Portal da Educao Adventista

*Professor Genivaldo *

30

nov
2010

Mais uma tentativa de salvar o planeta

Se todos se agarrarem a suas posições, não há resultado, diz diplomata.
Negociações da COP 16 começaram ontem e seguem até dia 10.



Brasil está aberto a novas propostas para resolver os impasses nas negociações climáticas internacionais, apontou o negociador-chefe do país na Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 16) ao final do primeiro dia do evento.

"Acho que estamos aqui prontos para sermos flexíveis e examinar diferentes possibilidades" , disse o embaixador Luiz Alberto Figueiredo Machado. "Sabemos que se todos os países se agarrarem a suas posições, é impossível ter um resultado, que dirá um bom resultado", comentou a respeito do chamado feito pela secretaria-executiva da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (UNFCCC), Christiana Figueres, para tentar unir visões diferentes de formas "criativas".


O dia inaugural da nova conferência climática, realizada em Cancun, no México, tratou mais de questões organizacionais que das negociações em si, informou Figueiredo.


Entre os impasses atuais estão a forma como será gerido o fundo climático a que os países ricos deverão contribuir com US$ 100 bilhões anuais até 2020 ou o que substituirá o Protocolo de Kyoto, o único acordo vinculante (de cumprimento obrigatório pelos signatários) adotado até agora nesse campo, quando ele expirar, em 2012.


Figueiredo disse que em Cancún é necessário haver uma definição clara sobre se o Protocolo de Kyoto será prorrogado ou não, já que, do contrário, as negociações paralelas sobre um novo acordo mais amplo ficam comprometidas.






comentários[1]

29

nov
2010

Motorista para carro dentro de piscina ao tentar 'fugir'


Caso ocorreu em North Lauderdale, na Flórida.
Homem estava dormindo quando foi abordado por policiais.



O norte-americano Charles Marckenson, de 28 anos, parou o carro dentro de uma piscina em North Lauderdale, no estado da Flórida (EUA), depois que tentou "fugir" da polícia, segundo reportagem da emissora de TV "WSVN".


Charles Marckenson parou o carro dentro de uma piscina.Charles Marckenson parou o carro dentro de uma piscina. (Foto: Reprodução)

O homem foi abordado pelos policiais após ser encontrado dormindo dentro do veículo. Quando os agentes bateram no vidro, ele acelerou, atravessou uma cerca de um condomínio de apartamentos e mergulhou o carro dentro da piscina. Marckenson teve apenas ferimentos leves.


Nota: Está virando rotina.


comentários[9]

29

nov
2010

IBGE: Brasil possui 190,7 milhões de pessoas


Há 3,9 milhões de mulheres a mais que homens; censo 2010 mostra que houve um aumento de mais de 20,9 milhões de pessoas em 10 anos.


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta segunda-feira, o primeiro resultado do Censo 2010 e informa que a população brasileira chegou a marca de 190.732.694 milhões.


O censo 2010 começou em agosto e foi concluído no 31 de outubro, período em que os recenseadores percorreram 5.565 municípios. O resultado mostra que a população cresceu 12,3% nos últimos dez anos. Em comparação com o Censo 2000, houve um aumento de 20.933.524 pessoas.


Conforme o levantamento, a população brasileira é hoje mais urbanizada que há 10 anos: em 2000, 81% das pessoas viviam em áreas urbanas, agora são 84%.


Sudeste é a região mais populosa


Segundo o IBGE, o Sudeste segue sendo a região mais populosa do Brasil, com 80.353.724 pessoas. Entre os dois censos, a região perdeu participação de 42,8% para 42,1%. Ainda assim, somente os Estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro representam 40,28% no total da população em 2010. Em 2000, representavam 40,82%.


O Estado de São Paulo lidera o ranking, com 41.252.160 de habitantes. Já Roraima fica com a última posição, com população de 451.227 pessoas.


Outras regiões que perderam participação no número de habitantes foram: Nordeste (de 28,2% para 27,8%) e Sul (de 14,8% para 14,4%). Em compensação, a região Norte passou de 7,6% para 8,3% e, a Centro-Oeste, de 6,9% para 7,4%.


Algusn Estados perderam posições em comparação com o Censo 2000, como o caso de Belo Horizonte (MG), que passou da 4ª para a 6ª posição. Com o crescimento da região Norte, Manaus (AM) passou da 9ª posição para a 7ª posição.


Homens X mulheres


A diferença entre o número de homens e mulheres na população também aumentou. Atualmente, há 95,9 homens para cada 100 mulheres, ou seja a população feminina ultrapassa em 3,9 milhões a masculina. Em 2000, eram 96,9 homens para casa 100 mulheres. No total, o Censo contabilizou 97.342.162 mulheres e 93.390.532 homens no País.


Entre os municípios, o que tem maior percentual de homens é Balbinos, no interior de São Paulo. Já o que possui o maior percentual de mulheres é Santos, no litoral paulista.


O IBGE recensou 67,6 milhões de domicílios, sendo que os moradores foram entrevistados em 56,5 milhões deles. O Instituto informa que 901 lares se encontravam fechados e, nestes, não foi possível realizar as entrevistas, mas havia evidências de que ali existiam moradores. Nestes, foi usada metodologia para estimar o números de residentes. Outras 6,1 milhões de moradias estavam vagas, ou seja, sem moradores na data da pesquisa.


O Censo 2010 é a 12ª contagem da população brasileira. Pela primeira vez, o IBGE investigou o tempo de deslocamento entre casa e trabalho, as línguas indígenas faladas no território nacional, o número de união de pessoas do mesmo sexo, a quantidade e disposição geográfica dos beneficiados por programas sociais e onde se localizam os bolsões de emigração no país. Para incluir as novidades, o IBGE procurou ouvir sugestões de acadêmicos, políticos e cidadãos comuns - que chegaram até pela internet.


Fonte:IG

comentários[3]

28

nov
2010

Consciência verde


Trunfos para incentivar o consumidor a colaborar com o meio ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação


Cento e quarenta mil toneladas de lixo por dia. Eis a quantidade média de resíduos produzida no Brasil. Somente 12% desse total é reciclado. Na Europa e nos Estados Unidos, essa porcentagem sobe para a casa dos 40%.



É por isso que muita gente está adotando uma nova postura: ser verde - o que não tem nada a ver com a escolha do time de futebol. Pelo contrário. Sem distinção de classe, idade, raça ou credo, o termo designa pessoas conscientes. Gente preocupada com o meio ambiente e que faz tudo a seu alcance para protegê-lo. O "consumidor verde" é uma realidade também para algumas empresas, que estão adotando uma nova e saudável prática de crescimento.


Entre elas está o Grupo Pão de Açúcar. A empresa lançou a primeira loja verde da América Latina em 2008. Nela, tudo é pensado para a preservação do ambiente, da escolha do terreno para a construção da loja até sua sustentabilidade. O planejamento prevê a economia de água, de energia e o aproveitamento de resíduos, que dispensa a necessidade de descartar o lixo em aterros. Programas de reciclagem, sacolas retornáveis e treinamento de equipe especialmente voltada para o meio ambiente também fazem parte do projeto.


Mas não é só por esse motivo que a loja está fazendo sucesso entre os consumidores. Alguns projetos do Grupo começaram a ser rascunhados há muito tempo, na incansável busca do desenvolvimento sustentável - unindo crescimento econômico, inclusão social e proteção à natureza. Foi então que, em meados de 2000, o Projeto de Reciclagem começou a tomar forma. As dez primeiras estações foram implantadas no ano seguinte.


As unidades de reciclagem Pão de Açúcar Unilever - presentes em diversas lojas Pão de Açúcar e Extra -, onde se depositam os resíduos (papel, plástico, metal e vidro), foram desenvolvidas com material reciclado. Nas redes CompreBem há uma exclusividade: até o óleo de cozinha usado é reciclado. "Orientamos os consumidores para depois de utilizar o óleo, em vez de jogá-lo na pia, depositar em uma garrafa pet e levar ao CompreBem para ser doado para uma cooperativa", explica Cristiane Macedo, gerente de Responsabilidade Sócio-Ambiental do Grupo Pão de Açúcar. "A cooperativa revende o óleo para uma indústria que produz biocombustível, e a renda do material reciclado reverte para os seus funcionários."


 

Para completar o ciclo, o Grupo lançou também o Caixa Verde, um programa de reciclagem voluntária que funciona da seguinte maneira: quem quiser contribuir deposita as embalagens que não quer levar para casa no Caixa Verde. São caixinhas de pasta de dentes, de cereais, de gelatina e outros produtos que podem ficar ali, para serem diretamente reciclados.


Um agente de cada estação faz a pré-triagem e encaminha os materiais para as cooperativas, que, novamente, revertem a renda para os cooperados. "Temos intenção de trabalhar a reciclagem de todos os materiais em todas as nossas bandeiras", revela Cristiane Macedo. A idéia é conscientizar os clientes, já que todas as doações são voluntárias. "O consumidor ajuda na inclusão social, gerando renda para as cooperativas."


 

Para cada tonelada de papel reciclado, são preservadas de 15 a 20 árvores e há economia de 50% de energia elétrica, 10 mil m³ de água e 2,5 barris de petróleo. A tonelada do plástico reciclado economiza 130 quilos de petróleo. Talvez haja algo que nós, simples consumidores, possamos fazer para mudar - nem que seja nosso próprio estilo de vida.


 

Redação Custom Editora


comentários[3]

27

nov
2010

Israelenses e palestinos unidos para exploração do mar Morto


A lama e o sedimento do mar Morto podem estar escondendo objetos com 500 mil anos de idade e de grande valor arqueológico e geológico --alguns dos quais forneceriam novas abordagens sobre a mudança climática contemporânea.


O projeto de investigação, conduzido pelos cientistas israelenses Zvi Ben-Avraham e Mordechai Stein, recebeu aprovação para ser levado adiante somente neste ano.


Apresentado uma década atrás, o projeto foi adiado vários vezes devido ao conflito político entre Israel e a Palestina, que agora formam parceria com outros quatro países --incluindo a Jordânia-- para tornar o estudo científico viável.



Oded Balilty/AP
Exploração do mar Morto envolve seis países; lama e sedimentos serão analisados por universidade alemã
Exploração do mar Morto envolve seis países; lama e sedimentos serão analisados por universidade alemã.


A maior parte dos sedimentos do mar Morto permanece intacta. Isso ocorre porque o rio Jordão é o único a despejar suas águas e nenhum outro desemboca no local. Essas características permitem aos cientistas analisar e determinar a época e o tipo de clima predominante em certos períodos da história.


As camadas também podem mostrar possíveis ocorrências de terremotos descritos em textos bíblicos e elucidar os fluxos migratórios humanos.


Com custo estimado em US$ 2,5 milhões, o projeto deve se estender por 40 dias. Os trabalhadores vão participar das escavações, revezando-se em escalas de 12 horas contínuas.


Posteriormente, camadas do solo serão retiradas e enviadas para a Universidade de Bremen, na Alemanha, para serem refrigeradas e preparadas para estudos posteriores. 


Folha.com


Nota: Felizmente um momento de lucidez entre esses dois povos. A convivência pacífica é possível.

comentários[1]

27

nov
2010

Senhor, salve o Rio de Janeiro

Esta foto ilustra bem o contraste reinante na cidade..


comentários[3]

27

nov
2010

Todas as coisas cooperam para o bem?


Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o Seu propósito. Romanos 8:28


Em 1977 um detetive adventista chamado Jeris Bragan, foi condenado a 99 anos de prisão, no Estado do Tennessee, EUA, acusado de homicídio qualificado. Devido às muitas irregularidades que houve no processo, ele foi libertado após cumprir 15 anos. Durante seu aprisionamento ele testemunhou os "casos mais absurdos de selvageria humana naquele zoológico humano, inclusive 29 assassinatos".


Embora não acreditasse que Deus fosse interferir no abuso que as pessoas cometem umas contra as outras, ele tinha esperança de que Deus ouvisse suas orações para ser libertado, pois se considerava inocente das acusações. Ao caminhar pelo pátio da prisão, um texto bíblico aflorou à sua mente com insistência: "Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus". Muitas vezes ele havia confortado amigos que estavam passando por dificuldades, citando essa promessa. Mas agora essa promessa tinha um sabor amargo para ele. Ele não conseguia compreender como, em todas as coisas, Deus estava operando para o seu bem.


Ele pensou: "É em tempos de intenso sofrimento que as nossas brilhantes ideias religiosas são postas à prova. É nessas ocasiões que nos lembramos dos sermões que ouvimos sobre como Deus ouve as orações. Sentados confortavelmente nos bancos da igreja, vemos com clareza como "todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus.


"Mas quando você é demitido de seu emprego, não recebe a promoção que merecia, sofre com falsos boatos, é traído por seu cônjuge, vê seu filho enveredar pelo caminho das drogas, você continua confiante de que todas as coisas estão cooperando para o seu bem? Estas são perguntas difíceis que provam nossa fé em Deus."


Em tais momentos de perplexidade é bom estudar "a história de José e de Daniel. O Senhor não impediu as armadilhas dos homens que procuravam fazer-lhes mal; mas conduziu todos os planos para o bem de Seus servos, que no meio de provas e lutas mantiveram sua fé e lealdade" (A Ciência do Bom Viver, p. 487).


Jeris não sabia quais eram as respostas para as suas perguntas, mas estava decidido a desvendar o mistério de Romanos 8:28.


Leia, amanhã, o que ele conseguiu descobrir.CPB


comentários[5]

26

nov
2010

Motorista erra manobra e táxi vai parar dentro de piscina


Passageiro disse ter bebido e optou por voltar para casa em segurança.
Taxista afirmou que errou o cálculo ao deixar cliente, em Curitiba.



Do G1, com informações da RPC TV

Taxista erra manobra e cai com táxi e passageiro dentro de piscina em Curitiba
Taxista erra manobra e cai com táxi e passageiro
dentro de piscina em Curitiba (Foto: Reprodução/
RPC TV)

Um taxista errou a manobra ao deixar o passageiro em casa e caiu com o carro dentro da piscina do imóvel, em Curitiba, na madrugada desta sexta-feira (26).


O empresário Amazonas Santos, 40 anos, afirmou à reportagem da RPC TV que tinha bebido um pouco e resolveu deixar o carro onde estava e voltar de táxi, em segurança. "Procuro sempre chamar um táxi para ter mais segurança. Sigo a campanha que pede para não dirigir se tiver bebido."


Ele e o taxista Adílson Fortes foram retirados de dentro do carro com a ajuda de policiais militares. "Foi um desespero. Minha mulher viu a cena e chamou a Polícia Militar. Se não tivesse sido eles eu não estaria aqui para contar essa história", disse Santos.


O taxista disse à reportagem da RPC TV que não viu a piscina. "Errei o cálculo e caí ali dentro."


Mesmo diante da situação inusitada, o taxista esqueceu o valor da corrida. "Fica para a próxima. Tem de conferir lá no taxímetro, mas acho que deve ter zerado", afirmou o motorista. "Próxima corrida? Com ele? Nunca mais", disse o passageiro.


Taxista cai em piscina após manobra errada no ParanáPassageiro Amazonas Santos olha para o táxi dentro da piscina de sua casa (Foto: Reprodução/RPC TV)

comentários[5]

25

nov
2010

Alerta: O chocolate está em extinção.




Alta demanda e falhas na produção de cacau podem fazer com que o doce mais popular do mundo se torne uma raridade em 20 anos

Débora Rubin
 




De agora em diante, um conselho: saboreie cada pedaço de chocolate que você levar à boca como se fosse o último. Para desespero dos chocólatras, pode ser que isso não seja apenas força de expressão. De acordo com especialistas no plantio de cacau e chocolatiers, em 20 anos o doce mais popular do mundo poderá ser tão raro e custar até dez vezes mais do que o caviar.


Um dos autores do aterrorizante prognóstico é John Mason, diretor do Nature Conservation Research Council, instituto sediado em Gana, país que, ao lado da Costa do Marfim, é um dos maiores produtores de cacau do mundo. A equação que ameaça a iguaria é simples. Enquanto a demanda cresce nos países emergentes, a produção de cacau cai em consequência das más condições de trabalho dos produtores do oeste africano.


Recebendo apenas US$ 0,80 por dia, muitos preferem investir no dendê, de olho no mercado de biocombustíveis. Para piorar o cenário, o solo africano está desgastado por causa da cultura tradicional, e devastadora, de plantio da fruta. A verdade é que os efeitos desses problemas já estão aparecendo. Com 70% da produção mundial concentrada em solos africanos, o preço do doce dobrou nos últimos seis anos.


Leia a reportagem completa: IstoÉ

comentários[6]

24

nov
2010

Gases causadores do efeito estufa atingem nível recorde


Organização Meteorológica Mundial publicou boletim nesta quarta (24).
Concentração de CO2, metano e óxido nitroso se intensificou em 2009.


A crise econômica mundial não conseguiu frear a escalada dos principais gases causadores do efeito estufa. Em 2009 as concentrações na atmosfera de dióxido de carbono, metano e óxido nitroso atingiram os maiores níveis desde a Revolução Industrial.


A informação é da Organização Meteorológica Mundial, entidade de monitoramento climático ligada à Organização das Nações Unidas. A OMM divulgou nesta quarta-feira (24) seu boletim anual sobre o assunto.


"O último boletim da OMM demonstra muito claramente que os principais gases de efeito estufa alcançaram os níveis mais altos jamais observados desde a época pré-industrial", declarou à imprensa Jeremiah Lengoasa, secretário-geral da organização.


A organização se declarou igualmente preocupada com o "aquecimento do planeta, que poderá gerar uma alta das emissões de metano nas regiões árticas".


As conclusões serão estudadas na conferência da ONU em Cancún, no México, que será promovida entre 29 de novembro e 10 de dezembro para discutir as mudanças climáticas.


Metano em destaque


A "forçante radiativa", a razão entre a radiação que chega da atmosfera e a radiação que sai para ela, aumentou em 1% em 2009 e em 27,5% entre 1990 e 2009, disse a OMM.


Os índices de aumento do dióxido de carbono e do óxido nitroso foram mais baixos que em 2008, mas o fato exerceu impacto mínimo sobre as concentrações de longa duração.


Se as emissões de gases-estufa parassem por completo, ainda assim o dióxido de carbono já presente na atmosfera levaria cerca de 100 anos para sair dela.


O dióxido de carbono é isoladamente o mais importante gás-estufa causado pela atividade humana, contribuindo para 63,5 da forçante radiativa total. Sua concentração aumentou 38% desde 1750, principalmente por causa das emissões provocadas pela queima de combustíveis fósseis, o desmatamento e mudanças no uso da terra, disse a OMM.


As emissões naturais de metano - resultantes, por exemplo, do derretimento da calota de gelo ártica e ao aumento da precipitação pluviométrica em regiões úmidas, elas próprias causadas pelo aquecimento global - estão ganhando importância, disse a organização.


Esse fato pode gerar um processo no qual o aquecimento global libera na atmosfera grandes quantidades de metano que, então, contribuem para um aquecimento global ainda maior.


Essas emissões naturais podem ser a razão pela qual a concentração de metano vem aumentando na atmosfera ao longo dos últimos três anos, após quase uma década sem subir, disse a OMM.


Atividades humanas como a criação de gado, o plantio de arroz, a exploração de combustíveis fósseis e aterros sanitários são responsáveis por 60% das emissões de metano, e fontes naturais respondem pelo restante.


Com informações da Reuters e da France Presse

comentários[0]

24

nov
2010

"Não contaram com a minha astúcia"

Roberto Bolaños, o "Chaves", passou a andar de cadeira de rodas. A notícia foi dada pela filha do ator, Marcela Gómez Fernández. Segundo ela, o pai perdeu mobilidade e equilíbrio nas pernas em razão de fraqueza na região das costas.


Em virtude de problemas na próstata, Bolaños já se submeteu a duas cirurgias, uma em novembro de 2009 e outra este ano.


Marcela, que preside a Fundação Chespirito, informou ainda que "Chaves" continua trabalhando normalmente e que sua recuperação pode levar de semanas a anos.

comentários[6]

23

nov
2010

Novo Enem será aplicado em 15 de dezembro, informa Inep


Número de alunos com direito à nova prova é de 2.817, segundo instituto.
Inep emitiu nota oficial com as informações nesta terça.

Fábio Tito Do G1, em Brasília


Enem prova amarela
Prova amarela do Enem, que teve unidades com
erro de impressão (Foto: Reprodução/TV Globo)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou em nota oficial nesta terça-feira (23) que o novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado às 13h de 15 de dezembro, uma quarta-feira. Serão reaplicadas apenas as provas de ciências humanas e ciências da natureza.


De acordo com a assessoria do Ministério da Educação, a quarta-feira, 15, foi escolhida para evitar coincidência com datas de vestibulares. Mesmo assim, o exame ocorrerá em dia de provas, por exemplo, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), no período de 14 a 17 de dezembro, e da Universidade Federal do Piauí (UFPI), de 12 a 15 de dezembro.


Segundo o texto da nota do Inep, somente os alunos identificados como prejudicados por erros de impressão nas provas aplicadas no dia 6 de novembro terão direito ao novo exame. Até o momento, o convênio Cespe-Cesgranrio identificou 2.817 estudantes que se enquadram nessa condição.


As duas instituições, responsáveis pela realização do Enem, levantaram os nomes por meio da análise das atas dos locais de prova. A nota oficial informa que o trabalho de análise e reanálise desses documentos ainda não terminou.


O Inep informa ainda que esses alunos serão comunicados por e-mail, mensagem SMS e telefone, e receberão um novo cartão de confirmação da inscrição com o local onde devem se apresentar.


Leia a íntegra da nota do Inep:

"O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira comunica que as novas provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, para os alunos que foram prejudicados por erros de impressão nas provas realizadas no dia 6 de novembro passado, serão realizadas no próximo dia 15 de dezembro às 13 horas.


Informa ainda que segue o trabalho de análise e reanálise das 116.626 atas dos locais de prova, com o objetivo de identificar os estudantes que, por algum motivo, não tenham substituído as provas com problemas de impressão. Foram identificados, até o momento, 2.817 estudantes, menos de 0,1% do total.


O INEP informa ainda que os alunos identificados serão comunicados pelos meios habituais (e-mail, sms, e telefone). Também receberão um novo cartão de confirmação de inscrição com o local onde devem se apresentar.


Estes estudantes receberão declaração de comparecimento para justificar eventual ausência do ponto de trabalho após a prova.


As normas de segurança do edital do ENEM-2010 são as mesmas para a realização desta nova prova, ou seja, os alunos devem se apresentar com uma hora de antecedência no local da prova, portando o novo cartão de inscrição (que estará disponível no portal do INEP) e um documento de identidade com foto, além de caneta esferográfica preta."




comentários[3]

Clima Tempo