Portal da Educao Adventista

**Prof° Thainara* *

2

mar
2011

PLANO ANUAL PRÉ I

                         ESCOLA ADVENTISTA  DE  TUBARÃO

  EDUCAÇÃO

ADVENTISTA                                        PLANEJAMENTO ANUAL 2011

 

                                   PROFESSORA: Thainara Dal-Bó Medeiros Goulart

                                   TURMA: Pré I

 

 

1-    Linguagem oral e escrita

 

a)      Falar e escutar:

 

- Uso da linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, idéias, preferências e sentimentos e relatar suas vivências nas diversas situações de interação.

- Participação em situações que envolvem a necessidade de explicar e argumentar suas idéias e pontos de vista, respeitando as colocações dos colegas.

- Reconto de histórias conhecidas com aproximação às características da história original no que se refere à descrição de personagens, cenários e objetos.

- Relatos de experiências de vida e narração de fatos em seqüência temporal e casual.

- Oralizar as idéias contidas em seus desenhos

- Dramatização de cenas do cotidiano, histórias e músicas.

- Conhecimento e reprodução oral de jogos verbais, como trava-línguas, parlendas, adivinhas, quadrinhas, poemas, canções e histórias diversas.

 

b)      Práticas de leitura:

 

- Participação em situações que as crianças leiam, ainda que não o façam de maneira convencional.

- Observação e manuseio de materiais escritos de variados gêneros e em diferentes contextos.

- Valorização da leitura como fonte de prazer e entretenimento.

 

c)      Práticas de escrita:

 

- Representação de idéias por meio de desenhos e outras formas de representação: colagem, modelagem, dobradura, pintura, etc.

- Compreensão, através da prática de produção textual coletiva (tendo o professor como escriba) que tudo o que se fala poder ser escrito.

- Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita (função social da escrita).

- Estimular a escrita do próprio nome em situações em que isso é necessário.

- Produção de textos individuais e/ou coletivos, tendo o professor como escriba.

- Prática de escrita de próprio punho, utilizando o conhecimento de que dispõe, no momento, sobre o sistema de escrita.

- Respeito pela produção própria e alheia.

 

2-    Linguagem Matemática

 

a) Números e sistema de numeração:

- Utilização da contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade.

- Classificação e seriação: segundo critérios das crianças, segundo critérios dados pelo professor (atributos: cor, forma, tamanho, espessura, etc.).

- Identificação dos numerais em vários contextos.

- Comunicação de quantidade, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não convencionais.

- Identificação de números nos diferentes contextos em que se encontram (função social do número).

 

b) Grandezas e medidas:

 

- Exploração de diferentes procedimentos para comparar grandezas.

- Introdução às noções de medida de comprimento, peso, volume e tempo, pela utilização de unidades convencionais e não convencionais.

- Marcação do tempo por meio de calendários.

# dia e noite, semana, mês, antes, durante, depois, agora.

# duração e sucessão, noções de rápido e lento.

# marcação de pequenos intervalos de tempo (palmas, batidas de pé, etc.).

# construção progressiva do calendário (agenda de atividades diárias).

# divisão do tempo (manhã, tarde, noite, ontem, hoje, amanhã).

# instrumentos de medida de tempo (ampulheta, relógio).

 

d)     Espaço e Forma:

 

- Observação e exploração do espaço:

# apropriação de conceitos: maior, menor, frente, atrás, embaixo, cima, limites, vizinho, direita e esquerda.

- Formas Geométricas simples presentes em nosso cotidiano.

 

3-    Corpo e Movimento

 

 

a)      Expressividade:

 

- Utilização expressiva intencional do movimento nas situações cotidianas e em suas brincadeiras.

- Percepção das sensações, limites, potencialidades, sinais vitais e integridade do próprio corpo.

 

b)      Coordenação e Equilíbrio:

 

- Ampliação gradativa da destreza para deslocar-se e orientar-se em diferentes espaços.

- Participação em brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se, movimentar-se, etc., para ampliar gradualmente o conhecimento e controle sobre o corpo e o movimento.

- Manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos para aperfeiçoamento de suas habilidades manuais (coordenação motora grossa e fina).

 

4-    Linguagem Musical

 

 

a)      O fazer Musical:

 

- Reconhecimento e utilização expressiva em contextos musicais de diferentes características geradas pelo silêncio e pelos sons: altura (graves ou agudos, duração - curtos ou longos), intensidade (fracos ou fortes) e timbre (característica que distingue e "personaliza" cada som).

- Reconhecimento e utilização das variações de velocidade e densidade nas organizações e realizações de algumas produções musicais.

- Repertório de canções para desenvolver memória musical

- Desenvolvimento da respiração, da articulação e da higiene da voz.

- Percepção dos limites auditivos, de linguagem e de fonação.

- Escuta de obras musicais de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas, da produção musical brasileira e de outros povos e países.

- Informações sobre as obras ouvidas e sobre seus compositores para iniciar seus conhecimentos sobre a produção musical

- Cultivo da voz, do ouvido, do ritmo e da sensibilidade musical

 

5-    Artes Visuais

 

a)      O fazer artístico:

 

- Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc.

- Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar etc.

- Exploração e aprofundamento das possibilidades oferecidas pelos diversos materiais, instrumentos e suportes necessários para o fazer artístico.

- Exploração dos espaços bidimensionais e tridimensionais na produção de seus projetos artísticos.

- Organização e cuidado com os objetos produzidos individualmente e em grupo, na sala de aula.

- Valorização de suas próprias produções, das de outras crianças e da produção de arte em geral.

 

b)      Apreciação em Artes Visuais

 

- Conhecimento da diversidade de produções artísticas, como desenhos, pinturas, esculturas, construções, fotografias, colagens, ilustrações, vídeos etc.

- Apreciação das suas produções e das dos outros, por meio da observação e leitura de alguns dos elementos da linguagem plástica.

- Observação dos elementos constituintes da linguagem visual: ponto, linha, forma, cor, volume, contraste, luz, texturas.

- Leitura de obras de arte a partir de observação, narração, descrição e interpretação de imagens e objetos.

 

6-    Descoberta do Ambiente Natural e Sociocultural

 

Este eixo temático caracteriza a integração família e escola, pois, acredita-se que a família é o principal elo das relações ocorridas no ambiente, natural e sociocultural da criança, estimulando-a ao caminho das descobertas nos primeiros anos de vida.

a)      Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar:     

 

- Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outras. 

- Apropriação de conhecimentos culturais fundamentais para a cidadania.

- Identificação dos membros da família percebendo-se como parte deste e de outros grupos sociais.

- Valorização do patrimônio cultural do seu grupo social e interesse por conhecer diferentes formas de expressão cultural.

 

b)      Os lugares e suas paisagens:

 

- Observação da paisagem local (rios, construções, florestas, campos, dunas, açudes, mar, montanhas etc.).

- Utilização, com ajuda dos adultos, de fotos, relatos e outros registros para a observação de mudanças ocorridas nas paisagens ao longo do tempo.

-  Valorização de atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente.

 

 

 

 

c)      Objetos e processos de transformação:

 

- Participação em atividades que envolvam processos de confecção de objetos: brinquedos, instrumentos musicais, meios de transporte e comunicação, ferramentas e construções, alimentos.

- Reconhecimento de algumas características de objetos produzidos em diferentes épocas e por diferentes grupos sociais.

- Conhecimento de algumas propriedades dos objetos: refletir, ampliar ou inverter as imagens, produzir, transmitir ou ampliar sons, etc..

- Identificação de alimentos modificados e industrializados e suas influências para a saúde.

- Cuidados no uso dos objetos do cotidiano, relacionados à segurança e prevenção, e à sua conservação.

 

d)     Os seres vivos:

 

- Estabelecimento de algumas relações entre diferentes espécies de seres vivos, suas características e suas necessidades vitais.

- Conhecimento dos cuidados básicos de pequenos animais e vegetais por meio da sua criação e cultivo.

- Conhecimento de algumas espécies da fauna e da flora brasileira e mundial.

- Valorização da vida nas situações que impliquem cuidados prestados a animais e plantas.

- Percepção dos cuidados com o corpo, à prevenção de acidentes e à saúde de forma geral.

- Valorização de atitudes relacionadas à saúde e ao bem-estar individual e coletivo.

 

e)      Os fenômenos da natureza:

 

- Estabelecimento de relações entre os fenômenos da natureza de diferentes regiões (relevo, rios, chuvas, secas etc.) e as formas de vida dos grupos sociais que ali vivem.

- Participação em diferentes atividades envolvendo a observação e a pesquisa sobre a ação de luz, calor, som, força e movimento.

 

7-    Identidade e Autonomia:

 

- Atitudes de cooperação, organização e autonomia em situações de brincadeiras.

- Valorização do diálogo como forma de lidar com os conflitos.

- Respeito às características e opções pessoais relacionadas ao gênero, etnia, peso, estatura, religião.

- Resolução de pequenos problemas do cotidiano, solicitando ajuda quando necessário.

- Utilização de recursos materiais para conhecer e explorar os conceitos de posição e partes do corpo.

- Construção de hábitos de higiene e saúde.

 

8-    Educação Religiosa

 

- Reconhecimento de Deus como Criador, Mantenedor e Salvador

- Valorização da Bíblia como a Palavra de Deus

- Percepção, através das histórias ouvidas, que Jesus deseja de seus filhos a prática de valores cristãos, aprendendo com seus erros as conseqüências da desobediência a Deus.

- Valorização do ser humano como criatura de Deus e objeto de cuidado e salvação.

- Respeito e cuidado com a obra criadora de Deus.

 

9-    Metodologia

 

a) Métodos de trabalho:

- Através de conversas e visitas as famílias conhecer a turma e cada criança em seu ambiente familiar.

- Traçar estratégias a partir do conhecimento do perfil da turma e de cada criança individualmente.

- Trabalhar através de projetos que partam de indagações das crianças.

-Cantinho da leitura (estimular o gosto pela boa leitura e dando acesso a todos os tipos literatura)

-Cantinho dos jogos simbólicos (estimular a imaginação)

 

b) Recursos Didáticos:

 

%u2022 Historias
%u2022 Dinâmicas
%u2022 Poesias
%u2022 Revistas
%u2022 Conversas informais
%u2022 Jornais
%u2022 Quadro e giz
%u2022 Brincadeiras
%u2022 Materiais concretos
%u2022 Dramatização
%u2022 Cartazes
%u2022 Desenho livre
%u2022 TV Dvd
%u2022 Musicas
%u2022 Filmes
%u2022 Som
%u2022 Jogos
%u2022 Passeio
%u2022 Exposição de objetos
%u2022 Fantoches
%u2022 Produção de textos coletivos
%u2022 Colagem e recortes
%u2022 Dedoches

10- Critérios de Avaliação

 

- A observação da criança, das ações e idéias que expressa, no decorrer das atividades em sala de aula;
-O diálogo professor / aluno, responsabilidade com as tarefas e trabalhos;

-Exercícios orais e escritos;

- Desempenho durante as brincadeiras e atividades de coordenação motora;

- Capacidade de organizar as idéias que constroem uma história;

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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1

out
2013

lilian stein

Realmente gostei muito do seu projeto, trabalho com o pre I e fiquei impressionada com seu trabalho. Gostaria se possível que envia-se via e-mail. beijos

27

fev
2013

simone

Muito bom....super ajuda

20

fev
2013

Andreia

Adorei a contribuição, gostei de tudo, muito rico e claro. Parabéns!

1

fev
2013

Andresa

Gostei de montãoo... Quão bom é encontrar rastros pela internet de pessoas que podem nos ajudar e pertencentes à mesma família!! Beijão! Andresa Colégio Adventista de Paranaguá - PR

3

fev
2012

Ricarda

Gostei muito do seu planejamento. É rico em habilidades a serem desenvolvidas. Parabéns por sua dedicação e muito obrigada por esta maravilhosa contribuição.

12

jan
2012

ana soraya c. barbosa

muito legal esse seu planejamento!

23

mar
2011

CINTIA

gostaria de receber esse planejamento em meu email, agradeço !

Bem Vindos!

Olá


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