Portal da Educao Adventista

*Educ' arte - Prof.ª Séulima*

8

jun
2011

Como os alunos que passaram da 4ª série enfrentam o ginásio.

Volta às aulas dá sempre um friozinho na barriga. Alunos que passaram da 4a série para a 5a podem estar de cabelo em pé. Não são mais os maiorais da cantina na hora do intervalo. Pior: são bem menores do que os grandalhões da 8ª série. Os alunos que tinham só uma professora no primário e até a chamavam de tia vão enfrentar quase uma dezena de professores. Até a mochila muda. O peso da bagagem quase dobra. Se você está nessa situação, CALMA! Vai perceber que tudo isso, no fim das contas, não é barra pesada, e sim uma questão de costume.

CHEGOU A HORA DE SER MAIS RESPONSÁVEL!

Se você está na 5ª série e suas aulas começaram, já deve ter ouvido essa frase umas 15 vezes no dia de apresentação dos professores. E essa cobrança não vem só da escola. Os pais também ficam na marcação, dizendo coisas como:

Agora você não é mais criança!


Na 5ª série tudo é muito: muitos professores, muitos amigos novos, muitos livros, muitos cadernos, muitas provas... Arrrrgh! Você deve estar se perguntando:

Como vou dar conta de tudo isso sozinho?
A agenda é a chave para o sucesso da 5ª série

Primeiro passo: Encontrar o seu jeito para se organizar com a agenda.

O que dá mais certo é: Assim que a professora falar que haverá prova de inglês, por exemplo, no dia 5 de março, marque na agenda "prova de inglês" naquele dia, não no dia em que ela anunciou.
Se você se encaixa em um dos tipos a seguir, veja estes avisos:

Novato: Criar o hábito de consultar a agenda, como se fosse um executivo ocupadíssimo. Não adianta anotar, se no dia da prova mais difícil você nem viu que tinha esse compromisso.

Machista: Agenda não é coisa só de menina para guardar fotos e lembranças. Ela ajuda muito, até o mais bagunceiro da classe.

Fofura: As meninas que fazem agendas-diário devem usar outra agenda só para compromissos da escola.

Esquecido: Sua mochila vai ser a casa da sua agenda. Só tire na hora de consultar e fazer anotações. Porque já que você não tem das melhores memórias... Como vai lembrar o que os professores disseram?

Todo Mundo 1: Fazer marcações e vistos do tipo X, OK, importante para identificar o tipo das tarefas anotadas.

Todo Mundo 2: Se tiver um compromisso de longo prazo, como um livro ou trabalho bimestral, para ser feito aos poucos, é bom marcar mais de uma vez para lembrar dele toda vez que abrir a agenda. 

comentários[0]

8

jun
2011

Data histórica: 20/02 de 2002

Quarta-feira, dia 20 de fevereiro de 2002 foi uma data histórica. Durante um minuto, houve uma conjunção de números que somente ocorre duas vezes por milênio.

Essa conjugação ocorreu exatamente às 20 horas e 02 minutos de 20 de fevereiro do ano 2002, ou seja, 20:02 20/02 2002.

É uma simetria que na matemática é chamada de capicua (algarismos que dão o mesmo número quando lidos da esquerda para a direita, ou vice-versa). A raridade deve-se ao fato de que os três conjuntos de quatro algarismos são iguais (2002) e simétricos em si (20:02, 20/02 e 2002).

A última ocasião em que isso ocorreu foi às 11h11 de 11 de Novembro do ano 1111, formando a data 11h11 11/11/1111. A próxima vez será somente às 21h12 de 21 de dezembro de 2112 (21h12 21/12/2112). Provavelmente não estaremos aqui para presenciar.

Depois, nunca mais haverá outra capicua. Em 30 de março de 3003 não ocorrerá essa coincidência matemática, já que não existe a hora 30.

comentários[0]

8

jun
2011

Em quais mãos?

Uma bola de basquete em minhas mãos vale aproximadamente l9 dólares.

Uma bola de basquete nas mãos de Michael Jordan vale aproximadamente 33 milhões. Isso depende das mãos em que ela está...

Uma bola de beisebol nas minhas mãos vale aproximadamente seis dólares.

Uma bola de beisebol nas mãos de Mark MeGuire vale aproximadamente 19 milhões. Isso depende das mãos em que ela está...

Uma bola de golf é inútil em minhas mãos.

Uma bola de golf nas mãos do Tiger Wood é uma grande vitória. Isso depende das mãos em que ela está...

Uma vara em minhas mãos pode afastar um animal selvagem. Uma vara nas mãos de Moisés pode afastar o mar.

Isso depende das mãos em que ela está...

Uma atiradeira em minhas mãos é um brinquedo.

Uma atiradeira nas mãos de Davi é uma arma poderosa. Isso depende das mãos em que ela está...

Dois e cinco pães em minhas mãos se tornarão um sanduíche de peixe.

Dois peixes e cinco pães nas mãos de Jesus será alimento para milhares de pessoas. Isso depende das mãos em que eles estão...

Pregos em minhas mãos podem se transformar em uma casa de pássaros. Pregos nas mãos de Jesus Cristo ofereceram salvação para o mundo inteiro. Isso depende das mãos em que eles estão...

Como você vê, todas as coisas dependem das mãos em que estão. Então, coloque seus interesses, suas preocupações, seus medos, suas esperanças, seus sonhos, sua família e seus relacionamentos nas mãos de Deus porque, isso depende das mãos em que eles estão...

comentários[0]

3

jun
2011

Como pode?

Como é que pode? Um homem foi à cidade com R$ 5,00 no bolso, mas retornou à noite com R$ 15,00, tendo descontado um cheque no banco. Ele comprou um chapéu e algumas bananas no mercado. Foi, também, ao oftalmologista. Sabendo que ele era pago por cheque todas as quintas feiras e que os bancos só abrem às terças, quartas e sábados e que o oftalmologista fecha aos sábados e o mercado está fechado nas quartas feiras e quintas feiras, qual o dia em que ele foi à cidade ?

comentários[0]

3

jun
2011

Os caçadores de patos

Dois pais e dois filhos saíram para caçar patos. Cada um deles acertou em um pato e nenhum atirou no mesmo. Entretanto, somente 3 patos foram abatidos. Como foi isto?

comentários[1]
Assinar RSS

mais buscadas

2004-2011 Educação Adventista Todos os direitos reservados.