Portal da Educao Adventista

*Ciências da Natureza*

7

set
2011

A importância do predatismo para o equilíbrio na natureza

Certos caracóis terrestres conhecidos como escargots conquistaram um grande número de apreciadores em todo o mundo, inclusive no Brasil. Os caracóis aqui cultivados, além dos legítimos escargots da espécie Helix aspersa, pertencem à outra espécie, Achatina fulica  - que, escapando dos criadouros, se tornaram uma verdadeira praga que devasta hortas e plantas ornamentais, causando muitos danos ao ambiente e prejuízos ao ser humano.

Esses moluscos originários do leste da África atuam também como hospedeiros intermediários de larvas de vermes causadores de doenças de interesse médico e veterinário, entre elas a angiostrongilíase, que afeta o sistema nervoso central e o trato digestório humanos.

O ser humano é o grande responsável pela dispersão dessa espécie africana pelo mundo. Entre os vários motivos e meios que levaram os caracóis para os quatro cantos do globo terrestre, estão os colecionadores de conchas, que capturavam exemplares vivos nas áreas naturais de ocorrência da espécie e, por descuido ou perda do interesse, os libertavam nos jardins de casas e imediações. Como se reproduzem fácil e rapidamente, logo se transformam em praga nas regiões onde são introduzidos.

Mas por que na África, seu lar original, a espécie Achatina fulica  não é uma peste?

Lá existem "inimigos" naturais que atuam no controle da população dos caracóis. Entre esses estão a larva de uma espécie de vaga-lume, que pode atacar e matar exemplares de Achatina fulica  , e uma outra espécie de caracol que se alimenta de moluscos terrestres.

No Havaí, várias espécies comedoras de moluscos já foram introduzidas na tentativa de realizar o controle biológico das populações desses caracóis. O uso de pesticidas é arriscado, pois são produtos tóxicos que podem contaminar animais e lençóis freáticos. O controle biológico, no entanto, tem de ser muito bem planejado e instalado, para que as espécies "controladoras" não se tornem, elas mesmas, novas pragas.

No Brasil, Rio de Janeiro, São Paulo e vários estados do Nordeste possuem municípios cuja população de Achatina fulica  já é grande em demasia. Um fato certamente alarmante se considerarmos as  proporções que essa praga pode atingir.

Fonte: André Favaretto Barbosa e Norma Campos Salgado (UFRJ) para revista Ciência Hoje, v.30 n.175, set.2001, p. 51-53,SBPC.

 

a) Explique o que é controle biológico, a partir do que você entendeu da leitura.

b) Apesar de o predatismo ser descrito como uma interação positiva para o predador e negativa para a presa, pode-se afirmar que os predadores têm efeito positivo sobre as populações de presas. Explique como uma população de presas pode ser beneficiada por seus predadores.

Envie para um amigo

Deixe seu comentário

23

jul
2013

ketlen

muito bem mi ajudou muito

25

fev
2013

diogo pereira

para acabar com as pragas e o quilibrio ecologico temque se rstaura

4

out
2012

maria

maria clara

10

out
2011

fabiana

O controle biológico é uma técnica que utiliza meios naturais, criada para diminuir a população de organismos considerados pragas. É o controle de algumas pragas com os seus predadores naturais.temdo comida para as proximas prendas

20

set
2011

João 3ºE.M.

Controle biológico é o equilíbrio que existe na natureza, entre predador e presa, equilíbrio das espécies. Um controle que as pessoas tentam fazer para conter coisas que não lhe agradam.

19

set
2011

Nathália Roseghini 3ºEm

A)O controle biológico é quando coloca-se um organismo (predador, parasita) que ataca outro que esteja causando danos para as hortas, pomares, plantações em geral." Trata-se de uma estratégia muito utilizada em sistemas agroecológicos, assim como na agricultura convencional que se vale do Manejo Integrado de Pragas (MIP)" (entre " " é resposta encontrada em pesquisa). B)Se não houvesse predadores aumentaria o número de presas e elas brigariam entre si competindo por alimento, com os predadores a quantidade de presas é controlada

19

set
2011

Victor Hugo #3°

A) Controle biológico é quando se introduz um predador ou um parasita para conter alguma praga. B) Com os predadores atacando as presas, a população de presas diminue e com isso as mesmas não precisam "lutar" por alimento entre elas.

18

set
2011

Gabriel Galzerani

Controle biológico é quando se tem tudo numa normalidade, predatismo só com um controle no qual nem um nem o otro virará uma praga devastadora.Sim como eu disse tendo um controle biológico as presas podem ser beneficiadas por seus predadores pois a sua espécie terá menos disputas por alimento, pois seus predadores eliminam a "concorrência".

18

set
2011

Sara Libardi

O controle biológico é um meio natural de se controlar espécies que podem ser consideradas pragas. Ela pode ser beneficiada, pois se não tiver predadores serão muitas competindo por alimento, se tiver os predadores terá um controle disso, tendo assim mais comida para as próprias presas !

17

set
2011

Clara Polisel Bonazzi

O controle biológico é uma técnica que utiliza meios naturais, criada para diminuir a população de organismos considerados pragas. É o controle de algumas pragas com os seus predadores naturais. Ex: em uma lavoura tem pragas então os donos colocam meios naturais para acabar com a praga.

17

set
2011

Clara Polisel Bonazzi

O controle biológico é uma técnica que utiliza meios naturais, criada para diminuir a população de organismos considerados pragas. É o controle de algumas pragas com os seus predadores naturais. Ex: em uma lavoura tem pragas então os donos colocam meios naturais para acabar com a praga.

17

set
2011

Francine Araújo 3Em

Segundo o texto,controle biológico consiste no combate às pragas através de seus inimigos naturais, predadores ou parasitas. Os predadores ajudam a controlar o número populacional das presas. Por exemplo, se uma população de zebras não tivesse nenhum inimigo natural, as zebras iriam se multiplicar até o momento em que não haveria mais alimento suficiente para todos, causando assim uma disputa constante por alimentos. Com a presença de um predador, o número de zebras fica equilibrado, garantindo mais chances de sobrevivência.

16

set
2011

Alexandre medici

para controlar as pragas eles usam predadores naturais se usassem veneno acabaria com a plantação

16

set
2011

victor

o controle biologico é:que eu tenho um gramado e o granado é e uma praga para mim e eu pego uma vaca para cacabar com aquela paraga e toda aquele praga morre pois a vaca nao da susego para aquela praga e pora isso ele morre e vira um monte de terra

16

set
2011

guilherme moura

O controle biológico, no entanto, tem de ser muito bem planejado e instalado, para que as espécies "controladoras" não se tornem, elas mesmas, novas pragas.

16

set
2011

*Felipe Guarnieri Pereira*

Controle biológico é quando eles usam predadores que acabam com a praga .um beneficio eu acho que não tem porque quando o predador elimina a presa é quando a presa morre.

16

set
2011

Gabriel Mateuzzo

o controle biológico, é quandovocê tráz uma espécie predadora, da que tráz problemas, para controlar está espécie, e causar menos danos ou até nenhum.

16

set
2011

Adilson Felipe Peres

Controle biológico é você controlar uma praga com seu inimigo na cadeia alimentar,assim você pode controlar o ataque da praga em uma região

16

set
2011

Adilson Felipe Peres

Controle biológico é você controlar uma praga com seu inimigo na cadeia alimentar,assim você pode controlar o ataque da praga em uma região sem usar produtos tóxicos.

16

set
2011

Daniel Carvalho

controle biológico é você criar uma espécie para combater a outra sem usar coisas químicas

16

set
2011

Rubens

O controle biológico é u meio de usar um predador natural da sua "praga" sem usar esses "remédios" que são toxinas que contaminam lençóis fráticos e a terra

16

set
2011

leonardo

controle biologico é quando você usa um predador natural,para acabar com um tipo de praga sem usar pesticidas que podem matar suas plantação porque o veneno é muito forte,e tambem podem prejudicar a saúde do ser humano que comer a fruta ou algum vegetal que foi jogado o veneno.

16

set
2011

Rafael Oliveira dos Santos

O controle Biológico é o controle das espécies "controladoras" para que não se tornem, elas mesmas, novas pragas.

16

set
2011

Lara razera

Bom pelo que eu entendi, ao invêns dos agricultores usarem venenos, para acabar com as pragas e outros parasitas. Eles estão usando animais para acabar com o que deseja, ele usa animais. Por exemplo: Eu quero acabar com o capim, eu pego e ponho uma vaca lá, mais quando eu quero acabar com "gafanhotos" eu vou por um animal que come gafanhotos.

16

set
2011

Rafaela T. Zanuzzi

Para mim, controle biológico é quando as espécies não se tornem, elas mesmo, alias pragas. Mas o que eu entendi mesmo é que ao invés de os agricultores usarem produtos agrotóxicos, eles estão usando animais e etc, para ter o controle das pragas que existem ali!

16

set
2011

Sara Lais Monteiro

É quando eu quero exterminar uma praga e não quero usar veneno eu uso algo da natureza para exterminar assim não prejudico o meio ambiente !!!!!

16

set
2011

fabiana queiroz alberoni

uma tecnicas para eliminaras pragas ,que ñ prejudique o meio anbiente

16

set
2011

Asaph

bom,o agricultor pode uma cerca para não entrar os caracóis.isto não presisaria de vananos toxicos!

16

set
2011

alefe

Ao invez de uzar substansias quimicas uzar recursos naturais para combatela

16

set
2011

Allan de Souza Gnutzmans

Para obter o controle biológico é preciso obter o predadismo, que acaba com a praga com um elemonto natural.)Os decomitores são um dos maires seres que ajudam no controle biológoco pois exterminam a matréria(se estiver morta) que for . Sua capasidade de decompor tão grande que,a maior colônia do mundo de fungos(decompositore)tem 6 km.

16

set
2011

Brenda kelly

O controle biológico é quando eu utilizo coisas naturais em vez de inseticidas... para não prejudicar a natureza

16

set
2011

Yasmin Dolores Paulino

O controle biologico é guando os agricultores colocam um bicho que come a braga e não jogam veneno para matar as pragas.

16

set
2011

Priscila 7° ano

Controle biologico é quando você coloca o predador natural para comer a praga por exemplo: quando o caracol esta destruindo as hortas e vc coloca a larva do vagalume ou o outro caracol que come a praga. Outro exemplo: quando a grama é uma praga para mim eu coloco a vaca para extermina-la.

16

set
2011

Nicolle Faria

controle biológico quando na sua grama ta cheio de pragas então querem cortar sua grama mais você coloca uma vaca para comer a grama é um controle de "praga"! e não prejudica o meio ambiente.

16

set
2011

marcella N. L.

o controle biologico é uma maneira de exterminar as pragas, sem prejudicar a natureza e o meio ambiente, sem o uso de venenos ,trocam o veneno por um algo que extermine as pragas.

16

set
2011

Carolina

Controle biológico é um controle de "pragas" que não prejudica o meio ambiente, ao invés de serem usadas substancias químicas que fazem mal ao meio ambiente são usados predadores naturais.

16

set
2011

suellen

é o controle de umas determinada especie de praga mais em vez de usar subtancias quimicas é usado umpredador das pragas que não prejudica o meoi ambiente

16

set
2011

Deivid Augusto

a) Controle Biológico é a introdução de predadores de certa espécie, num ambiente, para controle de outra espécie. b) Pode-se dizer que os predadores influenciam as presas a se adaptarem, como utilizando camuflagens, entre outros.

16

set
2011

Erica Farabotti

A)Controle biológio é quando uma determinada espécie "acaba" com a outra, num ciclo natural. B)O predador é uma ameaça, ou melhor, uma coisa negativa, para o indivíduo, mas para a população de presas ele pode ser uma coisa boa, porque ele elimina os indivíduos mais suscetíveis à predação, e proporciona uma pressão seletiva que pode tornar a população mais resistente aos predadores.

16

set
2011

Nathália Dorigon

a) O controle biológico consiste em uma espécie que ataca uma outra considerada como praga em determinado lugar, sem causar prejuízos à natureza (contaminação de lençóis freáticos por produtos químicos, entre outros). b) Se a população de presas está acima do nível em que todas podem sobreviver juntas (seja por motivo de alimento, reprodutivo, entre outros), os predadores fazem bem à essa espécie ao garantir o equilíbrio de indivíduos, ou seja, menos disputa.

16

set
2011

Izadora R.

é o controle que os própios animais realiizam, ou seja, é um recurso natural, e com esse recurso natural, as pessoas não precisam usar substâncias tóxicas .

16

set
2011

Izadora R.

é o controle que os própios animais realizam, ou seja, é um recurso natural, e com esse recurso natural, as pessoas não precisam usar substâncias tóxicas .

15

set
2011

Cássio Paixão

Controle biológico é o equilibrio que existe na natureza, entre predador e presa, equilibrio das espécies, da vida natural, ou um controle que as pessoas tentam fazer para conter coisas que não lhe agradam.

15

set
2011

Angelo

O controle biológico é controle de pragas com predadores naturais da espécie e não com pesticidas, o que seria arriscado porque o veneno cairia nas plantações ou hortas onde se cultiva o alimento para o ser humano, sendo prejudicial à saúde dele.

15

set
2011

guilherme chiquito

É quando agricultores por exemplo querem exterminar o capim de sua plantação, em vez de jogar veneno, coloca uma vaca ali para acabar com o capim...é um controle de "pragas" que não prejudica o meio ambiente.

15

set
2011

larissa marcondes

Que os agricutores colocarem veneno,nas plantaçãoe eles colocarao uma vaca para acabar com a plantação e as pragas.

15

set
2011

Fernanda Mortatti

Pelo que eu entendi ,pra mim o controle biológico é quando usa recurso naturais ao invés de uar substancias químicas como venenos,etc... Usando animais para manter o controle das pragas.

15

set
2011

matheus novello

uma tecnica que utiliza meios ambientais criada para eliminar o organismo considerado pragra

15

set
2011

Gabriela Toniolo

O controle biológico é uma técnica que utiliza meios naturais, criada para diminuir a população de organismos considerados pragas.

15

set
2011

Marcella L.

O controle biológico, é quando os agricultores vão matar pragas nas gramas,e trocam o agrotóxico (venenos) por animais, como a vaca,o boi, o cavalo que comem os matos acabando com as pragas, sem prejudicar a natureza e o meio-ambiente

15

set
2011

Gabriel Perez

O agricultor usa a vaca para acabar com as pagas, em vez de usar venos ou substancias químicas.

15

set
2011

Brenda kelly dos santos

eu entendo que controle biologico é qundo nos colocamos uma coisa no lugar em vez de destruir ex:tenho um mato enorme,em vez de roça por que não colocar vacas no lugar .

15

set
2011

Izadora R.

é o controle que os própios animais ultilizam ou seja, é um recurs natural, e com esse recurso natural, as pessoas não precisam usar substâncias tóxicas .

14

set
2011

Fabricio Correr

A) O Controle Biológico é o processo pelo qual o ser humano busca equilibrar o número de seres vivos de determinado ambiente, por meio da relação PREDADORxPRESA. A idéia é que nenhuma espécie prevaleça sobre a outra no sentido de crescimento acelerado. B) A presa pode ser beneficiada pelo predador, quando a superpopulação de indivíduos implica num desequilíbrio da cadeia alimentar, que pode comprometer sua espécie, isto é, quando o número dessa presa for tão elevado que ela consuma todos os recursos do meio ambiente e passe a ser extinta. Outra contribuição dos predadores, é que eles se alimentam geralmente dos indivíduos mais fracos (fracos no sentido de não terem uma característica predominante de sobrevivência), garantindo que os sobreviventes passarão aos seus descendentes, características favoráveis à sobrevivência da espécie (geração com indivíduos fortes).

11

set
2011

Caique de Souza

Respostas: A) Controle Biológico é o uso de predadores naturais, no extermínio ou controle, de pragas que afetam uma determinada área, substituindo os agrotóxicos e serviço braçal humano. Porem se o mesmo não for bem estudado, o Controle Biológico, que seria para resolver um problema, acaba se tornando outro, substituindo a praga original. B) O predador ataca e elimina as presas mais vulneráveis e fracas, fazendo com que apenas os indivíduos mais fortes e resistentes sobrevivam; dessa forma, a espécie inferior, acaba desenvolvendo resistência sobre o predador e logo se torna imune ao mesmo.

10

set
2011

Pollyanna

Respostas: 1) Muitas das vezes ocorre casos de insetos que se reproduzem demais e acabam se tornando uma espécie de praga para determinado território ou determinado lugar, dependendo da onde o inseto atacar, dentre outros fatores. Essa reprodução sem limites acaba gerando uma séria de problemas, é nessa hora que entra a questão do Controle Biológico. O controle biológico é aquele que vai achar uma forma de matar a espécie que está se tornando praga em determinado local, no entanto não vai matar chegando ao ponto de exterminar determinado inseto, vai apenas diminuir a sua população para que ela não fique como praga. Como o próprio texto diz: “O controle biológico, no entanto, tem de ser muito bem planejado e instalado...” para que em vez de diminuir a espécie ameaçadora, não a faça aumentar ou na hora de aplicar algo pensado para matar, não traga danos a outras coisas. 2) A população de presas pode sair beneficiada com relação aos seus predadores, devido à contribuição que os predadores dão para manter o equilíbrio ecológico ou populacional das presas impedindo que elas sejam extintas.

Você está aqui

Twitter

Assinar RSS

mais buscadas

2004-2011 Educação Adventista Todos os direitos reservados.