Portal da Educao Adventista

*Ciências da Natureza*

18

set
2010

Surto de ascaridíase intradomiciliar em região urbana

Em 6 de junho de 2008 a Vigilância Epidemiológica de Jacareí, SP, recebeu a notificação de ocorrência de um surto de diarréia por ascaridíase envolvendo uma família de dez pessoas, entre elas, um óbito, atendidas na Santa Casa de Misericórdia e posto de saúde da cidade. Jacareí, um município com 210.988 habitantes (IBGE, 2008), com taxa de urbanização de mais de 95%, localiza-se na região do Vale do Paraíba, a 19 quilômetros de São José dos Campos e a 80 quilômetros da capital. Possui 20 unidades públicas de saúde (unidades básicas de saúde, programa de saúde da família, unidades mistas e pronto-socorro conveniado), seis unidades de referência em diferentes especialidades, um laboratório municipal, dois hospitais conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS) e três particulares. É considerado município com boas condições sociais e econômicas, com 98% de ligações de água e 95% de esgoto sanitário coletado, estando entre as regiões de alto desenvolvimento.

Foram identificados dez casos de ascaridíase, sete deles internados na Santa Casa de Jacareí, e um óbito domiciliar. (...) Todos apresentaram diarréia desde o dia 2/6/2008 e eliminavam vermes via oral, nasal e intestinal. (...)

A criança que foi a óbito em casa foi encaminhada à Santa Casa já em rigidez cadavérica. Na tentativa de entubação para ressuscitação, a equipe médica constatou a saída de vermes via oral e nasal. A causa mortis foi perfuração intestinal por Ascaris.

Em 10/6/2008 cinco pessoas da família receberam alta hospitalar, exceto duas crianças, uma que ainda eliminava verme e outra que se mantinha com quadro grave. Em 15/6/2008, ambas as crianças receberam alta hospitalar.

Todas as crianças estavam com o esquema de  vacinação em atraso, não possuíam os documentos legais, não tinham acompanhamento médico e não frequentavam a escola. Importante ressaltar que o endereço de residência era no centro da cidade; porém, a família não usufruía de água da rede pública por estar em débito com a companhia de abastecimento local, com uma dívida de cerca de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais). Também não recebia Bolsa-Família por não cumprir o exigido e não estava inserida no Programa de Leite Fluído, por abandono. (...)

O episódio em questão causa perplexidade - em pleno 2008, no Vale do Paraíba, eixo Rio-São Paulo, pólo industrial importante do Estado de São Paulo e Brasil -, porque demonstra que ainda morre criança com perfuração intestinal por Ascaris lumbricoides, e, especialmente, pelo fato de que focos de exclusão social e de saúde podem existir em meio a toda uma infraestrutura urbana ou frente a políticas de saúde e sociais em vigor.

Muito se refletiu sobre o episódio. De um lado, tentamos mostrar a responsabilidade desses genitores junto aos seus filhos e que não podem simplesmente "esperar sentados" pela ação dos gestores municipais. É importante pedir ajuda e lutar por ela. Por outro lado, torna-se evidente a necessidade de atuações mais dinâmicas e ativas frente a possíveis focos de exclusão social e de saúde. Atitudes proativas em políticas de saúde pública são necessárias, pois permitem responder mais eficazmente ao conceito universal de medicina preventiva e ao de multifatorialidade, isto é, dispor de equipe composta por vários setores capazes de oferecer os cuidados de saúde às populações, em particular às mais carentes, entendendo-se que saúde representa bem-estar físico, emocional, mental, social e espiritual.

Elaborado por: Mariza Innocente, Luciana de Almeida Oliveira, Cristina Gehrke
Departamento de Vigilância à Saúde. Vigilância Epidemiológica. Prefeitura de Jacareí, SP, Brasil

Envie para um amigo

Deixe seu comentário

30

abr
2013

Julia Mariano

A falta de higiene, e saneamento básico em certas regiões, traz as doenças dos vermes (ascaridíase), através do contato dos ovos com a pele, e também o digerimento de animais contaminados... A facilidade do hospedeiro ser contaminado é muito maior graças ao desconhecimento da doença, aos descuidos das famílias.

19

abr
2013

Rosana

Como se vê no texto a família vivia em condições precárias, pelas dividas que possuíam provavelmente não recebiam água em casa e utilizavam de águas de rios, pelo governo também não oferecer melhorias de um saneamento básico nessa região à contaminação provavelmente veio da água não limpa. Há certa irresponsabilidade por falta da família, aquelas crianças não tinham carteiras de vacinas assinadas, por certo já havia outros vermes e causas que também influenciaram nisto. Podemos ver também que se não houver um passo do estado e prefeituras, mais pessoas poderão ser contaminadas por este verme e até morrer.

30

out
2012

Camila

Euuu achei muitho louco o texto me ajudou bastante vou recomendar este site para todos os meus amigos e seguidores incluse no programa do rodrifgo faroo pois trabalho lá e digfo pra ele falar isso sou filha da diretora de lá bjsss e parabens para os responsáveis por este site

4

jun
2012

Jacqueline

1º Essas espécies de vermes precisam como qualquer espécie continuar seu ciclo, ou seja, se desenvolver, e esse é um dos motivos por qual a lombriga elimina elevado número de ovos. 2º A produção de grande quantidade de ovos faz com que alguns atinjam o próximo hospedeiro,assim reproduzindo mais. Não podendo esquecer que muitos fatores favorecem no desenvolvimento desses vermes,como o ambiente e a temperatura.

4

jun
2012

Ana Paula

Pelo fato dos ovos serem eliminados com as fezes do hospedeiro, há uma grande necessidade da fêmea de Ascaris produzir essa quantidade de ovos, para a continuação do ciclo de vida dos vermes parasitas. E outro motivo é devido a grande produção, que acaba atingindo o próximo hospedeiro,assim reproduzindo mais. Outro fator, é, que para os ovos eclodirem, eles tem que estar em um ambiente em clima tropical, sendo assim, por isso ela liber bastante.

4

jun
2012

Luiz

O combate ás verminosas tem tido pouco sucesso, porque além de tomar remédio, as casas precisam ter saneamento básico, que muitos lugares ainda nao tem. As pessoas tambem, nao devem andar descalços em lugares que está contaminado.

4

jun
2012

Luiz

Um dos fatores é que quanto mais ovos for eliminado pela lombriga, maior sera a chance deles chegarem ao hospedeiro, ja que os ovos são eliminados pelas fezes do hospedeiro e são lançados a natureza onde há uma grande perda de ovos. Outros fatores que influenciam é o meio tropical, que favorece para que os ovos nao morram possam assim chegar ao seu hospedeiro. Nesse ciclo em que os ovos ficam foram do corpo, muitos acabam morrendo por isso necessita de uma grande quantidade de ovos.

4

jun
2012

Ana Paula

Pois muitas pessoas não tem conhecimento sobre o Amarelão e Maleita, não sabem como prevenir, não tem condições de comprar o remédio, talvez mesmo, de ir até um hospital... A falta de higiene pessoal, como diz no texto também, a falta do uso de botas para mexer na terra, faz com que o individuo contraía o vírus, o saneamento básico, dentre muitos outros motivos.

3

jun
2012

Alice Canova

Com este texto, pode-se perceber que hoje em dia, os casos de doenças relacionadas a higiene, saneamento básico, entre outros fatores, não precisam estar relacionadas a cidades pouco desenvolvidas, como é o caso das ocorrências registradas em Jacareí, um município com boas condições sociais e econômicas que registrou um surto de diarreia por Ascaridíase em junho de 2008, esta é uma doença que pode ser considerada grave se não for tratada, é uma doença cujo os sintomas podem permanecer ausentes por um bom tempo. A fêmea é capaz de produzir 200 mil ovos por dia, isso ocorre devido a motivos como a dependência deles para a continuação do ciclo parasitário e com essa quantidade produzida, ela irá garantir que alguns atinjam o próximo hospedeiro, outro fator necessário são as condições ecológicas, que deverão ajudar os ovos a dar continuidade no ciclo parasitário.

31

mai
2012

Aline Mariano

A existência dos vermes intestinais obviamente depende do ciclo parasitário. Eles precisam produzir bastante ovos para que tenham certeza que eles atingiram o hospedeiro. É preciso ter consciência que para eliminar os ovos é necessário ter condições ecológicas assim eles não se reproduziram com facilidade e não darão continuidade ao ciclo parasitário. O ambiente em que as lombrigas vivem também favorecem para que elas se tornem infestante, dificultando a eliminação do verme.

31

mai
2012

Felipe Gois Pandolfo

É necessário que haja essa eliminação em grande quantidade para aumentar as chances desses ovos "acharem" um hospedeiro, pois muitos podem não encontrar um hospedeiro e "morrer"; Outro motivo é a necessidade de condições ecológicas favoráveis para a manutenção dos ovos no meio ambiente para que assim possam se tornar aptos a dar continuidade ao seu ciclo, como por exemplo, a temperatura e a umidade adequada.

29

mai
2012

Caio Mendes

O motivo pela qual a Ascaris elimina um grande numero de ovos é pra nao matar seu hospedeiro ja q a mesma necessita dele e para nascer outras Lombrigas. As crianças foram infectadas por água contaminada, as lombrigas se desenvolveram no corpo do hospedeiro e o próximo passo de seu ciclo de vida é "eliminar" seus ovos pelas vezes do mesmo para contaminar a água q pode ser reutilizada por outro individuo, assim como foram infectadas inicialmente, as crianças por não terem acesso a agua limpa (não "infectada").

22

mai
2012

Mariane Matias 2º EM

O principal objetivo dessa grande quantidade está na continuidade da espécie, pois, para que os ovos se tornem larvas, é necessário garantir que chegarão ao hospedeiro. Levando em consideração que são eliminados pelas fezes, as chances deles encontrarem uma condição favorável para se desenvolver são mínimas, sendo a maioria deles perdida. Com uma grande quantidade de ovos, é garantida a sobrevivência da espécie.

12

mai
2012

Nicole dos Santos

A fêmea da Ascaris produz vários ovos para que quando expelidos pelas fezes eles possam contaminar outras pessoas e, sendo assim, continuar com o ciclo do parasita.

7

mai
2012

jaqueline mariano

porque eles precisam se reproduzir cada vez mais.

6

mai
2012

Leonardo Franchi

O primeiro fator que se relaciona com o caso citado à cima, é como é feita a escoação desses ovos: A lombriga, vive no intestino, e solta os ovos no mesmo lugar. Sendo, assim, após todo o processo realizado, os ovos são eliminados por via das fezes, ou entram em processo de desenvolvimento, e passam a viver dentro do intestino. Outro fator, é que esses vermes podem ocupar os tubos respiratórios, a faringe e devido à isso, sair pela boca do paciente.

1

mai
2012

Beatriz Verza

Dois fatores que justificam a necessidade da lombriga de eliminar esse elevado número de ovos no meio externo são a umidade e temperatura adequada. A não extinção de vermes intestinais como a lombriga depende da continuação do ciclo do parasita. A grande produção de ovos faz com que se atinja outro hospedeiro já que são lançados na natureza junto com as fezes. Também é necessário que as condições ecológicas sejam favoráveis para que haja manutenção dos mesmos, sendo assim haverá continuidade ao ciclo do parasita.

28

abr
2012

Gillyade Correia Menino

a produção em grande quantidade dos ovos deve-se ao fato de que, devido ao ambiente em que vivem ser muito "hostil" ( pois são lançados juntos com as fezes, ja nessa parte muitos ovos podem não chegar a fase adulta) e também, ja fora do hospedeiro, as condições do ambiente, como temperatura e umidade, precisam ser de modo adequado, caso contrário muitos dos ovos não sobreviveram para continuar o ciclo.

28

abr
2012

Willian Castilho Moreno

A causa da eliminação de grande quantidade de ovos, se da pelo fato que garantir a reprodução e a sobrevivência da espécie, já que se fosse apenas um ovo o contato com a parte em que o ovo esta seria difícil,mais quanto maior foi a quantidade de ovos por fazes do hospedeiro ele da mais chances para que um ou mais ovos entre em contato com algo que possa fazer que o ciclo deve volte. No texto ele diz que estas pessoas não usufruíam de água potável e saneamento básico, mesmo morando no centro da cidade, o que fez contribuir para a reprodução dos vermes, pois o contato com a fezes de alguém infectado era maior e a não limpeza correta dos alimentos ajudaram para que o verme concluísse seu ciclo chegando a outras pessoas, a falta das crianças não irem para a escola foi outro fator que pode ter agravado muito a situação, pois ao não ir a escola, esta não teria como saber sobre o que ela estará passando e as prevenções que poderiam tomar contra este, a falta de informação foi o fator agravante com certeza.

20

out
2011

Marcella Lavorenti

Na minha opinião as principais causas foram: 1-falta de saneamento básico. 2-falta de higiene. 3-falta de água canalizada. 4-as crianças não frequentavam a escola,então também pode ser pela falta de informações. 5-não sabiam nada a respeito da doença. 6-Alimentação inadequada. 7-Falta de médicos. 8-Vacinação em atraso.

10

out
2011

Alllan de Souza Gnutzmans

Na minha opinião, é por que houve: *falta de higiene *falta de saneamento básico *falta higiene *falta educação (Para as pessoas não correrem o risco e se prevenir) *falta água contaminada *falta de um bom atendimento médico *falta de vacinação *falta de conscientização *falta de cuidado com as crianças e com a água(mantela limpa fervendo-a) Esses são alguns motivos pelo qual as pessoas pegaram a ascaridíase.

10

out
2011

Rafael Oliveira dos Santos

Os principais motivos são as famílias não usufruírem de água da rede pública, muita falta de higiene, vacinas em atraso e não tinham posse de documentos legais. Todos estes motivos poderiam ser a causa de doenças no caso a ascaridíase.

5

out
2011

Felipe Guarnieri Pereira

Eu acho que foi pela falta de higiene que eles tinham como não tinha saneamento basico a higiene deles não era boa

4

out
2011

Fernanda Mortatti

Isso ocorreu por causa, da fauta de saneamento básico ,higiene ,educação , nem para levar as criança para tomar a vacina ,água contaminada,isso é um dos motivos a pegarem a doença.

3

out
2011

Sara Lais Monteiro

Na minha opinião é por causa da água contaminada, falta de higiene e saneamento Básico. Nem pra levar as crianças pra vacinar, fatava vergonha na cara .

3

out
2011

Clara Polisel Bonazzi

A falta de higiêne e saneamento basico é muito grande, Todas as crianças estavam com o esquema de vacinação em atraso, não possuíam os documentos legais, pois não tinham acompanhamento médico. Então podendo causar muitas doenças como a ascaridíase entre outras.

3

out
2011

Larissa M.

Eu acho que isso acontece por falta de higiene,responsabilidade: A desorganização com as vacinas, Pouco recurso , saneamento básico aonde eles vivia e a água porque devido o texto ele não bebia da água da rede que ele oferecia.

3

out
2011

matheus novello

foi uma falta de vergonha porque não te saneamento básico não leva as crianças para tomar vacinas também tinha a água contaminada que isso faz muito mal a saúde como as outra coisas um hospital melhor,ELES TEM QUE MELHORA E MUITO.

3

out
2011

victor

eu acho que é por caus é p as pessoa nao temmuita conciencia como lavar as mao a as vacinas é isso

1

out
2011

LEONARDO

Aconteceu por causa que eles nao tinham saneamento básico,nao tinha higiene e a maioria não tomava a vacina contra a doença,eles não bebiam agua limpa,podia ter os ovos da doença e eles não tinham acompanhamento dos medicos por isso pegavam a doença

30

set
2011

Gabriel Mateuzzo

Faltou tudo, higiene, educação(em pelo menos levar as crianças para vacinar), essas pessoas não tinham nem saneamento básico a prefeitura poderia ajudar mas o que faltava mesmo era vergonha de fazer o que é certo e ter educação e higiene.

30

set
2011

Lara Razera

eu acho que isso ocorreu por causa da baixa condições de seneamento básico, que acabou se contaminando com doenças da li, é o governo tem que tomar uma atitude pra que não tenha mais esse problema de agua, e de doenças.

29

set
2011

Guilherme Chiquito

Por falta de condições, higiene,aconteceu porque eles não tinham recursos sociais, e também consciência! e também claramente por falta de saneamento basico, que apesar de ser basica, nem todas as famílias conseguem morar em um local onde o saneamento básico chegue, e exerça a sua função.

29

set
2011

Izadora R.

Eu acho que tudo isso que eu li , aconteceu pelo fato da água estar contaminada , porque como diz o texto, a família não usufruia a água da rede pública, ou seja, a água que eles usavam poderia estar contaminada pelos os ovos da lombriga, esses ovos entrando no corpo das pessoas por meio dessa água contaminada bebida ou por meio de alimentos lavados com essa água contaminada, esses ovos causariam a doença ascaridíase.

29

set
2011

Yasmin Dolores Paulino

A falta de higiene, saneamento básico (água poluída), falta de informação dos pais e crianças, pois na escola recebemos as orientações básicas de higiene, podem ter contribuído para a infestação do verme. Os pais deveriam ter cobrado do município que cuidassem de suas responsabilidades frente a esta realidade. Tomando as providências necessárias para prevenir as crianças a pegarem Ascaris lumbricoides.

27

nov
2010

Letícia Nobre

tudo isso ocorreu por causa das baixas condições que essa familia tinha.condições de um saneamento básico. que acabou se contaminando com as doeças que ali se encontravam. é nesses casos que o governo deveria tomar atitude para previnir que essas inconvenientes doenças acontecece. mas não é só ajuda do governo que precisam, mais tanbem colaborarem entre sim consultando médicos regularmente.

10

nov
2010

geyge

eu gostei muito

8

nov
2010

Eduarda Benevides

uma familia que não tinha condições de um saneamento básico, acaba se contaminando, provavelmente a agua que eles tomavam não era tratada. que acabou levando a morte de uma das crianças.

4

nov
2010

Vinicius Bortoleto

Uma família que deve ao governo e não recebe água potável da prefeitura, provavelmente essa família pegou água: ou de um rio, água da chuva ou alguma poça da água que estaria infectada com o verme e por causa desse descuido de provavelmente não ferver a água e não pagar a conta resultou em uma doença na família inteira e a morte de uma criança.

29

out
2010

Danilo N. Rando

Interessante mais revoltoso, médicos deram altas aquelas crianças e depois elas voltam a ter doença. O governo devia ter mais atenção quanto a isso, muitas familias não estão dentro de seus projetos, mais prescisam muito mais que outras que estão, e não só por parte do governo, mas por parte da familia também, que devia tomar cuidado pelo menos com a vacinação das crianças!

29

out
2010

Guilherme Bianchi

o problema esta em quem governa essa cidade; o prefeito tem que agir nesses momentos e nao ficar arrecandando dinheiro das pessoas, esse dinheiro arrecadado é para a cidade, aquela criança pegou porque devia 2.500 reais nao recebia agua em casa e a criança teve a doença, se ninguem fazer nada essa criança pode passar para outros membros da familia e é facil de pegar, o problema nao esta só no prefeito mas sim as pessoas tem que ter muita responsabilidade

29

out
2010

Davi Toniolo Pereira

Por falta de recursos e de higiene essa família inteira pegou uma doença, ascaridíase. Porém, se essa família tomasse cuidados simples como ferver a água, poderia evitar a morte de um dos filhos. Além disso, nenhuma criança tinha vacinação em dia, e se eles fossem atrás de saneamento básico, fervessem a água antes de tomá-la, e ir ao medico de vez em quando, eles poderiam ter evitado. Mas eu também acho que faltou o governo dar a sua parte, que é informar as famílias através de campanhas do perigo de pegar ascaridíase, ou outras doenças simples de evitar, mas, que podem levar à morte.

29

out
2010

Lura Siqueira

se esses governantes nao tomarem uma atitude morreram cada vez mais pessoas morreram por causa dessa doença,muitas vezes por causa de agua

29

out
2010

Julia Nunes

Eu acho que o problema, está nas pessoas que elegemos pra cuidar do Brasil, pois isso é culpa daqueles que roubam o dinheiro público, ao invés de aplica-los em coisas como saude e tratamento de esgoto.

28

out
2010

richard kato

Surto de ascaridíase na regiao de sao paulo aconteceu em uma familia de baixa renda isso aconteceu pois as crianças nao estavam com a vaçinaçao em dia , nao tinham acompanhamento medico diario , nao iam a escola pois guamdo voce vai na escola ,diaramente vao medicos la para ver as crianças , e nao tinham agua potavem para o consumo e a familia nao fervia a agua . entao a gente sempre tem que estar com a saude em dia.

27

out
2010

Guilherme P. Baldine

Pessoas ficarão duentes e uma morreu por culpa desses maus governantes que só pensão no dinheiro arrecadado para eles proprios.Então para esses governantes só quem enche obouso deles tem direito a uma saúde de qualidade.Outra falha não pesquisar o que erão aqules vermes para chegar na resposta da cura daquela duensa

26

out
2010

Karine Martins

Gostei, então pessoas que não cuidam da sua saúde, não tem acompanhamento médico, carteira de vacinação atrasada o risco de pegar ascaridíase é grande. Se você não tiver seus direitos de saúde adquirido corra atrás deles fazendo seus deveres, pois no texto mostra que as pessoas não recebiam água em casa porque tinha uma dívida e muitas vezes era porque não realizava seus deveres.

26

out
2010

Isabella Augusti

acho que o governo deveria dar enfase a esse assunto, sabe, divulgar, pois muitas pessoas nao conhecem e acabam nem sabendo o que é isso. Acho que se fosse mais divulgado todos poderiam se prevenir mais! Sabe o nosso pais hoje se preocupa com tantas doenças e acabam se esquecendo de algumas que sao perigosas! temos hoje tanta tecnologia e tudo isso pra que? deviamos usar todos esses meios de contatos que temos hoje e divulgar doenças desconhecidas e alertar pessoas simples como a familia sobre o que pode acontecer

24

out
2010

Vitor Antunes

Entendi que a Ascaridíase pode ser pega através do mau uso da água. A família devia um dinheiro pro governo e nao recebia água potável, então usava a agua sem tomar nenhum cuidado; oque estava errado, temos que ferver a água para matar as bactérias e vermes que há nela. Esse erro da família causou até a morte de alguns filhos.

24

out
2010

Thamires Bispo

A familia citada no texto, não tinha condições para adotar o saneamento básico. Com essa situação precária, tiveram que consumir àgua contaminada. Eu acho que se o governo tivesse intervido colocando àgua potável na casa dessa familia, não teria acontecido a morte da criança.

18

out
2010

Marina Nery

Essa familia deve um dinheiro ao governo,e com isso não recebia água potavel em casa,por conta disso essa familia deve ter pegado água de um lugar inapropriado que poderia estar contaminado por um verme.Essa familia bebeu a água contaminada e uma criança dessa mesma familia teve que ir ao hospital ja em óbito,eliminando vermes via nasal,oral e intestinal.Os outros membro da familia também foram internados. Na minha opnião isso aconteceu por causa da falta da água potável,se essas pessoas não tivessem bebido agua contaminada,ou tivessem pelo menos fervido essa água,isso não teria acontecido.

18

out
2010

Laura Meneghelli

Eu aprendi que a Ascaridíase se pega quando a vacinação esta atrasada e quando não se tem acesso á agua potável. Que quando consumida sem ferver, leva até o organismo os vermes que causam a doença. Os vermes normalmente são eliminados por via oral, nasal e intestinal. Também temos que tomar cuidado para descobrir a doença logo, evitando assim maiores problemas.

18

out
2010

Juliana Castilho

Um surto de diarréia por ascaridíase envolvendo uma família de dez pessoas.atendidas na Santa Casa de Misericórdia e posto de saúde da cidade em Jacareí, um município com 210.988 habitantes. A criança que foi a óbito em casa foi encaminhada à Santa Casa já em rigidez cadavérica.Em 10/6/2008 cinco pessoas da família receberam alta hospitalar, exceto duas crianças, uma que ainda eliminava verme e outra que se mantinha com quadro grave. Em 15/6/2008, ambas as crianças receberam alta hospitalar. A familia esta com um divida 2.500 e não recebe água na sua casa e também não recebia Bolsa-Família por não cumprir o exigido.

18

out
2010

Nathalia Alves

Em uma familia que não tinha condições de um saneamento básico, acaba se contaminando,pois provavelmente toda a água que usavam não eram tratadas , que acabou levando a morte de uma das crianças.

16

out
2010

Isabella Augusti

Essa familia deve 2.500 reais, e por isso não recebe água em casa, um membro dessa familia (criança) chegou ao hospital já em óbito, em estado grave tendo a eliminaçao de vermes via oral, nasal e intestinal. Os outros integrantes da familia tambem ficaram internados, e todas as crianças comnstavam atraso de vacinaçao e nao iam a escola. Essas pessoas anteriormente apresentavam diarreia. Eu acredito que por falta de agua filtrada, a agua que eles tomavam era agua de rio ou da chuva, provavelmente não fervida. E a falta de conhecimento dessa doença também ajudou a resultar em todos esses fatos. Acredito que a midia, e os livros deveriam cada vez mais alertar as pessoas sobre esse grave problema que para muitos é totalmente desconhecido!

6

out
2010

Leonardo Médici Ceregato

Uma família que deve ao governo e não recebe água potável da prefeitura, provavelmente essa família pegou água: ou de um rio, água da chuva ou alguma poça da água que estaria infectada com o verme e por causa desse descuido de provavelmente não ferver a água e não pagar a conta resultou em uma doença na família inteira e a morte de uma criança.

Você está aqui

Twitter

Assinar RSS

mais buscadas

2004-2011 Educação Adventista Todos os direitos reservados.