onívoros?

Ouça as respostas dos alunos. Se você preferir poderá pedir que pesquisem as respostas em uma atividade de casa. Ou, após o diálogo complemente as respostas, informando e/ou reafirmando-as, dizendo que:

Cada ser vivo se alimenta de uma forma:

  • As algas e as plantas (vegetais) produzem o próprio alimento pelo processo de fotossíntese.
  • Os animais herbívoros alimentam-se de vegetais.
  • Os animais carnívoros alimentam-se de outros animais.
  • Os animais onívoros alimentam-se de outros animais e de vegetais.
  • Algumas bactérias e a maioria dos fungos alimentam-se de matéria orgânica.
  • A matéria orgânica é composta de restos de seres vivos.

Para outras informações acesse os sítios:

http://www.todabiologia.com/zoologia/animais_herbivoros.htm. "Animais herbívoros".

http://www.brasilescola.com/animais/carnivoro.htm. "Animais carnívoros".

http://www.coolkids.guarda.pt/content/de-que-se-alimentam-os-animais. "De que se alimentam os animais".

http://www.klickeducacao.com.br/bcoresp/bcorespmostra/0,5991,POR-4518-h,00.html. "O que são herbívoros, carnívoros e onívoros?" (Acessados em 04/09/2012.).

8ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

FLORAEMEXTINÇÃO Momento artístico

Proponha que os alunos façam uma pesquisa de novas cadeias alimentares. Esta atividade poderá ser feita individualmente ou em pequenos grupos (no máximo quatro alunos.).

Instrua a turma para consultar diferentes fontes de pesquisas: livros, revistas, jornais, internet.

Leve para sala de aula revistas e peça que as utilizem para montar diferentes cadeias alimentares. Informe que é necessário identificar produtores e consumidores (desta forma poderão colocar em prática os conhecimentos adquiridos.). Também deverão utilizar setas, conforme mostrado na atividade anterior. Se preferirem também poderão fazer desenhos utilizando a ferramentas do Tux Paint (Metasys > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Caso não participem do ProjetoUCA, poderão fazer o desenho a mão. (Este trabalho poderá ser feito em parceria com o professor de Artes Visuais.).

Ao final da atividade organize uma roda de conversa para que todos possam compartilhar suas produções, afixe-as no mural da sala de aula.

Produza um texto coletivo ou individual, a fim de registrar a etapa vivenciada, o registro deste deverá ser feito no caderno que você elegeu para o registro. Durante a elaboração do texto você deverá observar os alunos no sentido de avaliá-los numa dimensão formativa, tendo uma função diagnóstica, capaz de indicar os níveis de escrita já consolidados pelos alunos, faça intervenções quando necessário (peça que leiam o que escreveram, tire dúvidas sobre a elaboração de frases, peça que consultem o dicionário para verificarem a escrita de palavras.).

9ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Converse com a turma sobre os conhecimentos adquiridos até agora. Ouça os alunos, em seguida apresente as imagens e peça que em grupos de três a quatro elementos discutam sobre as seguintes situações:

a- Cadeiaalimentar http://diariodecamacari.blogspot.com.br/2011/06/produtos-quimicos-lancados-no-rio.html. "Produtos químicos lançados no Rio Camaçari". (Acesso em 04/09/2012.).

Um produto químico foi jogado em um rio, afetando as algas. O que acontecerá com os peixes que habitam o rio? (Espera-se que os alunos debatam sobre o fato de que havendo menos alimento, poderá causar a morte de muitos peixes. Como os peixes servem de alimento para outros peixes, eles também serão afetados. E que também ocorrerá falta de peixe no mercado podendo elevar o preço do produto.).

 

b- CADEIAALIMENTAR http://nsinocentino.blogspot.com.br/2012/05/ate-sapo-esta-morrendo-de-sede-em-dom.html. "Até sapo está morrendo de sede em Bom Inocêncio". (Acesso em 04/09/2012.).

Uma forte seca matou toda a vegetação rasteira, inclusive o capim, de uma região. O que acontecerá com os seres vivos que dependem dele? (Espera-se que os alunos registrem suas falas ressaltando que a falta de capim pode afetar os gafanhotos, o que por sua vez, pode afetar sapos e ratos - e outros animais que se alimentam desses insetos. Corujas e serpentes, que se alimentam de sapos e ratos, também serão afetados.).

Depois do debate nos pequenos grupos, solicite que a turma faça uma grande roda. Em seguida um grupo deverá apresentar suas conclusões e os demais colegas poderão apresentar outras argumentações pensadas em seus grupos. Finalize este momento expondo seu parecer sobre a atividade. Destaque a participação de todos e a forma que conduziram o trabalho. Saliente também o fato dos seres vivos de um ecossistema estarem sempre se relacionando uns com os outros, o que significa que, ao afetarem a população de um dos níveis da cadeia, as demais serão afetadas. Por exemplo, caso os gafanhotos fossem extintos, haveria o aumento da quantidade de capim e a queda da quantidade de sapos. Mesmo que as cobras estejam distantes dos gafanhotos na cadeia alimentar, elas também seriam afetadas. Ou seja, quando ocorre a diminuição ou a extinção de determinada população, temos a diminuição de indivíduos que se alimentam dessa população e o aumento do número de organismos que serviam de alimento para ela. 

10ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

         COMUNICACAO

Professor, agora que você já trabalhou as consequências da extinção de uma espécie em uma cadeia alimentar, peça uma pesquisa sobre outros animais brasileiros ameaçados. Isto poderá ser feito como atividade de sala de aula ou como tarefa de casa. Verifique o que melhor lhe convier, porém, oriente a busca, indicando materiais de pesquisa: livros, revistas, internet, dentre outros.

   COMUNICACAO Pesquisa utilizando multimídias

Se a sua escola faz parte do projeto UCA, para fazer pesquisa, solicite que utilizem seus laptops por meio de diferentes ferramentas: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou  tablet. Lembre-os de registrar: o sítio pesquisado, a data de acesso, o nome do autor ou autora da informação coletada, o título do trabalho.

Informe aos alunos, que deverão fazer um relatório da pesquisa e apresentar posteriormente para a sala. Eles poderão utilizar a ferramentas do KWord e do Tux Paint,  do laptop UCA, para registrar e depois, organizá-las  em uma apresentação do KPresenter (PowerPoint) Mas, se a sua escola não participa deste projeto utilize a apresentação por meio de cartazes.

 FLORAEMEXTINÇÃOSocializando as pesquisas

Depois do tempo previsto para a realização da atividade, em uma roda de conversa incentive os alunos a realizarem suas apresentações. Comente as diferentes razões da diminuição da população de cada espécie.  Questione sobre o que os alunos acham que poderia causar a extinção dos animais encontrados por eles. Proponha que busquem alguma relação entre o ambiente e a extinção e comentem as diferentes razões da diminuição da população de cada espécie. Caso não consigam estabelecer essa relação, pergunte, por exemplo, o que eles pensam que poderia acontecer com os animais, caso a floresta em que vivem fosse desmatada. Relembre com eles o conceito de cadeia alimentar. Assim, todos podem concluir que a cadeia seria afetada e os animais que dependem dela estariam ameaçados.

Lembre-se! Como já registramos anteriormente, ao final da atividade é necessário fazer o registro da mesma. 

11ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Trabalhando com vídeo

Professor, você também poderá ampliar os estudos sobre a temática por meio de vídeos. (É importante que você já tenha assistido aos vídeos para que possa fazer intervenções/comentários pertinentes ao nível de seus alunos. Aproveite para salientar possíveis questões levantadas no início do projeto.).

Sugerimos:

http://www.youtube.com/watch?v=seAHtYc0WcA&feature=related. "A história da cadeia alimentar".

http://www.youtube.com/watch?v=rlw1_Nx6u7s&feature=related. "Cadeia alimentar" (fotossíntese, consumidor primário, herbívoro, matéria orgânica.

http://www.youtube.com/watch?v=FDnZCxDfsOQ&feature=related. "Cadeias alimentares". (Acessados em 04/09/2012.).

Para finalizar proponha à turma o exercício abaixo:

   

Lembrete:

O trabalho a ser realizado após o vídeo é fundamental para consolidar os conhecimentos adquiridos a partir do seu conteúdo. Por isso, sugerimos que você organize um diálogo com a turma após assistir o mesmo. Tenha como base os seguintes aspectos para permear o diálogo:

  • O que cada aluno achou do vídeo;
  • Quais foram os sentimentos em relação as cenas vistas;
  • O que mais chamou a atenção;
  • Que ações precisamos ter para preservarmos os diferentes recursos alimentares utilizados pelos seres vivos.

Em seguida, registre este momento no caderno que você elegeu para trabalhar a pesquisa. Faça um relatório coletivo contendo as possíveis descobertas, tenha como suporte as questões utilizadas durante o diálogo.   Para finalizar o texto peça que os alunos ilustrem a produção.

12ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Instrua a turma a continuar a pesquisa, pedindo que os alunos façam um levantamento do que já foi possível descobrir.

Faça questionamentos que ajudem os alunos a refletirem sobre a forma pela qual podemos obter as informações que faltam. Ouça suas propostas e apresente outras que possam contribuir para o segmento da pesquisa. Você poderá sugerir, por exemplo, atividades lúdicas sobre a temática. Para isto acesse os sítios:

http://www.ie.ufmt.br/semiedu2009/gts/gt3/ComunicacaoOral/JUAN%20AMARO%20KERSUL%20DE%20CARVALHO.pdf. "Brincadeiras e ensino de ecologia: subsídios para uma Educação Ambiental Lúdica".

http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/cadeia-alimentar-quiz.html "Quiz - cadeia alimentar".  (Acessados em 04/09/2012.).

Converse com a turma sobre os conhecimentos adquiridos por meio da/s atividade/s que foram definidas. Peça que digam o que acharam deste momento. É importante que justifiquem a resposta.

13ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

       COMUNICACAOUtilizando novas tecnologias

Professor, depois que os alunos já vivenciaram diferentes atividades, você poderá construir um "Quiz" com algumas descobertas sobre cadeia alimentar e nutrição dos seres. Você poderá utilizar a aula "Projeto de iniciação científica- O Planeta Terra alerta: sujeira que traz doenças _ UCA/ Metodologia Científica" disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=41327 para obter dicas de como produzir um "Quiz".

Organize a turma em duplas para que possam produzir as questões que irão fazer parte do "Quiz". Seja o mediador desta atividade fazendo intervenções que possam enriquecê-la. Quando finalizar o trabalho, faça uma revisão criteriosa das informações que serão divulgadas, imprima o texto e distribua cópias para diferentes turmas de sua escola.

Observação: Se você e seus alunos tiverem interesse, poderão disponibilizar o "Quiz" na internet. Para isto, leia atentamente os artigos postados no sítio: http://tecnologia.uol.com.br/seguranca/ultimas-noticias/2010/02/11/quiz-voce-pensa-antes-de-postar-na-internet.jhtm "Quiz: você pensa antes de postar na internet?". (Acesso em 04/09/2012.).

14ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

FLORAEMEXTINÇÃO Produzindo texto final...

Depois que os alunos já vivenciaram diferentes atividades, supõe-se que eles já estejam preparados para redigirem um texto com dados coletados durante a pesquisa. Estabeleça um diálogo para verificar o que a turma já sabe sobre cadeia alimentar e nutrição dos seres. Retome com eles as hipóteses que foram levantadas no início da pesquisa e solicite que confrontem com os dados obtidos, assim vão perceber quais hipóteses são verdadeiras e quais são falsas. O objetivo principal deste momento é possibilitar que o aluno descubra o que mudou em relação ao seu saber sobre a temática no início da pesquisa até o momento atual de conclusão do mesmo.

Logo após, organize um texto coletivo contendo informações acerca das informações obtidas ao longo da pesquisa. Reveja os registros e questione a turma sobre a sequência da apresentação das informações no texto, que irão produzir. Tomadas as decisões é o momento de produzir o texto. Só finalize o texto depois de contempladas as etapas vivenciadas durante a pesquisa. Instrua os alunos sobre como ilustrá-lo.

15ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 FLORAEMEXTINÇÃODefinindo a socialização dos resultados

Para a finalização da pesquisa é importante que os alunos possam expor para a comunidade escolar e seus familiares, suas descobertas. Esta etapa é tão importante quanto à realização das pesquisas, pois ela oportunizará aos alunos perceberem que a pesquisa é importante e que todo conhecimento só tem validade se for conhecido por outras pessoas. Por isso, organize-os em uma rodinha e discuta com eles sobre como vão socializar o que aprenderam. Algumas sugestões podem ser discutidas, tais como:

  • Exposição: materiais coletadas e elaborados ao longo da pesquisa;
  • Apresentação de uma peça teatral, de uma música ou poema retratando a vida no campo e na cidade;
  • Comunicação sobre as pesquisas realizadas e os resultados;
  • Elaboração de um "Jornal Online" para divulgarem as descobertas do projeto.

É importante lembrar que esta culminância deve envolver a família e a escola, para isso, o planejamento antecede esta realização:

Planejamento

           Questões para serem resolvidas:

  • Como vamos socializar o que descobrimos?
  • Onde será?
  • Que dia? Qual o horário?

Providências que devem ser tomadas:

  • Elaborar e enviar convites;
  • Confeccionar cartazes e afixar em murais da escola;
  • Reservar o local da apresentação;
  • Providenciar recursos audiovisuais.

Permita que cada um se manifeste sobre o que gostaria de fazer e/ou dizer. Retome os textos lidos e as informações obtidas, permita que cada aluno decida o que fazer.

Resolvidas estas questões, produza com os alunos convites a serem entregues aos familiares, colegas de outras turmas, professores e demais membros da comunidade escolar. Aproveite para trabalhar este portador de texto, seu objetivo e características.

Você poderá solicitar que os alunos utilizem a informática para escrever os convites. Se eles possuírem o laptop Classmate do Projeto UCA, utilize o programa KWord, acessando ( Metasys  > Aplicativo > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de textos ). O tablet  também poderá ser utilizado para escrever os convites.

 FLORAEMEXTINÇÃO Importante!

Se você utilizou ferramentas da Web, como Blogs, Fóruns, Podcast, Comunidades, é preciso atualizá-las ao concluir os trabalhos.

15ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

SERESHUMANOSEOUTROSANIMAIS

Fonte da imagem: http://www.reinodosgifs.net/boneca_palito03.htm.  (Acesso em 04/09/2012.).

Professor, juntamente com os alunos organize o espaço no qual será realizada a culminância da pesquisa. Aguarde os convidados e realize a apresentação. (Filme as apresentações dos alunos e depois assista com os mesmos, para que analisem suas posturas e atuações em apresentações ao público. Utilize as imagens para atualizar o Blog, caso você tenha construído.).

Ao final da apresentação convide algumas pessoas da plateia para que se manifestem quanto ao trabalho realizado. Também dê oportunidade para que os alunos façam os devidos agradecimentos.

Em dia posterior a apresentação, assista a filmagem da socialização da pesquisa fazendo análise das posturas e atuações de cada aluno.

Se julgar pertinente, proponha aos alunos:

Autoavaliação: cada aluno deverá refletir sobre o trabalho que realizou durante a pesquisa, tendo como base as questões:

  • Como foi minha participação nas atividades individuais realizadas?
  • Como foi meu desempenho nas atividades realizadas em casa?
  • Como foi minha participação nas atividades em duplas ou em grupos maiores?

Avaliação formativa: Consiste em uma conversa individual em que cada aluno expõe a você suas reflexões de autoavaliação e ouve as informações registradas sobre seu trabalho, realizadas ao longo do desenvolvimento desta pesquisa.

Por fim, com base nas apreciações feitas pelos alunos, comente suas impressões sobre o envolvimento da turma.

Logo após, peça que os alunos registrem, no caderno, suas opiniões sobre o que significou para eles participarem deste trabalho: o que aprenderam, o que foi fácil e difícil realizarem, qual foi o empenho e a dedicação ao fazerem as tarefas e o convívio com os colegas. Após todos terminarem a atividade, incentive a turma a ler seu texto. 

Recursos Complementares

Sugestões de links para os alunos e professores

http://www.klickeducacao.com.br/conteudo/pagina/0,6313,POR-714--714,00.html. "A cadeia alimentar e o equilíbrio ecológico".

http://novo.letras.com.br/#!superquase/cadeia-alimentar. "Cadeia alimentar". (Acessados em 04/09/2012.).

Sugestões de links para os professores

http://professoracarina.blogspot.com.br/2010/11/cadeia-alimentar.html. "Cadeia alimentar".

http://blogdotony.com.br/necessidades-basicas-a-sobrevivencia-nutricao-reproducao-e-protecao/ "Necessidades básicas à sobrevivência: nutrição, reprodução e proteção". (Acessados em 04/09/2012.).

Links do portal que poderão ser consultas para o planejamento de suas aulas

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=38450. "De que forma um jogo de dominó pode favorecer o estudo de seres vivos e seus alimentos?".

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10518. "Cadeia alimentar". (Acessados em 04/09/2012.).

Avaliação

Professor, é preciso compreender que o que move um trabalho de pesquisa, não é o acúmulo de informações, mas as descobertas e as novas dúvidas que surgem no caminho. Assim, como a pesquisa supõe a avaliação, em um processo contínuo da realidade cotidiana da sala de aula, deverá ser analisado o desenvolvimento dos alunos quanto ao seu entendimento sobre a pesquisa "Cadeia alimentar de nutrição dos seres: alimentação". Observe se os alunos compreendem o que são cadeias alimentares e que os seres vivos dependem uns dos outros, se conhecem como funcionam as cadeias alimentares e sua importância para o equilíbrio ambiental, se compreendem que as relações alimentares podem ser representadas na forma de uma cadeia alimentar, se identificam, os seres produtores, consumidores e decompositores em uma cadeia alimentar. Também devem ser observados: participação e o envolvimento de cada aluno nas etapas de pesquisa e registro; relacionamento com colegas e professores; cumprimento das atividades; atitudes positivas ou negativas em relação às atividades propostas; capacidade de cooperação e aproveitamento do tempo. Se você utilizou tablet ou laptop do Projeto UCA, observe se os alunos trabalham, seguindo as suas sugestões e/ou utilizando autonomia para resolver imprevistos quanto ao uso dos programas.

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7

dez
2012

Explorando as figuras geométricas com as crianças na aula

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de EnsinoComponente CurricularTema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

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7

dez
2012

Movimentos do planeta Terra: rotação e translação

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de EnsinoComponente CurricularTema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer os movimentos de rotação e translação

  • Identificar as estações do ano

Duração das atividades
10 horas/ aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conhecimentos básicos sobre a divisão do tempo (horas, semanas, dias, meses e ano) e as estações climáticas

  • Conhecimento do gênero textual jornal

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1 - A Terra e seus movimentos

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Para esta aula serão utilizados os seguintes recursos:

  • folhas de papel ofício

  • cartolina

  • canetinhas

  • lápis ou caneta

  • cadernos

  • cola

  • globo terrestre ou bola de isopor

  • lanterna

ORIENTAÇÕES QUANTO AO USO DO

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7

dez
2012

Vamos jogar o lixo no lixo?

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de EnsinoComponente CurricularTema
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Perceber a relação entre o descarte do lixo e a cidadania

  • Conhecer como cidades populosas cuidam do descarte do lixo produzido pelos seus habitantes

  • Conscientizar-se a respeito da importância de jogar o lixo no lugar correto

Duração das atividades
16 horas/ aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conhecimentos sobre preservação do meio ambiente e reciclagem

  • Habilidades básicas de leitura, interpretação e escrita de textos

  • Conhecimento básico do gênero textual jogral

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1 - LUGAR DE LIXO É NO LIXO!

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Esta aula será desenvolvida no laboratório de informática educativa (LIE) e serão utilizados os seguintes recursos: folhas de ofício, lápis ou caneta, cartolina, fita adesiva, canetinhas. A turma deverá ser organizada em duplas.

ORIENTAÇÕES QUANTO AO USO DO OBJETO EDUCACIONAL:

A animação "Lixo? Nem pensar!" apresenta o personagem Sisguinha que ao deparar-se com lixo nas ruas terá que realizar uma das seguintes atitudes: recolher o lixo ou deixar jogado na rua. A partir da escolha da atitude do personagem, o desfecho da história poderá ser diferente. A animação está disponível no BIOE no seguinte endereço: <http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/6200>

 

 

 

IMAGEM 1 - Animação "Lixo? Nem pensar!"

1

Fonte: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/6200

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Inicialmente, o professor abordará o assunto da aula por meio de alguns questionamentos, tais como: "Vocês acham que as ruas de nossa cidade são limpas? As pessoas jogam mais lixo na lixeira ou nas ruas? Vocês já viram alguém jogar lixo no chão ao invés de jogá-lo na lixeira? Vocês tiveram vontade de pegar o lixo e fazer o que é correto? Acham que as pessoas que jogam lixo nas ruas deveriam ser multadas? Que tipo de multa deveria ser aplicado? Se vocês fossem os responsáveis pela limpeza da cidade, o que fariam para conscientizar as pessoas a jogarem o lixo no lugar certo?". Após conhecer um pouco sobre a compreensão dos alunos acerca dessa temática, o professor deverá apresentar a animação "Lixo? Nem pensar!" (expor a animação apenas até o momento em que são apresentadas as duas opções ao personagem) e estimular os alunos a refletirem sobre as duas possibilidades que dispomos ao passar pela mesma situação vivida pelo personagem. Em seguida, ele explicará que em duplas, os alunos terão que escolher o desfecho da história e produzir um texto com o título "O lixo e o dever do cidadão".

MOMENTO DO ALUNO:

Os alunos estarão em duplas, escolhendo o desfecho da história na animação e produzindo um texto denominado "O lixo e o dever do cidadão".

DISCUSSÃO:

Neste momento, os alunos apresentarão os textos produzidos socializando com os colegas e professor a escolha para o desfecho da referida história. Propõe-se que o professor converse um pouco mais sobre o assunto suscitando mais perguntas direcionadas ao que foi assistido, como sugestão: "Por que as pessoas ainda jogam lixo nas ruas?", "O que é feito com o lixo recolhido nas ruas?", "Qual o dever do cidadão em relação ao lixo?".

SISTEMATIZAÇÃO:

Recomenda-se que o professor ressalte a pequena quantidade de lixo encaminhada para os locais adequados já que a maior parte deste material é jogada nas ruas, em rios e lixões clandestinos. Propõe-se que, orientados pelo professor, os alunos produzam um jogral sobre "O lixo e o dever do cidadão". Sugere-se que os alunos apresentem este jogral em outras turmas.

 

ATIVIDADE 2 - PESQUISANDO COMO AS CIDADES MAIS POPULOSAS DO PAÍS CUIDAM DA LIMPEZA URBANA, COLETA SELETIVA E RECICLAGEM  

Esta atividade será desenvolvida no laboratório de informática educativa (LIE). Para fazer a introdução a esta atividade, o professor deverá indagar: "Jogar lixo nas ruas é crime?", "Vocês acham que a multa por jogar lixo na rua conscientiza as pessoas? Por quê?". Em seguida, com o objetivo de conhecer diversas maneiras de lidar com essa temática, o docente dividirá a turma em cinco grupos e explicará que eles deverão pesquisar as estratégias aplicadas nas cinco cidades mais populosas do Brasil no que diz respeito à limpeza urbana, coleta seletiva e reciclagem, e anotando no caderno os dados encontrados. Seguem abaixo, as cidades mais populosas do país, sugestões de sites e roteiro de pesquisa:

 

IMAGEM 2 - Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) as cidades mais populosas

Cidades mais populosas do país

Fonte: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_capitais_do_Brasil_por_popula%C3%A7%C3%A3o> (Acesso: 03/09/2012)

 

Sugestões de sites para pesquisa:

Sites, artigos e vídeos das prefeituras das cidades citadas acima:

Autoridade Municipal de Limpeza Urbana <http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/servicos/amlurb/>

Companhia Municipal de Limpeza Urbana <http://www.rio.rj.gov.br/web/comlurb/listaconteudo?search-type=servicos&type-link=ver-todas&secretaria=/comlurb>

Limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos: as impressões ao observar espaços urbanos em duas cidades brasileiras e seis capitais europeias <http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1213&class=02

Serviço de Limpeza Urbana <http://www.slu.df.gov.br/>

Conceito de Saneamento básico <http://www.fortaleza.ce.gov.br/acfor/conceito>

Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle dos Serviços Públicos de Saneamento <http://www.fortaleza.ce.gov.br/acfor>

Rotina da Coleta de Lixo de Fortaleza (Parte 1) <http://www.youtube.com/watch?v=MHuWG3uYyFU&feature=player_embedded#!>

Rotina da Coleta de Lixo de Fortaleza (Parte 2) <http://www.youtube.com/watch?v=sMJs2KmYfXc&feature=player_embedded>

Riscos e doenças <http://www.ib.usp.br/coletaseletiva/saudecoletiva/doencas.htm>

Lixo e doenças <http://ecovida.no.comunidades.net/index.php?pagina=1624683365_04>

O que o lixo representa para a comunidade? <http://www.suhab.am.gov.br/home/downloads/lixo.pdf>

Enchentes trazem lixo, entulho e doenças <http://www.corposaun.com/enchentes-trazem-lixo-entulho-doencas/7705/>

Doenças causadas pelo lixo <http://terrapedeajuda.blogspot.com.br/2008/05/algumas-d-oenas-causadas-pelo-lixo.html>

Problemas causados pelo lixo na água, solo e saúde <http://www.educacao.cc/ambiental/problemas-causados-pelo-lixo-na-agua-solo-e-saude/>

Entrevista sobre doenças provocadas pelo lixo <http://www.imperatriznoticias.com.br/component/content/article/69-boxes/551-entrevista-sobre-doencas-causadas-pelo-lixo>

Dicas em Saúde - Cuidados com o lixo <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/244_lixo_cuidados.html>

Todos os links foram acessados em 07/11/2012

Roteiro de Pesquisa:

- Como é feita a coleta domiciliar na cidade pesquisada?

- Existe coleta seletiva com em pontos espalhados pela cidade?

- Algum tipo de penalidade é aplicada a quem joga lixo na rua?

- São realizadas campanhas de conscientização e mobilização com respeito à destinação correta do lixo?

- Há catadores de lixo na cidade? Como é realizado o trabalho dessa categoria?

- O que é feito com o lixo recolhido?

- Qual é a relação entre lixo (hospitalar, doméstico, industrial, ...) e saúde?

 

Sugere-se também o acesso ao site da Câmara de Vereadores da cidade, como também, realizar a busca no Google utilizando palavras-chave.

Em seguida, cada um dos grupos irá apresentar como a limpeza urbana, coleta seletiva e reciclagem são desenvolvidas na respectiva cidade pesquisada, e caso os alunos morem na cidade pesquisada o professor deverá estimulá-los a verificar se as ações que estão sendo apresentadas de fato são realizadas nos bairros onde residem, e caso os alunos não morem na cidade pesquisada o professor deverá estimulá-los a verificar quais ações pesquisadas também são realizadas nos bairros onde residem. Para que os alunos reflitam sobre as condições de limpeza urbana da sua cidade, o professor deverá propor os seguintes questionamentos: "Quais soluções vocês indicariam para que o lixo da nossa cidade tenha um destino correto?" e "Qual é o papel do poder público (municipal, estadual e federal) no que se refere à coleta e destinação do lixo?".

 

ATIVIDADE 3 - PRODUZINDO A CARTILHA "JOGUE O LIXO NO LIXO"

Com o objetivo de utilizar os conhecimentos obtidos nas atividades anteriores sobre a destinação do lixo, o professor deverá propor aos alunos a elaboração de uma cartilha sobre este assunto, com a escola como local de ação e a comunidade escolar como público-alvo desta produção. Recomenda-se o seguinte título: "Jogue o lixo no lixo". Esta atividade será desenvolvida no laboratório de informática educativa (LIE) e segue abaixo a descrição de suas etapas:

3.1 ANALISANDO CARTILHAS

O docente deverá explicar que, em duplas, os alunos irão analisar alguns exemplos de cartilha e anotar no caderno os seguintes itens:

  • Público-alvo

  • Apresentação do texto (desenhos, cores, linguagem de fácil compreensão)

Sugestão de cartilhas a serem analisadas:

Cartilha de educação ambiental: Semeando um mundo melhor <http://www.institutocamargocorrea.org.br/Documents/CartilhaSemeandoumMundoMelhor.pdf>

Cartilha do projeto reciclar: Planetinha e sua turma <http://www.projetoreciclar.ufv.br/docs/cartilha/planetinha.pdf>

Cartilha da reciclagem <http://www.estadao.com.br/especiais/perguntas-e-respostas-sobre-reciclagem,28552.htm>

Cartilha do projeto reciclar: Cuidando do planeta <http://www.projetoreciclar.ufv.br/docs/cartilha/cuidando_planeta.pdf>

Cartilhas do projeto reciclar <http://www.projetoreciclar.ufv.br/?area=cartilhas>

Todos os sites foram acessados em 03/09/2012

3.2 DIALOGANDO

Concluída a análise das cartilhas, o professor deverá formar um "círculo de conversa" sobre o que foi pesquisado, no qual os alunos deverão expor o que encontraram, a respeito do público-alvo e da apresentação do texto nas cartilhas, e suas dúvidas. Para incentivar a participação de todos os alunos, o professor poderá utilizar a dinâmica de grupo denominada "batata quente". Nesta, uma bola de papel vai passando entre todos até que, com um sinal do professor ou ao término de uma música, a "batata" cai nas mãos de alguém, indicando a pessoa que deverá falar.

3.3 BUSCANDO INFORMAÇÕES

Organizados em cinco grupos, os alunos deverão pesquisar informações e imagens relacionadas ao descarte do lixo. Em seguida, cada um dos grupos deverá produzir um texto no caderno sobre o seu respectivo tópico. Seguem abaixo os tópicos e suas respectivas sugestões de sites para pesquisa:

Tópicos:

1º grupo - O que é lixo? Tipos de lixo (reciclável e não reciclável)

2º grupo - Tempo de decomposição do lixo

3º grupo - Seja consciente! Jogue o lixo no local adequado (Dicas)

4º grupo - Reciclagem

5º grupo - Coleta seletiva

Sugestões de sites:

O que é lixo reciclável <http://www.idealdicas.com/o-que-e-lixo-reciclavel/>

Tempo de decomposição <http://www.lixo.com.br/index.php?Itemid=252&id=146&option=com_content&task=view>

Lixeira é alternativa mais eficaz de contenção da sujeira nas cidades <http://www.cestosdelixoelixeiras.com.br/coleta-seletiva/85-lixeira-sujeira-cidade-saopaulo.html>

O projeto - Lixo no lixo, cidade no capricho <http://hotsites.atribuna.com.br/atribuna/lixonolixo/>

Todos os sites foram acessados em 03/09/2012

3.4 TROCANDO ANOTAÇÕES DOS TÓPICOS ENTRE OS GRUPOS

Após a produção do texto, o professor deverá solicitar que um integrante de cada grupo apresente o seu texto a outro grupo, para que os alunos possam complementar as informações de cada texto com sugestões de informações e/ou indicação de possíveis erros ortográficos, sob a supervisão do professor. Em seguida, os grupos deverão reescrever o texto em folhas de papel ofício e ilustrar com as imagens pesquisadas na internet ou com desenhos produzidos pelos próprios integrantes do grupo.

3.5 PRODUZINDO A CAPA E A APRESENTAÇÃO DA CARTILHA

O docente e os alunos produzirão a capa e a apresentação da cartilha em folhas de papel ofício. Propõe-se que cada grupo produza uma capa para ser escolhida pela turma.

3.6 SOCIALIZANDO CONHECIMENTO E CONSCIENTIZAÇÃO A RESPEITO DA DESTINAÇÃO CORRETA DO LIXO

Concluída a produção da cartilha contendo todos os textos produzidos pelos alunos, esta deverá ser socializada entre todos os integrantes da comunidade escolar, especialmente os professores das outras turmas, com o objetivo de incentivar a abordagem desse tema com todos os alunos da escola. Sugere-se que a cartilha seja entregue na biblioteca da escola.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           

Recursos Educacionais
NomeTipo
Lixo? Nem pensar! Animação/simulação
Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

§ Lixo das ruas também polui rios <http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/blog-da-redacao/129529/>

§ Um problema de todos <http://www.educacional.com.br/reportagens/enchentes/problemaTodos.asp>

Sugestões de links para professores:

§ Como elaborar uma boa cartilha <http://www.cartilhasecia.com.br/dicas-para-elaboracao-de-cartilhas>

§ O lixo e as ruas de Nápoles <http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/blog-da-redacao/67740/>

Links do Portal para o planejamento de aula do professor:

§ Lixo no lixo  <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=12153>

Todos os sites foram acessados em 04/09/2012

Avaliação

Na atividade 1, o professor poderá verificar se os alunos perceberam que jogar o lixo no local correto é uma atitude de cidadania a partir dos desfechos da história elaborados por eles. Na atividade 2, o professor poderá averiguar se os alunos compreenderam as diversas maneiras que as cidades lidam com o descarte do lixo a partir da apresentação das informações pesquisadas bem como da comparação da realidade local com o que foi percebido nessas cidades. Na atividade 3, o professor poderá  verificar,  por meio do envolvimento dos alunos na confecção da cartilha, a compreensão destes acerca da importância de reciclar e jogar o lixo nos lugares adequados.

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7

dez
2012

Cuidados com a saúde

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de EnsinoComponente CurricularTema
Ensino Fundamental Inicial Saúde Cuidados do corpo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

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