Portal da Educao Adventista

*Professor Genivaldo *

31

dez
2012

Como encarar um novo ano?

Jesus Tem as Chaves


Estas são as palavras dAquele que é santo e verdadeiro, que tem a chave de Davi. O que Ele abre ninguém pode fechar, e o que Ele fecha ninguém pode abrir. Apocalipse 3:7


A poucas horas do fim do ano, caem bem as palavras de Fernando Pessoa, quando diz:


"De tudo ficam três coisas: / A certeza de que estamos sempre começando, / A certeza de que precisamos continuar, / A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar. / Portanto, devemos fazer da interrupção um caminho novo, / Da queda, um passo de dança, do medo uma escada, / Do sonho uma ponte, da procura um encontro."


Sem dúvida, ao olhar para trás, temos um sentimento de gratidão por tudo de bom que aconteceu conosco. As vitórias conseguidas sozinho ou em família. Coisas que não dá para descrever, mas que foram sentidas e experimentadas.


Nesta época do ano, nossa fragilidade humana e nossa transitoriedade são acentuadas. Sabendo disso e de nosso temor pelas consequências de um mal feito, ou da incerteza do futuro, Jesus nos diz: "Eu fecho e ninguém abre, abro e ninguém fecha."


Ele está dizendo: Vou fechar. Nada de mágoa, nem de ficar voltando o DVD de sua vida para rever o que não foi bom e se lamentar de novo. Esqueça o que se foi. Eu já perdoei e joguei fora o código de entrada. Você não tem mais acesso. Ele diz: "Aspergirei água pura sobre vocês e ficarão puros" (Ez 36:25).


Mas Jesus também diz com Sua soberania: "Eu abro e ninguém fechará." Talvez você que está lendo este devocional esteja aguardando a transição de 31 de dezembro para 1º de janeiro para Deus começar a agir. Como se Ele tivesse engatilhado milhões de pedidos que serão acionados no primeiro minuto de 2013.


Acredite: agora mesmo Ele está Se movimentando. Primeiro fechando, tirando do alcance da nossa vista o que podia ter sido e não foi: desapontamentos, amargura e erros que cometemos. Em segundo lugar, Ele também diz: "Vejam, estou fazendo uma coisa nova! [...] Até no deserto vou abrir um caminho e riachos no ermo" (Is 43:19).


Pense agora em alguma coisa importante para o seu futuro: saúde, emprego, entrar na universidade, passar num concurso, encontrar um companheiro para a vida... Para qual dessas coisas gostaria de ver Jesus abrindo uma porta? Por que não Lhe confiar nossos sonhos e planos?

 

Adaptado da meditação matinal 2012 - CPB

comentários[0]

30

dez
2012

As origens: criacionismo e evolucionismo

Lição 1 - Jesus: Criador do céu e da Terra

 

Michelson Borges, jornalista pela UFSC e mestre em teologia pelo Unasp
Nahor Neves de Souza Jr., geólogo pela Unesp e doutor em engenharia pela USP

 

Introdução

Ideia central 1: O Deus Criador revelado na Bíblia é Jesus Cristo e a semelhança textual entre Gênesis 1:1 e João 1:1-3 aponta para isso. Outros versos bíblicos declaram que Jesus é o Alfa e o Ômega (Ap 1:17) e que Ele criou todas as coisas (Cl 1:16), não podendo, portanto, ser Ele mesmo criado. Essa verdade bíblica é muito significativa, pois apresenta Deus profundamente envolvido com Sua criação, a ponto de ter Se tornado humano para morrer pelos pecadores, tendo convivido com eles por três décadas. Jesus é o Deus todo-poderoso com um coração humano.

 

Ideia central 2: A Bíblia não tenta provar que Deus existe; ela assume essa verdade como certa e óbvia (afinal, o relógio pressupõe a existência do relojoeiro). Embora devamos exercer fé para crer que o Universo foi criado por Deus a partir do nada (Hb 11:3), existem na natureza muitas evidências de design/projeto intencional. O Salmo 19:1-3 afirma que os céus manifestam/proclamam a glória de Deus. De fato, as leis finamente ajustadas que regem o Universo e possibilitam seu funcionamento certamente apontam para um Legislador. Se algumas dessas leis tivessem valores ligeiramente diferentes, a realidade que nos rodeia seria inviável. Portanto, a existência do Universo exige uma causa e seu funcionamento perfeito indica uma causa inteligente. O melhor de tudo é saber que o mesmo poder por meio do qual tudo foi criado está à nossa disposição para nos recriar. Esse poder é a palavra de Deus.

 

Para refletir

1. Quem é o Deus Criador apresentado na Bíblia? O que isso tem de importante para nós, seres humanos?
2. Existem evidências lógicas de que o Universo tenha sido criado por Deus?
3. Que esperança nos traz a compreensão de que o mesmo poder criador do Universo está à disposição dos que creem?

 

comentários[0]

29

dez
2012

Importância do uso do cinto de segurança

 

29/12/2012 16h05 - Atualizado em 29/12/2012 16h05

Carro capota em rodovia de MT e mata grávida e mais dois, diz PM

 

Grávida foi arremessada a 30 metros de distância do veículo, informou PM.


Entre vítimas, apenas um rapaz de 23 anos que estava com cinto sobreviveu.

 
Segundo a PM, grávida foi arremessada a 30 metros de distância após veículo capotar (Foto: PM-MT)Segundo a PM, grávida foi arremessada a 30 metros de distância após veículo capotar (Foto: PM-MT)

 

Uma mulher grávida de quatro meses e mais dois rapazes morreram neste sábado (29) em um capotamento na rodovia MT-240, próximo à ponte sobre o rio Lajinha, na cidade de Nortelândia, a 254 quilômetros de Cuiabá.

De acordo com a Polícia Militar, as vítimas se envolveram no acidente no momento em que retornavam de uma festa realizada no município vizinho de Alto Paraguai, a 219 quilômetros de Cuiabá. Uma viatura da PM encontrou o veículo capotado em um matagal localizado às margens da estrada. Ao G1, a Polícia Militar informou que o acidente pode ter sido motivado por um descuido do motorista, já que o local é uma reta seguida de uma descida acentuada.

 

Após o motorista perder o controle e o veículo capotar sucessivas vezes, a grávida foi arremessada a 30 metros de distância. Segundo a Polícia Militar, os três ocupantes do veículo estavam sem cinto de segurança. O veículo ficou totalmente destruído.

 

O único sobrevivente do acidente, um rapaz de 23 anos, diferente dos demais, estava com o cinto de segurança e fraturou apenas um braço. Uma ambulância resgatou a vítima, que foi encaminhada para o hospital Nossa Senhora de Santana, em Nortelândia. O estado de saúde dele é estável. Os outros três ocupantes morreram no local.

 

Os corpos das vítimas foram encaminhados para uma funerária de Diamantino, a 209 quilômetros de Cuiabá. O enterro dos corpos será realizado no cemitério municipal de Nortelândia.

 

Fonte: G1

comentários[0]

29

dez
2012

Seja bem vindo 2013

 

Mais um ano está chegando ao fim.

 

Quero desejar a todos leitores do blog muita Paz, Saúde e Prosperidade. Mas, o mais importante é que tenham a companhia de Deus no novo ano que se aproxima.

 

Medite neste verso e assista o clipe musical que enfatizam a nossa necessidade de Deus.

 

"mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam bem alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam". Isaías 40:31

mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam bem alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.
Isaías 40:31

 

Feliz 2013 para todos.

 

 

 

 

 

 

comentários[0

comentários[0]

29

dez
2012

Os 7 lugares mais assustadores do planeta

 

Zumbis? Vampiros? Fantasmas? Você não precisa apelar para o sobrenatural para se assustar - há lugares bem aterrorizantes na vida real! Listamos sete deles aqui, em comemoração ao Dia das Bruxas. Mas lembre-se - nesses lugares nem mesmo água benta e crucifixos podem resolver seus problemas. Confira:

 

1. Vale da Morte, Estados Unidos

 

O nome desse lugar tem um motivo: é o local mais quente e seco da América do Norte. Tem 225 quilômetros de puro deserto, com temperaturas na casa dos 46 graus Celsius - no entanto, em 1913, registros mostram que a temperatura por lá chegou a 57 graus.

 

2. Austrália

 

A Austrália é muito bonita - o problema é que por lá habitam verdadeiros monstros da vida real, como o bichinho "inocente" da foto. Esse é o crocodilo de água salgada, um dos bichos mais perigosos do lugar. Eles podem medir até sete metros e são muito agressivos. Também há as nativas cobras-marrons e cobras-tigre, que podem matar um humano em um único ataque (a Austrália é o único lugar do mundo onde há mais cobras venenosas do que não-peçonhentas). Além disso há os tubarões brancos, as águas vivas venenosas e várias aranhas perigosas.

 

3. África Central

 

Se você tem medo de tempestades, definitivamente deve evitar a África Central. Por lá os problemas são os raios. Como você pode ver no mapa, é o local no planeta que é mais atingido pelas descargas de eletricidade. Um raio comum carrega 30 mil amperes de carga, 100 milhões de volts e sua temperatura é de 27,760 graus Celsius.

 

4. Ilha Komodo, Indonésia

 

Você, com certeza, já ouviu falar do "dragão de Komodo" - é na Ilha Komodo que esses lagartões vivem. Apesar de eles não conseguirem ouvir sons de freqüência alta (como você gritando, apavorado, por exemplo), suas línguas conseguem sentir seu cheiro, mesmo a quilômetros de distância. Os dragões de Komodo comem de tudo - desde carniça até búfalos. Se os dentes serrilhados do dragão não conseguirem parti-lo em pedaços sua saliva, altamente tóxica e cheia de bactérias, irá matá-lo por intoxicação. Depois que matam a vítima, eles "limpam" sua carcaça, retirando os intestinos e os chacoalhando para livrá-los de fezes que podem ser contidas neles. Como os dragões são canibais, os mais jovens têm costume de rolar nas fezes, para que nenhum adulto tente atacá-los. O maior dragão de Komodo já encontrado media 3,13 metros e pesava 166 quilos.

 

5. Antártica

 

Durante o inverno, a Antártica fica no escuro. Desde o fim de março até setembro o Sol simplesmente não aparece por lá e a temperatura chega, em média, a 60 graus Celsius negativos. A estação Vostok, uma estação de pesquisa russa no local, gravou a temperatura mais baixa já sentida na superfície da Terra: 89,2 graus Celsius negativos. Isso explica porque a Antártica é o único continente sem população humana nativa.

 

6. Caverna Gomantong, Malásia

 

Como em um filme de horror, nessa caverna você pode ver a escuridão se movendo! Se milhões de morcegos não te assustam, as milhões de baratas com certeza farão isso. Elas se alimentam principalmente do "guano" - as fezes dos morcegos - mas sua dieta não inclui apenas isso: se qualquer animal cai no meio das baratas é devorado rapidamente, deixando para trás apenas os ossos.

 

 

7. Parque Nacional Madidi, Bolívia

 

Estamos acostumados a ficar no topo da cadeia alimentar, sempre. Mas nessa floresta quente e úmida a coisa não funciona bem assim: nós, humanos, podemos ser o jantar! Javalis correm por lá, capazes de despedaçar qualquer pessoa desprevenida, vermes tentam se banquetear da sua carne mesmo com você vivo, lombrigas infestam facilmente seu sistema digestivo e fungos atacam sua pele. Até mesmo algumas folhas e borboletas são venenosas e tocá-las pode causar dor por várias horas.

 

Fonte: [OurAmazingPlanet] - via Hypescience

comentários[0]

29

dez
2012

10 lugares misteriosos da Terra

 

AVISO: conteúdo gráfico pode ser perturbador.

Lugares misteriosos podem ser encontrados em todo o mundo. Enquanto praticamente todos nós já tentamos entrar em uma casa mal assombrada durante um desafio de infância, essa lista trata de 10 lugares especialmente assustadores, seja por causa de sua aparência, seja por causa de sua associação com histórias nada alegres. Confira:

1 - Pântano de Manchac

 

Fantasmas, sepulturas em massa, jacarés, e árvores com aparências assustadoras decoram este pântano horrível em Louisiana, nos EUA.

 

As fotos resumem a reputação assombrada do local. Em 1915, Julia Brown previu o dia de sua morte ao cantar uma canção que dizia "Quando eu morrer vou levar toda a cidade comigo". O funeral de Julia foi destruído quando um vento e uma tempestade carregaram centenas de pessoas até uma terrível morte nas profundezas do pântano de Manchac. Quem passa por lá diz ouvir os gritos das vitimas. Aparições também são comuns.

 

E ser assustador não é novidade para o local. Séculos atrás, o Pântano da Louisiana era o ponto predileto para práticas vudu. Relatos sobre zumbis que vagavam pelo pântano e rituais de sacrifícios humanos feitos pelos senhores de fazendas para manter sua prosperidade eram comuns. Dizem ainda que o pântano foi o lar de uma rainha-bruxa.

 

Se você é um cético de carteirinha, vai ficar feliz em saber que, pelo que podemos provar, só tem crocodilos em Manchac - o que já é suficiente para nos manter longe de lá. Se você é dos curiosos, no entanto, existem excursões com tochas à meia-noite pelo pântano. Cenas do filme A Colheita do Mal foram gravadas no local, o que o torna um bom destino turístico no quesito "terror".

 

2 - Manicômio Cane Hill

 

Cane Hill era um asilo em Croydon, nos arredores de Londres, em funcionamento até 1991, quando todo mundo simplesmente deixou o local. Alguns dos internados foram transferidos para outras facilidades, mas o hospital e grande parte de sua aparelhagem médica ainda permanece no prédio abandonado original.

 

Construído em plena Era Vitoriana (e, portanto, um ótimo material para histórias de terror), o imenso complexo formado por um enorme hospital, asilo psiquiátrico e prédios que serviam como alojamento para os pacientes chegou a abrigar mais de 2.000 mil internos em seu período de ouro. Quando as atividades se encerraram, o lugar lentamente se converteu em uma ruína.

 

Ainda hoje, no entanto, atrai curiosos interessados em explorar seus corredores e vasculhar os aposentos que um dia foram ocupados por "loucos". Claro que todo o tipo de lenda cerca essas excursões.

 

 

3 - Ruínas de Bhangarh

 

Bhangarh é uma cidade abandonada que fica em Rajastão, na Índia. Ela foi criada para um príncipe como um memorial em homenagem aos seus esforços de guerra. É amplamente considerado o lugar mais assombrado do país.

 

Erguida em 1573, foi abandonada em 1783 devido a uma suposta maldição. O lugar é tão assombrado que é ilegal entrar lá depois do pôr do sol ou antes do nascer do sol.

 

Segundo a lenda, a cidade de Bhangarh foi amaldiçoada pelo guru Balu Nath, que disse que "O momento em que as sombras de seus palácios me tocarem, a cidade não existirá mais!". Quando um príncipe levantou um palácio a uma altura que lançou uma sombra sobre a moradia de Balu Nath, ele amaldiçoou a cidade. O guru está supostamente enterrado lá.

 

Existe ainda um outro mito: a lenda da princesa de Bhangarh, Ratnavati. Ela é considerada a joia do Rajastão. Em seu aniversário de dezoito anos, ela começou a receber ofertas de casamento de outras regiões. Na mesma região que ela, no entanto, vivia um mágico especialista em ocultismo, chamado Singhia, que era apaixonado pela princesa. Encontrando-a no mercado um dia, ele usou sua magia negra sobre o óleo que ela estava comprando de modo que, ao tocá-lo, a princesa se rendesse a ele. Ela, no entanto, percebeu a armadilha e colocou o óleo no chão. Conforme o óleo atingiu o solo, transformou-se em um pedregulho que esmagou Singhia. Morrendo, o mágico amaldiçoou o palácio com a morte de todos os que habitavam o mesmo. No ano seguinte, houve uma batalha entre Bhangarh e Ajabgarh em que a princesa Ratnavati morreu.


Moradores locais acreditam que a princesa Ratnavati nasceu em outro lugar e que o forte e o império de Bhangarh estão à espera de seu retorno para pôr um fim à maldição.

 

As ruínas de Bhangarh cobrem uma vasta área, muito frequentada por turistas. Toda a área é protegida pelo governo indiano, que criou um órgão para estudar a cidade. Vale notar que os escritórios não foram construídos na área arqueológica onde é atribuída a maldição "noturna", e sim a alguns quilômetros de distância, onde também foi construído o resort Amanbagh, um hotel luxuoso, bom ponto de partida para os que pretendem visitar a zona.

 

4 - Centralia

 

Em 1962, em Centralia, Pensilvânia (EUA), um grupo de bombeiros ateou fogo no lixo em uma mina de carvão abandonada, a fim de limpar a cidade. O fogo fez o seu caminho para os recantos mais profundos do local, e tem queimado lá desde então sob as ruas vazias da cidade. Gases venenosos, estradas em colapso e fogo fazem de Centralia uma espécie de "centro do perigo".

 

O local é a verdadeira inspiração do primeiro filme baseado em Silent Hill. A cidade agora fantasma contava com cerca de 5 mil habitantes na década de 1960. O terrível incêndio subterrâneo simplesmente devastou a região, com chamas que continuam ardendo na terra, mesmo após mais de 40 anos desde o incidente.

 

5 - Porta do Inferno

 

Porta do ou para o Inferno é um buraco de 100 metros de largura encontrado no Turcomenistão. Um acidente de perfuração em 1971, durante a União Soviética, causou esse furo gigante que vaza gases perigosos. Cientistas perceberam que a melhor solução era queimá-los, e atearam fogo nos gases. Desde então, eles ainda queimam sem parar, e seu brilho pode ser visto a quilômetros de distância. Não se sabe quando (ou se) o fogo vai se extinguir.

 

Também conhecido como Darvaz, Darvaza, ou Derweze ("O Portão", em turcomano), o buraco fica em uma vila com esse nome com cerca de 350 habitantes, localizada a 260 quilômetros ao norte de Ashgabat, no meio do deserto de Kara-Kum. A região é rica em petróleo, enxofre e gás natural.

 

6 - Santuário de Tofete

 

O Santuário de Tofete fica na Tunísia. É o lar de milhares de túmulos de crianças, o que levou os historiadores a especularem que elas podem ter sido vítimas de sacrifício humano nos tempos púnicos, quando o lugar era conhecido como Cartago. É possível que as crianças tenham sido sacrificadas e depois comidas devido à fome na região na época.

 

Na cultura cartaginês, denomina-se de tofet ou tofete um recinto sagrado ao ar livre situado na periferia dos centros coloniais, em que se praticavam sacrifícios e se incineravam crianças de tenra idade.

 

7 - Actun Tunichil Muknal

 

Actun Tunichil Muknal é uma caverna encontrada em Belize que abriga os restos de esqueletos e artefatos arqueológicos dos Maias. O morador mais fascinante desse local é uma jovem que foi vítima de sacrifício humano. Seus ossos calcificados brilham como cristal, tornando-a um pouco mais assustadora que o esqueleto comum. É o único esqueleto que permaneceu inteiro depois de tantos anos, e cuja aparência dá o nome à gruta.

 

Ela foi sacrificada aos deuses no que os maias acreditavam ser as portas do inframundo. Eles achavam que as grutas eram entradas para o inframundo, Xibalbá ("local do medo"), onde habitam os espíritos do sofrimento, doenças e morte, conhecidos como os senhores de Xibalbá. Ao contrário de outras crenças, os maias não acreditavam que tal local era metafisico, psicológico ou metafórico, mas sim tão físico como o mundo que habitamos.


8 - Pripyat

 

Pripyat é uma cidade fantasma ucraniana. Ela foi fundada para abrigar os trabalhadores de Chernobyl, e, desde o desastre nuclear, ficou totalmente vazia. Visitas são permitidas, mas as estadias precisam ser curtas e restritas. Essas imagens ilustram a realidade assustadora do que uma guerra nuclear poderia fazer com o planeta.

 

9 - Aokigahara

 

Também conhecido como o Mar de Árvores, Aokigahara é uma floresta perto do Monte Fuji, no Japão. Sua fama vem do fato de ser um lugar incrivelmente popular para se cometer suicídio - tanto que grupos de busca anuais são enviados para a floresta para recuperar os corpos dos falecidos.

 

A floresta contém um grande número de rochas e cavernas de gelo, alguns dos quais são pontos turísticos populares. Devido à densidade das árvores, que bloqueiam o vento, e à ausência de vida selvagem, Aokigahara é conhecida por ser estranhamente silenciosa. Lendas de demônios e espíritos malignos característicos da mitologia japonesa são comuns. Em 2010, 54 pessoas se suicidaram na floresta. Em média, são encontrados cem corpos por ano lá, alguns em avançado estado de putrefação ou até mesmo somente seus esqueletos.

 

10 - Cemitério Chacuilla

 

Nazca é uma cidade localizada no centro-sul do Peru. Situada 450 km ao sul da cidade de Lima, em um vale estreito, é famosa pelas Linhas de Nazca. Essas linhas e desenhos no chão do deserto são misteriosos e teriam demorado muitos, mas muitos anos para serem construídos. Datações de carbono 14 feitas com pedaços de jarras de argila não queimada encontradas perto dos desenhos indicam uma data de aproximadamente 500 anos dC.

 

Nas proximidades desse mistério, entretanto, fica o assustador e pouco conhecido Cemitério Chacuilla. O lugar é cheio de restos humanos dos povos pré-hispânicos do Peru. Uma região realmente estranha.[Listverse, TecMundo, Viajando, MansãodoMedo, MundoTentacular, PortugalParanormal, NaRotaDosMaias]

 

 

Fonte: Hypescience

comentários[0]

28

dez
2012

Diferenças entre os alimentos orgânicos e os tradicionais

 

 

Depois de revisar nada menos do que 237 pesquisas, estudiosos da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, concluíram que desembolsar uma grana extra para ter alimentos orgânicos na despensa pode não valer a pena. É que eles não identificaram, na maioria dos casos, diferenças significativas na concentração de vitaminas e afins.
 
O que é um alimento orgânico?

 
"É aquele produzido sem o uso de agrotóxicos, adubos químicos sintéticos, sementes transgênicas e drogas veterinárias", define a nutricionista Elaine de Azevedo, da UFGD. Já os itens processados não recebem aditivos químicos nem irradiação.Os vegetais orgânicos também devem passar por uma higienização, porque não estão livres do contato com bactérias e fungos
 
                                                    ORGÂNICOS X TRADICIONAIS
 
Quantidade de nutrientes

Nesse quesito não são esperadas grandes variações. Ponto para os dois tipos de alimentos.
 
Segurança alimentar

Vegetais orgânicos são cultivados sem agrotóxicos nem adubos químicos sintéticos. Por isso, são mais confiáveis. Ponto para os orgânicos!
 
Fitoquímicos

A ausência de pesticidas leva a uma maior formação desses compostos com ação antioxidante nos orgânicos. Ponto para os orgânicos!
 
Preço e disponibilidade

Os alimentos orgânicos ainda são mais caros do que os tradicionais. Além disso, não se encontram em todos os supermercados. Ponto para os tradicionais!
 
Preservação do meio ambiente

Os agrotóxicos contribuem para a contaminação do solo, da água e do ar. Ponto para os orgânicos!
 
Hora da limpeza - Veja como lavar corretamente frutas e verduras!  
É fundamental higienizar os alimentos antes do consumo. Especialmente se eles receberam agrotóxicos durante o cultivo
 
1. Água neles!
 
Comece lavando muito bem os vegetais em água corrente. Depois, deixe-os de molho por cerca de 30 minutos. Não há necessidade de recorrer à água sanitária ou às soluções com cloro nessa etapa.
 
2. Casca dura

 
Misture gotas de detergente neutro à água para esfregar itens de casca grossa, a exemplo de laranja, melão e abacate. É só passar o líquido no fruto com uma esponja macia.
 
3. Atenção às folhas

 
Antes de dar um banho nelas, livre-se das mais externas. Como elas ficam em contato direto com o solo, concentram uma quantidade maior de agrotóxicos.
 
 
Fonte: SAÚDE / M de Mulher - via Lake Villas

comentários[0]

28

dez
2012

Veja quais alimentos podem interferir no humor

 

Certas frutas, verduras, legumes e ingredientes têm a capacidade de influenciar o humor das pessoas, causar bem-estar e também afetar a qualidade de vida: são os chamados alimentos funcionais. O Bem Estar desta quinta-feira (27) deu dicas do que comer em certas situações do dia a dia e mostrou que, além do valor nutritivo, esses alimentos podem trazer também outros benefícios para a saúde.

 

Segundo a nutricionista Tânia Rodrigues, a ansiedade faz com que a pessoa fique mais compulsiva por comida e logo queira atacar um chocolate ou algum alimento calórico. No entanto, ela mostrou que comer uma castanha, amêndoas ou até mesmo um sanduíche de atum podem ajudar a diminuir a ansiedade porque contém selênio, elemento que provoca a sensação de relaxamento.

No caso de estresse, a recomendação é comer alimentos com vitamina C, que ativam o funcionamento da glândula adrenal, regulam a produção de cortisol e têm poder antioxidante que combate os radicais livres.  Por isso, é ideal ingerir laranja, goiaba e kiwi para manter os níveis de cortisol e regular o estresse. Além da alimentação, a prática regular de atividade física também pode ajudar.

 

Além de diminuir o estresse, a vitamina C também é utilizada para suplementação de mulheres que querem engravidar, como mostrou o ginecologista José Bento. Ela ajuda a aumentar a fertilidade, preparar a gravidez e também influencia para que a gestação seja saudável.

 

 

 

Para situações de desânimo, a combinação de glicose e triptofano é perfeita para causar a sensação de bem-estar. Nesse caso, a nutricionista mostrou que consumir cerca de 25 gramas de chocolate ao leite pode acalmar, assim como o doce de leite e o iogurte. No entanto, é extremamente importante dosar o consumo desses alimentos, que são muito calóricos e podem até causar depressão e ainda mais desânimo se ingeridos em excesso.

 

O chocolate também ajuda as mulheres que estão na TPM, momento que ficam muito mal humoradas. Segundo o ginecologista José Bento, existe também a suplementação de vitamina B6 e magnésio que amenizam os sintomas antes da menstruação. O magnésio, inclusive, é o elemento indicado nas situações de mau humor e está presente em alimentos como a castanha de caju e o gergelim.

 

  

 

Alguns alimentos podem ajudar também a soltar o intestino, como os probióticos e as fibras solúveis. O melhor exemplo de alimento probiótico é o iogurte, que ajuda no funcionamento intestinal, contribui para a defesa do corpo e evita também que determinadas bactérias causem problemas ao órgão. Já as fibras solúveis são os alimentos dos probióticos e deixam o intestino saudável; segundo a nutricionista Tânia Rodrigues, o iogurte pode ser misturado com pêra, maçã e aveia para melhorar ainda mais seu efeito.

 

Todos os alimentos que podem influenciar no humor e melhorar a qualidade de vida em certas situações são extremamente fáceis de serem encontrados nos supermercados e também são baratos. Como reforçaram os especialistas, no entanto, apesar dos benefícios trazidos por esse consumo, é importante sempre ter moderação e ingerir esses alimentos sem exageros, para que os efeitos não sejam contrários.

 

Fonte: G1

comentários[1]

27

dez
2012

Sucos de frutas industrializados podem arruinar sua dieta

 

 

Depois da água pura, da água de coco e do chá gelado sem açúcar, o suco de fruta natural é uma das melhores maneiras de você matar a sede e hidratar o organismo. Ele ainda garante vitaminas, substâncias antioxidantes e outros nutrientes essenciais e que saciam. Mas, por uma questão de tempo e praticidade, você recorre aos sucos prontos. Tudo bem, desde que investigue no rótulo as opções que concentram menos açúcar. Do contrário, corre um forte risco de ganhar peso. Um estudo recente da Escola de Saúde Pública da Universidade Harvard mostrou um aumento na predisposição genética à obesidade nas pessoas que consomem bebidas açucaradas com frequência. Não é para menos: algumas bebidas industrializadas chegam a ter quatro colheres de sopa de açúcar (o equivalente a 164 calorias) em uma latinha de 350 mililitros. Já as versões light podem ter um exagero de substâncias artificiais, incluindo o adoçante. E o consumo frequente também pode engordar, segundo a nutricionista Mariana Klopfer, da Nutricius Nutrição Esportiva, Metabolismo e Qualidade de Vida, em São Paulo. "O consumo excessivo de adoçantes, corantes e conservantes estimula uma resposta inflamatória no organismo. E a inflamação aumenta o risco de ganho de peso." Para fazer escolhas que não prejudiquem sua saúde e suas medidas, Mariana dá algumas sugestões, além de recomendar o consumo sempre moderado (até dois copos de 200 mililitros por dia). 
 
1. Priorize os sucos só com a fruta. Eles costumam ter a informação 100% natural estampada na embalagem, mas, mesmo assim, vale checar o rótulo. Você também pode diluir os sucos mais densos, normalmente mais calóricos, com um pouco de água.
 
2. Se preferir um suco light, com adoçante, procure uma versão que não tenha uma lista extensa com outras substâncias químicas (conservantes, corantes e aromatizantes...).
 
 
Fonte: NOVA / M de Mulher - via Lake Villas

comentários[0]

25

dez
2012

Aqui está o verdadeiro Natal

O Libertador


Ela dará à luz um filho, e você deverá dar-Lhe o nome de Jesus porque Ele salvará o Seu povo dos seus pecados. Mateus 1:21


Chame-O de Libertador, o Primogênito da virgem, arrancado do útero da eternidade, arremessado numa terra estranha. "O Espírito do Senhor está sobre Mim, porque Ele Me ungiu para pregar boas-novas aos pobres. Ele Me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos e proclamar o ano da graça do Senhor" (Lc 4:18-19).


O Bebê, o Libertador da humanidade, chora. Ele chora, assim como chora qualquer recém-nascido, arrancado do útero da vida e arremessado em terra estranha.


Assim, a letra do hino natalino "Num Berço de Palha" (HASD, 50) erra em dizer: "Acorda o Menino o gado a mugir, mas Ele não chora, Se põe a sorrir." Jesus chorou ao nascer. Jesus chorou ao acordar. Pois o Libertador não veio em outra carne para nos libertar. Ossos de nossos ossos, Ele trilhou nossos caminhos, sofreu nossas angústias, suportou nossa dor. Ele conheceu o encanto da tentação, enfrentou corajosamente os dardos inflamados do antigo inimigo.


Por fim, a própria morte solitária, desesperadora e desamparada por Deus, dilacerando o céu com o terrível clamor: "Meu Deus! Meu Deus! Por que Me abandonaste?" (Mt 27:46).


Onde está o rosto do pequeno Menino na manjedoura, o rosto tão suave, inocente e cheio de mistério? O Bebê de Belém Se contorce pendurado no madeiro da morte, ferido pela miséria do mundo.


Por meio de Seu sacrifício, a libertação! Antes a tentação saíra derrotada; agora a própria morte é vencida, exterminada pela morte do Libertador.


Toda vez que contemplamos o rosto de uma criancinha nos deparamos com o mistério da existência, de onde viemos, do que podemos ser. Cada bebê é uma canção de esperança em um mundo silencioso.


Tudo isso por causa do Primogênito da virgem, que chorou, que é o Libertador. Ele libertou a raça humana, libertou-a para a plenitude, libertou-a para torná-la herdeira de Deus.


O nascimento do Bebê também garantiu nosso futuro. O Desejado das nações é Emanuel, Deus conosco. O Desejado de todas as nações voltará. O Libertador, vitorioso sobre o pecado, vitorioso sobre a morte, voltará para reinar!


Contemple o rosto do Bebê - tão suave, tão pacífico, tão cheio de mistério.


Assim como os sábios do Oriente, caia de joelhos e adore-O, traga presentes, ofereça-Lhe tudo!

 

Leia a meditação diariamente: CPB

comentários[0]

25

dez
2012

Boas festas: 7 fatos fascinantes sobre o Natal

 

O Natal desse ano está chegando ao fim, mas a história dessa data nunca perde seu encanto.

 

Confira 7 curiosidades sobre o Natal e divida as histórias natalinas que você conhece conosco, nos comentários.

 

1. A data

 

Nos primeiros anos da Igreja o Natal não era celebrado da forma com que nós fazemos hoje, entre os dias 24 e 25 de dezembro. Antigamente o nascimento de Cristo não tinha data. Foi só no ano 200 d.C que foi convencionado que a data seria dia 20 de maio. Mas em 380 d.C a igreja romana, que desejava unir vários cultos pagãos à cristandade convencionou que o dia do natal seria 25 de dezembro, porque era o festival do nascimento do Sol em várias religiões pagãs. Até hoje ninguém sabe qual é a data correta do nascimento de Jesus.

 

2. O presépio

 

O presépio como o conhecemos hoje - aquela cena bonita com Maria e José ao redor de Jesus, os Reis Magos, os animais e o pastor - foi criado por São Francisco de Assis, no século XIII.

 

3. Presentes

 

Acredite ou não, os presentes de natal não são uma invenção capitalista, mas uma tradição que vem desde o tempo dos romanos. No fim de todos os anos, eles trocavam presentes no dia de Strenia, uma deusa pagã. Como, mesmo com a mudança de religião, o hábito não morreu, a troca de presentes continua até hoje, mas com um motivo diferente.

4. O Natal foi banido

 

Na Inglaterra o Natal foi banido pelo parlamento em 1644. O dia não deveria mais ser um feriado, as lojas deveriam abrir e todos os atos que lembrassem, minimamente, o natal eram desencorajados. Os puritanos da América do Norte, seguindo a onda da Reforma Protestante, também baniram o natal por alguns anos.

 

5. O Natal pode ser baseado em um mito pagão ou vice-versa

 

Muitas pessoas acreditam que toda a história do Natal é baseada em um personagem do paganismo chamado Mithras, o deus sol. Ele teria nascido em uma montanha, na mesma época que Jesus, e reis-pastores teriam sido atraídos pelo seu nascimento. Mas hoje não se sabe se esses pontos em comum foram copiados pelos cristãos ou "emprestados" da história cristã pelos pagãos.

 

6. Árvore de Natal

 

Jesus nasceu, então vamos colocar uma árvore na nossa sala? Não faz muito sentido, certo? A primeira associação de pinheiros com o natal vem de São Bonifácio, no século VII, quando ele cortou uma árvore dedicada a Thor para provar que o deus pagão não tinha poder. A tradição foi se modificando aos poucos e, no século XV, elas já tinham a configuração atual, sendo enfeitadas até com doces.

 

7. Papai Noel

 

Dizem que o papai Noel foi baseado no bispo da igreja São Nicolau. Ele nasceu no século III, na Turquia, e era conhecido por dar dinheiro e presentes aos mais pobres. [ListVerse]

comentários[1]

24

dez
2012

Para reflexão:Natal sem Cristo

 

     

Planeta sem órbita, cântico emudecido, trilho na areia que a onda apaga - eis o Natal sem Cristo. Não se pode separar da ideia de Natal a alegria da mensagem cristã. Vivemos a revivescência de Sodoma e Gomorra, experimentamos a incredulidade dos dias de Noé - casamo-nos e damo-nos em casamento, folgamos e sorrimos, comemos e bebemos, corremos para o NADA entre nuvens de poeiras atômicas.

 

Natal passou a ser pretexto para mais uma festa, para mais um piquenique, para mais uma oportunidade de enviar um cartão amável à criatura amada, para mais um momento de convívio com os filhos.

 

Natal é árvore, o comércio aberto até mais tarde, dezenas de velhinhos de roupas vermelhas e barbas brancas distribuindo sorrisos forçados e "volantes" de propaganda, bailes onde a penumbra acaricia, banquetes onde a champanha espouca e o leitão assado reina coroado de limões.

 

E a mensagem de anjos? Que foi feito daquele coro celestial que proclamava glória a Deus nas alturas e paz na Terra aos homens de boa vontade? Paz na Terra!

 

Chega o Natal com sinos e música de órgão. E o menino Jesus onde está? Abandonado nos presépios mercantilistas: "pague vinte reais para ver o menino Jesus que se move na manjedoura!"

 

Vivemos a era do Natal sem Cristo. A última coisa que se pensa nestes dias de festa é na doutrina de amor que Jesus pregou e pela qual morreu na cruz.

 

Meu Natal não será apenas pretexto para cumprimentar uns quantos amigos, para comprar uns quantos brinquedos, para banquetes e festas. Meu Natal será de oração e cântico, de amor cristão e paz.

 

Não há Natal sem Cristo! Não há paz sem Jesus! Não há boa vontade entre os homens sem submissão ao Evangelho. Papai Noel, árvore verde, cartão postal, banquete e presente é festa. Natal é Cristo, exclusivamente Cristo nascido, crucificado e ressuscitado para me salvar!

 

(Escrito por Gióia Jr) Fonte: NT

comentários[2]

Clima Tempo