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*Professor Genivaldo *

21

jun
2015

Benefícios do limão para a saúde

 

Limões são ácidos, azedos e não muito agradáveis ao paladar, mas não se engane, pois eles são alcalinizantes no corpo.

 

Isso os tornam ótimos para equilibrar uma condição altamente ácida corpórea, além de possuir inúmeros benefícios ao homem, como dissolventes de pedras renais e reguladores de intestino.

 

Uma frase de Alfred E. Newman diz: "Estamos vivendo em um mundo onde limonada é feita a partir sabores artificiais e polidores de mobília são feitos de limões reais".Então, esqueça as versões artificiais e aprenda a usar melhor essa fruta tão barata.

 

 

Conheça abaixo os 16 benefícios que os limões oferecem à saúde:


1. Os limões são alcalinizantes para o corpo.  Eles são ácidos, mas possuem poder em deixar alcalino fluidos do corpo, ajudando a restaurar o equilíbrio de pH no organismo.

 

2. Limões são ricos em vitamina C e flavonoides que trabalham contra infecções como a gripe e resfriados.

 

3. Seu fígado ama limões: "O limão é um estimulante maravilhoso para o fígado e é um dissolvente de ácido úrico e outros 'venenos'. Ele liquefaz a bile", diz Jethro Kloss em seu livro "De volta ao Éden". O suco natural e fresco de limão, adicionado a um grande copo de água na parte da manhã é um grande desintoxicante do órgão.

 

4. Limões aumentam o peristaltismo no intestino, ajudando a criar um movimento do órgão, eliminando assim o desperdício e ajudando na regularização do mesmo. Adicione o suco de um limão em água aquecida e beba em jejum, pela manhã.

 

5. Escorbuto é tratado com sumo de limão diluído com água, de duas a quatro horas durante o dia. Em 1747, um cirurgião naval chamado James Lind, curou o escorbuto com limões frescos. Por conta disso, a Marinha britânica exige que os navios transportem limões suficientes para que cada marinheiro possa ter a quantidade indicada por dia.

 

6. O ácido cítrico em suco de limão ajuda a dissolver cálculos biliares, depósitos de cálcio e pedras nos rins.

 

7. A vitamina C nos limões ajuda a neutralizar os radicais livres ligados ao envelhecimento e a maioria dos tipos de doença.

 

8. A casca de limão contém tangeretina, um fitonutriente potente, que tem sido provado como eficaz no tratamento de transtornos mentais, bem como mal de Parkinson.

 

9. Na Índia, a medicina Ayurveda valoriza o limão como uma fruta por suas propriedades. É azedo, quente, facilitador gástrico, bom para a visão, picante e adstringente.

 

10. O limão favorece e ajuda na luta contra vermes intestinais.

 

11. Quando há insuficiência de oxigênio e dificuldade em respirar, limões são muito úteis. O primeiro homem a chegar ao topo do Monte Everest, Edmund Hillary, disse que o seu sucesso era devido aos limões que levou na mochila.

 

12. Limões tem poderosas propriedades antimicrobianas; experimentos descobriram que o suco de limão destroem as bactérias de malária, cólera, difteria, febre tifoide e outras doenças mortais, ao menos em testes invitro.

 

13. Os vasos sanguíneos são fortalecidos pela vitamina P (bioflavonoides) do limão, evitando hemorragia interna. Além disso, tornando-o útil no tratamento de pressão arterial elevada.

 

14. Os sintomas de desordens oculares, incluindo retinopatia diabética, foram amenizados em função da rutina, encontrada em limões.

 

15. Limões contêm 22 compostos anticancerígenos, incluindo limoneno, um óleo que atrasa ou interrompe o crescimento de tumores cancerígenos em animais e glicosídios de flavonoides, que bloqueiam a divisão celular em células cancerosas.

 

16. De acordo com a RBTI - teoria de ionização biológica Resmas -, o limão é o único alimento no mundo, que é aniônico (um íon com carga negativa). Todos os outros alimentos são catiônicos (onde o íon tem uma carga positiva). Isto faz com que ele seja extremamente útil para a saúde, pois é a interação entre os cátions e ânions que, finalmente, fornecem toda a energia celular.

 

Observação: Pessoas com problemas estomacais, como úlceras, gastrite e queimações constantes, deve consultar um médico para avaliar a possibilidade de consumir a fruta.

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21

jun
2015

5 erros que você está cometendo qto ao consumo de proteínas

 

Mude essas atitudes para perder mais peso e criar mais músculos
 
Proteína é a chave para a sua versão magra, forte e em forma - mas apenas se você a está consumindo corretamente. Infelizmente, a maioria das pessoas não está. Descubra os erros mais comuns e quantos deles estão te prejudicando.
 
Não combinar a proteína pós-treino com carboidratos
 
Exercícios (especialmente os de alta intensidade ou treinos de resistência) quebram as fibras musculares. Apesar dos aminoácidos da proteína serem essenciais para ajudar a repará-las imediatamente após o treino, carboidratos ajudam a transportar esses aminoácidos para as células, ativando o crescimento dos músculos. É por isso que achocolatados sem gordura são favoritos entre os atletas. Eles têm a mistura ideal de carboidratos e proteínas (cerca de três vezes mais carboidrato do que proteína).
 
Não adicionar proteína a todas as refeições - e lanches
 
Se você come aveia no café da manhã, salada no almoço e carne apenas no jantar, você está fazendo isso errado. Seus músculos provavelmente não sofrem com isso, mas seus níveis de energia e circunferência abdominal, com certeza. Proteína é o que ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis durante o dia, dão saciedade e previnem da fome às três da manhã. Procure comer 20 a 30 gramas de proteína em cada refeição.
 
Achar que toda refeição deve ter "proteínas completas"
 
As proteínas vindas de vegetais não contêm um dos nove aminoácidos essenciais, e é por isso que elas são chamadas de "proteínas incompletas". Por isso, para deixar cada refeição "completa", muitas pessoas procuram por duas opções dos vegetais, para que um compense pela falta no outro. Mas isso não é necessário. Se você está comendo as calorias recomendadas com apenas um dos alimentos naquela refeição você pode deixar para procurar outras fontes de proteínas nas outras horas do dia - o que nos leva ao próximo tópico...
 
Comer proteína da mesma fonte todo dia
 
Apesar de você não precisar de todos eles na mesma refeição, é importante ingerir todos os nove aminoácidos. Além disso, cada fonte de proteína traz benefícios próprios, como diferentes misturas de vitaminas, minerais, gorduras e carboidratos. Você precisa de uma grande variedade para uma saúde melhor e perda de peso e formação de músculos mais eficazes.
 
Depender de shakes ou barrinhas para consumir proteínas
 
Eles são bem convenientes, mas shakes e barrinhas comprados prontos frequentemente contêm muito açúcar - e muitos nem têm tanta proteína assim. A melhor alternativa é depender de "comidas de verdade" sempre que possível. Nozes, sementes, iogurte grego, fatias de queijo e ovos cozidos, por exemplo, possuem proteínas naturalmente, além de vários outros nutrientes, e são tão fáceis de consumir no snack da tarde quanto as barrinhas.
 
Fonte : M de Mulher / Womens Health - via Lake Villas

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20

jun
2015

Acontece neste domingo o Solstício Inverno n hemisfério sul

 

Um fenômeno interessante vai ocorrer neste final de semana - mais precisamente no domingo (21/06) - ele marcará o início do inverno no hemisfério sul e o do verão no hemisfério norte.

Esse fenômeno, chamamos de Solstício, onde o Sol atinge sua maior declinação em latitude, medida a partir da linha do equador. Ele ocorre duas vezes por ano: dezembro e em junho. O mais interessante, é que quando ocorre no verão, significa que a duração do dia é mais longa do ano e quando ocorre no inverno, significa que a noite será a mais longa do ano.

Vale ressaltar que em dezembro ocorre o inverso de junho, ou seja, o solstício de inverno acontece no hemisfério norte e o de verão no hemisfério sul.

Abaixo você pode ver como é a iluminação da Terra durante o Solstício de cada hemisfério:

Iluminação da Terra pelo Sol durante o solstício do hemisfério norte.
Iluminação da Terra pelo Sol durante o solstício do hemisfério sul.

Na linha do equador o dia e a noite se igualam em 12 horas de duração. Dessa forma, nessa linha não há como dizer se um solstício é de verão ou de inverno, já que demarcam a separação dos hemisférios norte e sul da Terra.

Já nas linhas dos círculos polares Ártico e Antártico, os solstícios marcam o único dia do ano em que o dia ou a noite duram 24 horas ininterruptas considerando a estação do ano: verão ou inverno.

Então galera, prepare-se que o frio está chegando. Claro depende da região, a galera do norte e nordeste não está nem aí com isso. kkkk (comentário do blogueiro).

 

Fonte: blogandociencia.com

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19

jun
2015

Benefícios das frutas cítricas

 

 

Conheça a importância e os benefícios de consumir frutas cítricas.
 
Incluir as frutas cítricas no seu cardápio diário é coisa simples, não é? Afinal, são tantas as opções que têm para todos os gostos. E não precisa de muito. "A ingestão diária de vitamina C recomendada é de 100 mg a 200 mg. E, para atingir essa quantidade, é bem simples", comenta Paula Castilho.
 
E leve a sério essas indicações, porque baixos níveis de vitamina C no organismo não fazem bem. "Em casos leves, há mais chances de aparecerem pintinhas vermelhas na pele, que surgem pelos sangramentos de pequenos vasos, chamados capilares, e hematomas. Se a deficiência for grande, pode causar uma doença chamada escorbuto, que leva ao enfraquecimento das estruturas de colágeno da pele e seus vasos, com sangramento generalizado, podendo acarretar em hemorragias sob a pele, dores e sangramento gengival com perda dos dentes", alerta Carla Albuquerque. 

 

Algumas boas opções:

 

- Kiwi

 

- Laranja

 

- Limão

 

- Tangerina (também conhecida como mexerica ou bergamota)

 

- Cidra

 

- Pomelo

 

- Lima-da-pérsia

 
Fonte : Adaptado de Corpo a Corpo / UOL - Via Lake Villas

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14

jun
2015

10 alimentos vegetais que são fontes de proteína

 

Quando alguém tem em mente iniciar uma dieta vegetariana ou vegana, há sempre aquele receio de perder os nutrientes provenientes da carne, como a proteína, por exemplo.
 
Embora os alimentos de origem animal sejam ricos em proteína, existe outras opções vegetais que também contém o nutriente em boas doses.
 
É possível substituir os alimentos para se obter o equivalente de proteína, desde que não seja consumindo apenas um tipo de vegetal. O ideal é misturar os alimentos vegetais ricos em proteína na dieta. Confira quais são!
 
Feijão
 
Um dos alimentos preferidos dos brasileiros também é rico em nutrientes e um ótimo aliado da dieta vegetariana ou vegana.
 
Arroz
 
Mesmo não sendo seu principal nutriente, quando o arroz é combinado com o feijão ou outras leguminosas, como a lentilha ou ervilha, ele potencializa a síntese de proteínas.
 
Brócolis
 
O brócolis contém 2,8 gramas de proteínas para cada 100 gramas.
 
Espinafre
 
O espinafre é rico em cálcio, magnésio, potássio vitaminas A e C e também em proteína. A cada 100 gramas de espinafre, é possível obter 2,9 gramas de proteína.
 
Tofu
 
Ele pode ser adicionado à dieta in natura, cozido ou refogado sem alterar suas propriedades nutricionais
 
Amendoim
 
Rico em proteína, são 26 gramas de proteína a cada 100 gramas do alimento. Mas é preciso consumir com moderação, pois também é rico em gordura.
 
Soja
 
A soja é outra excelente alternativa para quem quer substituir o consumo de carnes. Cada 100 gramas de soja possui 34 gramas de proteínas.
 
Quinoa
 
A quinoa, originária da Bolívia, Colômbia, Peru e Chile, é bastante consumida pelos povos andinos. Em 100 gramas do alimento, 14 correspondem a proteínas.
 
Amêndoa
 
A amêndoa é grande fonte de proteína. Cinco a seis unidades de amêndoas antes das refeições, já ajuda a saciar.
 
Lentilha
 
O alimento é da família das leguminosas, conhecidas por serem importante fonte de proteínas. Em 100 gramas do alimento, nove correspondem a proteínas.
 
Fonte : Mais Equilibrio - Via Lake Villas

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9

jun
2015

Vilão da dieta? Desvende os mitos e verdades sobre o açúcar

 

 
O açúcar é uma substância mística na alimentação. Como um passe mágico, ao adicioná-lo a um café, chá ou suco, por exemplo, o sabor vai mudar. De acordo com HELOUSE ODEBRECHT, nutricionista funcional, ele NÃO TEM FUNÇÃO ALGUMA NA NUTRIÇÃO HUMANA. "Se não for consumido, não existirá nenhuma deficiência nutricional. O açúcar entra mais como um aspecto social", fala.
 
Além de mudar o paladar do alimento, o açúcar confunde e, no fim das contas, não dá para saber o que é verdade ou não quando se trata dele. Por isso, o DAQUIDALI preparou uma lista de mitos e verdades desta substância cheia de sabor e mistérios.
 
TODOS OS TIPOS DE AÇÚCAR SÃO DIFERENTES

 
VERDADE. Diferentemente do açúcar refinado (aquele branquinho), alguns tipos de açúcar não passam por processos químicos e industriais. "Os que não são processados - como o mascavo, o demerara e o orgânico - mantêm os NUTRIENTES PRESENTES NA CANA-DE-AÇÚCAR, como ferro, fósforo, magnésio e outros minerais", explica Helouse.
 
AÇÚCAR REFINADO FAZ MAL PARA A SAÚDE
 
VERDADE. Com a ingestão do açúcar refinado, a quantidade de glicose no sangue aumenta rapidamente. Ou seja: QUANTO MAIS, PIOR. "Além disso, o açúcar refinado é processado e recebe substância química para branquear, que é ingerido por quem consome" afirma a nutricionista.
 
O AÇÚCAR PRESENTE EM DOCES, COMO BALAS E CHOCOLATES, É O MESMO EXISTENTE EM FRUTAS
 
MITO. Segundo Helouse, o açúcar presente nos doces chama-se sacarose. NAS FRUTAS, É ENCONTRADA A FRUTOSE, uma substância importante para a alimentação humana, mas que em excesso também não é legal. "As pessoas precisam aprender a comer frutas. Devemos consumir de três a cinco frutas diariamente", recomenda a nutricionista. Ela ainda afirma que é melhor OPTAR PELO ALIMENTO AO NATURAL DO QUE PELO SUCO.
 
COMER FRUTA NÃO ENGORDA
 
DEPENDE. Como foi dito, é preciso sim ingerir frutas diariamente. "MUITOS NUTRIENTES PRESENTES NELAS SÃO IMPORTANTES PARA A SAÚDE, e muitos deles não conseguimos colocar em cápsulas, é preciso comer", fala. Comê-las de forma indiscriminada, sem controle de quantidades, pode causar aumento de peso e até de glicose no sangue.
 
TODO MUNDO QUE COME MUITO AÇÚCAR VAI TER DIABETES
 
MITO. Existem outras razões para o aparecimento da diabetes tipo dois que vão além do consumo de açúcar. Entretanto, QUEM COME MUITO AÇÚCAR É UM SÉRIO CANDIDATO A DESENVOLVER A DOENÇA. "Certamente aumenta o risco para o diabetes e outras coisas, como o aumento de triglicerídeos e colesterol, sobrepeso, obesidade, fungos (cândida, caspa, micoses)", alerta a profissional.
 
NO FIM DAS CONTA, AÇÚCAR E ADOÇANTE SÃO A MESMA COISA
 
MITO. De acordo com a nutricionista funcional, o açúcar é um produto natural, que vem da cana de açúcar. "Ele pode ser mais saudável ou já processado", diz. Já os adoçantes são substâncias preparadas em laboratório. "Em geral, são artificiais, mas existem alguns mais naturais. A diferença básica é que adoçantes não têm calorias e por isso não aumentam a glicose no sangue", explica.
 
Ainda segundo Helouse, muitas pesquisas indicam que o uso indiscriminado do adoçante pode estar relacionado com a obesidade e sobrepeso. "Além dos riscos neurológicos e de desenvolvimento de câncer por serem substâncias agressivas e tóxicas ao corpo", esclarece.
 
POSSO COMER AÇÚCAR À VONTADE, AFINAL FAÇO EXERCÍCIOS
 
MITO.
 
"O que adianta estar magro e ser diabético?", pergunta. Para se ter qualidade de vida, é preciso uma alimentação saudável, independente do quanto a balança está marcando. "Se um indivíduo faz exercícios intensos, ele precisa sim de mais glicose e mais nutrientes. Porém, estes podem vir dos alimentos e de bons carboidratos, não do açúcar", afirma.
 
O AÇÚCAR PROPICIA O APARECIMENTO DE CÁRIES
 
VERDADE.
 
A cárie depende da sacarose, aquele tipo de açúcar presente no refinado e em balas e chocolates. "É uma doença multifatorial e infecciosa, que necessita da interação entre micro-organismos patogênicos e dieta cariogênica,", alerta a nutricionista.
 
Fonte : Daqui Dali - via Lake Villas

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5

jun
2015

Descubra o melhor horário para malhar.

 

Enquanto muita gente já sai da cama com um pique renovado para malhar, há pessoas que só sentem disposição para encarar exercícios no fim do dia. Muito já se falou sobre os benefícios da atividade física nos dois horários, mas, afinal, qual a melhor hora para cuidar do corpo?

 

A Marie Claire mexicana consultou o educador físico José Miguel del Castillo Molina para responder a questão e a verdade é: depende do seu objetivo e da sua rotina. Veja o que diz o especialista.

 

1. AUMENTAR MASSA MUSCULAR

 

Para este tipo de objetivo, o horário em que você se exercita exerce grande influência. De acordo com o educador físico José Miguel del Castillo Molina, para aumentar a massa muscular o melhor é treinar nas primeiras horas do dia (antes do meio-dia), já que os hormônios liberados neste horário reforçam os efeitos. A atividade pela manhã, ele diz, também ajuda a estabelecer uma rotina e se tornar mais assíduo.

 

2. PERDER PESO

 

Já se a prioridade é perder peso, o horário recomendado é à tarde, quando, segundo Molina, o metabolismo começa a diminuir o ritmo. "Com o exercício, ele volta a se acelerar, fazendo com que você continue a queimar calorias mesmo depois da fase de maior ritmo da manhã", diz. A temperatura, segundo o especialista, também influencia: quanto mais frio, mais calorias perdidas.

 

3. RESISTÊNCIA, FLEXIBILIDADE E FORÇA

 

Este tipo de exercícios são mais eficientes durante a tarde, conforme Molina. "Durante a manhã, a temperatura corporal está em seu ponto mais baixo e você contará com um menor fluxo sanguíneo", explica.

 

"E à noite, quando boa parte das pessoas está em casa?", você deve estar se perguntando. "A noite é o horário menos recomendado", diz o preparador físico, já que a adrenalina produzida pela atividade física pode prejudicar a qualidade do sono, também necessário para o desenvolvimento corporal. Molina, no entanto, enfatiza que, independente do horário disponível, fazer exercícios de forma constante é sempre benéfico à saúde.

 

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4

jun
2015

Como eram as armaduras vikings?

 

 

Os vikings eram responsáveis pela elaboração de algumas armas que ferreiros de hoje ainda olham com admiração. Mas com isso, ficou uma pergunta na cabeça dos historiadores: os engenheiros também eram evoluídos o suficiente para construção de algo capaz de parar essas armas? Sim, mas elas podem não parecer exatamente como você imaginou.

 

Como eram as armaduras vikings?

 

O problema de armadura de escamas é que ela era ineficaz. Em um campo de batalha, tudo o que atrapalha o movimento pode ser uma má ideia. Os principais itens para um viking, então, eram um capacete, um escudo, uma faca e, para arrematar, uma lança ou um machado.

 

Usando um escudo redondo, eles conseguiam uma boa vantagem protetora que fazia a armadura menos importante quando estavam lutando em uma parede de escudos.

Vestes acolchoadas provavelmente também eram usadas na maioria das vezes, que eram uma espécie de "armadura fofa" fácil de colocar uma vez que um viking chegasse em terra firme.

Os capacetes, porém, eram muito importantes no conjunto da obra - uma coisa que os estereótipos de vikings que vemos na TV não mostram direito.

 

Ah, mas com o que esses capacetes se parecem?

 

A falta de capacetes seria verdade no início da época de incursões. Capacetes provavelmente seriam mais como bonés de couro endurecido da época, e eles provavelmente apodreciam muito rápido. Então, não era um equipamento exatamente sustentável.

Conforme as brigas foram evoluindo e ficando cada vez mais violentas, os invasores e as forças locais na Inglaterra e na França desenvolveram melhoras significativas nas armaduras.

Conforme reis decidiram patrocinar frotas para invadir novas e maiores terras, o desenvolvimento de armaduras melhores foi natural para o sucesso dessas missões.

 

No fim da era viking

No fim da era viking, a maioria dos guerreiros provavelmente teria um capacete, seja herdado de um parente ou tirado de alguém caído na batalha.

 

Fonte [io9] - via HypeScience

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