Portal da Educao Adventista

*Professor Genivaldo *

29

mar
2015

Cientistas descobrem que fungo que brilha no escuro

 

 

Cientistas descobriram que fungos encontrados no Brasil e que emitem luz natural, um fenômeno chamado de bioluminescência, têm o "relógio biológico" semelhante ao dos humanos. Os organismos conseguem diferenciar o dia da noite e, a partir disso, regulam seu comportamento.

 

A percepção dessa característica ocorreu durante estudos com exemplares de cogumelos bioluminescentes conduzidos pelo professor Cassius Stevani, associado ao Instituto de Química, da Universidade de São Paulo (USP).

 

Ele percebeu que exemplares do fungo N. gardneri economizavam energia durante o dia para brilhar intensamente no período noturno.

 

Uma hipótese para a "motivação" seria que a "tecnologia" serviria para atrair insetos e artrópodes, como as aranhas, para auxiliarem o fungo a disseminar seus esporos.

 

Stevani investiga a emissão de luz por fungos desde 2002. Ele já descreveu ao menos 12 espécies diferentes de cogumelos luminescentes que podem ser encontradas em florestas da Mata Atlântica, Amazônia e até do Cerrado. Também há exemplares fora do país.

 

Seu objetivo é entender a produção da luminescência natural, processo químico pelo qual animais como o vagalume e a água-viva emitem luz a partir de suas células.

 

Proteínas da bioluminescência já foram aplicadas para desenvolver novos medicamentos e ajudam a entender o funcionamento de células vivas.

 

No caso da luminosidade dos fungos, além da possibilidade de ajudarem nas áreas já citadas, o entendimento deste processo pode auxiliar na criação de indicadores para pesquisas genéticas.

 

A investigação foi publicada na versão on-line da revista "Current Biology", que faz parte das publicações do grupo Cell. O trabalho foi conduzido por cientistas das universidades de São Paulo (USP), Federal de São Carlos (Ufscar), além da Escola de Medicina Dartmouth, dos Estados Unidos.

 

Proteínas da bioluminescência já foram aplicadas para desenvolver novos medicamentos e ajudam a entender o funcionamento de células vivas (Foto: Divulgação/Cassius Stevani)Proteínas da bioluminescência já foram aplicadas para desenvolver novos medicamentos e ajudam a entender o funcionamento de células vivas (Foto: Divulgação/Cassius Stevani)

Durante o dia, fungo economiza energia (Foto: Divulgação/Cassius Stevani)Durante o dia, fungo economiza energia (Foto: Divulgação/Cassius Stevani)

À noite, a energia acumulada é utilizada para gerar a iluminação natural (Foto: Divulgação/Cassius Stevani)À noite, a energia acumulada é utilizada para gerar a iluminação natural (Foto: Divulgação/Cassius Stevani)
Fonte: G1

comentários[7]

29

mar
2015

Qual é o tipo de leite mais nutritivo?

 

Jezersko_1

É claro que o melhor para cada filhote é o produzido por sua própria espécie, mas, se a gente considerar o teor de proteína, o leite de ovelha é o mais poderoso. Isso, claro, entre espécies que têm a bebida extraída em escala comercial para o consumo humano.

 

A definição de maior valor nutritivo também é relativa. Nós destacamos a proteína pois esse é o nutriente mais importante que o leite oferece. Mas, para quem está numa dieta brava, por exemplo, um leite com menos gordura e calorias poderia ser a melhor opção nutricional.

 

Na tabela abaixo, a gente compara várias substâncias presentes na bebida produzida por cinco espécies. O quadro acaba derrubando alguns tabus, como o de que o leite de cabra é mais nutritivo que o de vaca. "O que ocorre é que o leite de cabra tem características interessantes para dietas especiais. Ele tem, por exemplo, glóbulos de gordura menores, que tornam mais fácil sua digestão", afirma Júnio César de Paula, pesquisador do Instituto de Laticínios Cândido Tostes, de Minas Gerais.

 

Béééébida reforçada

Leite de ovelha tem muita proteína e minerais, mas também é o campeão de calorias

 

PROTEÍNA*

Ovelha - 4,5

Vaca - 3,4

Búfala - 3,6

Cabra - 2,9

Humano - 1,0

Apesar do terceiro lugar neste ranking, o leite de vaca tem proteínas com muitos aminoácidos essenciais para o consumo humano

 

GORDURA*

Ovelha - 7,4

Vaca - 3,7

Búfala - 7,4

Cabra - 4,5

Humano - 3,8

Por causa da quantidade de gordura, o leite da ovelha e o da búfala são os que têm mais calorias: 103,8 kcal** (ovelha) e 104,2 (búfala)

 

LACTOSE*

Ovelha - 4,8

Vaca - 4,8

Búfala - 5,8

Cabra - 4,1

Humano - 7,0

A lactose é o principal açúcar presente no leite. É o único quesito em que o leite humano é campeão, batendo fácil os outros concorrentes

 

MINERAIS*

Ovelha - 1,0

Vaca - 0,7

Búfala - 0,8

Cabra - 0,8

Humano - 0,2

O leite humano tem bem menos minerais, o que explica, em parte, por que a gente não se desenvolve fisicamente no mesmo ritmo dos outros animais

 

* % da composição média do leite

** Kcal/100 g

 

Fonte: Mundo Estranho

comentários[4]

28

mar
2015

Perigos de consumir álcool antes ou depois do treino

 

Bebida álcóolica é ruim em qualquer situação, mas pricipalmente antes ou depois das atividades físicas.

 

Inimigo do treino
 
Aliar o consumo de bebidas alcoólicas à prática de exercícios físicos pode ser extremamente perigoso.
 
Em um primeiro momento, elas diminuem a força, a velocidade e o equilíbrio, prejudicando o rendimento. A desidratação também se torna um problema, já que o álcool atua de forma negativa no sistema renal, fazendo que a água seja eliminada em maior quantidade por meio da urina e do suor. A falta do líquido, por sua vez, pode fazer que o coração bata em descompasso.
 
Beber em excesso depois da prática de exercícios pesados também pode ser prejudicial ao corpo. Quando você pratica uma atividade física mais intensa, o estoque de glicogênio, carboidrato que fica armazenado no fígado e nos músculos, se esgota e precisa de um tempo para se recuperar e voltar ao normal. O excesso de álcool diminui ainda mais a quantidade de glicogênio, fazendo que os músculos demorem a se recuperar e voltar a funcionar de maneira normal.
 
 
Fonte: Adaptado de Corpo a Corpo - via Lake Villas

comentários[7]

26

mar
2015

Comer maçã antes do chocolate evita acúmulo de gordura.

 

Comer chocolate sem sofrer com a culpa é possível usando um truque esperto: comendo maçã antes do doce. Quem dá a dica é a nutricionista Sabrina Jubett, que afirma que isso é possível porque a frutinha ajuda a diminuir a absorção de gordura pelo organismo e, assim, evita que o chocolate promova o acúmulo de "pneuzinhos" pelo corpo e também afasta os riscos à saúde.
 
"As gorduras saturadas do leite, dos altos índices de açúcar e da gordura vegetal hidrogenada contida no chocolate aumentam muito o poder calórico do alimento e podem aumentar o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares", alerta a especialista da Clínica Livon.
 
Além da maçã, outras aliadas são a pera e a laranja, que fazem o mesmo efeito no corpo. O ideal, de acordo com Sabrina, é comer alguns pedacinhos de uma das frutas alguns minutos antes de consumir o chocolate.
 
Veja outros truques para comer chocolate sem engordar:
 
Ao ganhar os ovos de Páscoa, ou uma barra de chocolate muito grande, quebre-os em pedaços pequenos, embale-os em papel manteiga e guarde no armário ou no freezer. Assim, fica mais fácil comer o chocolate ao longo do tempo sem exagerar;
 
Se você for abusar do chocolate em alguma ocasião, elimine os excessos das outras refeições. Abandone a manteiga do café da manhã, evite o arroz ou a batata no almoço e assim por diante;
 
Não exagere nas frituras e nos salgados gordurosos (como pizza, por exemplo) nos períodos em que for consumir muito chocolate;
 
Procure não comer o chocolate de estômago vazio, porque a absorção de açúcares e gordura é maior em jejum. O momento ideal é após o almoço ou no lanche da tarde. À noite o consumo é prejudicial para o peso e a saúde;
 
Tente fazer alguma atividade física com mais frequência se for exagerar no chocolate em determinado período. Esta atitude acelera mais o metabolismo;
 
Procure não comer chocolate diariamente, porque esse costume pode acabar viciando o paladar e isso deve exigir cada vez mais chocolate;
 
Priorize consumir chocolate com 60% a 70% de cacau: "Contêm menos gordura e mais polifenóis (ativos funcionais), que atuam na saúde do coração, aumentando o HDL (bom colesterol)".
 
 
Fonte: Lake Villas

comentários[5]

18

mar
2015

Como se forma a neblina?

Toda vez que o vapor d’água é submetido a um resfriamento, ele tende a se condensar, formando uma névoa parecida com uma nuvem. Quando essa névoa fica próxima ao solo, é chamada de neblina. O mesmo fenômeno é fácil de observar em automóveis durante o inverno, quando a temperatura dentro do carro fica mais quente do que fora. Nesses casos, os vidros - por estarem em contato com o frio externo - permanecem gelados. Quando as gotículas de vapor, suspensas no interior do veículo, entram em contato com o pára-brisa, elas se condensam, deixando-o embaçado.

 

"Existem, na natureza, diversas maneiras deformar neblina, dependendo em grande parte da topografia (o relevo do terreno) e da distância das fontes de umidade: rios, lagos e oceanos", afirma a meteorologista Maria Assunção Dias, da USP. Assim, é muito comum aparecerem nevoeiros noturnos em regiões fluviais: basta esfriar um pouco para que a umidade resultante da evaporação do rio se resfrie e surja a névoa.

Cortina de fumaça Evaporação e condensação dão origem às névoas

 

 

A neblina é mais comum onde há rios e lagos. Durante o dia, a água evapora e parte do vapor fica perto da superfície.

 

A evaporação do mar causa neblina: o vapor sobe a serra e se condensa com o resfriamento provocado pela elevação de altitude.

 

À noite, ou na presença de frentes frias, a temperatura cai e a água condensa, formando a nebulosidade.

comentários[2]

13

mar
2015

Corrida: mitos e verdades

 

Realmente, a corrida é uma das atividades físicas que mais beneficia a perda de peso. Mas para conseguir fazer o treino da maneira correta e saudável é preciso ter o mínimo de conhecimento para evitar as temidas lesões.
 
Pensando nisso, a cardiologista e médica do esporte do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos (SP), Silvana Vertematti, listou 15 mitos e verdades sobre a prática desse esporte.
 
"Os benefícios para quem corre com orientação profissional são diversos, entre eles perda de peso, diminuição da gordura corporal e melhora da capacidade circulatória", analisa.
 
Vamos às dicas:
 
Verdade: o alongamento tem que ser feito antes da corrida
 
Depois do exercício, o alongamento pode aumentar as microlesões que se formam na musculatura, responsáveis pelas famosas dores do dia seguinte ao exercício físico.
 
Verdade: correr ocasiona problemas no joelho
 
Fazer exercícios de impacto e alta intensidade com excesso de peso, realizar exercícios em excesso e de forma inadequada podem ser causas de lesões.
 
Verdade: cãibra é resultado da falta de potássio
 
Mas não só isso. Elas podem ser resultado do acúmulo de substâncias produzidas no metabolismo.
 
Mentira: correr é melhor do que andar
 
Deve-se avaliar as pessoas de forma individual. Para quem possui alguns problemas de saúde, a corrida tem que ser restrita.
 
Mentira: é melhor correr na academia do que na rua
 
É melhor correr onde a pessoa se sinta melhor e motivada. Não há regras.
 
Verdade: deve-se evitar falar durante a corrida
 
Falar durante a corrida prejudica a respiração e a performance, além de tirar a atenção nos movimentos.
 
Mentira: é melhor correr com desafios no percurso do que em linha reta
 
Depende do condicionamento e treinamento de cada um. Uma pessoa que não está preparada para desafios de percurso tem mais chance de lesões.
 
Mentira: correr em jejum ajuda a emagrecer
 
Isso aumenta o risco de hipoglicemia e atrapalha o metabolismo, assim como a recuperação muscular. É proibido realizar exercícios em jejum.
 
Ainda de acordo com a médica, é preciso saber os limites do corpo, antes de adotar o exercício no dia a dia.
 
 
Fonte: Mais Equilíbrio - via Lake Villas
Observação: eu gosto de correr, e me sinto muito bem quando corro. Aconselho que antes de começar a correr, você deve fazer uma revisão médica e informar ao cardiologista suas intenções. Então, mãos à obra. Ou melhor pernas à obra.

comentários[6]

11

mar
2015

Macarrão instantâneo (Miojo) faz mal para a saúde?

 

Como resistir à tentação de ficar apenas três minutos na cozinha? Além ter disponível em vários sabores, o miojo é cozinhado com muita rapidez. Mas será que toda essa rapidez não tem um preço?
 
Segundo a publicação do "The Journal of Nutrition", quando consumido duas vezes na semana, o macarrão instantâneo pode aumentar em 68% as chances de problemas cardíacos.
 
Malefícios do miojo
 
O miojo não é uma escolha saudável. Esse produto é muito processado, utilizam o óleo de palma para que cozinhe mais rápido, além do alto teor de sal e conservantes. A Organização Mundial de Saúde recomenda que o consumo de sal seja apenas de quatro gramas, ou seja, um colher de chá cheia.
 
Além do excesso de sal em sua composição, o macarrão instantâneo contém a substância denominada glutamato monossódico. E que mal tem isso? Essa substância tem propriedades viciantes e pode causar náuseas, enxaquecas e dores de cabeça. E não se pode deixar de lado a grande quantidade de gordura presente nesse alimento.
 
A união de excesso de sal e altos níveis de gordura pode aumentar ainda mais as chances do aparecimento de doenças cardiovasculares. O miojo tampouco apresenta a quantidade necessária de nutrientes para uma refeição saudável.
 
O macarrão instantâneo pode ser simples e prático de ser feito, mas incentiva o aumento de peso e o desenvolvimento de doenças crônicas. Isso se deve ao alto teor de açúcar, ingredientes artificiais e carboidratos refinados.
 
Esse produto processado está entre os quais você deve evitar o consumo, pois podem levar também à inflamações crônicas, que são características de doenças graves.
 
Alimentação saudável com miojo?
 
É importante considerar que a alimentação saudável é aquela que fornece nutrientes e fibras necessários para manter o seu corpo em bom funcionamento.
 

Para ter uma refeição saudável, será necessário inserir na sua dieta legumes, verduras e evitar o consumo de alimentos processados como o miojo.

 

Recomendações sobre alimentação
 
Se você é o tipo de pessoa que não tem tempo para preparar refeições saudáveis, restaurantes são uma boa opção e também há a possibilidade de preparar a comida para a semana e conservar congelada para ser consumida durante a semana.
 
Evitar o consumo do miojo é essencial para manter a sua saúde em equilíbrio. O macarrão instantâneo, sozinho, não provocará a sua morte, mas pode agravar os problemas de saúde.
 
Qualquer desconforto cardíaco deve ser informado ao seu médico para que sejam tomadas as devidas providências.
 
 
Fonte: Doutíssima / Terra - via Lake Villas

comentários[3]

10

mar
2015

Chocolate, sorvete e batata frita viciam tanto quanto drogas

 

Começar a tomar sorvete e não parar até ver o fundo do pote de 1 litro ou então devorar uma barra de chocolate, das grandes, sem nem perceber. Talvez você não faça isso simplesmente por estar com fome ou para saborear a guloseima, mas porque está viciado em comida.
 
Vício em comida
 
Pesquisadores da Universidade de Michigan fizeram um estudo para avaliar quais são as comidas mais viciantes e defender a ideia de que elas causam tanta dependência quanto as drogas. Para isso, eles recrutaram 120 estudantes que responderam à Escala de Vício em Comida de Yale e elencaram, entre 35 opções com valores nutricionais diferentes, quais eram as mais viciantes.
 
Em uma segunda etapa, eles perguntaram para 384 pessoas, através de uma plataforma online, quais atributos destes 35 alimentos eram os responsáveis pela dependência.
 
Resultados
 
Ao final do levantamento, os pesquisadores notaram que os alimentos mais processados eram os que mais causavam dependência.  Além disso, concluíram que a ingestão desse tipo de comida pode ter características em comum com o vício em drogas, como, por exemplo, o consumo em altas quantidades e a alta velocidade de absorção de seus componentes pelo corpo.
 
10 alimentos mais viciantes
 
1 - Chocolate
 
2 - Sorvete
 
3 - Batata frita
 
4 - Pizza
 
5 - Cookies
 
6 - Batata chips
 
7 - Bolo
 
8 - Pipoca com manteiga
 
9 - Cheeseburger
 
10 - Muffin
 
 
Fonte: Lake Villas

comentários[5]

8

mar
2015

Obra prima da criação: a MULHER

 

E Deus Criou a Mulher


Com a costela que havia tirado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher. Gênesis 2:22


Hoje é um dia comum da semana: domingo. Igualzinho a outro de 24 horas. O que torna este dia diferente é quem é o centro das atenções; é a importância da pessoa que todos nós amamos e valorizamos. Avó, mãe, esposa, filha, neta, irmã, todas elas fazem parte dessa teia de carinho familiar.


Nunca é demais repetir que a mulher foi criada para ter uma parte especial nos planos de Deus, logo no início de todas as coisas. O texto bíblico diz que Deus criou a mulher, e logo depois disso anunciou que o que fizera era "muito bom". A avaliação do sexto dia começou com um "bom", caiu para um "não é bom", e logo a seguir Deus declarou que o que havia criado era "muito bom". Se, num ambiente que se chamava paraíso, Deus percebeu que faltava alguma coisa, realmente devia ser muito importante. Esse foi o único dia em que Ele mudou Sua avaliação em relação ao trabalho que tinha feito. E a razão dessa virada fantástica está na criação da mulher. Sem Eva, o dia teria terminado com nota baixa. No entanto, depois de ter criado a mulher, a satisfação de Deus chegou ao nível mais alto. Para subir vários pontos num só dia, significa que Eva foi a criatura mais sofisticada que Deus criou, no padrão mais criativo do melhor designer do Universo.


É bom que a mulher continue sendo esse mistério, pois se nós, homens, pretendêssemos entendê-las completamente, possivelmente tentaríamos reinventá-las ao nosso gosto.


Será que a mulher precisa de uma data especial, quando seu dia são todos os dias? É verdade! Elas não têm folga. Todos os dias, todos os feriados, todas as horas, em todos os minutos, lá estão elas. Muitas delas são ao mesmo tempo pais e mães, donas de casa e professoras, profissionais liberais e empresárias, numa demonstração de autoconfiança e independência.


Já pensaram o que seria deste mundo sem a presença feminina? Seria uma base militar pintada em duas cores. Não existiriam arranjos florais, nem pequenos laços no penteado das meninas, nem vestidos rodados, nem mesas arrumadas, nem pratos artisticamente preparados e arrumados.


Como expressou um autor desconhecido: "De onde é que vem essa garra quase felina de lutar pela vida / De defender o que é seu, de espreitar e reagir? / De onde é que vem esse jeito tão puro que a faz intuir, adivinhar, / Abraçar o presente e sonhar com o futuro?"

 

Seja uma extensão do abraço de Deus para as mulheres neste dia.

 

Adaptado da meditação matinal de 2011 (CPB).

comentários[2]

6

mar
2015

Cuidado com açúcar escondido

 

Não há novidade no fato de que o consumo excessivo de açúcar causa diversos malefícios à saúde. Obesidade, diabetes, hipertensão, câncer, cáries e tantos outros problemas são frequentemente atribuídos a dietas que possuem grande quantidade de sacarose. Ainda assim, os brasileiros mantêm elevada a ingestão de alimentos ricos no ingrediente.

 

Cada brasileiro tem consumido, em média, açúcar é de 55 quilos por ano. A média mundial é de 21 quilos, e na China, apenas 7.


Segundo a Organização Mundial da Saúde, hoje a obesidade afeta 500 milhões de pessoas no planeta. Contra esta epidemia, a recomendação da entidade é a de que o consumo máximo por pessoa seja de seis colheres de açúcar ao dia - 50 gramas aproximadamente. Sem saber onde a ameaça se esconde, podemos facilmente ultrapassar esta meta - o que compromete não só a boa forma, mas a saúde geral.

 

Entretanto, reduzir a ingestão deste carboidrato não é uma tarefa tão fácil quanto parece. Os produtos industrializados possuem grandes quantidades de açúcares, que muitas vezes não são contabilizadas pelos consumidores.


Além dos doces, alguns alimentos salgados também podem conter o ingrediente. Até mesmo produtos considerados "saudáveis" escondem valores prejudiciais à saúde. Sucos naturais, barrinhas de cereal, iogurtes, granolas e gelatinas, que à primeira vista parecem inofensivos, podem se tornar grandes vilões da alimentação.

 

Nos rótulos, os ingredientes sempre aparecem em ordem decrescente de quantidade. Por isso, quando estiver no supermercado, dê uma olhada: um tablete de caldo de galinha contém mais açúcar do que a real carne da galinha. Igualmente, no salgadinho de queijo, há mais açúcar do que queijo.

.

açúcar-escondido-2-vida-e-saude

.

Para te ajudar a ficar de olho nesse açúcar escondido, veja alguns produtos e seus principais ingredientes. Tem de tudo, mas o açúcar é onipresente:

 

  • AMENDOIM JAPONÊS - amendoim, farinha de trigo, AÇÚCAR, sal, molho de soja.
  • CALDO DE CARNE - sal, gordura vegetal, amido, AÇÚCAR, alho, carne bovina, pimenta vermelha, salsa, louro, realçadores de sabor glutamato monossódico e inosinato dissódico, aromatizantes, corantes caramelo e urucum, acidulante ácido cítrico.
  • CATCHUP - polpa de tomate, AÇÚCAR, vinagre, glicose e sal.
  • ERVILHA EM CONSERVA - ervilhas, água, AÇÚCAR e sal.
  • LASANHA CONGELADA - carne bovina, polpa de tomate, condimentos naturais, sal, AÇÚCAR, amido modificado, pimenta branca, creme de leite, margarina, leite em pó, água, ovo, muçarela e parmesão, presunto e "aroma de fumaça".
  • MAIONESE - água, óleo vegetal, vinagre, amido modificado, ovos pasteurizados, sal, AÇÚCAR, suco de limão.
  • MOLHO DE TOMATE - tomate, cebola, sal, AÇÚCAR, amido, óleo vegetal, salsa, aipo, pimenta do reino.
  • PEITO DE PERU DEFUMADO - carne de peito de peru, sal, proteína de soja, AÇÚCAR.
  • GRANOLA - ½ xícara (40g) possui 12g de AÇÚCAR;
  • LEITE DE SOJA - 1 copo (200ml) possui 9g de AÇÚCAR;
  • SUCO DE UVA INDUSTRIALIZADO - 1 copo (200ml) possui 15 gramas de AÇÚCAR;
  • IOGURTE LÍQUIDO INDUSTRIALIZADO - 1 copo (200ml) possui 20 gramas de AÇÚCAR.

 

adriana-assinatura

comentários[2]

6

mar
2015

Como surgiu o origami?

 

Os estudiosos acreditam que essa arte de fazer pequenas esculturas com dobraduras de papel tenha nascido junto com a própria matéria-prima que ela utiliza. Os primeiros registros do surgimento do papel vêm da China do ano 105 d.C. De lá, monges budistas levaram o método de fabricação do produto para outros países asiáticos, a partir do século VII. Um desses países foi o Japão, onde a técnica do origami, importada junto com o papel, iria se desenvolver. Já no século VIII, as dobraduras passaram a fazer parte de cerimônias xintoístas, representando divindades adoradas pelos japoneses. Os sacerdotes xintoístas pregavam regras rígidas para a arte com papéis, proibindo que as folhas fossem cortadas ou coladas, pois acreditavam que dessa forma honravam os espíritos das árvores que davam vida ao papel. Com o passar dos séculos, essas limitações foram atenuadas com o uso de novas técnicas.

 

No kirigami, por exemplo, as formas começaram a ser feitas com pequenos pedaços de papel que eram unidos, em vez de usar uma única folha. No kirikomiorigami, a cola podia ser empregada. Até o século XIX, porém, a arte das dobraduras era restrita aos adultos por causa do alto custo dos papéis. A situação mudou a partir de 1876, quando o origami passou a fazer parte da educação dos japoneses nas escolas. Também foi até o final do século XIX que surgiram alguns dos formatos de dobraduras mais famosos até hoje, como o pássaro tsuru. Aliás, as representações mais populares são exatamente as de animais, a maioria deles com uma simbologia especial. Nos anos 80, surgiu uma nova técnica: o origami arquitetônico, que cria dobraduras em três dimensões, enriquecendo tanto os detalhes que, além de ser uma forma de arte, também é usado por arquitetos para produzir maquetes.

Dobraduras clássicas  -  Cada animal tem uma simbologia

 

Tsuru

 

597px-Origami-crane

Esse pássaro, da família das garças e das cegonhas, é feito quando os japoneses desejam conseguir algo. Para pedir a cura de um enfermo, por exemplo, eles dobram e oferecem tsurus ao doente. Ele também é usado nas mais diferentes festividades, como símbolo de saúde e fortuna. Na cerimônia de entrega da taça da última Copa do Mundo, entre os papeizinhos que voavam em volta do capitão brasileiro Cafu, estavam quase 3 milhões de tsurus feitos por estudantes japoneses.

 

Matéria-prima especial


No Japão, as dobraduras são feitas com qualquer tipo de papel, até mesmo folhas de jornal. Mas os origamistas empenhados em desenvolver um trabalho mais sofisticado usam um papel especial chamado washi. Feito de maneira artesanal, ele é, ao mesmo tempo, mais maleável e resistente que o papel industrializado, além de trazer um acabamento texturizado.

 

Sapo

 

558px-%u017Baba_-_origami

A figura do sapo está identificada com o retorno e expressa um desejo de que as coisas boas voltem. Isso porque a palavra sapo em japonês tem o mesmo som da palavra retorno. Portanto, confeccionar um sapo de origami e carregá-lo como amuleto é acreditar em coisas como a volta do dinheiro gasto ou a volta da saúde para uma pessoa que está doente.

 

Tartaruga

 

Jacky-GreenTurtle

Por viver muitos anos, a tartaruga está naturalmente associada à longevidade. Um mito oriental diz que se o tsuru, a ave da felicidade, vive mil anos, a tartaruga vive dez vezes mais - e todas as criaturas que vivem bastante atingem um estágio de sabedoria e experiência muito superior ao dos outros seres vivos. A tartaruga expressa o desejo de vida longa para quem a recebe.

 

Fonte: Mundo Estranho

comentários[4]

4

mar
2015

Empresa lança filtro odorizador q elimina o cheiro d seu pum

 

Empresa lança odorizador para cuecas que deixa o seu "pum" sem cheiro!

 

Acredite, ou não, mas uma empresa lançou um odorizador chamado "Flatulence Deodorizer", que funciona como um filtro que elimina o cheiro dos gases de uma pessoa.

 

Segundo a empresa, o produto é extremamente fino e indicado para quem está com algum tipo de problema que está deixando as flatulências com odores desagradáveis.

 

O pacote vem com 10 filtros descartáveis e é vendido na internet por US$ 29,95.

Se conhece algum amigo com esse problema, vale a pena indicar o produto. rs

 

Por .

comentários[11]

Clima Tempo