Portal da Educao Adventista

*Ciências da Natureza*

27

mar
2011

Diferentes tipos de extinção

Já que estamos falando em história da vida, você faz idéia de quantas espécies já existiram em nosso planeta desde o surgimento da vida até agora?

Faça as contas: estima-se que hoje existam entre 2 e 4% de todas as espécies que já existiram na Terra. Isso já nos dá uma indicação: tanto as extinções naturais como aquelas causadas por catástrofes são fenômenos corriqueiros na história do nosso planeta. Estima-se que, em média, 2,5 espécies por ano se tenham extinguido nos últimos 600 milhões de anos. De novo, faça as contas! Isso dá um total de 1,5 bilhão de espécies!

A extensão e, portanto, as consequências das extinções podem variar. Uma espécie que só existe em uma única ilha será totalmente extinta se essa única população desaparecer. Por sua vez, uma espécie que ocorre em grande área em um continente, por exemplo, pode ter algumas de suas populações extintas em partes de sua distribuição. Essas extinções locais, geralmente, resultam na diminuição da variabilidade genética da espécie, mas não em sua extinção, que só ocorreria se todas as populações fossem extintas. Além disso, as extinções locais podem ser revertidas, caso o fator causador seja controlado, ao passo que as extinções globais são irreversíveis.

Podemos classificar as extinções por meio de suas causas. Por exemplo, uma espécie pode ser extinta simplesmente se seu habitat for totalmente destruído e ela não for capaz de viver em outros habitats. Adivinhe qual é o tipo de extinção mais provocado pelo ser humano? Você acaba de receber um prêmio: é esse mesmo! Outra causa: a humanidade pode explorar uma espécie a tal ponto que ela acaba por se extinguir. Isso não lhe lembra um pouco o parasitismo? Em outros casos, o homem introduz predadores ou herbívoros em comunidades das quais eles não faziam parte anteriormente, o que pode levar a extinções.

Seja qual for a causa das extinções provocadas pela interferência humana - direta ou indireta -, o fato é que a lista mundial de espécies ameaçadas conta atualmente com 707 espécies animais e 84 espécies de plantas extintas, quase a totalidade delas desaparecida nos últimos 400 anos. Essa lista fúnebre inclui 76 mamíferos, 132 aves, 58 peixes, 20 répteis, 37 anfíbios e cerca de 380 invertebrados.

É importante notar que essas listas se referem apenas às extinções conhecidas. Certamente números muito maiores de animais e plantas foram extintos - especialmente pela destruição de seus habitats - sem que a humanidade sequer se desse conta. Para as plantas, embora apenas 84 espécies estejam comprovadamente extintas, estima-se que quase 400 espécies já tenham desaparecido.

É possível que o número de extinções em ecossistemas pouco estudados, como os marinhos, seja comparável ou até maior do que naqueles sobre os quais temos informação. Com base na biodiversidade das florestas tropicais e nas taxas de desmatamento atuais, estima-se que dezenas de milhares de espécies estão sendo extintas a cada ano ao redor do planeta.

Como você viu, uma das principais causas de extinção e, por conseguinte, de perda de biodiversidade, é a destruição de habitats. Hoje se admite que praticamente não exista habitat tropical que não tenha sido impactado, em maior ou menor grau, pelo ser humano.

Para você ter uma ideia, se somarmos as áreas de floresta tropical de todo o planeta, teremos uma vez e meia a área do Brasil. Há pouco mais de 500 anos, essa área total equivalia a cerca de quatro vezes a área do nosso país. Conseguimos destruir mais em 500 anos do que em toda a história anterior da humanidade!

Hoje, mais da metade do que restou das florestas tropicais se encontra nas Américas e, nesse cenário, o Brasil é, de longe, o país com a maior área florestal tropical do mundo. Orgulho? Sim! Mas também responsabilidade. (fonte: www.redefor.usp.br)

Para você ter uma noção da taxa de destruição dos habitats tropicais, vamos executar uma atividade.

Faça uma pesquisa na internet. Busque imagens de mapas que apresentem a distribuição da área coberta por vegetação no passado e nos dias atuais, dos seguintes biomas: 

Mata Atlântica; Mata Amazônica, e Cerrado.

 

Em seguida responda as questões abaixo nos comentários:

1. qual desses biomas é o mais impactado. Por quê?

2. qual as causas dos impactos nesse bioma?

Envie para um amigo

Deixe seu comentário

22

ago
2013

jojo

daora

24

set
2012

Giovana Theodoro 7°ano

1-Mata Atlântica; 2-As pessoas não se concientizam do que fazem,o ser humano tem a capacidade de pensar,mais nem isso ele está fazendo,ele está se matando,porque sem os animais o que o ser humano pode ser?Nós não sobreviveríamos sem os animais,cada um tem a sua parte,as abelhas de polinizar,sem elas não haveriam flores bonitas e árvores verdes,as aves ,para enfeitar o nosso céu azul,ou seja cada um tem a sua parte,mesmo as coisas pequenas fazem parte da nossa sobrevivência então é muito importante mais o ser humano não está pondo isso na consciência!Seja um Ser Humano consciente preserve o nosso planeta e faça a sua parte de não se matar!

4

jun
2012

enzo

O bioma mais impacto e a mata atlântica, sendo ela como o segundo maior domínio florestal do Brasil, mas mesmo assim só resta 5% deste ecossistema atualmente, essas causas são relativamente ao desmatamento de arvores (flora predominada ao lugar típico: Mata Atlântica), e só existem mais 4 % da fauna pertencida a que local pois os outros 96 % da fauna esta em extinções. Isso acontece pela ganancia de dinheiro do ser humano pois não pensa em destruir o lugar de moradia dos animais e da planta e essa é as causas acontecida nesse bioma !!

3

jun
2012

Marina M. Galli

O bioma mais impactado é a mata atlântica, pois vem sendo constantemente devastada. Como esse bioma abrange alguns estados com grade número de população e comércio, dá para se entender melhor porque esse bioma é o mais impactado. Com o aumento das cidades, estradas e outras coisas vão sendo devastadas e diminuindo a sua biodiversidade .

31

mai
2012

julia coimbra

1-mata atlantica 2-desmatamento!!! muuuito desmatado nossa como era e agora cm ta o my god!!

31

mai
2012

Débora

1. Mata Atlântica 2.Os principais fatores da extinção dos animais são os desmatamentos e as caças feita pelos homens. (=

31

mai
2012

Thainá

1- Mata atlantica 2- As causas são as caças dos animais e o desmatamento.

29

mai
2012

Gabriel G. B. B. - 7º ano

Perguntas: Resposta da 1-Floresta Amazonica. Pela pouca fiscalização, fica facil das pessoas desmatarem a floresta, e pelo fato de lá ter uma biodiversidade de animais e de plantas muito grande, fazendo com que as pessoas de outros paises venham para o Brasil e façam trafico ou biopirataria. 2- quando animais morrem, afeta toda a cadeia alimentar, diminui a quantidade de animais e plantas no bioma e a temperatura fica maior com a redução das arvores

26

mai
2012

Samuel Silva Gomes

Infelizmente vários habitats estão sendo destruidos pelos homens mas nós podemos ajudar fazendo campanhas e falando para as pessoas que temos que preservar os ambientes e habitats dos animais. os animais pedem socorro e nós temos que respeitar e ajudar respostas 1-mata atlântica 2-o desmatamento

23

mai
2012

Gabriel G. B. B. - 7º ano

Surpreendente os dados que este texto possui, sendo que a cada espécie de planta, por exemplo, for desmatada, quem sabe, esta podia ter a cura de uma doença. Um animal que é extinto pode afetar a cadeia alimenta de varios animais, e tudo isso por dinheiro, ambição... Se continuar desta maneira a extinsão de animais e plantas, um dia iremos mostrar as novas geraçoes apenas fotos de que um dia ja foi algo grandiso e muito belo, e que foi destruido pelo homem.

22

mai
2012

Luiz Felipe Broggio

Estamo falando sobre a extição isso ocorre por causa do desmatamento, da poluição e se continuar assim não teremos mais animais e principalmente a natureza.

22

mai
2012

Luiz Felipe Broggio

R:1-Mata atlântica porque so sobro 7% da mata. 2-Poluição, incendio, desmatamente, etc.

22

mai
2012

Amadeo santos

O bioma mas impactado é amata atlântica, com 4% da floresta original,e está sendo destruida des de a chegada dos Portugueses, para tingir tecidos,e hoje um bioma tão rico, está quase completamente destrúido.Respostas: 1.O mais impactado é o ambiente tropical, no decorrer dos anos o homem vem destruindo o habitat TROPICAL. E vem causando muito impacto com a natureza. 2.O impacto é muito, as areás tropicais estão acabando, era mais que a metade e meia do Brasil(a 500 anos atrás), mas hoje, não tem quase nada mais de 400 animais estão ameaçados de extinção, isso é uma obra do ser humano.

21

mai
2012

Giovana Theodoro

Neste texto se fala sobre a extinção,pra mim nós temos que fazer a nossa parte de proteger e principalmente cuidar do nosso mundo porque agora é a natureza que está em extinção daqui à pouco somos nós!Eu estou fazendo a parte de cuidar do meio ambiente e do mundo que quero que a minha geração viva mais e você está fazendo a sua?

20

mai
2012

guilherme

resposta das pergntas:1- todos estão em ruim situação mas dou atençao para mata atlantica sendo duramente esplorada.2-os portugueses foram os1° a achar que ateera deles.

20

mai
2012

julia soares

Esse texto reflete que temos vários animais em extinção por causa de incendios, e poluição ao meio ambiente. Se o mundo continuar assim não será mais os animais que vão acabar mais sim a natureza. Por causa de incendio e poluição !!

20

mai
2012

julia soares

A mata atlântica é o bioma que sofre inpacto dentre os outros biomas. A mata amazônica tem uma temperatura muito auta por isso sofre com: Redução da fauna e flora, ar poluido e incendios.

19

mai
2012

Pablo Andrade

O texto fala sobre a extinção, uma boa idea é o governo dar verba para que progetos sejam feitos para isso parar de aumentar.

19

mai
2012

Pablo Andrade

resposta 1-A mata atlântica. resposta 2-Desmatamentos

18

mai
2012

Daniel Felipe Leal

1-o bioma mais impactado foi o bioma da floresta atlântica, pois há mais população no litoral e na vinda dos portugueses eles tiraram uma árvore, não só uma mas quase extinguiram a árvore pau brasil, essa árvore é uma árvore típica da floresta atlântica.

18

mai
2012

Daniel Felipe Leal

queimada, ingenuidade do homem, pois se ele destrói o meio ambiente ele prejudica a si mesmo

17

mai
2011

Lara Gabriela Razera Constantino *--*

Esse texto reflete que temos vários animais em extinção por causa de incendios, e poluição ao meio ambiente. Se o mundo continuar assim não será mais os animais que vão acabar mais sim a natureza. Por causa de incendio e poluição (:'

17

mai
2011

Lara Gabriela Razera Constantino *--*

Perguntas: 1- O bioma é a Mata Atlantica.. 2- é o desmatamento (:'

15

abr
2011

Sara Laís Monteiro

A mata atlântica é o bioma que sofre inpacto dentre os outros biomas. A mata amazônica tem uma temperatura muito auta por isso sofre com: Redução da fauna e flora, ar poluido e incendios.

13

abr
2011

fabiana

o texto fala é que nos vimos que tem muitos animas em extinção , pouca floresta que pode afetar seu habitat. Dizem que isso acontece por causa dos homens,porque tem muita desmatarão.2-fala sobre a área tropical que quanto mas vai diminuindo os animais a ária vai diminuindo também falam que a culpa é do ser humano

13

abr
2011

Gabriel Mateuzzo 7 ano

O bioma mas impactado é amata atlântica, com 4% da floresta original,e está sendo destruida des de a chegada dos Portugueses, para tingir tecidos,e hoje um bioma tão rico, está quase completamente destrúido.

12

abr
2011

Rafaela T. Zanuzzi

Respostas: 1.O mais impactado é o ambiente tropical, no decorrer dos anos o homem vem destruindo o habitat TROPICAL. E vem causando muito impacto com a natureza. 2.O impacto é muito, as areás tropicais estão acabando, era mais que a metade e meia do Brasil(a 500 anos atrás), mas hoje, não tem quase nada mais de 400 animais estão ameaçados de extinção, isso é uma obra do ser humano.

12

abr
2011

leonardo

O texto fala sobre a extinção dos a nimais por causa dos homens que estâo interfirindo meio ambiemte dos animais estão capturando os animais para vender em outros lugares e eles acabam matando os animais e por isso vários animais estâo sendo extintos,pessoas que pegam animais do seu abitat natural e colocam em gaiolas deviam ficar muitos anos na prisão.

12

abr
2011

Izadora Tainã Casemiro R.

A mata atlântida é o bioma mais inpacto dentre os biomas cerrado e mata atlandida. A região da mata amazonica é muito quente e por isso ocorre incendio que vai destruindo aquele certo ambiente.

11

abr
2011

Gabriel Perez

Esse texto explica que varios animais estão senso extintos por causa dos homens, eles ficam matando os animais ou até mesmo capiturando eles e levando eles para outras cidades no meio do caminho eles acabam sendo mortos. Os animais tambem são seres vivos e não podem morrer, ou até mesmo serem capiturados, eles tem que ser livres e não ficar preso em gaiolas. Matando esse animais você vai preso, n quer ser preso certo?Então se n quer ser preso não mate esse animais ou nem transporte esse animais extintos para outras cidades.

11

abr
2011

Izadora Tainã Casemiro R.

este texto fala sobre as extinções, e explica que muitas das extinções são provocadas pela ação do homem, o homem ele destrói o habitat do animal, e aquele animal não tem onde morar, então aquele animal morre. Isso acontece com muitos animais. Aquela espécie, morrendo muito ocorre a extinção, e pode afetar o equilibrio ambiental.

8

abr
2011

Allan de Souza Gnutzmans

O bioma mais imapactado é o da mata atlântica pois como abrange os estados com grande poupulação e grande comércio, exemplo :São Paulo,Rio de Janeiro,Bahia,etc;Dá mais sentido acredidar que é este bioma é o mais impactado.Hoje, praticamente 90% da Mata Atlântica em toda a extensão territorial brasileira está totalmente destruída. Do que restou, acredita-se que 75% está sob risco de extinção total, necessitando de atitudes urgentes de órgãos mundiais de preservação ambiental às espécies que estão sendo eliminadas da natureza de forma acelerada.Então por favor vamos cuidar,né?

7

abr
2011

Rafaela T. Zanuzzi

Esse assunto é muito importante para nós, pois devemos saber o que está acontecendo com os animais, por que estão sumindo? Essa pergunta acho que todos nós fazemos essa pergunta, pois muitos desses animais são muito importantes para o nosso futuro. Espero que daqui muitos anos esses animasi que estão em extinção possam não estar mais em extinção, e também terem descobrido mais espécies de mamíferos, aves peixes e etc. Os animais são muito importantes para a nossa vida, é isso o que eu vejo sobre eles.

7

abr
2011

Guilherme Chiquito

qual desses biomas é o mais impactado. Por quê? é o da Mata Atlantica 2-pois lá,se perdeu muitas arvores,com a expansão da cidade sobre a mata atlantica,construiram muitas,estradas,rodovias,e tuneis,e com isso,ela foi perdendo sua biodiversidade,pois com essas construções,animais,foram mortos,e os qu erestaram,muitos morreram de fome.

5

abr
2011

Angelo Fabricio Hsu

A Mata Atlântica era uma floresta brasileira que ia do Rio Grande do Sul até o Piauí, mas por se localizar em uma região de fácil acesso, foi rapidamente colonizada. É o bioma brasileiro que mais sofreu (e sofre) com a ocupação do homem.

2

abr
2011

Priscila

Respostas 1-Mata atlantica, porque a mata só toma 15% do Brasil. 2-é o cerrado. bjssss

1

abr
2011

Adilson Felipe Peres

Respostas: 1 - A mata Atlântica,porque o homem esta destruindo toda área verde dela. 2 - O desmatamento

30

mar
2011

Rubens M. de Oliveira Neto

R.1-A Mata Atlantica,pelo corte de madeira e o plantio de cana de açúcar 2-Redução da fauna e da flora, temperatura maior, ar mais poluido

Você está aqui

Twitter

Assinar RSS

mais buscadas

2004-2011 Educação Adventista Todos os direitos reservados.