28
mai
2011
Robert Gupta and Joshua Roman duet
Se você abre uma porta, você pode ou não entrar em uma nova sala. Você pode não entrar e ficar observando a vida. Mas se você vence a dúvida, o temor, e entra, dá um grande passo: nesta sala vive-se ! Mas, também, tem um preço... São inúmeras outras portas que você descobre. Às vezes curte-se mil e uma. O grande segredo é saber quando e qual porta deve ser aberta. A vida não é rigorosa, ela propicia erros e acertos. Os erros podem ser transformados em acertos quando com eles se aprende. Não existe a segurança do acerto eterno. A vida é generosa, a cada sala que se vive, descobre-se tantas outras portas. E a vida enriquece quem se arrisca a abrir novas portas. Ela privilegia quem descobre seus segredos e generosamente oferece afortunadas portas. Mas a vida também pode ser dura e severa. Se você não ultrapassar a porta, terá sempre a mesma porta pela frente. É a repetição perante a criação, é a monotonia monocromática perante a multiplicidade das cores, é a estagnação da vida... Para a vida, as portas não são obstáculos, mas diferentes passagens!( Içami Tiba).
Depois da pressão da bancada evangélica e de grupos católicos do Congresso e das ameaças dos parlamentares desses grupos de apoiar investigações sobre o ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, o governo federal decidiu suspender a produção e a distribuição do kit anti-homofobia, que estava em planejamento no Ministério da Educação. Segundo o governo, todo o material do governo que se refira a "costumes" passará por uma consulta aos setores interessados da sociedade antes de serem publicados ou divulgados.
Vídeos do kit Escola sem Homofobia
"Encontrando Bianca" fala sobre um travesti
A suspensão do kit foi confirmada pelo ministro da Secretaria-Geral da República, Gilberto Carvalho, no começo da tarde desta quarta-feira.
A pressão dos parlamentares dos grupos de evangélicos e católicos foi feita com ameaças de convocar o ministro da Casa Civil, Antonio Palocci para esclarecer a multiplicação do seu patrimônio e de pedir uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) na área da educação por causa do projeto do material que seria distribuído às escolas para promover a diversidade. O ministro Carvalho, no entanto, discorda da versão de um acordo com os parlamentares envolvendo o caso de Palocci: "Não tem toma lá, dá cá", disse.
Segundo Carvalho, o governo "achou que seria prudente não editar esse material que estava sendo preparado no MEC e a presidente Dilma Rousseff decidiu pela supensão desse material, assim como o vídeo que estava sendo preparado por uma ONG". Ele afirmou também que, a partir de agora, todo material sobre costumes "será feito a partir de uma consulta mais ampla à sociedade".
Sem convocação nem CPI
Ao conseguir a suspensão do kit anti-homofobia, as bancadas evangélica e católica deixaram de pedir a convocação de Palocci e recuaram na abertura de uma CPI da educação.
Para Gilberto Carvalho, se as bancadas decidiram não fazer os pedidos, a mudança de atitude não tem relação com o recuo do governo sobre a questão do kit gay.
Já o deputado Antonhy Garotinho afirmou: "todas as decisões que tínhamos tomado ontem, obstrução, criação de CPI do MEC e a convocação do ministro Palocci, estão suspensas com o compromisso que o ministro assumiu [de suspender o kit e colocar as bancadas nas discussões sobre material sobre costumes] e não com o pedido deles".
Na sessão de ontem, Garotinho já havia sugerido a ameaça: "Hoje em dia, o governo tem medo de convocar o Palocci. Temos de sair daqui e dizer que, caso o ministro da Educação não retire esse material de circulação, todos os deputados católicos e evangélicos vão assinar um documento para trazer o Palocci à Câmara", afirmou à Agência Câmara.
Polêmica sobre material didático
O kit é composto de três tipos de materiais: o caderno do educador, seis boletins para os estudantes e cinco vídeos, dos quais três já estão em circulação na internet. Os boletins deveriam trazer orientações sobre como lidar com colegas LGBT abordando assuntos relacionados a sexualidade, diversidade sexual e homofobia. O material seria destinado a alunos do ensino médio, ou seja, com idade mínima de 14 anos.
O deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) foi o mais barulhento oponente do projeto e acusou o ministério de "incentivar a homossexualidade". Ele chegou a mandar imprimir 50 mil cópias de um panfleto contra o plano nacional que defende os direitos dos gays.
Já o professor português António Nóvoa acha que o melhor local para discussão do tema não é a sala de aula. "Trata-se de um diálogo educativo que vai muito além desta", afirma. "Mas como a comunidade não tem condições ainda de arcar com essa responsabilidade, a solução é deixar a escola assumir parte do trabalho".
Através do programa "Unisul.Futuro" e do projeto "Passe Livre Unisul" o campus universitário Grande Florianópolis - Pedra Branca recebeu nesta quarta-feira, dia 11 de maio, os alunos do Colégio Adventista de Itajaí. Os formandos do terceiro ano do ensino médio conheceram além do campus Grande Florianópolis - Pedra Branca, passaram pela universidade federal e pela estadual de Santa Catarina e mais duas unidades universitárias da Unisul - Norte da Ilha e Ponte de Imaruim - em um passeio que durou em torno de 7h.
Uma das ações do projeto é mostrar às crianças as dependências da Universidade na Grande Florianópolis. Hoje o coordenador do Unisul.Futuro Anderson Gross fez uma visita especial com os alunos. "A visita com o Colégio Adventista foi programada de forma que eles pudessem conhecer outros cursos da Unisul como os laboratórios de engenharia e química" Os alunos chegaram às 10h e voltaram a Itajaí depois das 17h.
O Colégio Adventista de Itajaí já tem uma parceria de três anos com a Unisul e enfrentam 78 km para conhecer a Universidade. "Essas visitas são muito importantes, pois os alunos de ensino médio necessitam conhecer as áreas profissionais" explica a professora Janaina Fernandes psicóloga do colégio. E a professora de história Fábia Zeferino acrescenta. "Outro objetivo que nós temos é mostrar para o aluno como é o dia a dia dentro da universidade".
Com uma turma em torno de 20 alunos a visita foi mais profunda e o local onde ela termina foi o mais esperado por quase todos os alunos, o laboratório de anatomia. "Os alunos sempre se interessam pelas clínicas dos cursos da Unisul, pelos laboratórios de química e engenharia onde vem as coisas acontecendo na prática, mas o ponto alto da visita é o anatômico" afirma Anderson.
Para Ana Cordeiro a visita foi ótima e já decidiu qual curso quer fazer. "O que eu mais gostei da visita foi o laboratório de rádio e a sala de fotografia", ela disse estar indecisa entre Jornalismo e Publicidade e Propaganda, mas depois da entrevista optou pelo jornalismo. O aluno Gustavo Ruck disse que conhecer a universidade facilita na escolha de uma profissão. "É muito importante para conhecer outras profissões e se estiver indeciso, conhecendo os cursos facilita muito a escolha".
O programa "Unisul.Futuro" já existe desde 2006 e Anderson Gross, coordenador do programa, explica qual a sua função. "Nós percebemos a necessidade de abrir a universidade para as escolas e permitir aos estudantes terem esse acesso". O objetivo do programa é aproximar os alunos de ensino médio da universidade através de varias atividades, nas escolas e também dentro da própria Unisul.
Aos irmãos e
amigos de Chapecó, queremos deixar registrado nosso amor fraterno por
todos, e dizer mais uma vez muito (...) pela oportunidade do convívio com
os irmãos e amigos, durante o tempo que aqui passamos! Nunca os esqueceremos. Um
grande abraço e fiquem com Deus.
Família
Damaceno!
Obama confirma morte de Bin
Laden Obama announces death of Osama bin Laden
EUA Anunciam a Morte
do Terrorista Osama Bin Laden no Paquistão
Quebrando do Silêncio - Escola Adventista de Chapecó
O
QUE É?
CARACTERÍSTICAS
CLÍNICAS DA FEBRE INDIFERENCIADA.
CARACTERÍSTICAS
CLÍNICAS DA FEBRE DA DENGUE.
A febre da dengue é uma
enfermidade viral aguda que pode ser diferenciada por:
Até 33% dos infectados
podem desenvolver manifestações hemorrágicas. Estas hemorragias como regra são
de mínima gravidade. São mais características as seguintes: Hemorragias
cutáneas: petequia,púrpura,equimose,
Gengivorragia,(sangramento gengival).
Sangramento nasal (epistaxe)
Sangramento gastrointestinal: hematemesis (vômito com sangue; melena (evacuação
de sangue digerido, fezes pretas) e hematoquezia ( sangue misturado com fezes)
Hematúria (sangue na urina)
Aumento do fluxo menstrual.
Estas hemorragias variam largamente desde leves até intensas e graves podendo
desencadear choque por perda de sangue.
2004-2011 Educação Adventista Todos os direitos reservados.