Portal da Educao Adventista

**Prof%uFFFD Thainara* *

29

jul
2010

O macaco e a lebre..."Mentir não é um bom negócio"

 

 

O MACACO E A LEBRE

 

 

Maria Hilda de J. Alão.

 

 

No reino dos animais foi aberto um concurso para escolher o bicho que tinha o mais belo par de chifres. Inscreveram-se vários animais, entre eles cabras, carneiros, gamos, cervos e bois. Todos tratavam de lustrar e afiar os chifres para que ficassem mais bonitos, os melhores. A concorrência era grande. Quem levaria o prêmio? A cabra, vaidosa como ela só, dizia:

- Mééé, eu ganharei o primeiro lugar. O meu par de chifres é o mais lindo, o mais bem cuidado, mééé.O carneiro protestou. Quem essa cabra pensa que é? O par de chifres mais bonito, o melhor de todos era o dele. Passavam o tempo discutindo, medindo, comparando os chifres. Todos queriam ganhar. O prazo de inscrição para o concurso ainda estava vigorando quando uma lebre viu a sua sombra no chão e percebendo o tamanho das suas orelhas pensou:- Eu vou entrar neste concurso. As minhas orelhas são grandes e, se eu der uma disfarçada, elas podem, muito bem, passar por um par de chifres. Posso enrolá-las com cipó... ou...Com essa idéia na cabeça ela foi procurar o macaco, seu amigo de longa data. Encontrou o malandro comendo banana deitado no galho de uma árvore.- Amigo macaco, eu estou indo me inscrever no concurso  mais belo par de Chifres

- Amiga lebre, você não tem chifres. Essas coisas compridas na sua cabeça são orelhas. Não quer esperar o CONCURSO DAS MAIS BELAS ORELHAS? - Por que está me dizendo isso? perguntou a lebre zangada se eu fizer um arranjo com cipó ou fibra do tronco da bananeira, minhas orelhas não ficaram iguais a um belo par de chifres? Ora, não venha querer mudar o meu pensamento... - Calma, amiga! Por acaso você leu o regulamento do concurso?

- Não, não li!  respondeu a lebre.- Diz lá, no artigo 5º - parágrafo II que, em caso de fraude, o bicho será desclassificado, perderá a amizade dos outros animais e nunca mais poderá participar dos eventos da floresta. Você sabe quem é o presidente da comissão julgadora? É o leão ruivo. E ele, minha amiga, não perdoa a desonestidade, a mentira.O macaco, com muito jeito, levou a lebre até o lugar onde seria realizado o concurso para que ela visse como funcionava. Chegaram bem na hora em que o leão berrava ferozmente para uma fila de candidatos ao mais belo par de chifres:

- Senhores participantes, eu Leão Ruivo, Presidente da Comissão Julgadora do concurso O mais Belo Par de Chifres, comunico a todos que não admitirei fraudes. Há uns minutos atrás foi banida, para os confins da floresta, a girafa. Ela quis que passassem por chifres aquelas duas coisinhas plantadas lá no alto da sua cabeça, por este motivo foi rejeitada a sua inscrição. Digo mais: este é um concurso honesto com base na honra de caráter de cada bicho. Quem tem chifres tem, quem não tem não adianta querer disfarçar. Se houver mais alguém pensando em passar a perna nesta Comissão que desista agora, não faça a sua inscrição.O macaco olhou para a lebre e perguntou:- Ainda quer se inscrever, amiga?

- Não. Vou esperar o concurso das orelhas. respondeu ela de cabeça baixa toda envergonhada.O macaco, todo saltitante, ficou feliz com a decisão. Não podia deixar a sua amiga se meter numa encrenca com o leão. Ele acompanhou a lebre até a sua casinha dando-lhe sábios conselhos;

- Amiga, a mentira não é prêmio, é a coisa mais feia que existe. Não fique triste, sorria. Hoje você se livrou de ir morar lá no fundão da floresta e não ver mais os seus amigos, os seus filhotes e este macaquinho aqui. Como eu poderia viver sem a sua companhia? Para quem eu iria contar as minhas aventuras? E pulando entre as flores do mato, o macaco colheu algumas e entregou para a lebre dizendo:- Para a minha querida amiga lebre, flores para perfumar a sua vida e a sua sabedoria. Flores de amizade eterna.A lebre sorriu, agradeceu e entrou na sua casinha para cuidar dos muitos filhotinhos cheios de fome.

Moral: Mentir não é um bom negócio. Faz mal ao corpo e a alma.

Envie para um amigo

Deixe seu comentário

18

abr
2012

Selma Thiago Santas

Adorei a história.

Bem Vindos!

Olá


Lady Bug Note Generators

Obrigado por Visitar...