Portal da Educao Adventista

*Ciências da Natureza*

24

out
2010

Acidente ou irresponsabilidade?

Às vezes passamos por situações em que não sabemos se foi um acidente, ou irresponsabilidade. O mundo está cheio de pessoas que fazem algo de errado e dizem que foi só um acidente, por isso, devemos tomar cuidado com o que está a nossa volta.

Na última terça-feira, 05 de Outubro de 2010, aconteceu um grave acidente, o derramamento de uma lama vermelha tóxica que chegou a matar 4 pessoas e deixar mais de 120 pessoas feridas em Ajka (160 km a oeste de Budapeste, Hungria). Um depósito de uma refinaria se rompeu, de forma desconhecida, derramando cerca de 700 mil metros cúbicos de resíduos tóxicos.

A substância, lama vermelha, é um resíduo que é formado pela transformação da bauxita em alumina, matéria-prima para a criação do alumínio. Esta substância espessa e altamente alcalina tem um efeito cáustico na pele. A lama armazenada contém metais pesados  como chumbo, e é levemente radioativa. Este resíduo já estava sendo armazenado por décadas e estava altamente alcalino, com pH em torno de 13. Diversas pessoas foram afastadas de suas casas por segurança, animais morreram, e ainda, a lama pode contaminar o rio Danúbio, que é o maior do continente, além de contaminar outros rios e até mesmo o próprio Mar Negro.

A empresa já se defendeu alegando que a substância não é perigosa e que há duas semanas havia passado por uma inspeção e não tinha nada de errado com o depósito. Certamente, depois do ocorrido, não conseguiram explicar o acontecimento.

Penso que isso foi irresponsabilidade da empresa, primeiro porque, eles não deveriam manter esse depósito há décadas sem eliminar o resíduo que já havia no local, e depois porque eles deveriam ter se manifestado assim que o fato ocorreu. A empresa tem que arcar com as consequências e ajudar todas as pessoas que estão precisando, resolvendo o problema o mais rápido possível, para que não haja mais desastres, mortes e poluição.

Este texto foi elaborado pelo aluno do Colégio Adventista de Piracicaba: 

LUIZ HENRIQUE COSTA BATISTELI - 9o.EF

Envie para um amigo

Deixe seu comentário

24

out
2010

Jacqueline

Muito bom e interessante o texto . Parabens Luiz :) !

Você está aqui

Twitter

Assinar RSS

mais buscadas

2004-2011 Educação Adventista Todos os direitos reservados.