Portal da Educao Adventista

*Ciências da Natureza*

22

set
2013

Computador x Sistema Nervoso

Parece?

Computador... uma máquina ou aparelho tão útil para a vida humana hoje em dia, porém muito mal utilizado pela maioria.

Em que podemos relacionar nosso sistema nervoso com essa maravilhosa invenção?

Não sei o que vocês pensam, mas eu relaciono várias coisas, exemplo, enquanto estou tomando um delicioso cappuccino, imagino, quantas funções estou fazendo ao mesmo tempo e nem percebi, movendo músculos, entre  várias coisas, tirando as sinapses que a todo milésimo estão funcionando! Mas, o que  são sinapses? Só pra dar uma leve explicada, sinapse é um micro espaçamento, no qual o neurônio transmite um impulso nervoso para outro neurônio.

No meu caso, com o cappuccino, utilizo pelo menos 3 neurônios, o primeiro leva a mensagem até a minha medula, o segundo leva a mensagem até o cérebro e o terceiro está no cérebro, onde a mensagem é interpretada. Isso foi na velocidade da luz, aproximadamente 299.792 .458 m/s2, ou seja, isso é muito, mas muito rápido.

 Além de acontecer conosco, o computador  também faz esse processo, mas sem a medula, quando vamos escrever uma mensagem para um amigo ou amiga, por exemplo, ''Olá John! Nosso churrasco está confirmado, né?'', e apertamos ''Enviar'', uma informação atravessa os fios, até chegar na unidade central de processamento (CPU), que seria nosso sistema nervoso central, e esta mandará a resposta de executar a ação, e isso também é muito rápido, na velocidade da luz.

Muitos acreditam que o computador é mais inteligente que os seres humanos, mas eu não acho, pois os seus inventores e/ou programadores, tiram suas ideias do nosso sistema! Sim, o computador, está melhorando a cada dia, porque são cópias de nós mesmos.

Agora, o que podemos fazer para melhorar nosso sistema também, como os computadores? O que devemos fazer é ...exercitar nosso cérebro, e aumentar sua capacidade através de novas sinapses.

Autora: Gabrielle de Souza (8o. EF / 2013)

comentários[0]

Você está aqui

Twitter

Assinar RSS

mais buscadas

2004-2011 Educação Adventista Todos os direitos reservados.