Portal da Educao Adventista

*Ciências da Natureza*

13

set
2011

Será correto?

Máquina usada por Djokovic promete aumento de performance em quadra

Equipamento, porém, não possui benefícios comprovados em publicações científicas. Fabricante diz que uso faz lutadores verem o 'soco chegando'

por: Sportv.com

 

Uma cápsula em forma de ovo tem causado polêmica no mundo esportivo. A máquina conhecida como CVAC, sigla em inglês para variação cíclica em condicionamento de altitude, promete, segundo seus criadores, melhorar o rendimento e a recuperação física de atletas. Entre os adeptos da nova tecnologia está o tenista sérvio Novak Djokovic (assista ao vídeo).

Link: http://sportv.globo.com/site/programas/sportv-news/noticia/2011/09/maquina-usada-por-djokovic-promete-aumento-de-performance-no-esporte.html

De acordo com Jim Chapman, chefe de desenvolvimento do CVAC, a máquina simula grandes altitudes e comprime músculos específicos em intervalos determinados. O processo, segundo o especialista, aumenta a circulação sanguínea, enriquecendo os glóbulos vermelhos de oxigênio e estimulando a transformação deles dentro das células.

- Na primeira ou segunda semana o atleta já está percebendo a melhora na visão, mais apurada, na reação, no equilíbrio, na resistência. Os lutadores de MMA dizem que podem ver o soco chegando. Em algumas semanas disseram que faziam sete rounds de cinco minutos sem cansar - afirma.

Chapman garante que o CVAC melhora o desempenho de esportistas de alto nível.

- Sentimos que há uma melhora muito grande. Um dos nossos pesquisadores disse que é como se abrisse uma faixa livre em uma rodovia, é como se aumentasse a quantidade de sangue, mas não tornando-o mais concentrado. Ajuda a melhorar o trabalho das mitocôndrias (organela celular responsável pela produção de energia).

Fabricantes do CVAC afirmam que o uso do equipamento por 20 minutos, três vezes por semana, é suficiente para aumentar a performance e diminuir o período de recuperação do atleta.

O tenista sérvio Novak Djokovic, que avançou para as semi-finais do US-Open, é um dos atletas que adotaram o CVAC nos treinamentos. Os benefícios da máquina, porém, ainda não foram comprovados por nenhuma publicação científica.

comentários[24]

7

set
2011

A importância do predatismo para o equilíbrio na natureza

Certos caracóis terrestres conhecidos como escargots conquistaram um grande número de apreciadores em todo o mundo, inclusive no Brasil. Os caracóis aqui cultivados, além dos legítimos escargots da espécie Helix aspersa, pertencem à outra espécie, Achatina fulica  - que, escapando dos criadouros, se tornaram uma verdadeira praga que devasta hortas e plantas ornamentais, causando muitos danos ao ambiente e prejuízos ao ser humano.

Esses moluscos originários do leste da África atuam também como hospedeiros intermediários de larvas de vermes causadores de doenças de interesse médico e veterinário, entre elas a angiostrongilíase, que afeta o sistema nervoso central e o trato digestório humanos.

O ser humano é o grande responsável pela dispersão dessa espécie africana pelo mundo. Entre os vários motivos e meios que levaram os caracóis para os quatro cantos do globo terrestre, estão os colecionadores de conchas, que capturavam exemplares vivos nas áreas naturais de ocorrência da espécie e, por descuido ou perda do interesse, os libertavam nos jardins de casas e imediações. Como se reproduzem fácil e rapidamente, logo se transformam em praga nas regiões onde são introduzidos.

Mas por que na África, seu lar original, a espécie Achatina fulica  não é uma peste?

Lá existem "inimigos" naturais que atuam no controle da população dos caracóis. Entre esses estão a larva de uma espécie de vaga-lume, que pode atacar e matar exemplares de Achatina fulica  , e uma outra espécie de caracol que se alimenta de moluscos terrestres.

No Havaí, várias espécies comedoras de moluscos já foram introduzidas na tentativa de realizar o controle biológico das populações desses caracóis. O uso de pesticidas é arriscado, pois são produtos tóxicos que podem contaminar animais e lençóis freáticos. O controle biológico, no entanto, tem de ser muito bem planejado e instalado, para que as espécies "controladoras" não se tornem, elas mesmas, novas pragas.

No Brasil, Rio de Janeiro, São Paulo e vários estados do Nordeste possuem municípios cuja população de Achatina fulica  já é grande em demasia. Um fato certamente alarmante se considerarmos as  proporções que essa praga pode atingir.

Fonte: André Favaretto Barbosa e Norma Campos Salgado (UFRJ) para revista Ciência Hoje, v.30 n.175, set.2001, p. 51-53,SBPC.

 

a) Explique o que é controle biológico, a partir do que você entendeu da leitura.

b) Apesar de o predatismo ser descrito como uma interação positiva para o predador e negativa para a presa, pode-se afirmar que os predadores têm efeito positivo sobre as populações de presas. Explique como uma população de presas pode ser beneficiada por seus predadores.

comentários[56]

5

set
2011

UNESP

 

 

 

 

 

A Unesp (Universidade Estadual Paulista) recebe a partir das 10h desta segunda-feira (5) as inscrições para o vestibular 2012.

 

São oferecidas 6.629 vagas em 156 opções de cursos.

 

Os interessados devem se cadastrar pela internet (www.vunesp.com.br), até as 16h do dia 7 de outubro.

 

Será cobrada uma taxa no valor de R$ 110.

 

 

Provas

As provas da primeira fase serão aplicadas em 6 de novembro. Os exames de habilidades, destinados aos cursos da capital (arte-teatro, artes visuais e música) e de Bauru (arquitetura e urbanismo, design e educação artística), acontecem entre os dias 5 e 16 de dezembro, apenas para os candidatos convocados para a segunda fase.

Os exames da segunda fase serão realizados nos dias 18 e 19 de dezembro, e a divulgação do resultado final está prevista para 27 de janeiro de 2012. As matrículas dos convocados em primeira chamada acontecerão nos dias 8 e 9 de fevereiro.

O candidato poderá optar pela utilização da nota da parte objetiva da prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2010 ou 2011 para composição da nota do exame de conhecimentos gerais.

Outras informações podem ser obtidas no manual do candidato (http://download.uol.com.br/vestibular2/manual/unesp_2012.pdf) ou pelos sites da Vunesp (www.vunesp.com.br) e da Unesp (www.unesp.br).

É recomendável confirmar datas e horários no site oficial.

comentários[0]

Você está aqui

Twitter

Assinar RSS

mais buscadas

2004-2011 Educação Adventista Todos os direitos reservados.