Portal da Educao Adventista

*Professor Genivaldo *

30

set
2010

Fique sabendo.





Confira em tamanho real: IstoÉ

comentários[0]

30

set
2010

Os livros falam e a realidade confirma: Carências do Brasil


O País avançou nas últimas duas décadas, mas enquanto não investir em áreas essenciais para o seu desenvolvimento, como saneamento, segurança e infraestrutura, jamais deixará de ser um emergente.


No
ta: essa reportagem parece que foi tirada dos nossos livros e apostilas de geografia. Confira a seguir.


Bruna Cavalcanti
Poucas vezes na entrecortada história da democracia brasileira os eleitores foram às urnas escolher um novo presidente tão confiantes de que o futuro reserva momentos melhores para o País como agora. Independentemente de quem seja o eleito ou a eleita no dia 3 de outubro, pouca gente duvida que os próximos anos serão de crescimento econômico, inflação sob controle, melhor distribuição de renda e uma generalizada melhoria na qualidade de vida. Ao longo da última década e meia, com alguns sustos e tropeções no caminho, tem sido assim e, ao que parece, os tempos do voo de galinha ficaram no passado. O Brasil avançou em todos os indicadores socioeconômicos, do acesso à tecnologia à distribuição de renda, da expectativa de vida à mortalidade infantil e em outras dezenas de índices que mostram um país cada vez mais igualitário.Tudo isso, no entanto, ainda está longe de ser o suficiente para colocá-lo no seleto e desejado clube das nações desenvolvidas. Áreas fundamentais para o desenvolvimento do País como saneamento básico, segurança e infraestrutura ainda registram indicadores de uma nação subdesenvolvida e mostram que o próximo presidente da República terá que olhar para eles com atenção especial se quiser elevar o Brasil à condição de país desenvolvido.


img.jpg
SUJEIRA
Cerca de 40% dos domicílios
brasileiros não têm sistema de tratamento de esgoto


Veja a reportagem completa: IstoÉ

comentários[1]

29

set
2010

Tecido feito com spray.

Estilista e engenheiro se unem para produzir um tecido com spray que compõe camisetas e que pode se transformar numa forma eficaz de tratar ferimentos

André Julião


Assista ao vídeo demonstrativo de tecido em spray que compõe camisetas e que pode ser eficaz para tratar ferimentos e confira a reportagem completa.: IstoÉ


img.jpg
À FLOR DA PELE
Estilista fabrica camiseta com spray; peça é a
primeira do tipo que é reutilizável

comentários[1]

29

set
2010

Ar puro, como o original.

Pesquisadores montam estrutura na Amazônia para entender como era a atmosfera antes da revolução industrial

Larissa Veloso


Cientistas do Brasil, da Alemanha e dos EUA montaram uma torre de 40 metros em plena Floresta Amazônica para coletar algo raro no nosso planeta: ar 100% livre de poluentes. O estudo vem sendo desenvolvido há 25 anos pela Universidade de São Paulo (USP) e tem a parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), a Universidade de Harvard, nos EUA, e o Instituto Max Planck, da Alemanha.

Além da Antártida, a Amazônia é o único local no planeta onde podemos observar o ar exatamente como ele era há 200, 300 anos, afirma o pesquisador do laboratório de física da atmosfera do Instituto de Física da USP, Paulo Artaxo, que coordena o projeto. Sem os poluentes encontrados nos centros urbanos, que acabam impedindo uma visão clara do mecanismo de formação e condensação das nuvens, os cientistas podem ter uma ideia de como a nossa atmosfera era antes da revolução industrial e saber como as partículas se comportam sem a presença de poluentes.


Confira a reportagem completa com foto:IstoÉ

comentários[1]

28

set
2010

Educação é a melhor maneira de combater a pobreza.


A diretora-geral da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), Irina Bokova, afirmou que a educação é a melhor maneira de combater a pobreza. O assunto é tema da Conferência Mundial sobre Cuidados e Educação Infantil, em Moscou, na Rússia, onde estão reunidos representantes de 65 países. A ideia é fazer um balanço das ações em curso e definir o que deve ser feito para avançar até 2015.


Irina afirmou que a meta é fixar a atenção nos cuidados na primeira infância, principalmente para as crianças mais pobres. De acordo com a Unesco, a primeira infância vai do nascimento até os 8 anos de idade. É nessa fase da vida em que há o desenvolvimento do cérebro, segundo especialistas.


Até quinta-feira (29), os representantes dos 65 países participam de uma série de discussões sobre políticas de desenvolvimento, custos e financiamento, legislação, experiências regionais, qualidade e capacidade de resposta, exclusão e marginalização, além de monitoramento e avaliação.


A educação é a melhor garantia para combater a pobreza. Não há espaço melhor para definir o desenvolvimento de uma pessoa do que os primeiros anos de vida de uma criança", afirmou a diretora-geral da Unesco. Esse é provavelmente um dos fatos menos divulgados na arena de decisão política e desenvolvimento.


As informações são da Unesco. Irina alertou que os programas de educação destinados às crianças até 8 anos poderiam reduzir vários problemas futuros. Segundo ela, uma das principais preocupações é com as crianças ciganas, pois mais da metade delas está fora das escolas.


A diretora-geral disse que também há baixos percentuais de crianças matriculadas em várias regiões do mundo. Como exemplo, ela citou que, na África, apenas 15% das crianças estão na primeira etapa do ensino. Nos países árabes, o percentual sobe para 19%. Na Ásia Central, há 28% de crianças com menos de 8 anos em salas de aula e na Ásia o percentual é de 36%.


Fonte: UOL

comentários[2]

27

set
2010

Prepare-se para o Enem

Para quem vai fazer o Enem 2010, o Terra e o COC oferecem um simulado das provas com gabarito e respostas comentadas realizado por professores especializados. Neste simulado, você vai encontrar todos os temas que precisa estudar em questões preparadas no modelo do novo Enem.

Assim como o Enem, o simulado está separado em quatro temas: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Navegue pelas páginas, responda as questões e não esqueça de anotar os seus resultados.

Acesse já: Simulado

comentários[0]

27

set
2010

Ave presa por ajudar tráfico é libertada.


Lorenzo foi solto e devolvido a seu dono em Barranquilla.
Comerciantes que conhecem a ave ficaram indignados com sua prisão.

Do G1, com agências internacionais

O papagaio Lorenzo.O papagaio Lorenzo. (Foto: Reprodução do vídeo)


O papagaio Lorenzo, que foi (confira o vídeo) preso e 'acusado' de cooperar com traficantes de drogas na cidade colombiana de Barranquilla, foi libertado e declarado inocente, segundo a imprensa local.

Ele voltou às mãos do dono, um comerciante chamado José Giraldo, que assegurou que Lorenzo não ajuda traficantes.

"Foi uma mentira", disse. Segundo ele, Lorenzo está triste e, durante os dias que passou preso, não quis nem comer.

Comerciantes locais afirmam conhecer a ave faz tempo e disseram estar indignados com sua prisão.

Segundo autoridades ambientais, o papagaio Lorenzo estava treinado para avisar os traficantes sobre a chegada da polícia.

"O papagaio mandava alertas", disse Hollman Oliveira, da Polícia Ambiental. "Podemos dizer que era uma espécie de 'pássaro de guarda'."

Ele seria apenas um entre 1.700 papagaios treinados pelos traficantes.

Lorenzo fez sucesso ao ser apresentado aos jornalistas. Ele chegou a exibir suas habilidades, gritando 'Corre, corre, corre, que te coge el gato.' ("corre, senão te pegam)

Pelo menos quatro homens e dois outros pássaros também foram presos nas operações.


Nota: até onde vai a criatividade dos criminosos?

comentários[5]

26

set
2010

Usina de energia eólica é inaugurada no mar da Inglaterra


As 100 turbinas instaladas no mar têm a capacidade de gerar energia suficiente para abastecer 200 mil casas durante um ano

iG São Paulo | 23/09/2010 15:01

 


Foto: Reuters


Turbinas da Thanet Offshore Wind Farm começaram a funcionar nesta quinta-feira (23), na costa sudeste da Inglaterra



A usina de energia eólica offshore inaugurada hoje (23) na Inglaterra tem 100 turbinas que vão gerar energia limpa equivalente ao consumo anual de mais de 200 mil casas. A usina foi construída em pouco mais de dois anos, e deverá funcionar por pelo menos 25 anos. Este é o maior parque eólico offshore do mundo, ocupando uma área de 35 quilômetros quadrados -- suficiente para cobrir 4.000 campos de futebol.


As turbinas que medem até 15 metros de altura foram instaladas no mar a aproximadamente 12 quilômetros de Kent, no sudeste da Inglaterra. De acordo com o jornal The Guardian, o Reino Unido é um dos piores da Comunidade Européia no ranking de uso de energia renovável. Apenas 3% da energia provêm de fontes renováveis, como solar e eólica. A meta para 2020 é que ela seja 20%.


Fonte:IG

comentários[4]

25

set
2010

Tiririca, uma piada sem graça.

  Reprodução
Vários indícios sugerem que Tiririca não sabe ler nem escrever. A Constituição proíbe candidatos analfabetos


De acordo com a Constituição, os analfabetos são inelegíveis e, portanto, não podem se candidatar e receber votos. Por lei, os candidatos são obrigados a apresentar à Justiça Eleitoral um comprovante de escolaridade. Na ausência de comprovante, devem demonstrar capacidade de ler e escrever. Para registrar sua candidatura a deputado federal, Tiririca apresentou ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo uma declaração em que ele afirma que sabe ler e escrever. Essa declaração, segundo as normas legais, deve ser escrita de próprio punho. Mas Tiririca, de fato, sabe ler e escrever? A suspeita é que não. Vários indícios permitem levantar essa desconfiança.


O humorista Ciro Botelho, redator do programa Pânico da rádio Jovem Pan, diz que escreveu sozinho o livro As piadas fantárdigas do Tiririca em 2006. A publicação é assinada só por Tiririca. Botelho diz que escreveu com base em histórias contadas por ele. "O Tiririca não sabe ler nem escrever", afirma.


Nota: Tomara que esse assunto possa logo ser esclarecido, pois será uma vergonha colocar um candidato desse nível no congresso.


Confira a reportagem completa: Época

comentários[7]

25

set
2010

Meditação: Um rebanho e um pastor

Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco; a Mim Me convém conduzi-las; elas ouvirão a Minha voz; então, haverá um rebanho e um pastor. João 10:16


Um garoto estava apascentando as ovelhas de seu pai. Não muito longe dali, do outro lado de um pequeno vale, um outro garoto, vizinho, estava também apascentando as ovelhas do pai. Os rapazes eram bons amigos. Com frequência eles conversavam através do vale que os separava.


Um dia, uma forte tempestade caiu repentinamente, e os rapazes, com as ovelhas, se refugiaram embaixo da saliência de uma rocha. Quando a tormenta passou e chegou a hora de voltarem para casa, os garotos enfrentaram um problema: as ovelhas estavam misturadas e eles não sabiam como separá-las. Algumas eles conheciam, mas não tinham certeza quanto a outras.


Finalmente, desesperados e com medo de serem repreendidos, eles começaram a caminhar para casa, cada um por um caminho diferente. E então, o que aconteceu? As ovelhas se separaram, cada uma seguindo seu pastor!


Hoje, as ovelhas de Deus se acham misturadas e espalhadas por muitas nações, tribos e línguas, na Babilônia mística. E muitas se acham isoladas, sem terem laços com algum grupo organizado. Mas o Salvador conhece a todas e, quando chegar o momento de ir para casa, elas ouvirão Sua voz e O seguirão. O chamado de Cristo será: Retirai-vos dela, povo Meu, para não serdes cúmplices em seus pecados e para não participardes dos seus flagelos (Ap 18:4).


Deus sempre teve um povo em Babilônia. Homens e mulheres tementes a Deus às vezes vivem numa sociedade corrupta. Para que não se envolvam nos seus pecados, e consequentemente, no seu castigo, eles deverão deixar a companhia de gente perversa. Antes que a casa caia é melhor que seus moradores saiam dela para salvar a vida.


No passado remoto o povo de Deus ouviu o chamado divino para se retirar da Babilônia literal e retornar para Jerusalém (ver Is 48:20, Jr 50:8, 51:6, 45). Antes de se encerrar o tempo de graça o povo de Deus deverá também abandonar a Babilônia espiritual e se unir ao remanescente, aos que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus (Ap 14:12).

Então haverá um rebanho, e um pastor, que é Cristo, e não o líder de alguma igreja.


Tenha um Feliz Sábado!!!


Leia a meditação diariamente acessando: CPB


comentários[0]

24

set
2010

Médicos americanos usam cadáver para satirizar o McDonald

Jornal O Globo, 15.09.2010, às 14h33min.

Um anúncio polêmico feito por um grupo independente de médicos americanos está deixando os executivos do McDonald's de cabelo em pé. A campanha, que será veiculada nos canais de TV aberta dos Estados Unidos, mostra um cadáver segurando um pedaço de um Big Mac, enquanto o narrador faz um trocadilho com o famoso slogan da marca: 'amo muito tudo isso'. Por último, aparece a frase 'Tonight, make it vegetarian' ( Algo como 'Hoje à noite, coma uma refeição vegetariana', em inglês).

O comercial, patrocinado pelo Physicians Committee for Responsible Medicine (PCRM), irritou tanto o McDonald's como a maioria das empresas de fast-food que vendem alimentos similares. A médica Susan Levin, diretora da PCRM, afirmou que não vai pedir desculpas pelo anúncio.

O McDonald's é uma das maiores cadeias de fast-food do mundo. Seu símbolo é reconhecido em qualquer lugar do mundo. Estamos querendo passar uma mensagem ao usar a marca na propaganda.

A Associação Nacional dos Restaurantes dos EUA criticou a propaganda, classificando o ato como irresponsável e afirmando que o conteúdo mostrava uma visão limitada da nutrição. Um porta-voz do McDonald's afirmou que "o comercial é um ultraje, com informações erradas e injustas para os consumidores. O McDonald's acredita que nossos consumidores vão colocar a propaganda em perspectiva e tomar as decisões alimentares e de estilo de vida que são certas para eles".

O objetivo dos médicos é começar a veicular a campanha em Washington DC, cidade americana onde a primeira-dama Michelle Obama instaurou um programa de atividade física nas escolas. Nos EUA, um terço das crianças americanas em idade escolar está acima do peso. 

Veja o vídeo: youtube

Nota (Felipe Lemos): Não concordo com a maneira antiética com que lidaram com a questão, inclusive denegrindo a marca da empresa. Mas o questionamento sobre o tipo de alimentação que temos atualmente é muito próprio. Serve para que os consumidores, ou seja, todos nós, entendamos o que estamos ingerindo e que tipo de vida estamos levando. Não se trata apenas de uma reflexão sobre fast food, mas a respeito de uma realidade em que se come, se faz, se bebe e se usa tudo o que se quer de maneira rápida e irresponsável. Pouca ou nenhuma reflexão é feita praticamente e isso já inicia mesmo entre as crianças. Especialmente pensamentos voltados a Deus antes de qualquer ação, como Paulo bem coloca, em I Coríntios 10:31, onde assinala que "portanto, quer comais, quer bebais, ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus".

Fonte: http://www.felipelemos.com/

comentários[0]

24

set
2010

Mudanças em Cuba

Cuba vai autorizar emprego privado em 178 setores, diz imprensa estatal.

Banco Central estuda oferecer crédito para novas pequenas empresas.
Governo da ilha anunciou que vai demitir 500 mil funcionários públicos.

Da Reuters


O governo de Cuba vai autorizar o emprego privado em 178 atividades, incluindo pequenos restaurantes e a locação de casas, informou nesta sexta-feira (24) a imprensa estatal, ao divulgar os primeiros detalhes oficiais do plano do presidente Raúl Castro para triplicar o setor privado no país e enxugar o funcionalismo público.

Segundo o diário governamental "Granma", o Banco Central estuda oferecer créditos bancários para pôr em ação pequenas empresas privadas, que Castro espera possam absorver os 500 mil trabalhadores do setor público que o Estado demitirá nos próximos meses.


Confira a reportagem completa: G1

comentários[1]

Clima Tempo