Portal da Educao Adventista

**Prof%uFFFD Thainara* *

2

mar
2011

PLANO ANUAL PRÉ I

                         ESCOLA ADVENTISTA  DE  TUBARÃO

  EDUCAÇÃO

ADVENTISTA                                        PLANEJAMENTO ANUAL 2011

 

                                   PROFESSORA: Thainara Dal-Bó Medeiros Goulart

                                   TURMA: Pré I

 

 

1-    Linguagem oral e escrita

 

a)      Falar e escutar:

 

- Uso da linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, idéias, preferências e sentimentos e relatar suas vivências nas diversas situações de interação.

- Participação em situações que envolvem a necessidade de explicar e argumentar suas idéias e pontos de vista, respeitando as colocações dos colegas.

- Reconto de histórias conhecidas com aproximação às características da história original no que se refere à descrição de personagens, cenários e objetos.

- Relatos de experiências de vida e narração de fatos em seqüência temporal e casual.

- Oralizar as idéias contidas em seus desenhos

- Dramatização de cenas do cotidiano, histórias e músicas.

- Conhecimento e reprodução oral de jogos verbais, como trava-línguas, parlendas, adivinhas, quadrinhas, poemas, canções e histórias diversas.

 

b)      Práticas de leitura:

 

- Participação em situações que as crianças leiam, ainda que não o façam de maneira convencional.

- Observação e manuseio de materiais escritos de variados gêneros e em diferentes contextos.

- Valorização da leitura como fonte de prazer e entretenimento.

 

c)      Práticas de escrita:

 

- Representação de idéias por meio de desenhos e outras formas de representação: colagem, modelagem, dobradura, pintura, etc.

- Compreensão, através da prática de produção textual coletiva (tendo o professor como escriba) que tudo o que se fala poder ser escrito.

- Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita (função social da escrita).

- Estimular a escrita do próprio nome em situações em que isso é necessário.

- Produção de textos individuais e/ou coletivos, tendo o professor como escriba.

- Prática de escrita de próprio punho, utilizando o conhecimento de que dispõe, no momento, sobre o sistema de escrita.

- Respeito pela produção própria e alheia.

 

2-    Linguagem Matemática

 

a) Números e sistema de numeração:

- Utilização da contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade.

- Classificação e seriação: segundo critérios das crianças, segundo critérios dados pelo professor (atributos: cor, forma, tamanho, espessura, etc.).

- Identificação dos numerais em vários contextos.

- Comunicação de quantidade, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não convencionais.

- Identificação de números nos diferentes contextos em que se encontram (função social do número).

 

b) Grandezas e medidas:

 

- Exploração de diferentes procedimentos para comparar grandezas.

- Introdução às noções de medida de comprimento, peso, volume e tempo, pela utilização de unidades convencionais e não convencionais.

- Marcação do tempo por meio de calendários.

# dia e noite, semana, mês, antes, durante, depois, agora.

# duração e sucessão, noções de rápido e lento.

# marcação de pequenos intervalos de tempo (palmas, batidas de pé, etc.).

# construção progressiva do calendário (agenda de atividades diárias).

# divisão do tempo (manhã, tarde, noite, ontem, hoje, amanhã).

# instrumentos de medida de tempo (ampulheta, relógio).

 

d)     Espaço e Forma:

 

- Observação e exploração do espaço:

# apropriação de conceitos: maior, menor, frente, atrás, embaixo, cima, limites, vizinho, direita e esquerda.

- Formas Geométricas simples presentes em nosso cotidiano.

 

3-    Corpo e Movimento

 

 

a)      Expressividade:

 

- Utilização expressiva intencional do movimento nas situações cotidianas e em suas brincadeiras.

- Percepção das sensações, limites, potencialidades, sinais vitais e integridade do próprio corpo.

 

b)      Coordenação e Equilíbrio:

 

- Ampliação gradativa da destreza para deslocar-se e orientar-se em diferentes espaços.

- Participação em brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se, movimentar-se, etc., para ampliar gradualmente o conhecimento e controle sobre o corpo e o movimento.

- Manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos para aperfeiçoamento de suas habilidades manuais (coordenação motora grossa e fina).

 

4-    Linguagem Musical

 

 

a)      O fazer Musical:

 

- Reconhecimento e utilização expressiva em contextos musicais de diferentes características geradas pelo silêncio e pelos sons: altura (graves ou agudos, duração - curtos ou longos), intensidade (fracos ou fortes) e timbre (característica que distingue e "personaliza" cada som).

- Reconhecimento e utilização das variações de velocidade e densidade nas organizações e realizações de algumas produções musicais.

- Repertório de canções para desenvolver memória musical

- Desenvolvimento da respiração, da articulação e da higiene da voz.

- Percepção dos limites auditivos, de linguagem e de fonação.

- Escuta de obras musicais de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas, da produção musical brasileira e de outros povos e países.

- Informações sobre as obras ouvidas e sobre seus compositores para iniciar seus conhecimentos sobre a produção musical

- Cultivo da voz, do ouvido, do ritmo e da sensibilidade musical

 

5-    Artes Visuais

 

a)      O fazer artístico:

 

- Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc.

- Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar etc.

- Exploração e aprofundamento das possibilidades oferecidas pelos diversos materiais, instrumentos e suportes necessários para o fazer artístico.

- Exploração dos espaços bidimensionais e tridimensionais na produção de seus projetos artísticos.

- Organização e cuidado com os objetos produzidos individualmente e em grupo, na sala de aula.

- Valorização de suas próprias produções, das de outras crianças e da produção de arte em geral.

 

b)      Apreciação em Artes Visuais

 

- Conhecimento da diversidade de produções artísticas, como desenhos, pinturas, esculturas, construções, fotografias, colagens, ilustrações, vídeos etc.

- Apreciação das suas produções e das dos outros, por meio da observação e leitura de alguns dos elementos da linguagem plástica.

- Observação dos elementos constituintes da linguagem visual: ponto, linha, forma, cor, volume, contraste, luz, texturas.

- Leitura de obras de arte a partir de observação, narração, descrição e interpretação de imagens e objetos.

 

6-    Descoberta do Ambiente Natural e Sociocultural

 

Este eixo temático caracteriza a integração família e escola, pois, acredita-se que a família é o principal elo das relações ocorridas no ambiente, natural e sociocultural da criança, estimulando-a ao caminho das descobertas nos primeiros anos de vida.

a)      Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar:     

 

- Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outras. 

- Apropriação de conhecimentos culturais fundamentais para a cidadania.

- Identificação dos membros da família percebendo-se como parte deste e de outros grupos sociais.

- Valorização do patrimônio cultural do seu grupo social e interesse por conhecer diferentes formas de expressão cultural.

 

b)      Os lugares e suas paisagens:

 

- Observação da paisagem local (rios, construções, florestas, campos, dunas, açudes, mar, montanhas etc.).

- Utilização, com ajuda dos adultos, de fotos, relatos e outros registros para a observação de mudanças ocorridas nas paisagens ao longo do tempo.

-  Valorização de atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente.

 

 

 

 

c)      Objetos e processos de transformação:

 

- Participação em atividades que envolvam processos de confecção de objetos: brinquedos, instrumentos musicais, meios de transporte e comunicação, ferramentas e construções, alimentos.

- Reconhecimento de algumas características de objetos produzidos em diferentes épocas e por diferentes grupos sociais.

- Conhecimento de algumas propriedades dos objetos: refletir, ampliar ou inverter as imagens, produzir, transmitir ou ampliar sons, etc..

- Identificação de alimentos modificados e industrializados e suas influências para a saúde.

- Cuidados no uso dos objetos do cotidiano, relacionados à segurança e prevenção, e à sua conservação.

 

d)     Os seres vivos:

 

- Estabelecimento de algumas relações entre diferentes espécies de seres vivos, suas características e suas necessidades vitais.

- Conhecimento dos cuidados básicos de pequenos animais e vegetais por meio da sua criação e cultivo.

- Conhecimento de algumas espécies da fauna e da flora brasileira e mundial.

- Valorização da vida nas situações que impliquem cuidados prestados a animais e plantas.

- Percepção dos cuidados com o corpo, à prevenção de acidentes e à saúde de forma geral.

- Valorização de atitudes relacionadas à saúde e ao bem-estar individual e coletivo.

 

e)      Os fenômenos da natureza:

 

- Estabelecimento de relações entre os fenômenos da natureza de diferentes regiões (relevo, rios, chuvas, secas etc.) e as formas de vida dos grupos sociais que ali vivem.

- Participação em diferentes atividades envolvendo a observação e a pesquisa sobre a ação de luz, calor, som, força e movimento.

 

7-    Identidade e Autonomia:

 

- Atitudes de cooperação, organização e autonomia em situações de brincadeiras.

- Valorização do diálogo como forma de lidar com os conflitos.

- Respeito às características e opções pessoais relacionadas ao gênero, etnia, peso, estatura, religião.

- Resolução de pequenos problemas do cotidiano, solicitando ajuda quando necessário.

- Utilização de recursos materiais para conhecer e explorar os conceitos de posição e partes do corpo.

- Construção de hábitos de higiene e saúde.

 

8-    Educação Religiosa

 

- Reconhecimento de Deus como Criador, Mantenedor e Salvador

- Valorização da Bíblia como a Palavra de Deus

- Percepção, através das histórias ouvidas, que Jesus deseja de seus filhos a prática de valores cristãos, aprendendo com seus erros as conseqüências da desobediência a Deus.

- Valorização do ser humano como criatura de Deus e objeto de cuidado e salvação.

- Respeito e cuidado com a obra criadora de Deus.

 

9-    Metodologia

 

a) Métodos de trabalho:

- Através de conversas e visitas as famílias conhecer a turma e cada criança em seu ambiente familiar.

- Traçar estratégias a partir do conhecimento do perfil da turma e de cada criança individualmente.

- Trabalhar através de projetos que partam de indagações das crianças.

-Cantinho da leitura (estimular o gosto pela boa leitura e dando acesso a todos os tipos literatura)

-Cantinho dos jogos simbólicos (estimular a imaginação)

 

b) Recursos Didáticos:

 

%u2022 Historias
%u2022 Dinâmicas
%u2022 Poesias
%u2022 Revistas
%u2022 Conversas informais
%u2022 Jornais
%u2022 Quadro e giz
%u2022 Brincadeiras
%u2022 Materiais concretos
%u2022 Dramatização
%u2022 Cartazes
%u2022 Desenho livre
%u2022 TV Dvd
%u2022 Musicas
%u2022 Filmes
%u2022 Som
%u2022 Jogos
%u2022 Passeio
%u2022 Exposição de objetos
%u2022 Fantoches
%u2022 Produção de textos coletivos
%u2022 Colagem e recortes
%u2022 Dedoches

10- Critérios de Avaliação

 

- A observação da criança, das ações e idéias que expressa, no decorrer das atividades em sala de aula;
-O diálogo professor / aluno, responsabilidade com as tarefas e trabalhos;

-Exercícios orais e escritos;

- Desempenho durante as brincadeiras e atividades de coordenação motora;

- Capacidade de organizar as idéias que constroem uma história;

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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