Portal da Educao Adventista

*Educ' arte - Prof.ª Séulima*

4

set
2011

Pintura com bolinhas de gude

comentários[0]

4

jul
2011

Mãe Coruja

MÃE CORUJA

Conta uma fábula portuguesa que a coruja encontrou a águia, e disse-lhe:
-- O águia, se vires uns passarinhos muito lindos em um ninho, com uns biquinhos muito bem feitos, olha lá não os coma, que são os meus filhos!
A águia prometeu-lhe que não os comeria; foi voando e encontrou numa árvore um ninho, e comeu todos filhotes. Quando a coruja chegou e viu que lhe tinham comido os filhos, foi ter com a águia, muito aflita:
-- O águia, tu foste-me falsa, porque prometeste que não me comias meus filhinhos, e mataste-nos todos!
Diz a águia:
-- Eu encontrei uns pássaros pequenos num ninho, todos depenados, sem bico, e com os olhos tapados, e comi-os; e como tu me disseste que os teus filhos eram muito lindos e tinham os biquinhos bem feitos entendi que não eram esses.
-- Pois eram esses mesmos, disse a coruja.
-- Pois então queixa-te de ti, que é que me enganaste com a tua cegueira.

A essa fábula é atribuída o surgimento da expressão "mãe coruja "pois aos olhos das mães os filhos são sempre perfeitos e lindos, o coração de uma mãe é o lugar mais seguro do mundo e se precisar até sangra por um filho.
A fabula é triste, mas revela todo amor e dedicação que nós mães temos pelos nossos amados filhos.
 
com olhinhos pintados

comentários[1]

19

jun
2011

Borboletas feitas com pet



Fácil e barata!
Veja o passo a passo.

Faça um molde de borboleta, corte a garrafa pet e  risque com caneta marca CD e corte. Dobre ao meio para dar efeito de asa.




Corte um pedaço de malha com o molde da borboleta, passe  cola em toda borboleta de pet e cole a malha pelo lado da estampa.


comentários[0]

12

jun
2011

Obras de artes

Levar obras de arte para a sala de aula é uma ótima sugestão de trabalho, pois além da ótima aparência do material estes trazem grande motivação para os alunos, por serem um material diferenciado.

As pinturas retratam imagens, lugares, pessoas, situações, pois até determinada época os pintores retratavam a realidade em que viviam.

Outra forma de pintura que nos trouxe grande admiração foram as pinturas abstratas, que não retratam uma imagem, mas que abre espaço para a imaginação e criatividade de cada observador.

Os pintores impressionistas levaram para as telas a grande admiração que tinham pela natureza, além das figuras humanas, que os inspirava para desenvolver grandes obras. Claude Monet foi um desses grandes pintores e suas pinturas ficaram muito marcadas para a humanidade, em razão do fato do pintor ir perdendo a visão ao longo dos anos, chegando a retratar as mesmas coisas, porém de forma diferente, devido à cegueira.


Retratando elementos da natureza

Das telas de pintura pode-se trabalhar desde o contexto histórico das mesmas, explorando cada detalhe como as roupas, as diferentes fisionomias, os lugares, as estações do ano, a hora em que foi retratada a imagem e ainda levar os alunos a fazer uma referência em relação à atualidade.

As esculturas podem mostrar outra forma de arte para os alunos, porém com menos detalhes do que as pinturas.

Através das obras de arte os professores podem montar momentos de total aprendizado e profundo prazer, pois os alunos podem tentar reproduzi-las, fazendo a releitura das mesmas, ou seja, colocando o seu entendimento, o seu jeitinho de fazer.

As esculturas também podem ser reproduzidas, desenvolvendo trabalhos com argila, também oportunizando aos alunos momentos que trabalham não só o aprendizado sistemático, mas que incentivam a concentração, o relaxamento e a criatividade.

Ao desenvolver um trabalho com essa perspectiva o aprendizado torna-se prazeroso para todos os envolvidos, além de facilitar a apreensão dos conceitos para os alunos e facilitar o trabalho do professor, quebrando o aspecto tradicional da sala de aula, tornando a relação entre professores e alunos mais aberta para um discurso saudável e de muita sabedoria.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Veja Mais!
Boa Postura na Sala de Aula

comentários[2]

3

jun
2011

Receita de massa de modelar

Receita de Massa de Modelar

Seus alunos adoram brincar com massa de modelar? Que tal se, além de exercitarem sua criatividade brincando, eles aprenderem a fazer sua própria massa de modelar?
A receita que lhe damos é fácil e não custa caro. Pode ser feita em casa ou na sala de aula. É bom que as crianças vistam um avental ou uma roupa que possa sofrer os respingos de tinta e os banhos de farinha que são inevitáveis.

Vamos aos ingredientes:

  • 1 xícara farinha de trigo
  • ½ xícara sal
  • ½ xícara água
  • ¼ xícara vinagre
  • ¼ xícara guache.

E ao modo de fazer:
Misture a farinha de trigo com o sal. Aos poucos, vá acrescentando a água e o vinagre. Por último, acrescente a tinta guache. Se preferir, divida a receita ao meio e use duas cores de tinta guache, uma para cada porção de massa. Não se esqueça que ao dividir a receita ao meio, a quantidade de tinta também deve ser proporcional. Amasse tudo muito bem, até obter uma massa lisa.

Depois é só brincar!!!!

comentários[0]
Assinar RSS

mais buscadas

2004-2011 Educação Adventista Todos os direitos reservados.