Portal da Educao Adventista

*Ciências da Natureza*

13

set
2011

Será correto?

Máquina usada por Djokovic promete aumento de performance em quadra

Equipamento, porém, não possui benefícios comprovados em publicações científicas. Fabricante diz que uso faz lutadores verem o 'soco chegando'

por: Sportv.com

 

Uma cápsula em forma de ovo tem causado polêmica no mundo esportivo. A máquina conhecida como CVAC, sigla em inglês para variação cíclica em condicionamento de altitude, promete, segundo seus criadores, melhorar o rendimento e a recuperação física de atletas. Entre os adeptos da nova tecnologia está o tenista sérvio Novak Djokovic (assista ao vídeo).

Link: http://sportv.globo.com/site/programas/sportv-news/noticia/2011/09/maquina-usada-por-djokovic-promete-aumento-de-performance-no-esporte.html

De acordo com Jim Chapman, chefe de desenvolvimento do CVAC, a máquina simula grandes altitudes e comprime músculos específicos em intervalos determinados. O processo, segundo o especialista, aumenta a circulação sanguínea, enriquecendo os glóbulos vermelhos de oxigênio e estimulando a transformação deles dentro das células.

- Na primeira ou segunda semana o atleta já está percebendo a melhora na visão, mais apurada, na reação, no equilíbrio, na resistência. Os lutadores de MMA dizem que podem ver o soco chegando. Em algumas semanas disseram que faziam sete rounds de cinco minutos sem cansar - afirma.

Chapman garante que o CVAC melhora o desempenho de esportistas de alto nível.

- Sentimos que há uma melhora muito grande. Um dos nossos pesquisadores disse que é como se abrisse uma faixa livre em uma rodovia, é como se aumentasse a quantidade de sangue, mas não tornando-o mais concentrado. Ajuda a melhorar o trabalho das mitocôndrias (organela celular responsável pela produção de energia).

Fabricantes do CVAC afirmam que o uso do equipamento por 20 minutos, três vezes por semana, é suficiente para aumentar a performance e diminuir o período de recuperação do atleta.

O tenista sérvio Novak Djokovic, que avançou para as semi-finais do US-Open, é um dos atletas que adotaram o CVAC nos treinamentos. Os benefícios da máquina, porém, ainda não foram comprovados por nenhuma publicação científica.

Envie para um amigo

Deixe seu comentário

10

nov
2012

Gillyade Cm 2E.M

Ela melhora, e não vem com riscos (ou ainda não veio) nada mal né?, mas mesmo assim deve ser considerada um doping, pois o atleta não esta competindo pelo seu próprio esforço, esse CVAC poderia ser melhor usado na medicina, e não para jogadores, pois afinal, os jogos servem para testar o seu limite, você não precisa ter ajuda de outra coisa, senão seria trapaça

9

nov
2012

Alice Canova

Por mais que não seja ainda comprovado cientificamente, é perceptível, ao se aprofundar no assunto que quando a circulação sanguínea aumenta o oxigênio encontrado nos glóbulos vermelhos também aumentará. Com esse aumento de oxigênio o atleta terá maior disposição durante os jogos e um menor período recuperativo. Polêmicas já foram geradas em relação a esta maquina ser considerada uma trapaça, pois não são apenas as condições físicas dos jogadores que podem atrapalhar ele no jogo, mas as condições do lugar também. Um problema relacionado ao lugar é a altitude, muitos jogadores acostumados com baixas altitudes, ao enfrentarem um adversário em um local com a altitude elevada, correm riscos maiores de perder, pois sentirão uma necessidade maior de oxigênio, aumentando assim sua freqüência respiratória e cardíaca e acelerando a concentração de glóbulos vermelhos que irão transportar o oxigênio. Durante esse processo a pessoa poderá sentir dores de cabeça, náusea, vômitos, tontura, tendo então um desempenho menor durante o jogo.

9

nov
2012

Felipe Pandolfo

Se, realmente essa máquina traz efeitos tão benéficos e positivos para os atletas, eu acho que não teria problema algum o seu uso pelos atletas ( e outros), mesmo que, por alguns, seja considerado um tipo de doping, pois se todos os atletas usassem essa máquina antes de treinos e jogos aumentaria sua performance em "campo" o que facilitaria muito o seu desenvolvimento. Por isso eu considero o seu uso bom e correto, desde que seja usado por todos os competidores e não apenas por alguns (o que seria uma desvantagem para estes).

8

nov
2012

Thiago Cunha 2 EM

A cápsula seria um tipo de doping "medicinal", pois aumenta a circulação sanguínea enriquecendo as células de oxigênio produzindo mais energia. O problema em pauta seria o uso que garantisse preparo desigual entre os atletas, já que o que utilizará desse material terá melhor atuação na disputa (jogo) desmerecendo o treinamento NATURAL do oponente.

8

nov
2012

Henrique

Apesar do CVAC não ser comprovado por nenhuma publicação científica, pode-se ver uma evolução no desempenho do atleta Djokovic, pois com o enriquecimento de oxigênio os glóbulos vermelhos fazendo com que o atleta tenha uma melhor recuperação e rendimento na hora da pratica do seu esporte. Como ainda não foi comprovado, seria uma forma de doping, pois nem todos os atletas são beneficiados pelo equipamento. Mas se for comprovado que não é prejudicial a saúde e que todos possam utilizar, essa nova tecnologia será muito importante para os atletas.

8

nov
2012

Caio Mendes

Pessoas acostumadas a viver em altitudes elevadas tem numero maior de hemácias para aumentar a circulação de ar no corpo, ja q o mesmo esta presente em uma quantidade bem menor em altitudes altas que ao nivel do mar(por exemplo). Logo uma pessoa q vive ao nivel do mar, nao tem a necessidade de muitas hemacias pois tem bastante oxigenio no meio em que ele vive. Por simular grandes altitudes, a capsula faz com q a quantidade de ar presente nela seja menor, fazendo com q o individuo presente nela desenvolva mais hemacias. Quando ele sair, tera muito oxigenio e muitas hemacias que vao aumentar mto a circulação de oxigenio, melhorando o desempenho do esportista(no caso)

6

nov
2012

Beatriz Verza

Mesmo o CVAC não sendo comprovado cientificamente pode ser observado que os adeptos da mesma dispõem de uma quantidade maior de hemácias no sangue devido a elevação de altitude que a máquina dispõe, consequentemente aumenta o condicionamento físico e a resistência dos atletas. Porem a máquina não faz milagres, além desse fator o atleta deve maneirar na alimentação, comer alimentos ricos em vitaminas, proteínas, minerais e carboidratos. E praticar muito para adquirir a técnica necessária. Se comprovado algum beneficio de sua utilização deve ser utilizada sim, desde que, todos os competidores tenham acesso a mesma, afinal todos os esportistas devem dispor dos mesmos benefícios, principalmente os que moram em localidades de baixas altitudes. Enquanto isso ainda deve ser utilizada com cuidado, pois por não haverem estudos pode causar efeitos colaterais.

6

nov
2012

Eryck Yuri

Para o esporte pode nao ser correto, pois é um doping. Se altera algo em voce de uma forma tao grande que faz com que seus adversários nao tenham chances é porque tem algo errado ai. Mais ele poderia ser usado por pessoas comuns, pois pode melhorar o rendimento no trabalho, na escola e em tudo que é feito no dia a dia isso porque nao é perigoso pois ele só traz beneficios enriquecendo os globulos vermelhos, nao vejo nada de errado em tomar.

5

nov
2012

Leonardo Franchi

Este caso apesar de não ser comprovado cientificamente que dá resultados significantes, podemos ver no texto que o atleta tem uma melhor performa, no caso do Djokovic. Como é algo que estimula uma ação natural, acredito que não seja dopping, pois o atleta não está recebendo nenhuma solução extra corporea para seu sangue.

1

nov
2012

Nicole Santos

É comprovado cientificamente que quanto mais hemácias no corpo de um atleta melhor será a sua atuação seja em campo, no caso do futebol, ou no ring. Mesmo que a máquina não tenha sido testada em laboratório é possível enxergar resultados positivos em quem a usa. Acredito que isso seja um tipo de doping, pois o atleta que receber essa carga maior de hemoglobina terá uma melhor atuação do que o que não recebeu e por isso terá uma resistência maior durante sua performance fazendo com que o outro atleta, que não recebeu a carga, seja prejudicado.

22

set
2011

Marina 2ºEM

Eu não acho correto esse novo método,pois ele acaba retardando processos do corpo humano que seria realizado conforme o corpo necessita-se,mas com esse aparelho ele diminui o processo de energia do corpo,para ser usada no momento do esporte,onde será realizado em um processo mais acelerado no momento do jogo.No começo isso parecerá normal e não apareceram problemas,mas com o tempo isso poderá trazer prejuízos,pois os benefícios dessa maquina não foram comprovados ainda,e por isso pode ocorrer problemas para o corpo desses atletas,e acabará modificando o processo metabólico do ser humano.

22

set
2011

Mayara Okamoto

Bom,deveria haver um estudo mais profundo com relação ao uso dessa máquina porém se houver realmente uma eficácia comprovada cientificamente,que possa também chegar ao acesso de todos os competidores,que não morem em países que tenham grande altitude,afinal essa tecnica enriquece os glóbulos vermelhos de oxigênio,que está presente em maior quantidade em atletas ou pessoas "normais",que morem em lugares onde há maiores altitudes com relação ao mar .E se não houver,algum efeito colateral,aparentemente não há o por que de se proibir essa tecnica,contudo,que possa ser usada de maneira correta,pois acaba deixando a competição mais justa.

21

set
2011

Amanda Toniolo 2E.M

Esse processo da cápsula está relacionado com as hemácias. Essa cápsula eleva a altitude, e quanto maior for a altitude, maior vai ser o número de hemácias e o desempenho do atleta vai ser melhor. Pois quando você eleva a altitude, dentro do organismo vai aumentar a circulação sanguínea, enriquecer os glóbulos vermelhos (hemácias) de oxigênio, fazendo com que ocorra transformações nas células, é por esse motivo que a máquina faz com que o atleta tenha um desempenho maior (devido ao aumento do número de hemácias).

21

set
2011

Gabriele Peres 2ºEM

Na minha opinião pode ser correto,pois comprime músculos específicos em intervalos determinados e isso aumenta a circulação sanguínea,dando esses benefícios que foi citado no texto,porém não estou muito certa quando diz que a melhora na visão, mais apurada, na reação, no equilíbrio, na resistência, eu acho que se isso não é comprovado por nenhuma publicação científica então não está correto.

21

set
2011

Beatriz Puga

Acho que é correto sim, mesmo não sendo comprovado em publicações científicas, os atletas que já usaram o CVAC dizem que seu rendimento durante o esporte melhorou. Como diz na notícia, os lutadores de MMA estão com a sua visão melhorada. Então não considero algo errado se está fazendo com que os atletas se sintam melhor. Com essa máquina os atletas se acostumam com variadas altitudes, o que aumenta seu desempenho.

21

set
2011

mell santiago

Creio que sim, pois é um método que ajuda no trabalho das mitocôndrias, o que nos da mais energia. Também aumenta os nossos reflexos, o que diminui as chances de nos machucar.

21

set
2011

Victor Danelon 2ºEM

Se o aparelho funcionar mesmo estará correto pois o aparelho aumenta a quantidade de hemoglobina o que faz com que a quantidade de oxigênio no sangue seja maior do que o normal e com isso o atleta concerteza terá um melhor rendimento, um melhor desenvolvimento.

21

set
2011

Ana Alice 2ºEM

O processo, segundo o especialista, aumenta a circulação sanguínea, enriquecendo os glóbulos vermelhos de oxigênio e estimulando a transformação deles dentro das células." Quanto maior a quantidade de hemoglobina no sangue mais é a quantidade de oxigenio na circulação, por isso diz que melhora o rendimento dos atletas.

21

set
2011

Lucas Toniolo

Eu creio que seja correto o uso da maquina, a partir do momento que se prove a eficiência da maquina, seu benefícios e que não tenha efeitos colaterais muito graves, e também que todos os atletas tenham acesso, para que a competição seja justa.

21

set
2011

Talita Santos

Concordo com o uso da maquina. Apesar de não ser provado que realmente funciona por alguma publicação cientifica o desenvolvedor do CVAC diz que aumenta a circulação trazendo vantagens para quem a usufrui. Há quem diga que realmente funciona e como um dos fatores de prova o jogador tenista, Djokovic, suportou 3hrs27 minutos de jogo pronto para a semifinal.

21

set
2011

Stéfano Polisel Bonazzi

Em minha opinião, como ainda não pode ser provado se vai trazer consequencias positivas ou negativas, prefiro dizer que caso não traga prejuízos para quem use essa tecnologia, apoio o uso, pois acaba se equivalendo a morar e se exercitar em um local de grande altitude, mas caso traga problemas não necessáriamente em curto prazo, mas sim a longo prazo aí me torno contra.

21

set
2011

Isabela Fernandes 2º EM

Em minha opinião eu concordo em usar esta maquina, pois aumenta a circulação sanguínea, seria incorreto usa-lá se aumentasse a concentração do sangue, mais não aumenta, apenas ajuda a aumentar a circulação sanguínea fazendo com que haja transformação dos glóbulos vermelhos dentro do sangue.

20

set
2011

Diogo Henrique Zambetta

A máquina conhecida como CVAC diz aumentar o volume de sangue na circulação e ajudar a melhorar o trabalho das mitocôndrias. E como resultado desse processo promete melhorar o desempenho de atletas. Contudo, o principal elemento combustível para o ser humano é a glicose, que libera sua total energia na presença de uma quantidade correta de gás oxigênio. Portanto, quem fornece energia é a glicose e não o oxigênio e, aumentar a circulação desse gás no corpo humano é desnecessário se o jogar sérvio Novak Djokovic for realizar um jogo na mesma altitude em que seu corpo está habituado. Entretanto, se o jogador consumir mais carboidrato (glicose) com o auxílio da máquina CVAC seu corpo certamente produzirá mais energia, melhorando seu desempenho em campo.

16

set
2011

Juliano 2º E.M.

Em minha opinião a máquina pode trazer benefícios para os jogadores não somente de tênis mas também de outros esportes. Más acho que isso não é correto, pois o corpo se adapta as condições do ambiente em que estamos; e essa máquina faz esse adaptamento em forma de aumento de glóbulos vermelhos sem a real necessidade.

Você está aqui

Twitter

Assinar RSS

mais buscadas

2004-2011 Educação Adventista Todos os direitos reservados.