Portal da Educao Adventista

**Prof%uFFFD Thainara* *

19

fev
2013

Projeto de adaptação: "Um dia na realeza"

PLANO DE AULA - EDUCAÇÃO INFANTIL E 1º  ANO

 

Bimestre: 1

Professor(a): Thainara Dal-Bó Medeiros Goulart

 

Data: 17/02/2013                                             Turma: Pré II

 

I - Tema do Projeto:  "Um dia na realeza"

II - Duração: 14.02 à 22.02

III - Justificativa:  Durante esse período de adaptação, iremos aprender um pouco mais sobre cada criança. Todos

terão seu "dia na realeza". Dentro do "baú  dos tesouros" estará tudo o que é importante para a criança. Durante 

aquele dia  todas as atividades serão em torno do objetivo que é conhecer mais o nosso colega e dessa forma

facilitar o entrosamento entre todos da classe.

 

IV - Integração Fé Ensino: Apresentar as crianças o nosso amigo especial: Jesus. É importante que saibam: Somos

Filhos do Rei e por isso somos príncipes e princesas. Lá no céu receberemos uma coroa muito brilhante e podemos

Desde já ter um gostinho de como será viver como príncipes e princesas. História Bíblica: Rei  Salomão: I Reis 3: 3-28

 

V - Objetivos Gerais: - Conhecer nosso amigo Jesus; - Integrar todos os colegas da sala e professora; - Conhecer a

Realidade familiar de cada aluno, sua história; - Avaliar os conhecimentos gerais sobre o alfabeto, numerais, cores;

- Identificar seu nome, nome dos colegas e da professora, nome dos familiares; Organizar histórias em sequencia

Temporal; Aprimorar os conceitos de lateralidade de forma concreta; Conhecer auto retratos de alguns pintores; - Destacar as diferenças entre a vida da realeza do mundo atual e a vida das crianças: moradia, vestimentas, culturas, etc.;

 

VI - Referências:

- Bíblia Sagrada

- Uni- Duni-Tê/ Neire de Souza Araújo e  Jane Dias Carrilho

- Projetos Pedagógicos na Educação Infantil/ Maria Carmem Silvana Barbosa e Maria da Graça Horn

- <http://terearteira.blogspot.com.br/2009/02/poesia-nome-da-gente.html>

 

VIII- Procedimentos de Trabalho:

Descrição do Procedimento

 

Quinta feira (14/02)

 

Boas Vindas; Orar; Chamada; Ajudante do dia; Como está o tempo hoje? Fazer as apresentações;

Gincana;

Piquenique Pré I e Pré II;

Dinâmica de socialização: ao fim da brincadeira de socialização cada criança ficará junto com outro colega, de frente um para o outro irão desenhar o amigo;

Momento livre;

Despedida, Orar, Entrega das lembrancinhas;

 

Sexta-Feira (15/02)

 

Boas Vindas; Orar; Chamada; Ajudante do dia; Como está o tempo hoje? Devocional das crianças;

Momento Livre: Dia do Brinquedo;

Lanche;

História do Quadradinho: Somos diferentes, mas ainda somos iguais;

Descobrindo as formas pela sala e pela escola;

Despedida, Orar.

 

Segunda-feira (18/02)

 

Boas Vindas; Orar; Chamada; Ajudante do dia; Como está o tempo hoje? Devocional das crianças;

Coral : 13:15 às 14:05

A professora vestida como rei Salomão contará a história de I Reis 3:3-28. Assim como o rei Salomão,

cada aluno terá seu dia na realeza, um dia que em que serão coroados príncipes e princesas, e juntos iremos

descobrir o que trarão em seu baú de tesouros. Apresentar o Baú de Tesouros: Tirar de dentro do baú itens que a

realeza utiliza.Escrever os nomes dos itens no quadro, perceber quais as letras que as crianças conhecem e quais

elas tem dificuldade.

Lanche;

Atividade 1: Confecção dos crachás, Apresentar o gráfico dos aniversariantes (Vamos construí-lo a medida que

as crianças tiverem seu dia na realeza e apresentarem-se para a turma;

Brincar com os crachás: pedir que agrupem os crachás - meninos e meninas, número de letras, letra inicial,

fonemas semelhantes, etc.

Atividade 2: Bingo dos nomes;

Momento livre; Avaliação Diagnóstica Individual (Conhecimentos gerais: letras, números, cores)

Despedida, Orar.

Tarefa: Pedir que tragam um garrafa pet para a construção do boliche dos nomes.

 

Terça-feira  (19/02)

 

Boas Vindas; Orar; Chamada; Ajudante do dia; Como está o tempo hoje? Relembrar o que aprendemos ontem;

Trabalhar a poesia: "Nome da Gente"  de Pedro Bandeira; Questionar: Você gosta de seu nome? Se pudesse

escolher, como você se chamaria? E se seus pais não lhe dessem um nome, como seria ser um "sem nome"?

Fazê-los perceber a importância do seu nome; Desafiá-los a perceber as rimas no texto; O que é rima?

Lanche;

Atividade 1: Com os nomes de cada colega criar um texto coletivo com rimas: Ex. Prof Thainara gosta muito das

araras;

Atividade 2: Construir juntos, o livro : "Nomes do Pré II" Em uma folha A3, cada criança irá escrever o verso com

seu nome e ilustrar;

Tarefa: Enviar Recado para os pais com a tabela das apresentações do dia da realeza.

Parque; Despedida, Orar;

 

Quarta-feira (20/02)

 

Boas Vindas; Orar; Chamada; Ajudante do dia; Como está o tempo hoje? Relembrar o que aprendemos ontem;

Ed. Física: 13:15 as 14:55

Musicalização: 14:05 as 14:55

Lanche;

Informática: 15:45 às 16:35

Atividade 1: Muitos artistas pintaram seu próprio retrato. Essas obras são chamadas de autorretratos. Iremos

conhecer o autorretrato de dois artistas muito conhecidos: Frida Kahlo e Vincent Van Gogh. Cada Criança em

frente ao espelho irá fazer seu autorretrato com guache em uma folha A3. (atividade para o portfólio)

Despedida, Orar;

 

Quinta-feira (21/02)

 

Boas Vindas; Orar; Chamada; Ajudante do dia; Como está o tempo hoje? Relembrar o que aprendemos ontem;

Biblioteca: 13:15 às 14:05

Coroação do primeiro príncipe ou princesa: Apresentação dos itens dentro do baú do tesouro.

(Com direito a tapete vermelho, e marcha musical para entrada da realeza, coroação e cetro real! Vai ser muito divertido!)

Lanche;

Inglês: 14:55 às 15:45

Atividade 1: Confecção do Livro dos reis do Pré II. Juntos construir um texto coletivo sobre as preferências de

nosso Príncipe de hoje; Com o alfabeto Móvel desafiá-los a montarem seu nome e do príncipe ou princesa de hoje.

Parque;

Despedida; Orar;

 

Sexta-feira (22/02)

 

Boas Vindas; Orar; Chamada; Ajudante do dia; Como está o tempo hoje? Relembrar o que aprendemos ontem;

Momento Livre; Dia do Brinquedo

Coroação do príncipe ou princesa: Apresentação dos itens dentro do baú do tesouro.

Atividade 1: Dar continuidade a confecção do Livro dos reis do Pré II.

Lanche;

Levá-los para quadra e brincar com o boliche dos nomes. Primeiro acertar o seu nome, depois seguindo a ordem

da professora acertar o nome dos colegas escolhidos, só das meninas, só dos meninos, só os que possuem a

mesma letra inicial, etc..;

 

comentários[0]

Bem Vindos!

Olá


Lady Bug Note Generators

Obrigado por Visitar...