Portal da Educao Adventista

*Professor Genivaldo *

31

ago
2010

Esperança para os mineiros no Chile.

O pastor Carlos Diaz, 43, chega ao acampamento Esperanza com uma carga especial de Bíblias em miniatura. Cada livrinho só pode ter até 8 cm de largura.

É essa a medida do diâmetro da maior das sondas que está sendo enviada (por um túnel escavado na montanha) aos 33 mineiros encarcerados desde o dia 5 de agosto a 700 metros de profundidade, na mina San José.

O pastor encomendou uma Bíblia para cada um dos 33, deu-se ao trabalho de usar marcador amarelo fosforescente nas passagens mais importantes ("aquelas em que parece que Deus fala diretamente a respeito das angústias de viver dentro de uma caverna fechada"), e entregou-as ao coordenador de segurança da operação de resgate, Jorge Sanhueza, gerente de Sustentabilidade da estatal do cobre do Chile.

 

Nota: É um pastor da Igreja Adventista do Sétimo Dia.
Confira a reportagem completa:
Folha.com

comentários[1]

29

ago
2010

Atualidade para o vestibular

Rabino israelense diz que Abbas e palestinos deveriam morrer.

Ovadia Yosef é líder espiritual do partido Shas, que faz parte do governo.
Primeiro-ministro israelense e Abbas devem retomar negociações na quarta.

Da Reuters

Um influente rabino israelense disse que Deus deveria enviar uma praga contra os palestinos e seu líder, pedindo sua morte num violento sermão antes do início das negociações de paz no Oriente Médio na próxima semana.

"Abu Mazen e todas essas pessoas malignas deveriam desaparecer da terra", disse o rabino Ovadia Yosef, líder espiritual do partido religioso Shas - que faz parte do governo -, num sermão na noite de sábado, chamando o presidente palestino pelo seu nome popular.

Veja a reportagem completa: G1

Nota: Esse assunto está sempre presente nos testes de vestibulares. Portanto, fique ligado. Quando você acessar a reportagem acima, atente para os slides que explicam as origens do conflito entre Israel x Palestina.

comentários[1]

28

ago
2010

O poder do amor

O poder do amor

Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros. João 15:17

Elias Howe foi um homem pobre e doente. Ele pensou em desistir de tudo. Afinal de contas, por que continuar tentando, após a vida lhe ter dado tantas rasteiras? Dia após dia, porém, ele observava a esposa persistentemente costurando a fim de conseguir-lhes um pouco de dinheiro para a refeição seguinte. Howe amava extremamente a esposa, e lhe doía vê-la trabalhando tanto.

Por causa de seu amor por ela, ele deixou de se concentrar em suas próprias enfermidades e começou a pensar no que poderia fazer para ajudá-la. Trabalhando arduamente, após seis meses concluiu o primeiro modelo de uma máquina que revolucionaria o trabalho doméstico em todo o mundo. Era a primeira máquina de costura. A invenção de Howe o tornou famoso e rico e o ajudou a recuperar a saúde. Foi o amor pela esposa que o impulsionou a realizar o grande invento de sua vida.

Na Suécia uma enfermeira que trabalhava em uma instituição de saúde do governo, foi designada para cuidar de uma senhora idosa. Esta paciente não havia falado uma única palavra durante três anos. As outras enfermeiras não gostavam dela e procuravam ignorá-la. A nova enfermeira, porém, decidiu mostrar-lhe amor.

A mulher balançava-se em sua cadeira de balanço durante o dia todo. Um dia, a enfermeira puxou uma cadeira de balanço para o lado dela e apenas passou a balançar-se ao seu lado e a dar-lhe amor. No terceiro dia, a paciente abriu os olhos e disse: "Você é muito bondosa!" Duas semanas mais tarde a senhora recebeu alta.

É claro que nem sempre os resultados são tão surpreendentes. Mas a experiência tem demonstrado que o amor tem um extraordinário poder de curar, tanto o corpo como a mente.

O amor nem sempre nos torna ricos, saudáveis e famosos. Às vezes, ele cobra um preço muito alto, como no caso de Cristo. Mas Ele pagou de boa vontade o preço, deixando-nos esse exemplo: "Que vos ameis uns aos outros, assim como Eu vos amei" (Jo 15:12).

À luz de um tão grande amor, não seria trágico se você e eu, que pertencemos ao corpo de Cristo, não conseguíssemos conviver em harmonia uns com os outros? Quão mesquinhos são os nossos melindres e ressentimentos à sombra do Calvário!

Amai-vos uns aos outros. Um mandamento simples, mas que tem o poder de curar o corpo, a mente, o espírito, e os relacionamentos humanos.

Leia diariamente a meditação matinal. Tenha um bom sábado:  Meditação


comentários[0]

27

ago
2010

Deus falou, tá falado: carne de porco.

Carne de porco pode transmitir vírus da hepatite E

Folha On Line, 02.08.2010, às 9h46min.

O Instituto Oswaldo Cruz, da Fiocruz, conseguiu detectar pela primeira vez a presença do vírus da hepatite E em um paciente brasileiro.
Até então, a confirmação da doença era feita pela testagem da presença de anticorpos específicos contra ela - de 1999 a 2009, foram 810 testes sorológicos positivos no país, segundo o governo.
Além de dar mais segurança ao diagnóstico, a novidade permitiu comparar o sequenciamento genético do vírus encontrado no paciente com aquele encontrado em suínos criados no Brasil.
A semelhança reforçou a suspeita de pesquisadores de que a transmissão no país esteja ligada ao consumo de carne de porco mal passada.
"Quando comparamos [geneticamente] as amostras do paciente e do animal, vimos que são relacionadas", diz a pesquisadora Débora Regina Lopes dos Santos. Ela é uma das responsáveis pelo estudo, publicado no "Journal of Clinical Virology".
Na Ásia e na África, regiões em que a hepatite E é endêmica, o contágio se dá através de consumo de água e alimentos contaminados com fezes -mesma forma de transmissão da hepatite A.
Já no caso das hepatites B, C e D, a transmissão ocorre pelo contato com sangue e outros fluidos corporais de pacientes infectados.
Com tantas possibilidades, alguns episódios da doença acabam não tendo suas causas reveladas.
Foi sobre esses casos que Santos se debruçou. Foram analisadas 64 amostras de pessoas que tinham tido
hepatite aguda de origem indefinida entre 2004 e 2008.
Em uma dessas amostras, os exames sorológicos e moleculares detectaram o vírus.
O paciente em questão era um morador do Rio que teve a doença em 2006.
Os pesquisadores partiram então para a comparação com vírus que já tinham sido encontrados em suínos criados no Estado, seguindo a linha de estudos internacionais que já traçaram essa relação. Os resultados confirmaram a possibilidade.
"Mas, para ter certeza, só se pudesse analisar a carne que ele comeu", diz Santos.
Apesar de não ter essa confirmação, a pesquisadora aconselha a população a cozinhar bem a carne, recomendação válida para evitar também outras doenças.
O Ministério da Saúde disse que a detecção do vírus não altera a política de enfrentamento da doença. "O ministério já desenvolve ações para a hepatite A, que são eficientes contra a hepatite E", afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa.

Nota: Apesar de diversas pesquisas e campanhas pró-consumo de carne suína, sempre há pesquisas que mostram riscos de ingestão deste tipo de carne. É bastante coerente com a advertência prevista na Bíblia, especificamente no livro de Levítico capítulo 11, onde há uma listagem de carnes imundas, entre as quais está a de porco. Alguns advogam que se trata de determinação apenas para os judeus, mas trata de uma lei de saúde mais ampla e que encontra razão na própria ciência moderna.

Reprodução de:  http://www.felipelemos.com/2010/08/carne-de-porco-pode-transmitir-virus-da.html

comentários[0]

27

ago
2010

Cuidado com a balança.

Número de brasileiros com excesso de peso dispara a cada ano, mostra IBGE.

O brasileiro fica mais gordo a cada ano que passa, como mostra a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2008-2009, divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira (27). O aumento gradativo de peso é verificado em todas as faixas etárias, independente de sexo, região e renda.

A pesquisa, que contou com 188.461 pessoas, também mostrou que a desnutrição está diminuindo progressivamente no país. O número de pessoas com déficit de peso (Índice de Massa Corporal - IMC inferior a 18,5 kg/m2) caiu em todas as faixas etárias.

Veja a pesquisa completa e cuide de sua alimentação.

UOL



comentários[2]

26

ago
2010

Motorista apressada derruba bomba de posto de gasolina.

Não me venha chamar de machista. Dê uma olhadinha nessa reportagem:

Uma motorista derrubou, na manhã desta quinta-feira, uma bomba em um posto de gasolina em Uberaba, no Triângulo Mineiro. Segundo os bombeiros, a mulher, de 36 anos, arrancou o veículo antes de o frentista retirar a mangueira de abastecimento.

Mulher arranca bomba em posto de gasolina

 

Reportagem completa:G1

comentários[5]

25

ago
2010

Hitler era descendente de negros e judeus.

Por essa ninguém esperava. Uma pessoa super preconceituosa e que perseguiu esses dois grupos. Abaixo ao preconceito.

Exames de DNA realizados com parentes do ex-líder nazista Adolf Hitler revelaram que ele era descendente de pelo menos dois "grupos" que desprezava: judeus e negros. Segundo a revista belga Knack, o jornalista Jean-Paul Mulders pegou um guardanapo usado por um sobrinho-neto de Hitler que vive em Long Island, nos Estados Unidos, e mandou o material para testes. As informações são do jornal Daily Mail. A análise da amostra levou Mulders até a Áustria, onde ele descobriu que um agricultor identificado como Norbert H. era primo do ditador. O jornalista, junto com o historiador Marc Vermeeren, encontrou também outros 39 parentes distantes de Hitler no país. Norbert H. concordou em fornecer material genético para os exames.

Utilizando as duas amostras, especialistas chegaram à forma particular do DNA, Haplopgroup E1b1b - que é rara na Alemanha e em toda a Europa Ocidental. "É mais comumente encontrado no Marrocos, na Argélia, Líbia e Tunísia", disse Jean-Paul Mulders. Especialistas suspeitam que o grupo genético seja o mesmo ao qual pertencem uma das maiores linhagens de famílias judaicas. "Pode-se dizer, a partir desta premissa, que Hitler era parente de pessoas que ele desprezava", afirmou o jornalista na revista.

Confira a fonte desse artigo:Terra

comentários[4]

24

ago
2010

Intolerância religiosa. Viva a nossa liberdade.


Um guia turístico brasileiro está detido no Cairo, capital do Egito, sob a acusação de promover atividades religiosas, o que é proibido pelas leis locais.

Lamentável a intolerância religiosa existente no mundo islâmico.

Leia a reportagem completa e assista o vídeo do Jornal Hoje.
Jornal Hoje

comentários[1]

22

ago
2010

Enem: como petróleo vira dinheiro?

O petróleo é um recurso natural cobiçado e escasso: cada nova reserva anunciada representa um potencial de riqueza e poder para quem a descobre. No caso do Brasil, onde se estima haver  entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris do óleo nas áreas ultraprofundas do pré-sal, os esforços de exploração e o que será feito com os royalties obtidos com a venda futura do petróleo geram debates e até mudanças nas regras do setor petrolífero antes mesmo de a produção começar.

Mas você sabe como o óleo negro vira dinheiro? O G1 mostra, em infográfico e vídeos, o longo caminho do petróleo desde o fundo do mar até chegar às bombas de combustível.

Leia essa excelente reportagem e assista os vídeos clicando abaixo:

G1 reportagem

comentários[1]

20

ago
2010

Momento histórico no Iraque

Exército confirma saída da última brigada de combate dos EUA do Iraque

France Presse

BAGDÁ, 19 Ago 2010 (AFP) -A última brigada "de combate" dos Estados Unidos deixou o Iraque com destino ao Kuwait, confirmou nesta quinta-feira um porta-voz das Forças Armadas dos Estados Unidos, que manterão, no entanto, quase 50.000 soldados em território iraquiano para tarefas de "estabilização".

"A última cruzou (a fronteira com o Kuwait) por volta das 6H00 (0H00 de Brasília)", declarou à AFP o tenente-coronel Eric Bloom, sete anos e meio depois da invasão liderada por Washington e após a morte de centenas de milhares de pessoas.

A informação da saída da última brigada de combate dos Estados Unidos do Iraque já havia sido anunciada pela imprensa americana.

Imagens de TV mostraram um jornalista da rede MSNBC que viajava com a 4ª Brigada Stryker, da 2ª Divisão de Infantaria, cruzando a fronteira entre Iraque e Kuwait, como parte do movimento de tropas.

Segundo o jornal Los Angeles Times, a saída dos 360 veículos militares e dos 1.800 soldados da 4ª Brigada só será concluída no prazo de três dias, mas a maior parte da imprensa americana destacou que ela terminaria em questão de horas.

Na segunda-feira, o número de soldados dos Estados Unidos no Iraque chegava a 59.000, segundo dados oficiais.

Mas o número deve cair a 50.000 até 31 de agosto, quando o governo dos Estados Unidos pretende declarar o fim das operações de combate e mudar a missão para uma de treinamento e assessoria das tropas iraquianas.

O general Stephen Lanza, porta-voz militar, disse à rede MSNBC que a partir do final de agosto a missão americana mudará seu nome de "Operação Liberdade Iraquiana" para "Operação Novo Amanhecer".

Lanza destacou que o objetivo passará "de operações de combate para operações de estabilização".


Fonte: G1 - Portal de Notícias da Globo

comentários[3]

19

ago
2010

Pirataria - um crime contra o bolso e a saúde.

Se você não assistiu a essa reportagem precisa acessar urgente. Se assistiu, veja novamente, pois esse assunto é quente para o vestibular. Prepare-se.

A equipe do Fantástico percorreu todo caminho da pirataria: da fábrica até as prateleiras dos mercados populares. São R$ 40 bilhões que o Brasil perde todos os anos por causa da indústria ilegal. Um teste em laboratório comprova que a falsificação também prejudica a saúde do consumidor.

Confira: Fantástico

Não se esqueça de deixar o seu comentário.

comentários[1]

19

ago
2010

Dinheiro e felicidade

Quando a jovem inglesa Callie Rogers, 22 anos, ganhou na loteria quase 2 milhões de libras (equivalente a R$ 5 milhões), aos 16 anos, ela esperava que o dinheiro fosse ajudá-la a deixar seus problemas para trás. Mas Callie, que vinha de um lar desfeito e havia sido expulsa da escola, viciou-se em drogas e tentou suicídio três vezes. Em sete anos, a jovem gastou quase todo seu dinheiro - restam-lhe menos de R$ 300 mil. As informações são do jornal Daily Mail.

Callie Rogers usou boa parte de seu prêmio para comprar quatro casas para sua família, carros novos, roupas de grife, festas e para colocar implantes de silicone nos seios. Quinze dias depois de ganhar na loteria, ela conheceu seu namorado, Nicky Lawson, 29 anos, com quem se casou e teve dois filhos.

No entanto, durante o casamento, Callie gastou mais de R$ 680 mil em cocaína. Ela entrou em depressão e tentou cometer suicídio três vezes - a última ocorreu no início deste ano, depois de perder a guarda dos filhos. A jovem afirmou à revista Closer que está determinada a recuperar a custódia das crianças. Callie posou nua para a revista, coberta com notas de dinheiro. "Preciso de ajuda para lidar com minha depressão", disse ela. "Quero deixar meus filhos orgulhosos e pela primeira vez eu realmente acho que isso é possível", afirmou Callie à revista Closer.

Quando a jovem inglesa Callie Rogers, 22 anos, ganhou na loteria quase 2 milhões de libras (equivalente a R$ 5 milhões), aos 16 anos, ela esperava que o dinheiro fosse ajudá-la a deixar seus problemas para trás. Mas Callie, que vinha de um lar desfeito e havia sido expulsa da escola, viciou-se em drogas e tentou suicídio três vezes. Em sete anos, a jovem gastou quase todo seu dinheiro - restam-lhe menos de R$ 300 mil. As informações são do jornal Daily Mail.

Callie Rogers usou boa parte de seu prêmio para comprar quatro casas para sua família, carros novos, roupas de grife, festas e para colocar implantes de silicone nos seios. Quinze dias depois de ganhar na loteria, ela conheceu seu namorado, Nicky Lawson, 29 anos, com quem se casou e teve dois filhos.

No entanto, durante o casamento, Callie gastou mais de R$ 680 mil em cocaína. Ela entrou em depressão e tentou cometer suicídio três vezes - a última ocorreu no início deste ano, depois de perder a guarda dos filhos. A jovem afirmou à revista Closer que está determinada a recuperar a custódia das crianças. Callie posou nua para a revista, coberta com notas de dinheiro. "Preciso de ajuda para lidar com minha depressão", disse ela. "Quero deixar meus filhos orgulhosos e pela primeira vez eu realmente acho que isso é possível", afirmou Callie à revista Closer.

Fonte: notícias Terra

comentários[4]

Clima Tempo