Portal da Educao Adventista

*Professor Genivaldo *

28

set
2012

O ovo e os grãos - cozidos ficam duros e moles. Por quê?

 

Por que alguns alimentos cozidos ficam duros, como o ovo, e outros, moles, como os grãos?

 

Porque uns têm mais proteína que outros, e essa substância se comporta de um jeito muito esquisito quando aquecida. Metade da parte sólida de um ovo, por exemplo, é proteína pura. Quando ele começa a cozinhar, rompem-se as ligações entre as moléculas de aminoácidos, os compostos orgânicos que formam as proteínas. O estranho é que essa seqüência de quebras deveria fazer com que o ovo ficasse mole, mas o processo não pára por aí. Conforme a temperatura vai subindo, as proteínas ganham mais energia ainda. Então, por incrível que pareça, elas começam a se organizar de novo, mas com uma diferença importante: agora, os aminoácidos usam a energia que ganharam durante o cozimento para construir ligações mais fortes que as originais. O resultado final, claro, é que o ovo endurece. Quando você morde um ovo cozido, está degustando justamente essas ligações moleculares mais reforçadas.

 

Com a carne, cheia de aminoácidos, acontece um processo semelhante. "As proteínas do tecido muscular também modificam sua disposição e mudam de textura, como acontece com as do ovo", diz a engenheira de alimentos Hélia Harumi Sato, da Unicamp. Para os grãos, bem mais pobres em proteína, o processo é outro. No caso deles, o calor do cozimento dissolve um carboidrato chamado pectina, substância que une as paredes das células das plantas. Aí, é como se o "cimento" que mantém o vegetal rígido fosse diluído, e ele sai todo mole da panela.

 

Fonte: Mundo Estranho

comentários[0]

28

set
2012

Pesquisadores confirmam degelo recorde do Ártico

 

Degelo cresce no Ártico

Estudiosos norte-americanos confirmam que a cobertura de gelo do Ártico caiu para níveis recordes este ano e é hoje 50% menor do que era entre 1979 e 2000.

 

A camada de gelo do Ártico recuou este ano para o menor nível já registrado, afirmaram nesta quarta-feira (19/09) pesquisadores do Centro Nacional da Neve e do Gelo dos EUA (NSIDC, na sigla em inglês).

 

Imagens de satélite mostram que a área congelada do Ártico recuou para 3,4 milhões de quilômetros quadrados em 16 de setembro, possivelmente a menor marca deste ano e a menor já registrada desde o início das medições, em 1979.

 

"Estamos agora num território desconhecido", afirmou o diretor do NSIDC, Mark Serreze. "Poucos de nós estavam realmente preparados para o quão rápido isso está de fato acontecendo", enfatizou.

 

A alteração da superfície de gelo sobre o mar Ártico é um processo sazonal, e a menor extensão é geralmente alcançada em setembro. Os mínimos anteriores haviam sido alcançados também este ano, em 26 de agosto e 4 de setembro.

 

"O mínimo deste ano será quase 50% menor do que a média registrada entre 1979 e 2000", alertou o pesquisador Walt Meier. O oceanógrafo Wieslaw Maslowski comentou os resultados num evento do Greenpeace em Nova York. Segundo ele, se a tendência continuar, não haverá mais gelo no Ártico no fim desta década.

 

Fonte: DW

comentários[1]

28

set
2012

Quem é fiel no pouco também é fiel no muito.

 

O Honesto Abraão

 

Quem é fiel no pouco também é fiel no muito. Lucas 16:10


A agência dos correios de New Salem, estado de Illinois, EUA, fechou em 1836. No último dia de funcionamento, o chefe da agência sentou-se para fazer os cálculos. De acordo com seus registros, devia para o governo dos Estados Unidos cerca de 17 dólares.


Essa quantia pode não parecer muito hoje em dia. Mas em 1836 representava quase o salário de quatro meses para o chefe da agência, cujos rendimentos anuais eram de 55 dólares e 70 centavos.


O jovem gerente havia recebido a orientação de enviar os registros da agência para o Correio Central de Washington.


Este faria a verificação e mandaria um agente recolher o dinheiro devido ao governo. Assim, o jovem tomou os 17 dólares e os envolveu com um velho retalho de tecido de algodão, guardando-os cuidadosamente no canto de um velho baú.


Vários anos passaram, e ninguém chegou para fechar as contas do correio de New Salem. O ex-gerente era agora um esforçado jovem advogado, que não estava indo muito bem de finanças. Apesar disso, nem uma única vez abriu o pacotinho onde guardava os 17 dólares.


Então, certo dia, um agente do governo entrou no escritório de advocacia do ex-chefe do correio de New Salem.


- Verificamos as contas - disse ele. - Você deve 17 dólares ao governo. Estamos aqui para recebê-los.


O advogado concordou e encaminhou-se ao outro lado da sala, onde estava o velho baú. Pegou um pacotinho de pano amarelado e amarrado com uma tira e o colocou nas mãos do agente. Abrindo o pacote, o homem contou os 17 dólares.


- O senhor quer dizer que este é o mesmo dinheiro que tirou do correio no dia em que a agência fechou? - perguntou o agente, atônito.


- Nunca utilizo dinheiro alheio; só o meu - disse ele.


O agente pegou o dinheiro e foi embora. O jovem advogado que o viu saindo era Abraão Lincoln. Vinte e cinco anos mais tarde, foi eleito presidente dos Estados Unidos.


Como a experiência de Abraão Lincoln se relaciona com Lucas 16:10? Você consegue se lembrar de algo em sua própria vida que tenha a ver com esse versículo?

 

Sendo Amigos

A integridade é testada nos pequenos fatos da vida cotidiana.

 

comentários[0]

28

set
2012

Ex-miss tem parte do crânio retirada e guardada no abdômen

 

Pedaço ficou armazenado no corpo por 42 dias, para se manter estéril.
Cirurgia de recolocação ocorreu este mês nos EUA e foi um sucesso.

 

Uma jovem americana de 36 anos, vencedora de um concurso de beleza em 2009, teve um quarto do crânio removido e armazenado no abdômen após bater a cabeça em uma pedra durante uma viagem de pesca, em junho. As informações são do jornal britânico "Daily Mail".

 

O pedaço de osso foi retirado porque o cérebro de Jamie Hilton inchou muito depois do acidente. Ele ficou guardado dentro do corpo dela por 42 dias, para se manter "nutrido" e estéril, antes de ser anexado novamente no lugar - em uma cirurgia concluída com sucesso este mês.

 

Montagem mostra imagens da americana Jamie Hilton: acima, à esquerda, como Mrs Idaho 2009, e à direita após a retirada do pedaço do crânio. No detalhe ao centro, o osso armazenado dentro do abdômen, e abaixo, após a cirurgia de recolocação (Foto: Reprodução/Daily Mail)
Montagem mostra imagens da americana Jamie Hilton: acima, à esquerda, como Mrs Idaho 2009, e à direita após a retirada do pedaço do crânio. No detalhe ao centro, o osso armazenado dentro do abdômen, e abaixo, após a cirurgia de recolocação, feita com sucesso este mês (Foto: Reprodução/Daily Mail)

Havia o risco de o crânio ser rejeitado na barriga da jovem ou infeccionar, mas isso não ocorreu. A ex-miss Idaho, que também concorreu a Mrs. America há três anos, é mãe de três filhos e contou sua experiência de quase morte em um blog chamado "Milagres, acredite neles".

 

No dia do acidente, a americana pescava com o marido, Nick, e o cunhado, Greg, quando tentava enrolar o primeiro peixe que apanhou. Ela, então, perdeu o equilíbrio e caiu de uma altura de 3,5 metros. O marido a encontrou inconsciente, sem respiração nem pulso. O serviço de emergência foi acionado e a vítima foi levada ao hospital.

 

Desde que se recuperou, Jamie voltou a trabalhar na empresa de táxi da família para arrecadar o dinheiro necessário para pagar a operação de milhares de dólares que salvou sua vida.

 

Fonte: G1

comentários[1]

27

set
2012

Alemanha decide que pra ser católico é preciso pagar imposto

 

ARCHIV - ILLUSTRATION - Ein Mann verlässt am 22.12.2010 die katholische Kirche St. Johann in Bremen. Das Bundesverwaltungsgericht in Leipzig trifft am 26.09.2012 eine Grundsatzentscheidung zur Kirchensteuer in Deutschland. Es muss entscheiden, ob jemand, der keine Kirchensteuer mehr zahlt, Mitglied der katholischen Kirche bleiben kann - aus Sicht der Kirche ein Ding der Unmöglichkeit. Foto: Ingo Wagner dpa    (c) dpa - Bildfunk

Corte alemã decide que para ser católico é preciso pagar imposto

 

Tribunal afirma que participação parcial na comunidade religiosa é tecnicamente impossível. Quem não pagar imposto religioso no país perde o direito a sacramentos como batismo e comunhão.

 

Católicos na Alemanha têm que pagar imposto religioso se quiserem ter direito a receber os sacramentos da Igreja, como comunhão, confirmação ou funeral cristão. Nesta quarta-feira (26/09), o Tribunal Administrativo Federal alemão, uma das mais altas cortes do país, determinou que um católico que declare formalmente seu afastamento da Igreja para não pagar a contribuição mensal também perde o direito de participar de seus ritos.

 

O fim do processo significa uma derrota para o teólogo Hartmut Zapp, que havia declarado em cartório em 2007 que abandonava a Igreja como "instituição pública", mas reivindicava o direito de continuar participando dos ritos católicos como fiel, mesmo sem pagar o imposto eclesiástico.

 

Os juízes determinaram que o assunto é da alçada única da Igreja, e que tal afastamento parcial não é possível, argumentando que aqueles que "desejam voluntariamente permanecer na comunidade católica, não podem exigir que o Estado restrinja o direito de autodeterminação da Igreja".

 

"Devolvendo a bola"


A forma como a Igreja vai continuar lidando com o caso de Hartmut Zapp, isto é, se ela continuará aceitando-o como membro, não é, na interpretação dos magistrados, da alçada dos órgãos estatais. "A sentença significa que estamos devolvendo a bola para a discussão eclesiástica", ressaltou o juiz Werner Neumann, do tribunal, sediado em Leipzig.

 

A decisão foi anunciada dois dias depois de um decreto da Conferência dos Bispos da Alemanha entrar em vigor, segundo o qual católicos que se recusarem a pagar a taxa perdem o direito de receber os sacramentos.

 

Hartmut Zapp gibt am Donnerstag (29.04.2010) nach einer Verhandlung in einem Gerichtssaal im Verwaltungsgerichtshof Baden-Württemberg in Mannheim ein Interview. Der pensionierte Kirchenrechtsprofessor Zapp kämpft vor Gericht darum, Katholik zu bleiben, obwohl er aus der Kirche als Institution ausgetreten ist und auch keine Kirchensteuern mehr zahlt. Foto: Ronald Wittek dpa/lsw
pixel

Zapp se considera católico, apesar de não pagar imposto

 

"Pay and pray"


O movimento de reforma católica Wir Sind Kirche ("nós somos Igreja", em tradução livre), criticou o decreto episcopal, que torna a condição de membro da Igreja explicitamente vinculada ao pagamento de impostos como um sistema de "pay and pray" (pague e reze).

 

Zapp avaliou a decisão como um sucesso e se disse confiante em continuar a discutir com a Igreja. "Eu me considero ainda como membro da Igreja Católica Romana", afirmou o teólogo, de 73 anos. O presidente da Conferência dos Bispos da Alemanha, Robert Zollitsch, considerou o veredicto uma confirmação de sua linha. "A Igreja é uma comunidade de fé, que existe na Alemanha como uma instituição de direito público. Essas duas coisas não podem ser separadas", alegou.

 

Na Alemanha, os contribuintes são obrigados a pagar imposto à Igreja, a menos que se declarem "sem religião" ou que entreguem uma declaração deixando formalmente a Igreja. O imposto religioso é regulamentado por lei, correspondendo a uma parcela que varia entre 8% e 9% do salário, dependendo da região em que o contribuinte vive.

 

MD/dpa/afp
Revisão: Francis França

fonte: DW

comentários[1]

20

set
2012

Especialistas questionam papiro q se refere a esposa d Jesus

 

'Não se sabe direito de onde vem', disse porta-voz do Vaticano.


'Mulher' nem sempre significa 'esposa' em textos antigos, afirmou professor.

 

O papiro revelado pela professora americana Karen King, que supostamente menciona a existência da esposa de Jesus, causou sensação, mas a teoria de que Cristo teria sido casado foi vista com ceticismo por parte do Vaticano e outros historiadores.

 

A pesquisadora da Escola de Teologia de Harvard, revelou a existência de um papiro cristão copta do século IV que contém a frase "Jesus disse a ele, minha esposa".

 

Durante congresso sobre estudos coptas, a especialista falou da teoria de que os antigos cristãos acreditavam que Jesus era casado. Ela enfatizou que o papiro em questão não prova que Jesus tenha sido casado, mas levanta a questão desse suposto casamento, muito embora a tradição cristã faça questão de negar essa possibilidade.

 

Pedaço de papiro traz a inscrição: 'Jesus disse a eles, minha esposa' (Foto: Karen L. King/Harvard/Divulgação)Pedaço de papiro traz a inscrição: 'Jesus disse a eles, minha esposa' (Foto: Karen L. King/Harvard/Divulgação)

"No princípio, os cristãos discordavam sobre se era ou não casado, mas somente depois de um século da morte de Jesus que começaram a usar condição conjugal de Jesus para apoiar suas posições", acrescentou King.

 

Análises


Apesar de vários especialistas acreditarem na autenticidade do papiro, "a sentença final sobre o fragmento depende de novas análises por parte de colegas e da realização de mais testes, principalmente sobre a composição química da tinta", explicou ainda.

 

Procurado pela AFP, o porta-voz da Santa Sé, Federico Lombardi, afirmou que "não se sabe direito de onde vem esse pedaço de pergaminho".

 

"Mas isso não muda em absoluto a posição da Igreja, que se baseia em uma longa tradição muito clara e unânime", afirmou.

 

"Não muda em nada a visão sobre Cristo e os Evangelhos. Este acontecimento não tem influência alguma sobre a doutrina católica", enfatizou.

 

Por sua parte, o professor da Faculdade Protestante de Paris, Jacques-Noel Peres, destacou que se trata de um texto tardio: "Nunca li textos de épocas anteriores que testemunhassem a veracidade de um casamento de Jesus", afirmou.

 

"Nos idiomas semíticos daquela época, mulher não significa necessariamente esposa", ressaltou.

 

Peres afirma que este termo pode ser oriundo da famosa frase em que Jesus se dirige a sua mãe no episódio conhecido com Bodas de Caná: "Que tenho eu contigo, mulher?"

 

Para alguns historiadores, o pergaminho pode se originar de círculos gnósticos (grupos cristãos daquela época) muito alternativos.

 

O diretor do jornal do Vaticano, "L'Osservatore Romano", Giovanni Maria Vian, que também é historiador especializado em Igreja antiga, duvida da autenticidade do documento. "Há um comércio de (documentos) falsos no Oriente Médio", comentou, criticando o fato de que nos Estados Unidos houve "uma tentativa de fazer barulho em torno deste assunto".

 

Segundo ele, a letra de quem escreveu o papiro é "muito pessoal", quando os documentos deste tipo eram escritos com uma letra codificada "muito rígida", que se parecia com um texto impresso.

 

"Na tradição da Igreja, não se conhece nenhuma menção a uma esposa de Jesus. Segundo todos os índices históricos, Jesus era solteiro. É dito claramente que Pedro era casado. Por que se teria ocultado no caso de Jesus?", questiona.

 

Para ele, pode-se tratar de um fragmento de evangelho apócrifo de inspiração gnóstica.

 

Durante os primeiros séculos do cristianismo, houve inúmeros evangelhos que posteriormente foram descartados da Bíblia pela Igreja de acordo com seus interesses.

 

Esses evangelhos teriam sido escritos por pessoas que realmente conheceram Jesus e apresentavam um quadro mais completo de sua vida, principalmente, sua infância.

 

Fonte: G1

comentários[0]

20

set
2012

Descoberto o primeiro dentista da história

Dente de 6,5 mil anos com cera de abelha pode ser 1º vestígio de dentista.

 

Osso de mandíbula com coroa foi achado na Eslovênia, no Leste Europeu.


Material pode ter servido para diminuir a dor e sensibilidade de rachadura.

 

Um dente de 6,5 mil anos de idade encontrado na Eslovênia, no Leste Europeu, pode ser o vestígio mais antigo da existência de um dentista, aponta um novo estudo italiano publicado na revista científica "PLoS One". Isso porque a coroa continha um preenchimento de cera de abelha que pode ter sido aplicado para diminuir a dor e a sensibilidade da pessoa.

 

Os pesquisadores, liderados por Federico Bernardini e Tuniz Claudio, do Centro Internacional Abdus Salam de Física Teórica, analisaram um osso de mandíbula que incluía um dente humano.

 

Coroa de dente (Foto: Bernardini F, Tuniz C, Coppa A, Mancini L, Dreossi D, et al./Divulgação)Dente é coberto por cera na parte amarela (Foto: Bernardini F, Tuniz C, Coppa A, Mancini L, Dreossi D, et al.)

Trabalhando em conjunto com o laboratório de física Sincrotrone Trieste e outras instituições, a equipe concluiu que a cera foi aplicada na época da morte do indivíduo, mas não é possível saber se foi antes ou depois.

 

Se o material foi colocado antes, provavelmente se destinou a reduzir o desconforto provocado por uma rachadura vertical nas camadas de esmalte (externa) e dentina (mais interna).

 

Segundo Tuniz, o desgaste severo do dente ocorreu possivelmente por um uso em atividades não alimentares, como a tecelagem, normalmente feita por mulheres do período Neolítico - entre 10 mil a.C. e 3 mil anos a.C.

 

Evidências odontológicas na pré-históra são escassas, por isso esse novo objeto pode ajudar a fornecer informações sobre os primeiros "consultórios" dentários. A descoberta, de acordo com Bernardini, pode ser a evidência mais antiga de odontologia e terapia paliativa dental em toda a Europa.

 

Fonte: G1

comentários[0]

17

set
2012

Genes responsáveis por características faciais

Cientistas identificam 5 genes responsáveis por características faciais

Já imaginou como seria bom se pudéssemos fazer um retrato usando apenas uma amostra de DNA coletada em uma cena de crime? Embora uma façanha como essa só seja possível em séries policiais como CSI, um estudo recente fez com que ela ficasse um pouco mais próxima da realidade.

 

Não é segredo que o genoma está por trás de traços como o formato de nosso rosto, a cor dos nossos olhos ou o tamanho do nosso nariz - afinal, gêmeos idênticos têm uma genética similar. Contudo, não ainda não se sabia quais genes, exatamente, afetavam características faciais. Agora, foram confirmados cinco (três dos quais já haviam sido considerados "suspeitos" em pesquisas anteriores).

 

"Estamos começando a entender a base genética da face humana", destaca o pesquisador Manfred Kayser, da Erasmus MC - Universidade Médica de Rotterdam (Holanda). Junto com outros cinco cientistas, Kayser faz parte do Consórcio VisiGen, que estuda a genética por trás de características humanas visíveis.

 

Caça aos genes

 

Usando ressonância magnética, a equipe "escaneou" 5.388 mil voluntários de ascendência europeia e criou mapas tridimensionais do rosto de cada um. Depois, Kayser e seus colegas analisaram o genoma dos participantes para determinar quais genes poderiam explicar 48 características faciais (como a distância entre os olhos) consideradas no estudo. Além disso, foram usadas fotos de 3.867 mil outras pessoas para testar os resultados.

 

Nessa "caçada", na qual foram usados cerca de 2,5 milhões de marcadores de DNA, os cientistas encontraram cinco genes. "O mais surpreendente é que nós encontramos genes", disse Kayser. "Eu não teria imaginado isso oito anos atrás", época em que entrou nessa linha de pesquisa.

 

Embora os resultados sejam animadores, a ideia de criar um retrato a partir de uma amostra genética ainda está longe da realidade. "Da mesma forma que ocorre com a altura, nós acreditamos que o rosto é influenciado por centenas, até milhares de genes com efeitos pequenos", explica a epidemiologista genética Lavinia Paternoster, da Universidade de Bristol (Reino Unido).

 

Paternoster faz parte de outro grupo de pesquisadores, o Avon Longitudinal Study of Parents and Children (ALSPAC), responsável por identificar o gene PAX3 como um dos "suspeitos" por trás de traços faciais - papel que foi confirmado pela equipe de Kayser.

 

5 peças do quebra-cabeça

 

Em meio a uma infinidade de outros genes, cinco foram associados a características faciais: PRDM16, PAX3, TP63, COL17A1 e C5orf50. O primeiro, que desempenha um papel fundamental no armazenamento (e na queima) de gordura do corpo, quando afetado por uma mutação pode causar fenda palatina em ratos.

 

Já o PAX3, que regula a formação de células musculares, controla a distância entre o topo do nariz e os cantos dos olhos. Uma mutação nesse gene causa Síndrome de Waardenburg, uma rara condição genética que, entre outros sintomas, causa queda de cabelo e heterocromia (olhos de cores diferentes).

 

Alterações no gene TP63 causam uma doença rara, caracterizada por falta de dentes, afinamento da pele e coceira em várias partes do corpo. O COL17A1, por sua vez, está relacionado com o colágeno do nosso corpo; mutações podem causar bolhas na pele. A respeito do último gene (C5orf50), pouco se sabe.

 

Genética na cena do crime

 

Os pesquisadores não têm dúvida de que, no futuro, resultados desse tipo de estudo poderão ser usados em investigações forenses. Um retrato criado a partir de DNA poderia ser muito mais confiável do que o depoimento de uma testemunha, sujeito a limitações de percepção e memória. Contudo, reconhecer um suspeito usando amostras de DNA ainda é "um cenário distante, estilo CSI", aponta Kayser.

 

As coisas se tornam mais palpáveis, contudo, quando se fala em cor de cabelo e dos olhos. Em agosto, Kayser e seus colegas lançaram um sistema (HIrisPlex) que permite prever essas características a partir do DNA - embora, por enquanto, só funcione com pessoas de ascendência europeia. O teste forense tem precisão de quase 70% na identificação de indivíduos loiros e mais de 87,5% para identificar morenos.

 

Futuramente, o grupo pretende analisar mais características faciais (no estudo mais recente, eles "escanearam" apenas a parte superior do rosto, da base do nariz para cima). Eles também planejam trabalhar em conjunto com o ALSPAC, que coletou imagens de crianças e usou outro método de análise - unir esforços pode trazer resultados ainda mais abrangentes.

 

[LiveScience]

comentários[0]

14

set
2012

Tutancâmon pode ter morrido de doença rara

 

Teoria alega que faraó sofria de um tipo de epilepsia que gerava desequilíbrio hormonal e o deixou com mamas maiores e quadris largos




Tutancamôn possuía seios e também quadris largos
Foto: Divulgação

Tutancamôn possuía seios e também quadris largos


RIO - Tutancâmon morreu de uma doença que o deixou com seios proeminentes? O cirurgião britânico Hutan Ashrafian, do Colégio Imperial de Londres, acredita que o faró do antigo Egito, famoso pela sepultura encontrada quase intacta em 1922, tinha um desequilíbrio hormonal gerado por uma epilepsia do lobo temporal. O problema também lhe causava alucinações à luz do Sol, o que pode justificar a lenda de que tinha visões religiosas.

 

A morte do faraó, há 3 mil anos, já foi alvo de diferentes versões. Assassinato, lepra, picada de cobra e até a queda de uma biga. Para Ashrafian, porém, o segredo pode estar nos "seios" da múmia. O tipo de epilepsia que lhe dava uma forma feminina pode tê-lo matado. Já a possibilidade de uma queda foi reforçada devido a recentes exames raios X que mostram ossos quebrados do corpo.

 

O cirurgião diz que esculturas e pinturas do faraó, além das de quatro homens próximos, mostram que eles possuíam seios e também quadris largos. Ele argumenta que todos morreram jovens, o que pode sugerir algum tipo de condição hereditária.

 

Ashrafian também encontrou pistas de associações entre dois dos faraós estudados com relatos de visões religiosas. O crescimento das mamas nos homens é denominado ginecomastia. No período de Tutancamôn, tinha-se poucas informações sobre o problema.

 

comentários[0]

14

set
2012

Beber muito refrigerante pode causar paralisia

 

copo de coca

Depois de notarem um aumento no número de pacientes com problemas musculares, médicos emitiram um aviso sobre consumo excessivo de bebidas de cola, de acordo com a edição de julho da revista científica International Journal of Clinical Practice (IJCP).

 

O médico Dr. Moses Elisaf do Departamento de Medicina Interna da Universidade de Ioannina, Grécia, afirma que estamos consumindo muito mais refrigerantes do que antigamente. Isso acarreta uma série de problemas como desmineralização dos dentes, síndrome do desenvolvimento metabólico, diabetes e problemas dentários.

 

Há evidências de que o consumo excessivo de cola pode levar a hipocaliémia, uma doença onde o nível de potássio cai, causando um efeito adverso nas funções vitais dos músculos. Os sintomas podem variar de fraqueza a paralisia profunda. Os casos de estudos eram pessoas que consumiam de dois a nove litros de cola por dia. Os ingredientes presentes no refrigerante que causam a doença são: glicose, frutose e cafeína.

 

O tratamento é simples, todos os pacientes que participaram do estudo do Dr. Elisaf tiveram recuperação total depois de suspenderem o consumo de cola e tomaram suplementos de potássio intravenoso. Mas apesar disso, a doença os deixa mais suscetível a potenciais complicações fatais, como batimento cardíaco irregular.

 

Em 2007 o consumo anual de refrigerantes ao redor do mundo alcançou o nível de 552 bilhões de litros, o equivalente a mais de 80 litros por pessoa por ano. E isso ainda tem projeção para aumentar para 95 litros por pessoa por ano até 2012. Porém olharmos para os Estados Unidos, o consumo já atingiu a 212 litros por pessoa.

 

Médicos acreditam que bebidas de cola devem estar na lista de drogas e substâncias que podem causar doenças. Bem como a indústria de refrigerantes deve promover o uso moderado de seus produtos e incentivar a prática de atividades físicas.

 

Fonte: [Science Daily] via http://hypescience.com

comentários[0]

14

set
2012

Personagens de games foram inspirados em grandes homens

 

Quais personagens de games foram inspirados em grandes nomes da história?

 

MUY AMIGOS

Jogo Call of Duty: Black Ops

A cúpula do poder americano na década de 1960 (Robert S. McNamara, John F.Kennedy, Richard Nixon) e o líder cubano Fidel Castro formam uma impensável aliança para conter o avanço de zumbis em uma missão extra de Black Ops. Detalhe: McNamara, secretário da defesa dosEUA, supostamente teria encomendado o assassinato de Castro na vida real, fato mostrado na primeira fase de Black Ops

 

ANTI-HERÓI JAPONÊS

Jogos Onimusha, Samurai Warriors, Sengoku Basara

Nobunaga Oda era um senhor feudal japonês que adorava armas de fogo e unificou o Japão em uma guerra longa e sangrenta no século 16. Hoje, é considerado coisa-ruim na Terra do Sol Nascente e não é diferente nos jogos, em que é mostrado como o belzebu de olhos puxados, o que explicaria sua ascensão ao poder

 

ELENCO ESTRELADO

Jogo Rock of Ages

O jogo maluco que convida você a rolar uma bola monstruosa contra as tropas das maiores personalidades da história conseguiu reunir um elenco notável: os reis Agamenon e Leônidas, ambos da Grécia antiga, o príncipe romeno Vlad Tepes, a rainha francesa Maria Antonieta, o imperador francês Napoleão. Quem diria que um dia iríamos jogar uma pedrona em Vlad, o Empalador.

 

HERDEIRO ILUSTRE

Jogo Uncharted: Drake's Fortune

O herói do jogo, Nathan Drake, acredita ser descendente direto de um dos maiores exploradores da história - sir Francis Drake - que era um pirata da coroa inglesa e um dos primeiros navegadores a fazer a circum-navegação do planeta. Seu descendente faz justiça ao legado tanto na exploração quanto na vontade de trocar tiros

 

MEMÓRIAS DA GUERRA

Jogo Return to Castle Wolfenstein

Heinrich Himmler, o chefão da Schutzstafel, a SS (organização paramilitar ligada do partido nazista), e da Gestapo (polícia secreta), homem forte de Hitler, aparece em pessoa como responsávelpor uma divisão paranormal da SS que quer usar magia negra para reviver os mortos

 

ESSES SÃO ESPADA

JogoSamurai Shodown

Yagyu Jubei e Hattori Hanzo são figuras históricas famosas no Japão e protagonizam esta série. Ao longo dos games, Jubei mata os demônios que vagueavam pelo Japão, enquanto Hanzo é um poderoso ninja. Já a esgrimista Charlotte é uma reinterpretação da mais famosa guerreira francesa,Joana d'Arc, que morreu na fogueira como herege

 

GENERAL POLÊMICO

JogoCuster's Revenge

O general George Armstrong Custer, da Guerrade Secessão americana (conflito entre os Estados do Norte e do sul do país, entre 1861 e 1865), foi derrotado em um ataque contra indígenas americanos e no game para Atari, de 1982 (que está em nosso Top 10), ele se "vinga" com uma indígena - os abusos são baseados em fatos reais...

 

OBRAS DE ARTE

JogoAssassin's Creed II

Os renascentistas italianos Leonardo da Vinci, Lorenzo de Medici e Nicolau Maquiavel fazem parte da trama do game, em que o assassino Ezio Auditore da Firenze busca por vingança. O genial Da Vinci é amigo direto do assassino, ajudando-o em várias ocasiões, fornecendo armas engenhosas, decifrando enigmas e até emprestando a Ezio uma máquina voadora

 

LÁ VEM O FÜHRER

JogoWolfenstein 3D

No veterano jogo de tiro em primeira pessoa lançado para PCs em 1992, ambientado na Segunda Guerra Mundial, Adolf Hitler, líder nazista que dispensa apresentações, aparece em pessoa como chefão, portando duas metralhadoras giratórias e o famoso bigodinho. Em um episódio, ele usaaté uma armadura-robô. Morre, diabo!

 

SALADA MISTA

Jogo Civilization V

O que têm em comum o presidente americano George Washington, o imperador mongol Genghis Khan, o pacifista indiano Gandhi e o faraó egípcio Ramsés II? Todos eles - e mais algumas figuras históricas de períodos completamente diferentes - lideram seus povos em guerras ferozes de dominação. Civilization mistura territórios, tempos e personalidades na maior salada mista

 

Fonte: Mundo Estranho

comentários[0]

14

set
2012

Por que japonês tira tanta foto?

 

                         balaozinho-set-2012

 

TECNOLOGIA DIGITAL


Grandes empresas de equipamento fotográfico (Canon, Nikkon, Fujifilm) são do Japão. Não surpreende que, a partir dos anos 70, coma prosperidade trazida pelo milagre econômico, a classe média gastasse a graninha extra em câmeras e viagens

 

LEMBRA DELE?


Tradição e memória são valores importantes na cultura nipônica. A nostalgia e o respeito pelo passado estão presentes em muitas casas nos butsudans - altares decorados com fotos dos ancestrais, diante dos quais fazem suas orações

 

VALE MAIS QUE MIL PALAVRAS


A expressão da cultura japonesa é mais visual que verbal. Basta ver os ideogramas: um símbolo, muitas vezes, contém não só uma palavra, mas uma ideia inteira. E contar histórias com mais desenhos do que texto, como nos mangás, é tradição

 

-A contemplação também é um traço importante da cultura no Japão. Ir a um campo aberto observar os pássaros, por exemplo, é uma atividade comum por lá

 

ARQUIVAR É VIVER


O registro do cotidiano é um traço forte entre eles. O hábito de escrever diários começou há séculos e até hoje é incentivado nas escolas. É uma forma de afirmar identidade em uma sociedade em que o coletivo se sobrepõe ao indivíduo

 

FONTE Michiko Okano, professora de História da Arte da Ásia na Unifesp

comentários[0]

Clima Tempo