Portal da Educao Adventista

*Professor Genivaldo *

16

ago
2016

Por que atletas colam fitas na pele?

 

fitas atletas 2

Durante as Olimpíadas do Rio de Janeiro este ano, você deve ter reparado que muitos dos atletas usam fitas estranhas e às vezes coloridas coladas na pele.

Claro, isso não acontece somente durante as Olimpíadas, mas é um fato comum entre esportistas profissionais em competições de todos os tipos.

Para que serve aquilo?

A fita bizarra é conhecida como “fita de cinesiologia” ou “fita Kinesio”. Supostamente, colar tal fita no corpo alivia o desconforto nos músculos e ossos, ao levantar a pele. Também existem outras reivindicações associadas ao produto, como a correção da função muscular e a melhora da circulação.

fitas atletas 3

Existem muitas marcas que vendem a tal fita no mercado, mas quem a inventou foi o japonês Kenzo Kaze, 30 anos atrás.

 

Efeito psicológico

Como vocês podem ter reparado, eu não usei “supostamente” à toa. De acordo com a ciência, não há praticamente nenhuma evidência de que qualquer uma das reivindicações dessa fita sejam realmente verdade.

Por isso, alguns psicólogos afirmam que ela age apenas como um placebo. O que faz sentido: se você é um atleta profissional e está um pouco ansioso sobre entrar em uma competição, aplicar uma fita no corpo que parece ser um impulso a mais pode fazer você se sentir muito melhor psicologicamente.

 

“O fato de que os atletas pensam que a fita vai fazer-lhes algum bem pode ajudar de uma forma psicológica”, disse o professor de fisiologia Steve Harridge ao portal britânico Unilad.

fitas atletas

Em detalhes

O vídeo abaixo, publicado no canal do YouTube “Corrida no Ar”, mostra uma entrevista feita com o Dr. Leonardo da Costa, cientista brasileiro com doutorado em fisioterapia que fez um estudo sobre a fita Kinesio e, como tantos outros, descobriu de que ela é ineficiente.

Na entrevista, ele explica as comparações que fez entre fita Kinesio e placebo, entre fita Kinesio e outros tratamentos, e entre uma combinação de tratamentos com ou sem o uso da fita Kinesio. A conclusão é sempre a mesma: o troço não funciona. Em mais de 60 simulações de 12 estudos, a fita Kinesio não se provou eficiente em nem 5% delas, o que estaticamente é insignificante.

Assista a fala completa do Dr. Leonardo da Costa: [Unilad, CorridanoAr

 

 

comentários[0]

Clima Tempo