Portal da Educao Adventista

*Ciências da Natureza*

6

jun
2012

ENEM 2012

Fonte: O Estado de S. Paulo (SP)

As inscrições para a próxima edição do Exame Nacional do Ensino médio (Enem) começarão nesta segunda-feira (26/05), às 10 horas, e seguirão até as 23h59 do dia 15/06, informou ontem o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

Alvo de contestação de estudantes e brigas judiciais, a correção das redações passará por mudanças. Conforme o jornal O Estado antecipou, o Ministério da Educação (MEC) reduziu em cem pontos a diferença máxima que poderá haver entre as notas dadas pelos dois corretores para que o texto siga para um terceiro avaliador.

Graças a um acordo firmado com o Ministério Público Federal (MPF), os Alunos terão acesso, apenas para fins pedagógicos, às redações corrigidas, a partir deste ano. Isso não significa, porém, que o estudante poderá recorrer da nota concedida.

Assim como em 2011, todas as redações passarão por dois corretores. Agora, se a diferença entre as duas notas for superior a 200 pontos - não mais 300 -, um terceiro corretor fará outra avaliação. Se mesmo assim a discrepância continuar, a redação seguirá para uma banca de três pessoas, que dará a nota final.

O MEC também instituiu uma nota máxima de discrepância - 80 pontos - dentro de cada uma das cinco competências avaliadas na redação. Ou seja: mesmo que um estudante receba 640 pontos do primeiro corretor e 480 pontos do segundo (diferença inferior a 200 pontos), se numa das cinco competências receber 160 pontos do primeiro e 40 do segundo (diferença superior a 80 pontos), a redação será submetida a uma terceira análise.

Entre as competências da redação estão a demonstração de "domínio da norma padrão da língua escrita" e de "conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação". Como consequência, haverá aumento no número de redações submetidas à terceira correção - segundo o MEC, o número de corretores passará de 3 mil para 4,2 mil, para atender à demanda.

Para informar os estudantes sobre as habilidades avaliadas, o MEC deve divulgar em julho um guia com exemplos de bons textos e um detalhamento do que se espera em cada competência.

 

Segurança

Foi mantida a parceria com a empresa de gestão de riscos Módulo - o número de itens do "check-list" que mapeiam as etapas do exame saltou de 1.276 para 3.439. O Inmetro voltará a acompanhar o trabalho na gráfica.

 Cronograma. O prazo final para o pagamento da inscrição será 20/06 - a taxa é de R$ 35,00.

- Confira o edital do Enem 2012 na íntegra

Agenda do Enem

Inscrições

De 28 de maio (a partir das 10h), a 15 de junho (até as 23h59) pelo www.inep.gov.br

Pagamento da taxa

Até 20 de junho

Provas

3 de novembro (das 13h às 17h30) - Ciências Humanas e Ciências da Natureza

4 de novembro (das 13h às 18h30) - Linguagens, códigos e suas tecnologias, Redação e Matemática

Gabarito

7 de novembro

Resultado Final

28 de dezembro

 

Isenção

Os estudantes que não puderem pagar a taxa poderão solicitar a isenção durante a inscrição. São isentos da taxa de inscrição alunos de escolas públicas que estejam concluindo o ensino médio em 2012. Para isso, sua escola deve estar cadastrada no censo escolar da educação básica e ele deve informá-la no ato da inscrição. Também poderão solicitar os candidatos que declararem carência socioeconômica (ser membro de família de baixa renda ou estar em situação de vulnerabilidade, de acordo com o edital). Confira mais informações no edital do Enem 2012.


Exame

As provas serão realizadas em 3 e 4 de novembro, em todas as Unidades da Federação.

No primeiro dia, o exame terá duração de 4h30, com início às 13h e termino às 17h30.

No segundo dia, serão 5h30 de provas, com início às 13h e término às 18h30.

O Enem será constituído de uma redação e quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha cada.

O exame avaliará as seguintes áreas de conhecimento do Ensino Médio:

Área do Conhecimento

Componentes Curriculares

Ciências Humanas e suas Tecnologias

História, Geografia, Filosofia e Sociologia

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Química, Física e Biologia

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação

Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e suas Tecnologias da Informação e Comunicação.

Matemática e suas Tecnologias

Matemática

Envie para um amigo

Deixe seu comentário

Não há comentários a serem exibidos!

Você está aqui

Twitter

Assinar RSS

mais buscadas

2004-2011 Educação Adventista Todos os direitos reservados.