Portal da Educao Adventista

*Ciências da Natureza*

Deixe seu comentário

18

nov
2013

ana luiza

amei love

6

out
2013

lorena

foi otimo essa historia

16

set
2013

Rafaella

amo muito histórias do monteiro lobato principalmente a do jeca tatu eu acho que é uma história muito a ver com a vida de muitas pessoas pelo Brasil há fora

29

ago
2013

Anna Laura

"Adorei a história do Jeca Tatu!" :-D

29

ago
2013

NEIDE R. L. PEREIRA

NÃO CONHECIA O TEXTO FIQUEI CONHECENDO ATRAVÉS DA PESQUISA QUE MINHA FILA REALIZOU

14

ago
2013

ericka emilly

eu gostei muito desta historia é muito legal de ler e aprender mais mais

6

ago
2013

nathiely nunes dos reis

essa historia é muito interessante

23

mai
2013

pamella assunsao

com esse texto aprendemos mais e mais a vida de jeca tatu

16

mai
2013

Tauane

legal ;)

15

mai
2013

murilo

legau

15

mai
2013

murilo

legau

15

mai
2013

murilo

legau

25

abr
2013

luiza fabia miranda de oliveira

gostei muito a historia e parabens!

19

abr
2013

Renan

Legal essa historia

4

abr
2013

larissa

eu adorei essa hitoria muito legal

4

abr
2013

larissa

eu adorei essa hitoria muito legal

10

nov
2012

Isabela Catto

Muito legal ! Gostei :)

10

nov
2012

Isabela Catto

Muito legal ! Gostei mesmo :)

2

out
2012

Lucas 6 anos

Thiago cunha meu professor me disse sobre o jeca tatu. Como a maioria das pessoas rurais nao tem conhecimento nem higiene o jeca tatu foi justamente para levar o conhecimento dessas doenças mortais tao perigosas para o campo. Quando as pessoas viram o jeca tatu elas se indetificaram com ele e assim acabaram aprendendo ualguma coisa.

24

set
2012

Giovana Theodoro 7°ano

Muito legal esse texto,aprendi muitas curiosidades!

14

ago
2012

lellis

nao encomtrei o que queria mas que coisa...............................................

28

jul
2012

Mickaelly Lorrane

legal a historia

28

jul
2012

Mickaelly Lorrane

legal a historia

5

jul
2012

anonimo

nn axei o q eu quero e4

27

jun
2012

ana beatriz

muito lega issa historia

4

jun
2012

Thiago Cunha

"Um dos fatores da eliminação ser externa é: oxigênio, alta temperatura e umidade, que permitem que a larva se desenvolva no interior do ovo, os quais possuem mais longevidade e infectividade. O grande número de larvas mantém a produção de ovos férteis que são eliminados nas fezes do hospedeiro. A transmissão se dá por ingestão dos ovos por INGESTÃO de alimentos ou ÁGUA contendo ovos do verme. Por isso é importante saneamento básico, lavar bem a mão as mãos antes de comer, BEBER ÁGUA DE BOA PROCEDÊNCIA (caso do texto), etc."

4

jun
2012

Jacqueline

Mesmo com a ultilização de remédios para as pessoas,é preciso combater esses vermes. È preciso cuidado com o solo,evitando andar descalço,assim previnindo doenças como o amarelão. Também é preciso tomar cuidado com animais que apresentam doenças,como por exemplo o cachorro do Jeca Tatu,que por sua vez estava com berne,que é um verme. Esses fatores entre outros podemos chamar do que conhecemos como : a falta saneamento básico. Cuidados com alimentos ( cozinhando bem, não comer carne mal passada ) também são fatores que influenciam.

31

mai
2012

Felipe Gois Pandolfo

O combate a verminose tem tido pouco sucesso pois além dos medicamentos a serem tomados também é necessário a higiene, como lavar as mãos antes das refeições, beber água filtrada, ferver a roupa de cama diariamente e também não andar descalço. Pois só assim a verminose pode ser combatida com sucesso.

29

mai
2012

Caio Mendes

A causa da falta de eficiência contra as verminoses é graças a falta do conhecimento da população. O amarelão é uma doença transmitida pela pele, quando se anda descalço em terrenos úmidos, onde se pode encontrar os ovos do seu agente etiológico. Jeca Tatu desconhecia das formas de prevenção contra o amarelão e vivia andando descalço em suas terras "contaminas", o mesmo ja estava contaminado e não sabia graças a sua falta de conhecimento sobre a doença

28

mai
2012

Thiago Cunha 2° EM

O problema do Jeca - Tatu personagem da obra de Monteiro Lobato, ainda é comum em pessoas de nosso país, principalmente onde há pouco ou nenhum saneamento básico. O uso de medicamentos que combate verminose é eficiente, tomando o medicamento de forma correta a pessoa estará livre da verminose, porém, sendo transmitida ao homem por :alimentos contaminados, frutas e verduras mal lavadas, água contaminada, carne crua ou mal cozida, etc a pessoa tornará à ter vermes novamente. O uso de medicamento é importante, mas tratamento de esgoto, tratamento e controle da qualidade da água, limpeza dos reservatórios de água e conscientização das pessoas para beber água filtrada ou fervida, lavar os alimentos, lavar as mãos, comer carne bem passada, andar calçado, etc é FUNDAMENTAL no controle e prevenção de verminose.

28

mai
2012

Fábio Carneiro

O combate as verminoses tem apresentado pouco sucesso pois as pessoas não possuem boas condições de vida e acabam contraindo verme facilmente, a falta de saneamento básico também é um dos motivos para a permanência desses vermes, para combate-los o governo precisa investir em saneamento básico e em melhores condições de vida e moradia para a população em geral.

22

mai
2012

Mariane Matias 2º EM

Para serem tratadas, os medicamentos até podem bastar. Porém, a melhor maneira de acabar com essas doenças, é a prevenção. Sem tomar os devidos cuidados como lavar bem as mãos e os alimentos, ferver a água, não andar descalço, ter cuidados básicos com a higiene, entre outros, não é possível impedir os casos dessas doenças.

12

mai
2012

Nicole dos Santos

Quando trata-se de um doente dando à ele os remédios necessários ele será curado, mas poderá pegar a doença mais vezes. O certo é cuidar dos que já tem o verme e cuidar do problema em si, ou seja, erradicar os vermes com o saneamento básico, falta de higiene, etc.

7

mai
2012

jaqueline mariano

porque muitas pessoas não sabem o que essa doença pode causar, e porque tem muito contato com o solo e pouca higiene.

6

mai
2012

Sunamita

porque não adianta só tomar o remédio, tem qui tomar precauções, não andar descalso, usar luvas quando for mecher com terra, ou em águas sujas, ter saneamento básico, para não começas o ciclo novamente. E com as pessoas mais informadas sobre o assunto, ajuda a ter mais conscientização assunto.

6

mai
2012

Leonardo Franchi

Como visto, o caso do Jeca Tatu aconteceu em um lugar 'esquecido' do país. O tratamento de vermes, seguindo a ideia de remédios para combater os parasitas, tem sido feita sim. Porém, não tem obtido sucesso pois, onde esses problemas ocorrem, são lugares afastados, como o de Jeca Tatu, onde o saneamento básico não chega, e a campanha de combate aos vermes não é realizada (muita das vezes).

1

mai
2012

Beatriz Verza

O combate às verminoses tem tido pouco sucesso, apesar do uso de medicamentos eficientes contra vermes pois atualmente quase nada é investido em campanhas educacionais que estimulem e informem as pessoas sobre as medidas profiláticas. Outro fator importante é o saneamento básico que em muitas regiões a população nem ao menos sabe o que é isso, pois as mesmas não tem agua filtrada e nem redes de esgoto. As verminoses refletem as condições de vida da população. E para que esse reflexo seja positivo é necessário que haja tratamento de esgoto, agua filtrada, higienização alimentícia, lavar as mãos antes de se alimentar e até mesmo andar calçado. Se estas medidas não forem adotadas torna-se impossível exterminar os vermes já que o uso de medicamentos, pelas pessoas contaminadas em regiões endêmicas, resolve o problema de forma isolada e não a causa da constante infestação.

30

abr
2012

Aline Mariano

O combate ás verminoses tem tido pouco sucesso pelo simples fato de que os medicamentos para combater vermes na verdade não são suficientes para combater a doença, são necessários muitos cuidados como saneamento básico, tratamento de água e de esgoto, campanhas geradas pela prefeitura de como se prevenir em relação a verminose, o calçamento dos pés, a higiene em relação aos alimentos, frutas e verduras é importante também. Esses são os recursos precisos, para que o tratamento seja completamente adequado.

29

abr
2012

Gillyade Correia Menino

Embora os medicamentos sejam eficientes contra os vermes, esta limitado aos vermes que estão no hospedeiro, ou seja não evita a propagação dos vermes, sendo assim muito mais facil do hospedeiro se contaminar novamente, seria mais facil o hospedeiro, evitar lugares de contaminação e manter a higiene, para não ser contaminado.

28

abr
2012

Willian Castilho Moreno

Em minha opinião é por que mesmo tomando os remédios as pessoas têm que parar de ter certas atitudes, e mudar seu estilo de vida, porem no Brasil há muitas pessoas que não tem condição de mudar suas moradias ou até mesmo por culpa da prefeitura ainda não tenha estalado o saneamento básico em lugares que difícil acesso, que há também moradias. Alem de que muitas pessoas podem estar com os vermes e nem saber que os possuem, confundindo os sintomas da doença com outras pequenas coisas. Outro fator que pode piorar a situação é o uso indiscriminado de remédios que podem fortalecer o verme e seus descendentes, fazendo com que o remédio correto para este fique menos eficiente.

26

abr
2012

Alice B. Canova

O combate às verminoses tem tido pouco sucesso devido a vários fatores que são essenciais, mas que estão em falta atualmente como o saneamento básico, que em muitas regiões, não apenas no Brasil, mas mundialmente, está em falta gerando acumulo de lixo, alagamentos, entre outros problemas. Outro fator muito importante e precário hoje em dia é a falta de informação à população, em um mundo como este, as pessoas precisam estar informadas sobre as doenças menos faladas, pois são estas que acabam infectando muitas pessoas podendo levar até a morte devido a falta de cuidados necessários, são informações básicas como por exemplo a importância do uso de calçados, a falta de higiene com alimentos mas que nem todos adquirem facilmente. E o uso de medicamentos pelas pessoas contaminadas em certas regiões, resolve o problema de forma isolada e não a causa da constante infestação.

23

abr
2012

gabriela

o site é muito bom

30

jan
2012

suelene

otimo

28

jun
2011

DALVINO REIS

eu sou fã do jeca tatú desde os meus 8 anos hoje eu tenho 57 eu preciso de um livro da historia do jeca tatú.meu fone.63.84185791ou 63.99792737 obrigado.

9

nov
2010

ingrid fernanda alves de oliveira

nessa historia contou que zeca sofria de amarelão e tinha preguiça de tudo,mas quando um doutor foi consutalo ele comesou a usar botas e tomar ramedios zeca melhorou muito foi toltamente curado ,todos que os viam comentavam começou cuidar muito bem da sua fazenda.

8

nov
2010

Eduarda Benevides

O Jeca era muito descuidado... un dia Jeca começou a se sentir mal, ele foi ao médico, o doutor doutor disse que ele estava com uma doença mais conhecida como amarelão . o amarelão pode ser pego com o descuido com os pés ( como andar descalço).!!!

4

nov
2010

Vinicius Bortoleto

O jeca era um cara descuidado, que nao se preocupava com nada.. Um dia ele estava com uas coisas estranhas, ele foi ao médico, onde o doutor falou para ele que estava com amarelão, pois Jeca estava descalço quando foi pego pelo amarelão....O amarela pode ser pego principalmente com o descuidado com os pés....!!! **

24

out
2010

Vitor Antunes

O jeca era um cara descuidado, que nao se preocupava com nada ... Um dia começou a sentir algumas \"coisas\" estranhas .. Foi ao médico, e lá o doutor disse que ele tinha pego o amarelão .. o amarelão pode ser pego pelo descuidado com os pés principalmente.

18

out
2010

Marina Nery

Pelo o que eu entendi,o Jeca tinha uma doença chamada anquilostomiase,mais conhecida como amarelão.Essa doença pega se vc andar descalço,a pessoa que pega essa doença sente dor de cabeça,canseira,pontadas no peito,etc.,além de ficar desanimada,fraca,perdem a vontade de fazer alguma atividade.Então o doutor receitou alguns remédios e que ele comprasse uma bota para não andar descalço,com isso ele ficaria melhor. Essa doença é confundida com uma outra doença que chama sezão,ou febre interminente,os sintomas dessa doença é um arrepio,muita dor de cabeça,calafrio.

18

out
2010

Juliana

O amarelão se pega atraves de andar descalço.E e as pessoas semtem varias coisas como canseira,dorde de cabeça pontada no peito.E Jeca acabou na verdade Anquiliostomiase

18

out
2010

Laura Meneghelli

O que mais me chamou a atenção foi que o Jeca mostrava os sintomas da doença no dia-a-dia e nem percebia. Então temos que estar sempre atentos pois os sintomas do amarelão e de ouras doenças estarem no nosso dia-a-dia e nos nem percebermos. Com o Tempo a doença pode ir aumentando e causando assim problemas maiores ao nosso organismo. Por isso é sempre bom visitarmos um medico frequentemente. Para evitarmos essas doenças.Ficar com os pés sempre calçados é um bom modo de nos prevenir.

18

out
2010

Laura Meneghelli

O que mais me chamou a atenção foi que o Jeca mostrava os sintomas da doença no dia-a-dia e nem percebia. Então temos que estar sempre atentos pois os sintomas do amarelão e de ouras doenças estarem no nosso dia-a-dia e nos nem percebermos. Com o Tempo a doença pode ir aumentando e causando assim problemas maiores ao nosso organismo. Por isso é sempre bom visitarmos um medico frequentemente. Para evitarmos essas doenças.Ficar com os pés sempre calçados é um bom modo de nos prevenir.

16

out
2010

Isabella Augusti

A hitória na minha opnião, ou melhor no comntexto todo o que eu entendi foi que esse amarelão é uma doença que pega por andar descalço e que causa desanimo e perda de vontade de fazer as diversas atividades do dia-a-dia, as pessoas perecem fracas e são. As pessoas sentem canseira, dor de cabeça, pontada no peito e nao sei mas no caso dele gostava de beber. Muita gente confunde com o sezão ou maleita, porém é diferente pois essa é um arrepio, calafrio seguida de uma forte dor de cabeça! O nome certo da doença que o Jeca Tatu tinha era anquilostomiase. O doutor nesse caso receitou não andar descalço (comprar um par de botinhas) e tomar os remedios receitados!

Você está aqui

Twitter

Assinar RSS

mais buscadas

2004-2011 Educação Adventista Todos os direitos reservados.