Portal da Educao Adventista

**Prof%uFFFD Thainara* *

26

fev
2010

Reunião de Pais e Professores...

Meus queridos, estaremos reunindo pais e professores às 19:30h no dia 08/03/2010 ( segunda - feira ).
Será nossa primeira reunião, por isso não percam!!! Estarei trazendo assuntos importantes para o bom desenvolvimento do seu/sua filho/filha no decorrer desse ano letivo. Conto com a colaboração e o envolvimento de vocês para que tenhamos um ótimo ano juntos!!!!

                                                                                              Grata, Professora Thainara :)

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26

fev
2010

Campanha de Solidariedade - Haiti

Queridos pais,

A Prefeitura Municipal de Tubarão, juntamente cm a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, está realizando uma Campanha Internacional de Solidariedade à população do Haiti, envolvendo a população de Tubarão e segmentos organizados da sociedade. A Prefeitura Municipal vai coordenar a campanha com a participação direta do Prefeito Manoel Bertoncini Silva, através da Defela Civil.

O projeto objetiva amenizar o sofrimento daquele povo que por natureza sofre com a miséria em seu País, e que, somado ao terremoto ocorrido no início do mês de janeiro, necessita urgente de nossos auxílios.

 Como escola queremos nos unir a este projeto, por isso contamos com a colaboração da sua família no sentido de participar da campanha, coletando donativos junto aos seus vizinhos e familiares, enviando - nos pelo seu filho diariamente, ou até a NOITE DO DIA  8 DE MARÇO - 2° FEIRA, quando estaremos as 19:30hrs, realizando nossa primeira reunião de  Pais e Professores. Gostaríamos de encerrar nossa campanha dando oportunidade àqueles que por algum motivo não tenham participado, de trazer sua doação.

A escola será um ponto de colete, e a Prefeitura está encarregada de búsca-los, e dar continuidade no projeto, até que o arrecadado chegue às mãos dos nossos irmãos no Haiti.

Relação de Donativos:

* Àgua Potável.

Material de Higiene:

* Pasta de dente;
* Sabonete;
* Escova de dente;
* Xampu;
* Sabonete líquido;

Material de Limpeza:

* Àgua Sanitaria;
* Àlcool em gel;
* Esponja;
* Detergente;
* Desinfetante;
* Sabão em pó;
* Sabão Líquido;

Sejamos bondosos, e que Deus possa tocar os nossos corações.
Agradecemos a participação de todos...

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26

fev
2010

Sete necessidades da criança

1.      AS CRIANÇAS PRECISAM DE UM SENTIDO, DE SIGNIFICADO:

Os seres humanos necessitam ser notados, apreciados e amados como são, caso devam ter um sentido de significado. Não conseguiremos viver conosco mesmos se sentirmos que não temos valor ou se gostamos de nós mesmos.

De que forma podemos desenvolver este senso de significado?

1.      Investir  no relacionamento conjugal, demonstrando amor um pelo outro diante dos filhos.

2.      As crianças não devem ser o centro de nossas atenções.

3.      As crianças devem ser respeitadas em seu processo de maturação, não podem ser forçadas a alcançar posições superiores às suas possibilidades.

Atitudes dos pais que podem gerar complexo  de inferioridade  nos filhos:

*elogios freqüentes a um dos irmãos;

*  ferir o auto-respeito;

*  exposição da criança ao ridículo, sarcasmo, zombaria, desprezo.

   Como  construir um sentido de significado?

* Elogiar a  criança pelos seus pequenos serviços  e  atitudes. Como diz Bruno Bettelleim : "A convicção sobre o próprio valor sópode resultar do sentimento que a pessoa tem de que seu trabalho é importante e que ela se desempenha bem dele."

*  Apresentar a criança a outros pelo nome.

* Permitir que a criança fale por si mesma quando alguém lhe faz perguntas.

*  Respeitar as opiniões e sentimentos da criança.

*  Passar mais tempo com a criança, dando a devida atenção.

*  Confiar nelas para que desenvolvam um senso de dignidade.

2.  AS    CRIANÇAS   PRECISAM    DE   SEGURANÇA

Condições  que  criam  insegurança:

1.  Conflitos mal-resolvidos entre os pais que não sabem lidar com as diferenças de opinião.

2.  Mobilidade constante traz dificuldades de ajustamento aos novos locais e pessoas.

3.  Falta de disciplina, de limites estabelecidos.

4.  Ausência  dos pais em casa.

5.  Críticas freqüentes provocam sentimento de fracasso e incompetência.

6.  Pais que dão presentes e dinheiro, mas não dispõem de tempo, nem demonstram amor pelos filhos.

7.  Insegurança e ansiedade dos pais.

     Condições  que  criam  segurança:

1.  Harmonia, lealdade e comprometimento dos pais em seu casamento.

2.  Certeza do amor dos pais que se concretiza em gestos de afeto.

3.  União na família, para o alcance de metas, gera o senso de estabilidade.

4.  Manutenção da rotina, horário habitual para as refeições e sono.

5.  Disciplina administrada de forma amorosa.

6.  Administração de toque (abraços, colo, carícias, beijos etc.)

7.  Sensação de pertencimento para sentir-se aceita, valorizada e digna de valor.

4.  AS  CRIANÇAS  PRECISAM  DE  ACEITAÇÃO

Assim como a saúde do corpo depende da alimentação e de exercícios físicos adequados, a saúde emocional depende da auto-estima, senso de utilidade, aceitação e valorização.

Por que  as  crianças  sentem  falta  de  aceitação?

*  Críticas constantes que geram sentimentos de fracasso, rejeição e desajustes.

*  Comparar a criança com outros, em nível de desempenho e competências.

*  Querer que as crianças atendam às expectativas da juventude dos pais.

*  Superproteger a criança faz com que se sinta incapaz de realizar tarefas.

desenvolvam. Manter expectativas frustradas, revelando-as aos seus filhos.

O que dá lugar ao sentimento de aceitação?

*  A criança deve ser tratada e apreciada como única, ter certeza de que é amada do jeito que é.

*  Auxiliar a criança a descobrir o prazer de realizar algumas atividades.

*  Permitir que a criança descubra que é amada, desejada e apreciada.

*  Aceitar as amizades do filho.

*  Manter a sinceridade e não ter receio de revelar suas fraquezas.

*  Ouvir os filhos com o coração.

*  Valorizar o filho, tratando-o como uma pessoa de valor.

* Contribuir

4. AS   CRIANÇAS   PRECISAM   AMAR   E   SER   AMADAS

"A suprema felicidade da vida está na convicção de que somos amados." (Victor Hugo)

A forma como estendemos amor a nossos filhos afetará profundamente  a  nossa  forma  de  nos relacionarmos com os outros. Amar e ser amado produz a sensação de pertencimento que produz a segurança necessária para enfrentar a vida.

Seus filhos sabem que são amados?

*  Aprendemos a amar, pois nascemos com capacidade para isto. Correspondemos ao amor que nos é demonstrado.

* Ensinamos o nosso filho acerca do amor de Deus e da beleza do sexo quando expressamos, diante dEle, o amor pelo cônjuge.

*  Demonstramos o amor quando o comunicamos através de palavras e de gestos.

*  Amamos quando revelamos o prazer que sentimos na companhia do outro.

*  O amor é demonstrado quando demonstramos que confiamos nos nossos filhos.

*  Ouvir os filhos é uma das melhores formas de amá-los e termos a certeza de que seremos ouvidos no futuro.

*  Este nobre sentimento contribui para compartilharmos experiências, as quais promovem  a união, compreensão e comunicação.

*  Quem ama, constrói relacionamentos francos e confortáveis, atentando para a verdadeira identidade da criança.

*  As pessoas amadas sabem que são mais importantes que as coisas.

5.  AS  CRIANÇAS  PRECISAM  DE  ELOGIOS

Tornamos as pessoas belas quando as louvamos e encorajamos com sinceridade. Precisamos de calor e ternura para mudar para melhor. Os nossos problemas de identidade são causados pelas críticas. O elogio não estraga a criança. Mas, se ela não o receber, passará a buscá-lo de forma errônea.

*  Deve-se elogiar o desempenho da criança e não a sua personalidade, sempre apontando para o progresso e evolução da criança.

*  O louvor deve ser dado pelas pessoas que ocupam uma posição privilegiada no cotidiano da criança. Dessa forma, se promoverá a generosidade, iniciativa e cooperação.

*  O elogio deve ser sincero.

*  A criança deve ser elogiada pelas ações de iniciativa própria.

*  As atitudes dos pais são tão importantes quanto as palavras de ânimo.

6.  AS   CRIANÇAS   PRECISAM   DE   DISCIPLINA

Disciplinar a criança exige sabedoria, paciência e persistência. Não basta haver amor por parte dos pais. Os sentimentos de cordialidade, afeição e amor devem ser temperados com conhecimento, compreensão e auto-controle. Se a criança tiver liberdade ilimitada, certamente se assustará e se tornará insegura. A verdadeira liberdade será  alcançada quando houver limites. Estes limites devem ser bem compreendidos e colocados em prática.

"1. Definição  de  disciplina. A disciplina é no geral definida como castigo  que produz obediência. Este conceito é muito limitado. A palavra disciplina deriva de discípulo. Tanto disciplina como discípulo têm origem no termo latino para pupilo, significando instruir, educar e treinar. A disciplina envolve a modelagem total do caráter da criança, encorajando o bom comportamento e corrigindo aquele que é inaceitável. O castigo é a parte da disciplina que fornece uma restrição curta e temporária.

O castigo do mau comportamento não produz automaticamente o bom comportamento. A disciplina inclui também a responsabilidade dos pais em obter, encorajar, construir o bom comportamento em substituição ao mau. A disciplina inclui tanto o cultivo como a restrição - dois elementos necessários para a vida. Um bom jardineiro cultiva e poda suas plantas a fim de obter bons frutos. As ervas daninhas florescem naturalmente sem cuidado especial. Treinamento é o que devemos fornecer a nossos filhos. Ao encarar a disciplina nesses termos mais amplos, compreendemos que os métodos a serem aplicados podem variar muito mais do que pensamos geralmente. A disciplina inclui tudo que um pai faz ou diz para ajudar seu filho a aprender e desenvolver-se na direção da maturidade.

2. Propósitos da disciplina. Os pais devem perguntar continuamente a si mesmos:'Qual o objetivo final que desejo alcançar no treinamento de meus  filhos?'

3. Métodos de disciplina. A reação da criança à disciplina dos pais tem muito mais significado do que o método usado."

      Os métodos de disciplina podem ser resumidos em três categorias:

a)   Regulamento - estabelecimento de regras.

b)   Imitação - o modelo da criança está nas ações dos pais, do que são, fazem e dizem.

c)    Inspiração - resultante da felicidade e satisfação dos pais.

A disciplina e o controle só vão funcionar quando há estrutura  de bons  sentimentos, afeição e alegria.

Os cinco princípios de disciplina do  Dr. James Dobson:

1.  Desenvolver respeito pelos pais, atentando para os seus princípios religiosos.

2.  Reconhecer que a comunicação no geral melhora depois do castigo.

3.  Controle sem implicância.

4.  Não saturar o filho com excessivo materialismo.

5.  Evitar extremos no controle e no amor.

7.  AS   CRIANÇAS  PRECISAM  DE   DEUS

As primeiras orientações bíblicas para os pais estão em Dt 6. 6-8.

- Os pais devem ter, em primeiro lugar, comunhão com Deus: conhecer o caminho, mostrá-lo e seguir através dele. A compreensão do amor de Deus, misericórdia, perdão, aceitação e a verdade da Palavra de Deus resultarão do relacionamento familiar.

- O treinamento religioso é responsabilidade direta dos pais. A colaboração e encorajamento dos pais são os pré-requisitos para o desenvolvimento espiritual da criança na igreja.

Observando o texto bíblico de Sl 78. 1-8, verificamos os três propósitos da instrução:

1.  depositar fé em Deus;

2.  lembrar-se das obras divinas, guardando os seus mandamentos;

3.  impedir o descontrole, teimosia e rebeldia.

- A instrução deve ser constante, contínua. Até os quinze anos, a criança normal pode fazer até 500.000 perguntas. A ausência de ensino sobre Deus pode expor a criança a toda sorte de falsos deuses e filosofia.

- A maior parte da orientação é comunicada através do exemplo.

Este texto é uma síntese do livro:

DRESCHER, John, M. Sete necessidades básicas da criança. Trad. Neyd Siqueira. 12. ed. São Paulo: Mundo Cristão, 1999.

Colaboração para o Portal EscolaDominical : Profa. Amélia Lemos Oliveira.


Bibliografia

John M. DRESCHER, Sete necessidades básicas da criança, p.82-3

           

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26

fev
2010

O ambiente escolar!!!

O ambiente escolar proporcionará a criança uma mistura de sentimentos que influenciarão em sua aprendizagem. O educador deve ter muito cuidado ao decorar sua sala, por exemplo. As imagens estimulam as crianças, podem ensiná-las e ajudá-las a construirem conceitos que perdurarão por toda vida.
O ideal é que a decoração fosse feita depois da chegada dos alunos, que fosse construída com a turma.
Há muita beleza no que eles produzem, e suas idéias devem ser estimuladas pelo educador.
Muita atenção com os esteriótipos!!!!!A criança precisa ser desafiada a produzir o que para ela é considerado belo. Quando só oferecemos desenhos prontos para que ela pinte estamos reforçando aquela frase costumeira em seus lábios: " Professora, eu não consigo, eu não sei fazer."
Desafiar, questionar e instigar. Esse é nosso papel. Construir com nossas crianças um ambiente escolar que os façam ver como são importantes dentro da sala de aula. E a medida que o ano for passando, construir e reconstruir o ambiente da sala. Estaremos refletindo as nossas crianças como são importantes sua produções. Valorizar, é o que devemos fazer!

Professora Thainara \*/

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26

fev
2010

A importância da Psicomotricidade

De acordo com Assunção & Coelho (1997, p 108) a psicomotrocidade integra várias técnicas com as quais se pode trabalhar o corpo (todas as suas partes), relacionando-o com a afetividade, o pensamento e o nível de inteligência. Ela enfoca a unidade da educação dos movimentos, ao mesmo tempo que põe em jogo as funções intelectuais. As primeiras evidências de um desenvolvimento mental normal são manifestações puramente motoras.A psicomotricidade é a "educação do movimento com atuação sobre o intelecto, numa relação entre pensamento e ação, englobando funções neurofisiológicas e psíquicas". Além disso, possui uma dupla finalidade: "assegurar o desenvolvimento funcional, tendo em conta as possibilidades da criança, e ajudar sua afetividade a se expandir e equilibrar-se, através do intercâmbio com o ambiente humano".

Diante desta visão, as atividades motoras desempenham na vida da criança um papel importantíssimo, em muitas das suas primeiras iniciativas intelectuais. Enquanto explora o mundo que a rodeia com todos os órgãos dos sentidos, ela percebe também os meios que farão grande parte dos seus contatos sociais.
Portanto, a educação psicomotora na idade escolar deve ser antes de tudo uma experiência ativa, onde a criança se confronta com o meio.

As atividades desenvolvidas no grupo favorecem a integração e a socialização das crianças com o grupo, portanto propicia o desenvolvimento tanto psíquico como motor. Os movimentos, as expressões, os gestos corporais, bem como suas possibilidades de utilização (danças, jogos, esportes...), recebem um destaque especial em nosso desenvolvimento fisiológico e psicológico.

A psicomotricidade precisa ser vista com bons olhos pelo profissional da educação, pois ela vem auxiliar o desenvolvimento motor e intelectual do aluno, sendo que o corpo e a mente são elementos integrados da sua formação. Ela é  se relacionar através da ação, como um meio de tomada de consciência que une o ser corpo, o ser mente, o ser espírito, o ser natureza e o ser sociedade.Também está associada à afetividade e à personalidade, porque o indivíduo utiliza seu corpo para demonstrar o que senteA psicomotricidade, como estimulação aos movimentos da criança, tem como meta:

 

- Motivar a capacidade sensitiva através das sensações e relações entre o corpo e o exterior (o outro e as coisas).
- Cultivar a capacidade perceptiva através do conhecimento dos movimentos e da resposta corporal.
- Organizar a capacidade dos movimentos representados ou expressos através de sinais, símbolos, e da utilização de objetos reais e imaginários.
- Fazer com que as crianças possam descobrir e expressar suas capacidades, através da ação criativa e da expressão da emoção.
- Ampliar e valorizar a identidade própria e a auto-estima dentro da pluralidade grupal.
- Criar segurança e expressar-se através de diversas formas como um ser valioso, único e exclusivo.
- Criar uma consciência e um respeito à presença e ao espaço dos demais.

. Dessa maneira seremos profissionais que desenvolvem em seus alunos todas as áreas: motoras, intelectuais e sociais.

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