Portal da Educao Adventista

*Professor Genivaldo *

31

dez
2011

Por que os gatos sempre caem de pé?

 

Porque eles têm um apurado senso de equilíbrio, que lhes permite fazer movimentos rápidos e girar o corpo para cair sobre as quatro patas. Para executar esse invejável malabarismo, o bichano conta com a grande sensibilidade dos receptores vestibulares que integram o labirinto, uma estrutura na parte interna do ouvido responsável pelo equilíbrio. Sempre que o gato está numa posição desconfortável, ocorre um aumento de pressão na região, o que funciona como um alerta. Essa mensagem, somada às que são captadas pela visão do animal, é enviada para o sistema nervoso central, que a interpreta e manda vários sinais elétricos para o aparelho locomotor, principalmente os músculos. Estes, então, realizam uma série de movimentos instintivos, que fazem o corpo do animal recuperar o equilíbrio. "O primeiro movimento é a rotação da cabeça na direção da posição correta, seguida da rotação da porção superior do corpo.

 

Por fim, há a rotação da parte inferior", diz o veterinário Gelson Genaro, especialista em felinos da USP de Ribeirão Preto (SP). Além do gato, outros membros da família Felidae, como leopardos e jaguatiricas, também são capazes da mesma proeza.

 

Fonte: ME

comentários[0]

31

dez
2011

Muitos abraços em 2012

Abraço gera bem-estar, conforto e ainda combate o estresse

 

Está para ser criado gesto tão significativo quanto o abraço. Ao mesmo tempo em que conforta e protege, ele proporciona uma sensação prazerosa a quem envolve e é envolvido. O ato ativa as regiões temporais e frontais do cérebro, que são ligadas ao prazer.



Segundo a neurologista Sonia Brucki, vice-coordenadora do departamento de neurologia cognitiva e do envelhecimento da Associação Brasileira de Neurologia, o abraço faz com que o cérebro libere dopamina e serotonina, hormônios do prazer. "Você estabelece uma empatia com a pessoa, percebe o sentimento dele. Isso dá uma sensação prazerosa", explica.


O abraço também é uma ótima alternativa para sanar o grande mal moderno: o estresse. Estudo realizado pela Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, indica que abraçar diminui os níveis de cortisol e a norepinefrina, hormônios relacionados ao estresse, além de diminuir a pressão sanguínea, o que previne doenças cardíacas. O aumento da taxa de uma substância chamada oxitocina também é notável. Quanto mais oxitocina o cérebro libera, mais a pessoa quer ser tocada e menos estressada ela fica: ou seja, quanto mais abraçada ela é, mais ela deseja ser abraçada.


Portanto, embora não combata diretamente as causas do estresse - sejam elas vindas de problemas familiares, do trabalho, entre outras -, o abraço acolhe a pessoa de tal forma que pode melhorar, e muito, a disposição e a maneira de encarar os problemas.



Outro mal da mente a ser tratado com ajuda do abraço é a depressão que, hoje, é a maior causa da diminuição da expectativa de vida do brasileiro, segundo recente estudo publicado pelo periódico Lancet. De acordo com a psicóloga Glauce Assunção, do Hospital São Camilo, o depressivo tende a não ver saídas e, com o abraço, ele pode se sentir acolhido, por causa da boa sensação proporcionada pelo toque. "Mesmo não sendo a cura, esse apoio e amparo são necessários para que o depressivo se sinta seguro. É um reforço ao tratamento", afirma.



Abrace sua família


Glauce afirma, no entanto, que as pessoas se abraçam pouco hoje em dia. O distanciamento não está presente apenas em meios externos, como o escolar ou corporativo, mas também dentro dos lares. Segundo a psicóloga, a raridade do abraço no âmbito familiar causa até estranhamento na criança que, sem o hábito de abraçar, acaba recebendo esse conforto de outra pessoa. O ideal é que as pessoas consigam, em casa, pelo menos um abraço todos os dias. Isso reduz significativamente os atritos na família, como uma bandeira branca.  


Ela também lembra que o abraço faz com que a criança se sinta protegida e acolhida, sensação mais do que necessária na infância. "O abraço ficou cada vez mais distante. Hoje em dia, as crianças sentem falta disso. O pequeno chega em casa, já vai ao computador, enquanto a mãe vai à cozinha fazer a janta. A criança fica desprotegida", diz Glauce. Abraçar o pequeno o fará uma pessoa mais segura - imagem que ele transmitirá fora de casa.


O gesto também é imprescindível entre o casal. Quando o assunto é envolvimento sentimental, a psicóloga afirma que abraçar é um ato mais forte que beijar. "Ele reforça os relacionamentos, reduz as diferenças. O abraço acalma e é mais significativo que um beijo na boca ou no rosto."


Melhore o dia de alguém


Para melhorar o dia de uma pessoa, não é necessário muito esforço, apenas um abraço. Faça o teste: experimente abraçar alguém que você tenha algum carinho e perceba como o sorriso dessa pessoa muda. Ela se sentirá importante, protegida e com mais disposição. "Quem abraça é capaz de sentir o outro, combate suas tristezas, incertezas. Você sustenta as lágrimas da pessoa, lhe dá sensação de conforto", reforça Glauce. No entanto, nem pense em sair abraçando qualquer um. Abraçar por abraçar, sem intimidade real, pode causar efeitos contrários. "Se for forçado, você não se sentirá bem porque, quando você abraça, você recebe de volta, esse toque é mútuo. Não adianta dar algo falso", argumenta a psicóloga.

 Fonte: LV

comentários[0]

31

dez
2011

Você vai comemorar a virada do ano na hora certa?

 

Feliz 2012.

 

Eu e a minha família já nos confraternizamos na virada do ano. Não, não estou na Austrália ou Japão, nem em outro país, onde, de acordo com o movimento da Terra o novo ano já começou. Estou em Blumenau (SC). E, aqui e em todo o Brasil, já estamos vivendo o novo ano.

 

Você deve estar pensando: esse cara está doido, ainda não soou as doze badaladas da meia noite. Pois é, não é apenas a minha família que comemorou a passagem do ano, muitas outras também. Nós seguimos o relógio da natureza que foi instituído por Deus, ou seja, o dia começa na parte escura com o por do Sol, veja esses versos:

 

"No princípio Deus criou os céus e a terra. Gênesis 1:1

 

Deus chamou à luz dia, e às trevas chamou noite. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o primeiro dia. Gênesis 1:5

 

Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o segundo dia. Gênesis 1:8

 

Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o terceiro dia. Gênesis 1:13"

 

Assim sucessivamente. Portanto o por do sol aqui em Blumenau foi às 20:13 h, em São Paulo às 19:56...

 

E tem mais, se você mora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste ou no estado da Bahia, está em vigor o horário de verão. Lembrou. Os relógios foram adiantados em uma hora. Portanto, se for para seguir o relógio oficial, a meia noite nessas regiões ainda será 23 horas. Por isso procuro fazer a vontade de Deus e seguir o seu horário que não sofre alterações.

 

Apesar dessa "controvérsia" Feliz Ano Novo para você e sua família.

 

Que em 2012 Deus possa ser a prioridade em sua vida.

comentários[0]

31

dez
2011

Seja mais feliz em 2012 - faça exercícios físicos

 

Que praticar atividades físicas faz bem à saúde todos já sabem, mas além dos benefícios físicos, os exercícios melhoram o humor. Mas como isso acontece? Ao exercitar-se aumenta o nível de neurotransmissores, como a noradrenalina, a serotonina e a dopamina, que produzem uma sensação de relaxamento e bem-estar no indivíduo.



Segundo especialistas, o processo é rápido. Assim que a pessoa começa a particar exercícios, o corpo inicia a liberação dessas substancias na corrente sanguínea, melhorando o humor. Decorrido algum tempo, essa produção atinge um determinado patamar, que torna a sensação de relaxamento e bem-estar perceptível. O melhor de tudo é que essa sensação prazerosa tende a permanecer mesmo depois de terminado o exercício.

 

Fonte: Lakes Villas

comentários[0]

31

dez
2011

Feliz 2012 para os que esperam no Senhor

 

Mais um ano está chegando ao fim.

 

Quero desejar a todos leitores do blog muita Paz, Saúde e Prosperidade. Mas, o mais importante é que tenham a companhia de Deus no novo ano que se aproxima.

 

Medite neste verso e assista o clipe musical que enfatizam a nossa necessidade de Deus.

 

"mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam bem alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam". Isaías 40:31

mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam bem alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.
Isaías 40:31

 

Feliz 2012 para todos.

 

 

 

comentários[0]

31

dez
2011

Qual a diferença entre cação e tubarão?


image

Nenhuma. Tubarão e cação são exatamente o mesmo animal. Cação-anjo é o mesmo que tubarão-anjo e cação-martelo é o mesmo que tubarão-martelo, por exemplo. As pessoas costumam chamar de cação os tubarões pequenos, que são comercializados para o consumo de pescados, e usam a palavra tubarão para designar os animais maiores. "Biologicamente, não existe nenhuma diferença. A diferença é muito mais psicológica: cação é o que comemos e tubarão é o que come a gente", afirma o biólogo Otto Bismarck Gadig, da Universidade Estadual Paulista (UNESP), um especialista em tubarões. A palavra cação veio para o Brasil trazida pelos portugueses e foi citada inclusive na famosa carta que o escrivão Pero Vaz de Caminha mandou ao rei de Portugal, contando as novidades das novas terras descobertas pelos portugueses no ano de 1500.

 

Fonte: ME

 

Nota do PG - apesar de ser usado como alimento, o tubarão não deve ser consumido. " Mas todas as criaturas que vivem nos mares ou nos rios, que não possuem barbatanas e escamas, quer dentre todas as pequenas criaturas que povoam as águas quer dentre todos os outros animais das águas, serão proibidas para vocês. Por isso, não poderão comer sua carne e considerarão impuros os seus cadáveres. Tudo o que vive na água e não possui barbatanas e escamas será proibido para vocês". Levítico 11:10-12

comentários[0]

31

dez
2011

Para férias sem estresse, esqueça o celular e a internet

 

Será que você consegue?

 

Durante as férias, o contato com o celular e a internet pode impedir que a pessoa relaxe e se distancie das atividades do trabalho. Pesquisadores afirmam que até mesmo férias curtas trazem descanso, mas que pode levar vários dias para que a pessoa consiga relaxar.



O professor Dr. Munro Cullum, do centro médico da Universidade do Texas (EUA) explica que as notícias negativas que ouvidas no dia a dia podem fazer com que as pessoas fiquem presas em ciclos de pensamento negativo, aumentando a ansiedade e as preocupações. "Mais e mais nós somos inundados com informação em quantidades crescentes, com mais listas do que fazer, mais no que pensar e mais coisas para se lembrar - como senhas, procedimentos de computador, planejamentos diários, compromissos, celulares, email - sem falar nas demandas diárias da vida na sociedade ocupada de hoje. Essas coisas aumentam o estresse", diz Cullum.



Níveis muito elevados de estresse podem desencadear reações fisiológicas negativas e o desenvolvimento de doenças. Para evitar esses problemas, uma dieta balanceada e bom sono são recomendados. É importante também sempre reservar um momento de descanso e relaxamento.

 

Fonte: LV

comentários[0]

31

dez
2011

A Última Oração da Bíblia

 

A graça do Senhor Jesus seja com todos. Apocalipse 22:21


As últimas palavras de qualquer livro são escolhidas cuidadosamente pelo escritor. Depois de ter encantado os leitores com tudo o que disse e escreveu, que frase teria o autor para fechar o livro? Talvez algum desejo de que alguma coisa muito boa acompanhe o leitor ao longo de sua vida. João expressou isso em oito palavras: "A graça do Senhor Jesus seja com todos."


Essa é a última oração da Bíblia, feita pelo último dos apóstolos. Há alguma razão pela qual Deus tenha colocado essa oração onde está? Ela foi proferida pelo homem que se reclinava sobre o peito de Jesus e que tinha experimentado a graça de Deus.


Depois de ter uma visão do que seria o mundo vindouro, João diz: "Vem, Senhor Jesus!" (v. 20). E acrescenta: "A graça do Senhor Jesus seja com todos."


O pastor Brian Bill diz que para sermos aceitos pela graça de Deus não é necessário nos submetermos a nenhum exame ou prova, mas "quando estivermos diante de Deus, olharmos para trás e virmos o que fomos, o poço de onde fomos resgatados, e lembrarmos como era confusa nossa vida; quando nos lembrarmos como Deus nos alcançou e adotou em Sua família e como nos segurou com Sua mão; e quando virmos a Jesus, que Se deu a Si mesmo por nós, a única prova será quem de nós cantará mais alto 'Preciosa graça que salvou um pecador que sou eu'".


Aqueles que procuraram escrever sobre a graça, tentaram falar sobre ela, chamaram-na de maravilhosa, abundante, infinita e generosa. E é sob a proteção dessa graça que vamos estar no próximo ano. Nunca seremos capazes de esgotar o manancial de graça de Deus para tudo aquilo que necessitamos. Assim, não termine o ano sem ela e não comece o ano sem ela.


Vamos receber uma medida ilimitada para cada situação e cada desafio que cruzarmos no caminho.


Que cada palavra seja cheia de graça. Que nossa vida envie um raio de luz para todos os que entrarem em contato conosco.


"E eu disse ao homem que se achava à entrada do ano: 'Dê-me uma luz, para que eu possa caminhar seguro para o desconhecido', e ele respondeu: 'Vá, adentre as trevas e ponha sua mão na mão de Deus. Isto lhe será melhor que a luz e mais seguro que uma estrada conhecida.' Assim, avancei e, encontrando a mão de Deus, caminhei alegremente pela noite" (M. Luisa Haskins).


Que a graça de Deus esteja com você e o abrace em cada dia do novo ano.

 

Leia a meidtação diariamente CPB

comentários[0]

30

dez
2011

Qual é a diferença entre tartaruga, jabuti e cágado?

 

São diferenças que se manifestam principalmente no hábitat - aquático ou terrestre - e em características morfológicas (relacionadas ao formato do corpo) presentes nos cascos, nas patas e nos pescoços. Algumas dessas diferenças são tão sutis que costumam causar confusões - há, inclusive, exemplos em que o nome popular não bate com a definição científica. "É o caso da tartaruga-do-amazonas, que, morfologicamente, trata-se de um cágado, mas é chamada de tartaruga", afirma o biólogo Flávio Molina, da Fundação Zoológico de São Paulo. "Na região Norte, aliás, o termo tartaruga é aplicado apenas para essa espécie, uma vez que cada uma das outras espécies locais tem seu próprio nome, como tracajá, pitiú e iaçá", diz Flávio.

 

Nomes regionais à parte, jabutis, cágados e tartarugas pertencem à ordem dos quelônios, que surgiu no período Triássico, entre 230 e 195 milhões de anos atrás (sic). Desde então, os animais dessa ordem não sofreram grandes mudanças e continuam tendo como principal característica a presença do casco. Existem cerca de 260 espécies de quelônios no planeta.

 

Tartaruga


image

 

Assim são chamados genericamente todos os quelônios não classificados como cágados ou jabutis. As tartarugas podem ser tanto marinhas como de água doce. Elas têm o casco mais alto que o dos cágados. Outra diferença importante é que as tartarugas não dobram o pescoço para o lado ao recolhê-lo para dentro do casco, como fazem os cágados.

 

 

 

Jabuti

 

Água não é com ele. O jabutié o único entre esses três tipos de quelônio que vive exclusivamente na terra. Ele  imagetambém pode ser facilmente identificado pelo casco alto e pelas patas traseiras em formato cilíndrico, que lembram as de um elefante,

 

 

 

 

 

Cágado


image

 

 

Distingue-se do  jabutii por ser um quelônio de água doce e não terrestre. Já as diferenças em relação às tartarugas são sutis. Os cágados possuem casco mais achatado e têm o pescoço mais longo.

 

 

 

 

Fonte: ME

comentários[9]

30

dez
2011

Homens têm mais facilidade em localizar origem de sons

Um novo estudo mostra que homens podem ter uma melhor habilidade de identificação da localização de origem de sons em lugares barulhentos.



Pesquisadores mediram essa habilidade em homens e mulheres saudáveis através de tarefas de localização. Os participantes deviam ouvir barulhos e determinar onde estava a fonte do som, apontando ou dizendo a posição (45º à esquerda, por exemplo).



Em um primeiro momento, os barulhos soavam sozinhos, e ambos os homens e as mulheres puderam identificar a localização da fonte facilmente. Depois, vários sons foram apresentados simultaneamente, e foi pedido aos participantes que eles focassem em apenas um dos barulhos e identificassem seu local de origem.



Os resultados do estudo mostraram que a segunda tarefa foi muito mais difícil para as mulheres do que para os homens. Em algumas situações, as mulheres disseram que a fonte dos barulhos estava na posição oposta de onde elas realmente estavam localizadas.



A pesquisa foi desenvolvida na Universidade Tubingen (Alemanha) e publicada no periódico Cortex.



Fonte: UPI 1 de julho de 2011/Boa Saúde, via LV

comentários[0]

30

dez
2011

Leite tipo B sairá do mercado nesta segunda-feira

 

 

A resolução foi publicada em Diário Oficial e contém as novas regras de produção de leite

Jarra e copo de leite

O leite tipo C deixou de ser comercializado há cerca de 5 anos (ThinkStock)

 

O leite tipo B deixará de ser comercializado a partir deste domingo. A resolução foi publicada em Diário Oficial nesta sexta-feira, e consta na Instrução Normativa nº62, que contém novas normas de produção e qualidade do leite. "Vamos retirar a produção do tipo de leite que não se usa mais; o leite B e C foram caindo em desuso", explicou à Agência Estado o secretário substituto de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Enio Marques. Segundo o secretário, há cerca de cinco anos, o produto tipo C já não é mais encontrado no mercado.

 

O tipo B é produzido em estábulo leiteiro e envasado em usinas de beneficiamento ou entreposto-usina. Segundo o Ministério da Agricultura, esse tipo de produção não se adequa aos novos parâmetros de Contagem Bacteriana Total (CBT) do leite, previstos no Plano Nacional de Melhoria da Qualidade do Leite. A partir de janeiro de 2012, os índices de CBT passam a ter como limite máximo 600 mil/ml, ante um volume de 750 mil/ml permitido até o final de 2011.

 

As novas determinações da Instrução Normativa deverão ser cumpridas pelos produtores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste a partir deste domingo. Os do Norte e Nordeste do país cumprem as mesmas exigências a partir de janeiro de 2013. Segundo o secretário, no caso do leite tipo B, o volume produzido atualmente no país é considerado baixo. "Já era quase nada. Tinha mais em São Paulo", afirmou.

 

Fonte: Veja

comentários[0]

30

dez
2011

Mito ou verdade. Acerola para prevenir gripes.

 

VERDADE

 

image

 

A acerola é a segunda maior fonte de vitamina C e aumenta a imunidade de quem a consome. "A presença da vitamina é importante, pois ela é parte fundamental do mecanismo de proteção do nosso corpo e previne muitas gripes e resfriados", exemplifica Vanderlí Marchiori, nutricionista e secretária geral da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva (ABNE).

 

comentários[0]

Clima Tempo