Portal da Educao Adventista

*Ciências da Natureza*

26

jan
2013

Fuvest e Unicamp divulgam nova lista de leitura obrigatória

Fuvest e Unicamp divulgam nova lista de leitura obrigatória para vestibular 2013

Do UOL, em São Paulo

A Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) divulgou nesta quarta-feira (23) que o Conselho de Graduação da USP (Universidade de São Paulo) manteve a lista de livros obrigatórios para o vestibular. Não houve nenhuma alteração em relação ao último vestibular. As obras também são utilizadas no processo seletivo da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Confira os livros cobrados:

 

comentários[0]

11

dez
2012

Enem: Os Rankings Que Mentem

Baseado em texto da Revista Nova Escola

No último dia 22, o Ministério da Educação (MEC) divulgou as médias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) alcançadas por cada escola em 2011. Quase instantaneamente, os dados geraram rankings das instituições com melhores e piores desempenhos de Piracicaba e repassadas pelas redes sociais por gente mal intencionada, ou melhor, desinformada.

A formação de rankings não considera a realidade na qual a escola está inserida. Informações como o perfil dos alunos, dos professores e da comunidade, que impactam diretamente o desempenho dos estudantes, são deixadas de lado. Além do que o ENEM não foi criado com esta finalidade.

Além disso, é necessário levar em conta que parte das instituições nas primeiras posições dos rankings não só de Piracicaba, mas de várias outras cidades do país, utiliza estratégias para maquiar seu real desempenho. Estas filtram apenas os bons alunos, selecionando os estudantes no decorrer da Educação Básica, fazendo com que apenas quem alcança as melhores notas chegue ao último ano e participe da avaliação.

Falando especificamente no ENEM, existem ainda outros agravantes. Questões metodológicas colocam em xeque a validade das notas do exame para analisar a qualidade das escolas - e da Educação. Em primeiro lugar, trata-se de uma prova de adesão voluntária, ou seja, a decisão de participar, ou não, fica a cargo do aluno. O universo de estudantes que realizam a avaliação, portanto, não é representativo nem das instituições, nem de Piracicaba, nem do país.

Ainda que todo esse panorama fosse diferente, a criação de rankings continuaria não sendo ferramenta válida. O ideal seria analisar a quantidade de alunos que atingiu um nível adequado de aprendizagem, e não apenas apresentar a média alcançada pela instituição.

Dentro do modelo de exame que se tem hoje, portanto, a publicação de resultados por escola gera interpretações erradas e deveria ser evitada, pois só revela interesses mercadológicos de grandes corporações da cidade. Os resultados de cada escola até poderiam ser entregues à direção, como forma de ajudar a mapear problemas e possíveis soluções. Mas o processo deveria parar neste ponto. Afinal, o exame pode até indicar aspectos pontuais, mas está longe de ser uma fonte segura para analisar todo o trabalho realizado ao longo do Ensino Médio. Para isso, seria preciso criar uma nova avaliação.

E, para aqueles que acharam que o desempenho de nossa escola caiu, vai aqui um dado, o rankings divulgado foi do ano de 2011, quando tivemos uma ascensão de cerca de 50% em universidades públicas, além de melhorarmos nossa nota em relação ao mesmo ano. Já em 2012, temos o mesmo número de alunos, que havíamos aprovado nos vestibulares, na segunda fase do vestibular da Unesp. Então, de que serve o ranking ? De nada, portanto, se informe antes. 

comentários[0]

19

ago
2012

Calendário dos Vestibulares

image

comentários[0]

12

ago
2012

Unicamp cria três cursos de Engenharia

Novas graduações serão oferecidas nos câmpus de Limeira e de Campinas

Portal Unicamp

O Conselho Universitário (Consu) da Unicamp, órgão máximo deliberativo da instituição, aprovou por unanimidade na manhã de terça-feira, 7, a criação de quatro novos cursos de graduação: Engenharia de Telecomunicações (50 vagas, período integral), Sistemas de Informação (45 vagas, integral), Engenharia Ambiental (60 vagas, período noturno), oferecidos na Faculdade de Tecnologia (FT) de Limeira; e Engenharia Física (15 vagas, período integral), no câmpus de Campinas.

Na mesma sessão, o Consu também decidiu pela extinção dos cursos de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (integral). Os conselheiros deliberaram, ainda, pela criação da Faculdade de Enfermagem, que atualmente funciona como departamento da Faculdade de Ciências Médicas (FCM).

A criação e a extinção dos cursos não vão alterar o número de vagas oferecidas atualmente no vestibular da Unicamp. Os cursos de Engenharia de Telecomunicações e de Sistemas de Informação absorverão, respectivamente, as vagas oferecidas pelos de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, que serão extintos. Já as vagas a serem oferecidas pelo curso de Engenharia Ambiental serão provenientes dos cursos de Tecnologia em Construção de Edifícios (30 vagas) e Tecnologia em Controle Ambiental (30 vagas). Estes dois últimos serão mantidos, agora com 50 vagas cada um.

As vagas da Engenharia Física, por sua vez, serão oriundas do chamado Cursão (Física, Matemática e Matemática Aplicada e Computacional), que segue mantido, agora com 140 vagas. De acordo com o diretor da Faculdade de Tecnologia (FT), professor José Geraldo Pena de Andrade, a criação dos cursos de Engenharia de Telecomunicações, Sistemas de Informação e Engenharia Ambiental é uma resposta à necessidade premente do país por engenheiros qualificados. "Além disso, os novos cursos também têm a intenção de atrair alunos com perfis diferenciados, que se integrarão àqueles que já fazem parte do nosso destacado corpo discente. Outro ponto importante é que os novos cursos contribuirão para aprofundar as atividades de pesquisa na FT", disse.

Segundo o docente, as alterações não exigirão mudanças estruturais significativas. "Teremos de fazer somente uma ou outra adequação, visto que já contamos, por exemplo, com laboratórios", previu Pena Andrade. O reitor Fernando Costa considerou que os novos cursos marcarão uma nova etapa na história da FT. O pró-reitor de Graduação, professor Marcelo Knobel, esclareceu que a criação do curso de Engenharia Física vinha sendo discutida há muito tempo na Unicamp. "Trata-se de um curso que já está consolidado em outros países e que vem sendo gradativamente implantado no Brasil, devido à sua importância". Knobel destacou que antes de serem levadas à apreciação do Consu, as propostas de criação e extinção dos cursos foram amplamente debatidas pela comunidade interna e pelas instâncias formais da Universidade.

O diretor da FCM, professor Mario José Abdalla Saad, destacou que a criação da Faculdade de Enfermagem representa um avanço importante, sobretudo para a formação de quadros qualificados para trabalhar no atendimento à saúde da população. Ele lembrou que o curso de graduação, considerado de excelência, é oferecido pela Unicamp há 34 anos. Além disso, há dez anos foi instituída a pós-graduação, igualmente com alto nível de qualidade. "Há muito tempo endentemos que o curso precisava de autonomia para crescer e ampliar a formação dos futuros profissionais. Com a criação da faculdade, essas tarefas certamente serão facilitadas", avaliou.

comentários[0]

1

ago
2012

Vestibular da USP

Fuvest divulga manual do candidato do vestibular 2013;

são oferecidas 10.982 vagas para a USP

Do UOL, em São Paulo

 

A Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular), que seleciona alunos para a USP (Universidade de São Paulo) e para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa, divulgou nesta quarta-feira (1º) o manual do candidato do vestibular 2013. A inscrição para a prova acontece entre os dias 24 de agosto e 10 de setembro pela internet, com taxa de R$ 130. Confira o manual no link baixo ou pelo site da Fuvest:

 

Vagas

O Conselho Universitário da USP aprovou em junho a tabela de vagas do vestibular 2013 da Fuvest e elevou em 130 o número de cadeiras a serem disputadas já na prova deste ano. Estarão em jogo 10.982 vagas para a USP, além de 100 vagas para o curso de medicina da Santa Casa, totalizando 11.082 vagas.

As mudanças atingem principalmente a Escola Politécnica: o curso de engenharia de petróleo, em Santos, oferecerá mais 40 vagas, elevando o total a 50; já o de engenharia de minas, na capital, oferecerá mais 30, totalizando 40.

No ano passado, o curso de ciências biológicas em Ribeirão Preto já havia sofrido modificações curriculares e de cadeiras, passando a oferecer, em 2013, 60 vagas (20 a mais do que no ano passado). A elas, soma-se o novo curso de bacharelado em administração, em Piracicaba, com 40 vagas diurnas.

 

Inscrições e provas

As inscrições acontecem entre 24 de agosto e 10 de setembro.

As provas do vestibular 2013 da Fuvest serão realizadas nos dias 25 de novembro (1ª fase) e de 6 a 8 de janeiro de 2013 (2ª fase). Veja o calendário completo:

 

Calendário da Fuvest 2013

Divulgação do manual do candidato

01/08/2012

Inscrições

24/08/2012 a 10/09/2012

Prova de habilidades específicas antecipadas para música/SP e artes visuais

14/10/2012 a 19/10/2012

Aprovados na prova de habilidades específicas

05/11/2012

Locais do exame da 1ª fase

19/11/2012

1ª Fase

25/11/2012

Convocados e locais de exame da 2ª fase

17/12/2012

2ª Fase

06/01/2013 a 08/01/2013

Prova de habilidades específicas

09/01/2013 a 11/01/2013

1ª chamada

02/02/2013

A primeira chamada está prevista para 2 de fevereiro de 2013. Confira o calendário completo do vestibular 2013 da Fuvest.

comentários[0]

28

jun
2012

Novos cursos na Unesp

Unesp cria onze novos cursos na área de engenharia e irá construir mais um campus

Do UOl, em São Paulo

A Unesp (Universidade Estadual Paulista) aprovou a criação de onze novos cursos na área de engenharia em nove cidades. Também será criado um novo campus em São João da Boa Vista.

Com as medidas, a universidade pretende ter, ao final de cinco anos, mais 2.200 novos alunos em suas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Segundo nota da Unesp, "o projeto pedagógico, o nome definitivo dos cursos e os custos de cada um ainda serão discutidos nas diversas instâncias pedagógicas e administrativas da Universidade. Eles serão implementados, de maneira escalonada, em 2012, 2013 e 2014".

O campus de São João da Boa Vista oferecerá os cursos de engenharia eletrotécnica e engenharia de materiais, com 80 vagas no total. Confira todos os novos cursos aprovados:

Cidade

Cursos

Vagas

Araraquara

Engenharia de Bioprocessos

Engenharia Química

80

Botucatu

Engenharia de Bioprocessos

40

Dracena

Engenharia Agronômica

40

Itapeva

Engenharia de Manufatura

40

Registro

Engenharia de Pesca

40

Rosana

Engenharia de Energia e Recursos Renováveis

40

São João da Boa Vista

Engenharia Eletrotécnica

Engenharia de Materiais

80

São José dos Campos

Engenharia Ambiental

40

Tupã

Engenharia de Biossistemas

40

comentários[1]

28

jun
2012

Vestibular UNESP

image

comentários[0]

6

jun
2012

ENEM 2012

Fonte: O Estado de S. Paulo (SP)

As inscrições para a próxima edição do Exame Nacional do Ensino médio (Enem) começarão nesta segunda-feira (26/05), às 10 horas, e seguirão até as 23h59 do dia 15/06, informou ontem o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

Alvo de contestação de estudantes e brigas judiciais, a correção das redações passará por mudanças. Conforme o jornal O Estado antecipou, o Ministério da Educação (MEC) reduziu em cem pontos a diferença máxima que poderá haver entre as notas dadas pelos dois corretores para que o texto siga para um terceiro avaliador.

Graças a um acordo firmado com o Ministério Público Federal (MPF), os Alunos terão acesso, apenas para fins pedagógicos, às redações corrigidas, a partir deste ano. Isso não significa, porém, que o estudante poderá recorrer da nota concedida.

Assim como em 2011, todas as redações passarão por dois corretores. Agora, se a diferença entre as duas notas for superior a 200 pontos - não mais 300 -, um terceiro corretor fará outra avaliação. Se mesmo assim a discrepância continuar, a redação seguirá para uma banca de três pessoas, que dará a nota final.

O MEC também instituiu uma nota máxima de discrepância - 80 pontos - dentro de cada uma das cinco competências avaliadas na redação. Ou seja: mesmo que um estudante receba 640 pontos do primeiro corretor e 480 pontos do segundo (diferença inferior a 200 pontos), se numa das cinco competências receber 160 pontos do primeiro e 40 do segundo (diferença superior a 80 pontos), a redação será submetida a uma terceira análise.

Entre as competências da redação estão a demonstração de "domínio da norma padrão da língua escrita" e de "conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação". Como consequência, haverá aumento no número de redações submetidas à terceira correção - segundo o MEC, o número de corretores passará de 3 mil para 4,2 mil, para atender à demanda.

Para informar os estudantes sobre as habilidades avaliadas, o MEC deve divulgar em julho um guia com exemplos de bons textos e um detalhamento do que se espera em cada competência.

 

Segurança

Foi mantida a parceria com a empresa de gestão de riscos Módulo - o número de itens do "check-list" que mapeiam as etapas do exame saltou de 1.276 para 3.439. O Inmetro voltará a acompanhar o trabalho na gráfica.

 Cronograma. O prazo final para o pagamento da inscrição será 20/06 - a taxa é de R$ 35,00.

- Confira o edital do Enem 2012 na íntegra

Agenda do Enem

Inscrições

De 28 de maio (a partir das 10h), a 15 de junho (até as 23h59) pelo www.inep.gov.br

Pagamento da taxa

Até 20 de junho

Provas

3 de novembro (das 13h às 17h30) - Ciências Humanas e Ciências da Natureza

4 de novembro (das 13h às 18h30) - Linguagens, códigos e suas tecnologias, Redação e Matemática

Gabarito

7 de novembro

Resultado Final

28 de dezembro

 

Isenção

Os estudantes que não puderem pagar a taxa poderão solicitar a isenção durante a inscrição. São isentos da taxa de inscrição alunos de escolas públicas que estejam concluindo o ensino médio em 2012. Para isso, sua escola deve estar cadastrada no censo escolar da educação básica e ele deve informá-la no ato da inscrição. Também poderão solicitar os candidatos que declararem carência socioeconômica (ser membro de família de baixa renda ou estar em situação de vulnerabilidade, de acordo com o edital). Confira mais informações no edital do Enem 2012.


Exame

As provas serão realizadas em 3 e 4 de novembro, em todas as Unidades da Federação.

No primeiro dia, o exame terá duração de 4h30, com início às 13h e termino às 17h30.

No segundo dia, serão 5h30 de provas, com início às 13h e término às 18h30.

O Enem será constituído de uma redação e quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha cada.

O exame avaliará as seguintes áreas de conhecimento do Ensino Médio:

Área do Conhecimento

Componentes Curriculares

Ciências Humanas e suas Tecnologias

História, Geografia, Filosofia e Sociologia

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Química, Física e Biologia

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação

Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e suas Tecnologias da Informação e Comunicação.

Matemática e suas Tecnologias

Matemática

comentários[0]

18

abr
2012

Unesp meio do ano (2012)

Inscrições para o vestibular 2012 de inverno da Unesp começam nesta segunda

Do UOL, em São Paulo

 

A Unesp (Universidade Estadual Paulista) abre nesta segunda-feira (16) as inscrições para o vestibular 2012 de inverno, somente pela internet, até 10 de maio. A taxa de inscrição é de R$ 110.

São oferecidas 465 vagas. O vestibulando poderá optar pelo uso da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2010 ou 2011 para composição do resultado final do vestibular, que terá peso 1 na somatória final da prova. 

 

- Manual do candidato do vestibular 2012 de inverno da Unesp (arquivo .pdf)

 

Veja a distribuição de vagas:

Área

Curso

Período

Local

Vagas

Ciências Biológicas

Agronomia

Integral

FE / Ilha Solteira

40

Ciências Biológicas

Agronomia

Integral

Registro

40

Ciências Biológicas

Zootecnia

Integral

FE / Ilha Solteira

40

Ciências Biológicas

Zootecnia

Integral

Dracena

40

Ciências Exatas

Engenharia Ambiental

Integral

Sorocaba

60

Ciências Exatas

Engenharia Civil

Integral

FE / Ilha Solteira

40

Ciências Exatas

Engenharia de Controle e Automação

Integral

Sorocaba

40

Ciências Exatas

Engenharia de Produção

Noturno

FE / Bauru

40

Ciências Exatas

Engenharia Elétrica

Integral

FE / Ilha Solteira

40

Ciências Exatas

Engenharia Mecânica

Integral

FE /Ilha Solteira

40

Humanidades

Geografia (bacharelado e licenciatura)

Noturno

Ourinhos

45

 

Provas

As provas da primeira fase serão aplicadas no dia 3 de junho. Os aprovados para a segunda fase farão as provas nos dias 23 e 24 de junho. 

O resultado final está previsto para ser liberado no dia 12 de julho. De 13 a 15 de julho, todos os candidatos classificados deverão declarar interesse por vaga, no site da Vunesp, inclusive os alunos que forem convocados para matrícula.

Mais informações podem ser obtidas no site da Vunesp

As informaçoes foram fornecidas pela instituiçao e podem ser alteradas por ela sem aviso prévio. É recomendável confirmar datas e horários no site oficial.

comentários[0]

18

abr
2012

Vestibular 2012

Fuvest, Unicamp e Unesp definem calendário do vestibular 2013

Provas da primeira fase serão realizadas, respectivamente, nos dias 25, 11 e 18 de novembro. Unifesp e ITA também divulgaram datas

As três universidades, além do ITA e da Unifesp, divulgaram nesta terça-feira (17) o calendário para o Vestibular 2013. As datas foram definidas conjuntamente para permitir aos candidatos interessados a participação em todos esses processos seletivos.

Confira as datas:

 

USP

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

ITA

Inscrições

24/08 a 10/09

20/08 a 14/09

17/09 a 11/10

A ser divulgada

01/08 a 15/09

Prova 1ª fase

25/11

11/11

18/11

É o Enem, realizado nos dias 3 e 4 de novembro de 2013

11 a 14/12

Prova 2ª fase

06 a 08/01/2013

13 a 15/01/2013

16 e 17/12

13 e 14/12

-

Resultados

02/02/2013

04/02/2013

28/01/2013

30/01/2013

28/12

comentários[0]

19

mar
2012

Vestibular 2012

Unesp vai oferecer 465 vagas no vestibular 2012 de inverno

Do UOL, em São Paulo

A Unesp (Universidade Estadual Paulista) publicou a resolução do vestibular de inverno de 2012. Serão oferecidas 465 vagas e as inscrições serão realizadas no site da Vunesp (responsável pela seleção). Confira a resolução divulgada pela instituição:

O exame é realizado em duas fases. O candidato poderá optar pelo uso da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2010 ou 2011 para composição do resultado final do vestibular. A taxa de inscrição é de R$ 110.

Distribuição de vagas do vestibular de inverno 2012

Área

Curso

Período

Local

Vagas

Ciências Biológicas

Agronomia

Integral

FE / Ilha Solteira

40

Ciências Biológicas

Agronomia

Integral

Registro

40

Ciências Biológicas

Zootecnia

Integral

FE / Ilha Solteira

40

Ciências Biológicas

Zootecnia

Integral

Dracena

40

Ciências Exatas

Engenharia Ambiental

Integral

Sorocaba

60

Ciências Exatas

Engenharia Civil

Integral

FE / Ilha Solteira

40

Ciências Exatas

Engenharia de Controle e Automação

Integral

Sorocaba

40

Ciências Exatas

Engenharia de Produção

Noturno

FE / Bauru

40

Ciências Exatas

Engenharia Elétrica

Integral

FE / Ilha Solteira

40

Ciências Exatas

Engenharia Mecânica

Integral

FE /Ilha Solteira

40

Humanidades

Geografia (bacharelado e licenciatura)

Noturno

Ourinhos

45

 

Outras informações pode ser obtidas neste documento ou pelos sites da Unesp e da Vunesp.

comentários[0]

19

mar
2012

Vestibular 2012

Inscrições para o vestibular 2012 de inverno da Unesp serão feitas de 16 de abril a 10 de maio

Do UOL, em São Paulo
 

A Unesp (Universidade Estadual Paulista) divulgou nesta segunda-feira (19) o calendário do vestibular de inverno de 2012. As provas da primeira fase serão aplicados no dia 3 de junho. Veja abaixo:

 

Calendário do vestibular de inverno 2012 da Unesp

Solicitação de Redução de Taxa

09/04/2012 a 12/04/2012

Solicitação de Isenção de Taxa

09/04/2012 a 12/04/2012

Inscrições

16/04/2012 a 10/05/2012

Prova da 1ª Fase

03/06/2012

Convocados para a segunda fase

15/06/2012

Prova de 2ª fase

23/06/2012 e 24/06/2012

Resultado

12/07/2012

Serão oferecidas 465 vagas e as inscrições serão realizadas no site da Vunesp (responsável pela seleção), no período de 16 de abril a 10 de maio. A taxa de inscrição é de R$ 110. O candidato poderá optar pelo uso da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2010 ou 2011 para composição do resultado final do vestibular. Veja a distribuição de vagas:

 

Distribuição de vagas do vestibular de inverno 2012

Área

Curso

Local

Vagas

Ciências Biológicas

Agronomia

FE / Ilha Solteira

40

Ciências Biológicas

Agronomia

Registro

40

Ciências Biológicas

Zootecnia

FE / Ilha Solteira

40

Ciências Biológicas

Zootecnia

Dracena

40

Ciências Exatas

Engenharia Ambiental

Sorocaba

60

Ciências Exatas

Engenharia Civil

FE / Ilha Solteira

40

Ciências Exatas

Engenharia de Controle e Automação

Sorocaba

40

Ciências Exatas

Engenharia de Produção

FE / Bauru

40

Ciências Exatas

Engenharia Elétrica

FE / Ilha Solteira

40

Ciências Exatas

Engenharia Mecânica

FE /Ilha Solteira

40

Humanidades

Geografia (bacharelado e licenciatura)

Ourinhos

45

Os aprovados para a segunda fase farão as provas nos dias 23 e 24 de junho. O resultado final está previsto para ser liberado no dia 12 de julho.

De 13 a 15 de julho, todos os candidatos classificados deverão declarar interesse por vaga, no site da Vunesp, inclusive os alunos que forem convocados para matrícula.

Mais informações podem ser obtidas no site da Vunesp

comentários[0]

25

fev
2012

Aprovada CAP

Parabéns Nathália

image

comentários[3]

15

fev
2012

Ex-aluna CAP (Aprovada na USP)

Parabéns Carla!!!

image

comentários[0]

15

fev
2012

Ex-Alunas CAP (Aprovadas na UNESP)

Parabéns Gabi...

image

 

Parabéns Carla

image

 

comentários[0]

8

fev
2012

Ex-aluna do CAP Aprovada

Parabéns Gabi... e que venha a Unesp!!!image

comentários[2]

8

fev
2012

Aprovados CAP

Parabéns Nathália e que venha a USP e a Unesp...image

comentários[4]

3

fev
2012

Aprovada CAP

Parabéns Gabriela!!!

image

comentários[3]

26

jan
2012

Aprovado CAP

Parabéns Renan...image

comentários[9]

3

jan
2012

ENEM

ENEM

comentários[0]

Você está aqui

Twitter

Assinar RSS

mais buscadas

2004-2011 Educação Adventista Todos os direitos reservados.