Portal da Educao Adventista

*Ciências da Natureza*

16

nov
2010

Pegada Ecológica

Esse termo foi utilizado pela primeira vez em 1992 e é uma alusão às marcas que o homem deixa na Terra conforme o uso que faz dos recursos. Se ou quem utilizar uma grande quantidade de recursos, tendo um estilo de vida mais consumista, deixará uma pegada maior e com maiores consequências para o Planeta.

Define-se, então, a pegada ecológica como sendo a área da Terra (em hectares) exigida para conter todos os produtos necessários para suprir uma pessoa ou uma população. Ela é usada como um indicador de sustentabilidade ambiental, pois, através dela, pode-se verificar o estilo de vida das pessoas, ou mesmo de empresas e órgãos, que compõem uma cidade ou uma nação. Populações mais urbanizadas e tecnologicamente avançadas têm maior pegada ecológica, pois utilizam grande quantidade de recursos para produzir seus bens de consumo. Isso significa que um planeta Terra, com os recursos de que dispõe, não será suficiente para manter a humanidade num estilo de vida como o das sociedades dos atuais países desenvolvidos.

Estima-se a pegada ecológica através de diversos parâmetros: uso da água e energia elétrica, tipo de alimentação, produção de lixo, uso de meios de transporte, padrão de consumo e de moradia. Através de uma fórmula matemática, esses parâmetros permitem calcular o tamanho da pegada ecológica.

Faça o teste de sua pegada no site http://www.pegadaecologica.org.br/ e depois deixe seu comentário com seu resultado e o que você pode fazer para mudar esta realidade.

texto retirado do site www.redefor.usp.br

 

comentários[21]

12

nov
2010

APROVADOS 2010 (CAP)

Thalita Galves Pereira - Biomedicina (UNIARARAS)

Thais Viegas Luz - Publicidade e Propaganda (UNASP)

Daiane Nalesso Rando - Publicidade e Propaganda (UNASP)

Vinícius Giro Angeli - Direito (UNASP)

Tatiane Almeida - Publicidade e Propaganda (UNASP)

Rafael Luigi Ponti - Odontologia (UNIMEP)

Ana Baciotti Franchi - Letras Tradução e Interpretação em Inglês (UNIMEP)

Karina Vince de Castilho - Pedagogia (UNIMEP)

Danilo Simões Siqueira - Ciências Contábeis (UNIMEP)

Gabriel Medici Ceregato - Sistemas de Informação (UNIMEP)

comentários[0]

Você está aqui

Twitter

Assinar RSS

mais buscadas

2004-2011 Educação Adventista Todos os direitos reservados.