Portal da Educao Adventista

*Ciências da Natureza*

24

mai
2011

Água e vida... em Marte?

Roberta Jansen escreve para "O Globo":

A mais ambiciosa missão jamais realizada em solo marciano já contabiliza a geração de mais de 200 mil imagens, um total de 30 gigabaites de informação e uma certeza agora incontestável: houve água em abundância no passado de Marte e pode ter havido formas microbiológicas de vida.

O balanço dos quatro anos da missão dos robôs Spirit e Opportunity no planeta vermelho é bastante positivo.

A missão, lançada em janeiro de 2004, tinha como objetivo principal buscar evidências geológicas e climáticas da presença de água no planeta. Até então, havia uma discussão incessante sobre o tema, com diversos estudos contraditórios publicados.

Buscar comprovação da presença de água era apontado como o ponto de partida para estudar a existência de formas de vida.

Presença de água no subsolo ainda é mistério, a missão foi muito bem sucedida ao atestar, por meio da composição química das rochas encontradas e analisadas pelos robôs, que houve muita água em estado líquido no passado do planeta.

%u2014 Marte teve vários tipos de água: sistemas hidrotermais, gêisers, oceanos.

%u2014 Tivemos água aparecendo com uma diversidade muito interessante, como acontece na Terra.

Uma outra certeza obtida com os dados enviados pelos robôs é que, hoje, não há água em estado líquido na superfície do planeta. Há fortes indícios de que existe gelo nos pólos e a missão Phoenix está a caminho com o objetivo de testar essa hipótese.

Missões anteriores já atestavam a presença, em Marte, de outros nutrientes que sustentam a vida, como nitrogênio, fósforo, carbono e energia, tanto a do Sol quanto a proveniente de processos térmicos. O que faltava na equação era a água.

Mas que ninguém espere por homenzinhos esverdeados. O consenso hoje na comunidade científica é que, se houve vida no planeta vermelho, ela ocorreu na forma microbiológica, como vírus e bactérias. Uma informação chave nessa equação da qual os especialistas ainda não dispõem é saber por quanto tempo houve água em Marte. Esse dado é crucial para que se possa inferir que tipo de vida teria tido tempo de existir.

A primeira missão a pousar em Marte foi a Viking, em 1976. Na época, foram obtidas análises de rochas e gases. Mas como não havia a possibilidade de deslocamento pelo solo, a nave ficou restrita ao seu local de pouso. Mais de dez anos depois, em 1997, a Pathfinder avançou em relação à primeira missão, percorrendo 104 metros.

Quase nada se comparado aos 12 quilômetros já percorridos pelo Opportunity e os 7,5 avançados pelo Spirit.

Além disso, os robôs estão em áreas opostas do planeta, separados por 4 mil quilômetros de distância, o que dá uma diversidade maior aos dados enviados. Ao todo, os robozinhos já trabalharam o equivalente a 1.400 dias marcianos (o dia em Marte é um pouco mais longo que o da Terra, com 24 horas e 40 minutos) e devem trabalhar ainda por um tempo indefinido.

Inicialmente programada para durar apenas três meses, a missão se estenderá enquanto houver verbas e os robôs se mantiverem em funcionamento.
(O Globo, 24/1)

1- Por que a existência de água líquida é fundamental para os seres vivos?

2- A energia do sol é também fundamental para a existência da vida na Terra. Explique o porquê, nomeando o processo que utiliza essa energia e que tipos de organismos são capazes de realizá-lo.

Envie para um amigo

Deixe seu comentário

31

mai
2011

Thainá 6ºano

1-Sem a água nenhum ser humano e animais conseguiriam viver.A água é muito importante para o nosso corpo.2-fotossíntese,as plantas , elas ultilizam esse processo pois é dele que se inicia a cadeia alimentar .

31

mai
2011

Giovana Theodoro

1)-Para podermos bebela! 2)-não entendi essa pergunta mas vou colocar alguma coisa, porque com a energia do sol se faz várias coisas na nossa vida, por exemplo as plantas crescem por causa da energia solar, para ascender a lâmpada precisamos da energia solar ou então de vez em quando para esquentar a água do chuveiro onde tomamos banho,etc.

31

mai
2011

Talita Santos

- Por que a existência de água líquida é fundamental para os seres vivos? R: A água é, sem dúvida, o mais comum e mais importante de todos os compostos. Graças às propriedades da água, a vida foi capaz de surgir e se desenvolver em nosso planeta. 2- A energia do sol é também fundamental para a existência da vida na Terra. Explique o por quê, nomeando o processo que utiliza essa energia e que tipos de organismos são capazes de realizá-lo. R: porque muita coisa na terra depende do calor e energia do sol.

30

mai
2011

Bruno Santin Semmeler

1 A agua é indipensavel para o humano e os seres vivos 2 fotocinteses deichao ar puro porcausa das plantas e ai comesa a cadeia alimentar

30

mai
2011

Amadeo Oliveira dos Santos

pois eu queria dizer bem que sem a agua nos nao seriamos nada nos poderiamos ficar careca e morrer por sede e ate os animais prescisam de agua porque sem agua o mundo nao i ser nada

30

mai
2011

Enzo Polisel Bonazzi

1 - Pois sem a água ninguém consegue sobreviver nem os animais e muito menos o seres humanos, isso mostra que a água e importante para o dia a dia e têm muitas utilidades uma delas é: Que não poderíamos tomar banho. Ficaríamos sujos e pegaríamos fequisão e muitas outras coisas... Ela é essencial para o nosso organismo sem ela nós ficamos desidratados só para ter uma idéia metade de nosso corpo e composto por água. Isso quer dizer como a maior parte de nosso corpo e composto de água, por isso precisamos muito dela. 2 - Sim, Porque sem o Sol não haveria energia, claridade na Terra, dias e noites e etc. E uma parte bem pequena dessa energia é produzido do Sol e vai para as plantas e assim forma a fotossíntese, a fotossíntese é essencial para o oxigênio (O2) e para o ser humano, que sem o oxigênio (O2) não iríamos conseguir respirar, por isso a luz solar e importante para o dia-a-dia.

30

mai
2011

Júlia 6 ano

BOM EU ACHO QUE TEM SIM VIDA EM MARTE POIS TUDO INDICA QUE TEM EU ESPERO QUE NÃO TENHA POIS EU GOSTO DE MOARAR E TENHO ORGULHO, NO ÚNICO PLANETA DO SISTEMA SOLAR QUE TEM VIDA E TAMBEM LA NÃO TEM ÁGUA UM SER NÃO PODE VIVER SEM ELA

30

mai
2011

Marina Galli 6°ano

1)A água desempenha diversas funções essenciais: elimina substâncias indispensáveis à vida, mantém as células com o tamanho e forma adequada, faz parte de todos os líquidos orgânicos; regula a temperatura do corpo e intervém em todas as transformações que ocorrem no interior do organismo. É por isto que se diz que a água é indispensável 2) fotossíntese, as plantas, são elas que utilizam esse processo, é dele que se inicia a cadeia alimentar

30

mai
2011

Daniel C 6º ano

1)A água nao poderia faltar se nao os humanos nao sobreviveriam 2)nos prcisamos de se nao ia haver fotossíntese e ela deixa o ar puro pelas palntas dai ai começa a cadeia alimentar

30

mai
2011

gabrielle de souza

1-eu acho que nós seres humanos iriamos morrer porque a agua é indispensavel para o seres humanos 2-sem o sol não averia a nossa energia e a claridade da terra ,alem da das plantas que fazem a fotossintese,e é por cousa desse processo que começa a cadeia alimentar

29

mai
2011

André delvaje 6 ano

1) -Porque é que a água é tão importante para os seres vivos? A água é importante para a vida de todos os organismos, pois desempenha diversas funções essenciais: transporta substâncias indispensáveis à vida, mantém as células com o tamanho e forma adequados, faz parte de todos os líquidos orgânicos (sangue, urina, suor, etc); regula a temperatura do corpo e intervém em todas as transformações que ocorrem no interior do organismo. É por isto que se diz que a água é indispensável. 2)- O sol é importante para nós sim ele é pois sem ele o calor não existiria e a escuridão predominaria a terra e não poderia existir esse poder que nos segura chamada grávidade.

28

mai
2011

Débora 6º ano

1- a água é indispensavel para o corpo dos seres vivos ,desempenha varias funções elimina os impurezas o sangue ,regula a temperatura do corpo , e todos os dias a uzamos para varias coisas. 2-fotossíntese,as plantas , elas ultilizam esse processo pois é dele que se inicia a cadei alimentar .

27

mai
2011

JENNIFER S. JUZ

1)SEM A ÁGUA NÓS NÃO VIVEMOS POIS NOSSO CORPO NESSESITA DE ÁGUA E OS SERES VIVOS TAMBÉM. 2)POIS SEM A LUZ SOLAR NÓS VIVERIAMOS NO FRIO E SE NÃO TIVESSIMOS A LUA VIVERIAMOS SÓ DO CALOR.

26

mai
2011

Gabriel G. B. B. - 6º Ano

1-) A agua é indispensavel, pois 60% do nosso corpo é formado por agua, perdendo 20% desta quantia, pode levar a morte, então perecisamos de bastate agua para sobreviver. 2-)A energia do Sol é fundamental para a vida, pois sem ela não ia haver a fotossintese, que é utilizado pelas plantas para sua sobrevivencia, e com isso não haveria a cadeia alimentar, impossibilitando a vida do planeta Terra.

24

mai
2011

Luiz Felipe Broggio 6ºano

1-Porque sem a água não há vida para o seres vivos. 2-Porque sem a luz não haveria dia,noite,vida e plantas.

Você está aqui

Twitter

Assinar RSS

mais buscadas

2004-2011 Educação Adventista Todos os direitos reservados.