Portal da Educao Adventista

*Professor Genivaldo *

11

mar
2009

DEBATE SOBRE A PRÉ-HISTÓRIA

1º Ano do Ensino Médio - Módulo 2: O debate sobre a Pré-História

RESUMO
- Por muitos séculos, a Teologia foi considerada a mais importante fonte de conhecimento. Cristãos acreditavam nas narrativas bíblicas para explicação de suas origens. Acreditava-se no Fixismo, ou seja, a idéia de que os diferentes seres vivos permaneciam imutáveis desde o momento em que surgiram.
-  Em 1859, foi publicada a obra de Charles Darwin, "A Origem das Espécies". Para o autor, o homem e todos os seres vivos são resultado de um longo processo evolutivo, a partir de formas mais simples para formas mais complexas de vida, e estão em permanentes transformações.
- Os evolucionistas teístas procuram conciliar o pensamento evolucionista e a religião. Acreditam que o Criador conduz todos os processos de evolução dos seres vivos.
- Para os criacionistas, a humanidade possui uma origem comum, a partir dos seres humanos que sobreviveram à grande catástrofe global, o dilúvio.
- De acordo com os criacionistas, o centro de dispersão populacional no início foi a região da Ásia Menor, e não a África, como defendem os evolucionistas. Isso ocorreu após a grande catástrofe global, o Dilúvio.
- A maioria dos cientistas evolucionistas da atualidade defende que a Terra se formou há cerca de cinco bilhões de anos e que a vida, em sua forma mais simples, surgiu um bilhão de anos depois.
- A diversificação da vida nos mares, segundo o evolucionismo, teria ocorrido há cerca de quinhentos milhões de anos.
- Os registros de fósseis, segundo o evolucionismo, datam  do período entre 6 e 1 milhão de anos atrás.
- Acredita-se que os primeiro grupos humanos à América chegaram há cerca de 50 mil anos atrás, embora existam divergências em relação às datações.
- Os primeiros grupos humanos que chegaram à América utilizaram o Estreito de Bering ou as Ilhas do Oceano Pacífico.
- Segundo o evolucionismo, a pré-história está dividida nos seguintes períodos: Paleolítico (ou Pedra Lascada), Neolítico (ou Pedra Polida) e Idade dos Metais. O período mais longo foi o Paleolítico, pois abrange o surgimento dos primeiros hominídeos e sua humanização.
- As principais mudanças ocorridas no período Neolítico aconteceram devido à Revolução Agrícola, que marca a sedentarização do homem.
- O processo crescente de sedentarização que levou à formação dos primeiros núcleos urbanos surgira principalmente na região conhecida como Crescente Fértil.
- Na Idade dos Metais, entre 5 mil e 4 mil a.C. houve o desenvolvimento e a difusão de processos de fundição de metais (cobre, bronze e ferro).

 

comentários[5]

7

mar
2009

Está no ar

Finalmente colocamos no ar o nosso blog. Queremos transformá-lo em um canal de comunicação aberta entre alunos, pais, colegas e comunidade em geral. Nosso objetivo é que todos tenham acesso aos conteúdos das aulas e também discutir temas e assuntos da atualidade. O sucesso desse blog depende de todos.
Mãos a obra.       

comentários[378]

Clima Tempo