Portal da Educao Adventista

*Professor Genivaldo *

28

fev
2012

Carboidratos lentos beneficiam a saúde do coração

 

 

Carboidratos lentos, como os encontrados em ovos, carnes, legumes, lentilhas, brócolis e ervilhas, podem ser beneficiais ao coração, afetando um composto do sangue que está associado a doenças desse órgão.
 
Os alimentos que contém carboidratos lentos são digeridos mais lentamente pelo estômago, quando comparados a alimentos que contém carboidratos rápidos (como frutas, farinha, pão, batatas e arroz).
 
Pesquisadores do centro de pesquisa de câncer Fred Hutchinson, em Seattle nos Estados Unidos, realizaram um estudo, observando a proteína c-reativa, que é um marcador de inflamação.
 
A proteína foi encontrada em níveis mais baixos entre 40 pessoas obesas ou acima do peso que estavam seguindo padrões de dieta de carboidratos lentos.
 
"A fonte do carboidrato realmente faz a diferença", explica a pesquisadora Marian Neuhouser. Ela aconselha que consumidores escolham alimentos integrais.
 
A pesquisa foi publicada no periódico Journal of Nutrition. Fonte: LV
 
 

comentários[0]

28

fev
2012

Homem é preso portando RG com foto do ator Jack Nicholson

 

Suspeito tentava abrir conta bancária em Boa Viagem quando foi preso.


Ao prestar depoimento na delegacia, ele negou todos os crimes.

 
                   RG falso com foto de Jack Nicholson (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
RG falso com foto de Jack Nicholson (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Um homem de 41 anos foi preso nesta terça-feira (28) suspeito de usar documentação falsa para abrir uma conta bancária em uma agência no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Uma das várias carteiras de identidade em nome de outras pessoas que estavam com o suspeito tinha uma foto do ator norte-americano Jack Nicholson, em nome de João Pedro dos Santos. Não existe nenhuma semelhança física entre o suspeito e o ator.


O suspeito foi detido no interior do estabelecimento por agentes da Polícia Civil e levado à delegacia do bairro para prestar depoimento. "Ele negou tudo. Disse que só vai falar em juízo", afirmou o delegado Erivaldo Guerra, responsável pelo caso. O suspeito deverá responder pelos crimes de uso de documento falso e falsificação de documento público. Ainda hoje, o suspeito segue para o Centro de Triagem, em Abreu e Lima, no Grande Recife.

 

Homem é preso com vários documentos falsos (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
Homem foi preso com vários documentos falsos (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
Fonte: G1

comentários[0]

27

fev
2012

Para mergulhador,tubarões s dóceis companheiros de trabalho

 

Klaus Jost faz campanha para proteger os tubarões e diz que os temidos animais não têm nada de 'comedores de gente'.

 

O fotógrafo e engenheiro marítimo Klaus Jost mergulha há anos ao lado de tubarões, em várias partes do mundo, e vê os temidos animais como companheiros de trabalho.

Tubarão (Foto: Klaus Jost/BBC)
O interesse de Klaus Jost por tubarões começou quando ele trabalhava na construção de portos (Foto: Klaus Jost/BBC)

'Ao todo, passei milhares de horas debaixo d'água. Sempre houve tubarões, mas nunca tive problemas com eles. Esses temidos habitantes dos oceanos não têm nada de comedores de homens e monstros agressivos. Na verdade, muitos poucos dos 460 tipos de tubarão descobertos até agora representam uma ameaça para humanos', diz ele.

 

Dois tubarões gália branca, o tipo mais comum encontrado nos corais do Indo-Pacífico (Foto: Klaus Jost/BBC)
Dois tubarões gália branca, o tipo mais comum encontrado nos corais do Indo-Pacífico (Foto: Klaus Jost/BBC)

O interesse pelos animais começou quando ele trabalhava como engenheiro na construção de grandes portos ao redor do mundo, em lugares como Kuwait, Paquistão, Costa do Marfim, África do Sul, Egito e Guiné.

 

'Tubarões são fantásticos. Se você já viu um tubarão debaixo d'água, nunca vai esquecê-lo', disse Jost à BBC Brasil.

 

Esta foto mostra um tubarão gália preta (Foto: Klaus Jost/BBC)
Esta foto mostra um tubarão gália preta (Foto: Klaus Jost/BBC)

Desde 2001, Jost passou a se dedicar à fotografia de natureza e submarina. Seu objetivo é documentar espécies de tubarão ameaçadas de extinção e chamar atenção para a caça dos animais.

 

Tubarão-touro que Jost apelidou de "vovó", devido a sua natureza dócil e relaxada (Foto: Klaus Jost/BBC)Tubarão-touro que Jost apelidou de "vovó", devido a sua natureza dócil e relaxada (Foto: Klaus Jost/BBC)

'A exportação de barbatana de tubarão (usada em sopas, na China) para o Oriente vem aumentando. O pior é que os tubarões são pegos, suas barbatanas, cortadas, e eles são jogados de volta no mar ainda vivos, para morrerem de forma terrível.'

 

Mais informações e fotos em http://www.jostimages.com/.

 

O tubarão-touro também pode viver em água doce (Foto: Klaus Jost/BBC)
O tubarão-touro também pode viver em água doce (Foto: Klaus Jost/BBC)
Fonte: G1

comentários[0]

27

fev
2012

Cientistas isolam célula-tronco produtora de óvulos

 

Médicos pensavam que mulheres nasciam com número limitado de óvulos.


Descoberta pode levar a tratamentos de fertilidade.

 

Uma pesquisa publicada neste domingo (26) pela revista científica "Nature Medicine" descobriu no ovário de mulheres em idade reprodutiva células-tronco capazes de produzir novos óvulos.

 

A descoberta quebra um paradigma da medicina. Desde a década de 1950, é consenso entre os especialistas que as fêmeas de todos os mamíferos nascem com um número limitado de óvulos. Quando esse estoque termina, chega a menopausa.

"O objetivo primário do estudo era provar que células-tronco produtoras de oócitos [óvulos] existem de faro no ovário de mulheres durante a vida reprodutiva, o que nós acreditamos que esse estudo demonstra muito claramente", afirmou Jonathan Tilly, autor do estudo, em material de divulgação do Hospital Geral de Massachusetts, nos EUA.

 

O que, para os pesquisadores, é uma "demonstração muito clara" já vinha sendo buscada havia alguns anos. Em 2004, um estudo demonstrou pela primeira vez que as fêmeas poderiam continuar produzindo células reprodutivas ao longo da vida sexual.

 

Agora, os cientistas pretendem transformar a descoberta em tratamentos contra a infertilidade feminina. Eles também acreditam que seja possível prolongar o período fértil da vida de uma mulher.

 

Fonte: G1

comentários[0]

27

fev
2012

Pré-História - criação ou evolução?

 

Você sabe explicar como surgiu o universo? E a vida? Há quanto tempo isso tudo ocorreu? Onde viveram os primeiros grupos humanos? Na África ou na Ásia? Como se espalharam pelo mundo se a distância entre os continentes é tão imensa? São tantas as questões, não é mesmo?

 

Conheça um pouco mais sobre duas das mais importantes teorias que tentam responder essas dúvidas: criacionismo e evolucionismo.

 

Veja aqui - Multimídia

comentários[3]

25

fev
2012

O que aconteceu com os dinossauros

 

Palestra imperdível.

 

 

comentários[1]

25

fev
2012

Futebol - Piruetas na cobrança de lateral

 

meia Steinthor Freyr Thorsteinsson foi o responsável por mostrar ao mundo as comemorações do Stjarnan, da Islândia: era ele o dono da conta no Youtube onde os vídeos começaram a aparecer na internet.

 

Agora, Thorsteinsson faz "carreira solo" e também tenta um lugar ao sol no mundo dos vídeos engraçadinhos: em amistoso disputado na sexta-feira entre Islândia e Japão, em Osaka, o meia deu três piruetas para cobrar laterais. De nada adiantou: nenhuma delas resultou em gol e os islandeses perderam por 3 a 1.

 

 

 

comentários[0]

25

fev
2012

Incêndio na Estação Antártica Comandante Ferraz

 

Militares chilenos ajudaram a conter o fogo na estação brasileira. Foto: Armada de Chile/Reuters

Militares chilenos ajudaram a conter o fogo na estação brasileira
Foto: Armada de Chile/Reuters


 

O ministro da Defesa, Celso Amorim, confirmou, neste sábado, a morte dos dois militares brasileiros que haviam desaparecido durante incêndio na Estação Antártica Comandante Ferraz. São eles o suboficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo e sargento Roberto Lopes dos Santos, ambos da Marinha. Os dois participavam do grupo de apoio que tentava apagar o incêndio originado na casa de máquinas da base.

 

"Num ato de heroísmo, eles estiveram justamente no local de maior risco, na tentativa de debelar o incêndio e não conseguiram. Todos os pesquisadores e funcionários civis foram resgatados e já se encontram no continente, no Chile, e amanhã já devem estar de volta ao Brasil", disse Amorim.

 

Segundo o ministro, 12 militares da Marinha, inclusive o comandante da base, ficaram na base chilena, que é vizinha à brasileira na Ilha Rei George, na Antártida. Eles devem retornar a Comandante Ferraz, para ajudar no trabalho de perícia e no resgate dos dois corpos. Um navio da Marinha brasileira também se deslocou para a Ilha Rei George, para ajudar na tarefa.

 

A Estação Antártica Comandante Ferraz completou 30 anos em janeiro deste ano. A estação brasileira foi instalada na Baía do Almirantado, localizada na Ilha Rei George, em 1984. A partir de 1986, passou a ser ocupada anualmente por pesquisadores e militares da Marinha do Brasil, podendo acomodar até 58 pessoas. A estação tem laboratórios destinados às ciências biológicas, atmosféricas e químicas.

 

Fonte: Terra

comentários[0]

25

fev
2012

Conheça os principais erros na hora de se exercitar

 

 

Não basta praticar exercícios físicos regularmente para ganhar músculos ou perder peso. É preciso seguir algumas regrinhas básicas. De acordo com especialistas, são poucas as pessoas que respeitam as regras para alcançar suas metas mais rápidas. Os professores da American College of Sports Medicine apontaram os principais erros cometidos pelos atletas amadores. 
 
. Um deles seria a falta do alongamento. Eles alertam que é preciso gastar até 10 minutos antes e mais 10 minutos depois da atividade física com movimentos de flexibilidade. Esse hábito diminui o risco de lesões. 
 
. É importante ajustar os aparelhos de musculação. O equipamento tem que estar ajustado à sua força e altura. Do contrário, o risco de se machucar é grande. 
 
. Malhar intensamente sem respeitar o seu condicionamento físico pode causar lesões ou até mesmo problemas mais sérios, como um infarto. 
 
. Artigo publicado no Journal of the American Medical Association indica que as mulheres precisam fazer pelo menos uma hora de atividade física moderada todos os dias se não quiserem ganhar peso ao longo dos anos. 
 
. É preciso levantar pesos lentamente. Puxar ou empurrar o peso com rapidez ou usando impulso não dá o resultado certo e coloca pressão na coluna. 
 
. Não respirar direito durante a atividade física diminui o rendimento e aumenta as dores abdominais. 
 
. Beber água durante a prática esportiva é fundamental. A desidratação prejudica o rendimento, aumenta as chances de câimbras e deixa os músculos sujeitos a estiramentos.
 
Fonte: LV

comentários[1]

25

fev
2012

Marquinhos Maraial - canta Sábado

 

Marquinhos Maraial, mais um milagre de Deus.

comentários[0]

24

fev
2012

Estudante aprovada para medicina em 8 instituições públicas

 

  • A estudante mineira Mariana Silva Vilas Boas, 19, posa para foto de propaganda do cursinho

    A estudante mineira Mariana Silva Vilas Boas, 19, posa para foto de propaganda do cursinho

 

O medo de não passar em nenhum vestibular fez Mariana Silva Vilas Boas, 19, se inscrever em mais de dez processos seletivos e ser aprovada em oito instituições públicas para medicina, entre elas a USP (Universidade de São Paulo), onde vai estudar. "Eu não tinha segurança, por isso fiz tanto vestibular e passei desse jeito. Fiz muita prova e estudava por elas", contou a jovem mineira, da cidade de Pouso Alegre, a cerca de 400 quilômetros de Belo Horizonte.

 

Além da USP, ela também foi aprovada na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), na Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), na UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), na UFF (Universidade Federal Fluminense), na Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), na Famema (Faculdade de Medicina de Marília), na Univás (Universidade do Vale do Sapucaí), na FMIT (Faculdade de Medicina de Itajubá) e na Unifenas (Universidade José do Rosário Vellano).  "Acho que de medicina foram essas", disse a estudante um pouco confusa com tantas aprovações.

 

Concorrências dos vestibulares de medicina

Instituição Candidatos/vaga
USP 51,18
Unicamp 114,4
Unifesp 115,99
UFJF 74,73
UFF 72,36
Unirio 86,88
UFMG 50,01
Famema 69,59

 

"Nunca pensei que iria passar na USP. Pensei que não tinha estudado do jeito certo. Sei que em São Paulo o pessoal leva muito a sério, achava que não tinha como competir. Aqui é mais direcionado para o vestibular da cidade, é outra realidade", afirmou. No começo, Mariana não achava que ia passar nem nas faculdades particulares que prestou: "Nas particulares, o cursinho que pagou minhas inscrições e eu achava que não ia passar nem nessas. Depois, pensei que pudesse conseguir alguma federal, mas não achava que ia ser nas melhores", contou.

 

Desânimo antes das aprovações

 

Além dos vestibulares, a estudante também fez a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e teve média 786, mas não ficou feliz com o resultado. "Eu acertei 168 questões. Quando corrigi meu Enem fiquei muito feliz, achei que minha média ia ser mais de 800. Então, quando vi minha nota fiquei muito mal mesmo."

 

Ela disse que só ficou um pouco mais aliviada quando saiu a primeira aprovação, que foi na Unirio (por meio da nota do Enem). A estudante ficou satisfeita, mas ainda sonhava com outras instituições. "No dia seguinte saiu a UFMG, fiquei muito feliz com a aprovação, acabaram minhas dúvidas e angústias. Ai saiu a USP e eu já tinha arrumado apartamento para ficar em Belo Horizonte, não esperava de jeito nenhum passar na USP. Quando vi meu nome fiquei muito feliz, contei pra minha mãe na hora, depois achei que tinha confundido e passado na Santa Casa, até liguei em São Paulo para saber se era isso mesmo. Ainda não acredito, é muito bom pra ser verdade", afirmou Mariana.

 

A estudante disse achar estranho a quantidade de aprovações e contou que teve alguém que vibrou mais do que ela: "Minha mãe gritou e chorou toda vez que eu passava em alguma faculdade, muito mais do que eu. Minha mãe e toda minha família. Não que eu não vibrasse, mas ela ficava muito louca toda vez que eu passava. Isso também foi uma surpresa para ela".

 

Sem rotina de estudos

  •                                  Arquivo pessoal

    "Não sou uma 'nerd', mas eu gosto de estudar, gosto de ler e gostava de assistir algumas aulas", diz Mariana

 

Mariana estudou até a 3ª série do ensino fundamental em escola pública e depois conseguiu uma bolsa de estudos em uma escola particular, na qual concluiu o ensino médio. A bolsa não era integral, mas ela diz que sempre pagou "muito pouco no colégio".

 

Como não conseguiu ser aprovada em nenhuma faculdade pública logo após terminar os estudos, ela entrou em um cursinho pré-vestibular, também com bolsa. "Como sempre estudei no mesmo colégio, resolvi mudar para variar um pouco, usar um material diferente e ter aulas com outros professores."



A caloura de medicina diz que não tinha uma rotina de estudos definida e, quando questionada sobre dicas que poderia dar aos vestibulandos, afirmou não ser "o melhor exemplo de rotina e metódos de estudo".

 

A estudante disse que até a metade do ano se dedicava mais e estudava quase o dia inteiro. "No meio do ano, desanimei muito porque não passei na federal. Todo mundo da sala passou em uma faculdade particular e eu não pude ir por falta de dinheiro. Eu já não ia muito às aulas, perdi meu ritmo. Não gostava muito de assistir todas as aulas. Como não podia sair da sala eu estudava sozinha, ficava lendo a teoria e fazendo meus exercícios ", contou.

 

Mesmo com o desânimo, a jovem não desistiu de estudar e acredita que as aprovações se devem ao conteúdo que aprendeu no colégio, no cursinho e nos processos seletivos: "Fiz muitos vestibulares e estudava pelas provas. Eu vi muita questão parecida em vários exames, se não tivesse caido em uma prova eu não teria acertado na outra. Aprendi muito com isso também".

 

Fonte UOL

comentários[0]

24

fev
2012

Frutas cítricas pode diminuir risco de derrames em mulheres


Substância muito comum em laranjas pode ser útil no combate a coágulos.


Estudo no Reino Unido analisou a alimentação de 69.622 pessoas.

                            laranja300 (Foto: reprodução)
Frutas cítricas como a laranja podem colaborar na redução de derrames por coágulos nos vasos
sanguíneos do cérebro. (Foto: reprodução)

Compostos presentes em frutas cítricas podem reduzir o risco de derrames em mulheres, aponta um estudo divulgado em revista da Associação Americana do Coração nesta semana. Conhecidos como flavonoides, são comuns também em vegetais, no vinho tinto e no chocolate amargo.

 

Os pesquisadores usaram dados colhidos de 69.622 mulheres nos últimos 14 anos no Reino Unido, que relataram o que comiam a cada 4 anos. A equipe de pesquisa analisou seis tipos de flavonoides usados regularmente na dieta de norte-americanos e a relação deles com o risco de isquemias e hemorragias cerebrais.

 

Quando mulheres consumiam grandes quantidades de frutas cítricas, um tipo de flavonoide presente nos alimentos reduzia em até 19% o risco de derrames provocados por coágulos de sangue -- que entopem os vasos sanguíneos do cérebro.

Este tipo de flavonoide era obtido principalmente de laranja e do suco da fruta (82%). Os cientistas afirmam que a melhor forma de consumir os flavonoides benéficos é por meio das frutas, já que os sucos comerciais possuem muito açúcar.

 

Estudos anteriores já mostravam a relação entre as frutas cítricas na diminuição do risco de derrames isquêmicos e hemorragia intracraniana.

 

Na Suécia, uma pesquisa anterior tinha descoberto que o consumo de antioxidantes de frutas e vegetais também levava à redução do risco de derrames em mulheres. Trabalhos também já mostraram os benefícios de frutas como maçãs e pêras para a diminuição nos casos de acidente vascular cerebral.

 

Fonte: G1

comentários[0]

Clima Tempo