Portal da Educao Adventista

*Professor Genivaldo *

27

mar
2016

O verdadeiro sentido da Páscoa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O que esses dois personagens têm em comum?



Estão ligado a Páscoa. Você diria.
Mas estão mesmo?



É triste verificar que a humanidade tem dado mais importância para o personagem criado, o coelho. Nas decorações das cidades, nas propagandas só se destaca o tal do coelho da páscoa. Cidades criam ambientes especiais para poder ser visitado onde o coelho é destacado como o personagem principal. Ah! Claro, por trás disso tudo está a poderosa indústria do chocolate.

E quanto ao verdadeiro personagem?
Muitos nem se lembram dEle.
Mas, eu quero lembrar:

Páscoa sem a presença de Jesus Cristo não é nada.


Uma das figuras acima retrata bem qual é o verdadeiro significado da páscoa cristã.
A ressureição de Jesus.

Se houve ressurreição, é porque houve morte.
Jesus morreu por mim, por você  e por toda a humanidade. Mas ressuscitou e se encontra agora no santuário celestial pronto para lhe conceder a salvação.

Que Deus te abençoe. Mas, não se esqueça Jesus é a nossa Páscoa.

comentários[0]

22

mar
2016

Por que tem tantas cidades cujo nome começa com "ita"?

 

ita

Publicidade

ILUSTRA Nik Neves

 

Porque vários locais brasileiros receberam nomes indígenas?

 

Na língua tupi, falada pelos habitantes do nosso país nos primeiros 200 anos de colonização, "itá" significa "pedra". Esse prefixo é bastante comum, porque tanto os nativos quanto os bandeirantes usavam referências da natureza para batizar as áreas onde moravam ou por onde passavam. Ao todo, o país tem 148 cidades cujo nome começa com"itá". A maioria está na Bahia (25), em Minas Gerais (24) e em São Paulo (21).

 

Na ilustração acima, você pode aprender o idioma tupi com a tradução do nome de algumas cidades, bairros e lugares no país.

 

ITAJAÍ: rio das pedras que emergem.
Itá (pedras)  (pronome relativo que) (terceira pessoa do indicativo do verbo nascer, emergir, sair fora, parecer, ter forma arredondada) (rio). Cidade e município de SC.

 

Fonte: Mundo Estranho e dicionário tupi-guarani.

 

comentários[0]

15

mar
2016

Gordura do bem: conheça alimentos que você deve ingerir

 

Quando falamos em dieta e alimentação saudável, raramente conseguimos incluir o termo “gordura” na mesma sentença, certo? Mas ao contrário do que muita gente imagina, a gordura não está somente naquele prato gorduroso e deve ser diferenciada entre boa e ruim, pois o organismo precisa dela para funcionar corretamente. Conheça das diferenças entre gorduras do bem e do mal e em quais alimentos apostar para um cardápio equilibrado:
 
O que é a gordura do bem?
 
A gordura boa, chama de insaturada, faz bem ao organismo quando consumida com moderação e pode até contribuir para o emagrecimento. Ela é dividida em monoinsaturadas e poli-insaturadas, que ajudam a aumentar os níveis do bom colesterol, reduzem triglicérides e regulam a pressão arterial, afastando os problemas cardiovasculares.
 
A boa gordura é encontrada principalmente em produtos de origem vegetal e, apesar de saudável, também precisa ter seu consumo controlado para não causar prejuízos ao corpo: a indicação de especialista é ingestão de, no máximo, 45g por dia.
 
Onde encontrar gordura do bem?
 
É possível garantir grande variação no cardápio com alimentos ricos em gorduras boas. Para começar o dia, por exemplo, você pode apostar no abacate que, apesar de ser rico em calorias, evita a elevação dos níveis de colesterol no sangue, é boa fonte de vitaminas, minerais e antioxidantes que protegem os tecidos do corpo e auxiliam na saúde.
 
Para lanchinhos entre as refeições, as oleaginosas podem fornecer a dose que você precisa de gorduras boas. Castanha de caju, amendoim, nozes, castanha do Pará e macadâmia são apenas alguns dos exemplos de alimentos do grupo que ajudam na perda de peso, garantem saciedade e ainda colaboram para a redução dos riscos de doenças do coração, além de combater alguns tipos de câncer.
 
Boa fonte de gorduras do bem, o tradicional azeite de oliva reduz o colesterol ruim das artérias e auxilia na deposição da gordura corporal. Estudos científicos indicam que consumir regularmente o alimento pode ainda ajudar a combater o envelhecimento e afastar riscos de doenças.
 
Você certamente já sabe que o salmão é rico em ômega 3, mas deve ficar ciente ainda que o peixe também possui grande quantidade de gorduras boas, promovendo diversos benefícios para a saúde e o processo de emagrecimento. Proteína magra e saudável, o alimento garante saciedade, fazendo com que você coma menos sem passar fome.
 
O que é gordura do mal?
 
A gordura chamada saturada é considerada uma das principais vilãs da saúde por aumentar os níveis de colesterol ruim, além de contribuir para o surgimento e agravamento de doenças cardiovasculares.
 
A chamada gordura do mal é encontrada principalmente em alimentos de origem animal, como carnes, além de leite e seus derivados, como manteiga, creme de leite, iogurte e queijos amarelos, por exemplo.
Fonte: Lake Villas

comentários[1]

Clima Tempo