Portal da Educao Adventista

*Professor Genivaldo *

14

jan
2014

Praticar esportes n areia alivia estresse e tonifica o corpo

 

 

 

No verão geralmente as pessoas procuram se exercitar mais para exibir o corpo malhado e tonificado. A praia é um local onde a maioria das pessoas passam as férias, e é na areia que elas encontram estímulo para praticar exercícios físicos.
 
Além de tonificar mais e emagrecer, os esportes praticados na areia queimam mais calorias do que os feitos em academia. Isso porque quando pisamos nela o nosso pé afunda (mesmo que pouco) e isso faz os músculos trabalharem mais. "Quando nos exercitamos no chão, o movimento é mais contínuo e regular, já a irregularidade da areia força seu corpo a exercitar um número maior de músculos na hora de fazer uma caminhada ou jogar futevôlei, por exemplo", afirma o ortopedista Lucas Leite.
 
Futevôlei, frescobol, futebol, vôlei e outras atividades lúdicas como aulas de ginástica ajudam a emagrecer e tonificar o corpo. A resistência oferecida para quem pratica esses esportes na areia é enorme. Caminhar pela praia também é uma ótima opção. Se quiser intensificar ainda mais o treino, ande beirando a água. O impacto e a força que você precisará fazer vão ajudar a definir os músculos mais rápido.
 
"Fazer caminhadas e praticar esportes na areia são atividades saudáveis e agradáveis, que ajudam a aliviar desde dores causadas por lesões à tensão do dia a dia. Além disso, o contato com a areia é comprovadamente eficaz no combate ao estresse", explica o ortopedista. Mas cuidado! Se você não tem costume de praticar atividades físicas faça com moderação e sempre pratique alongamentos antes de iniciar o treino. Vale lembrar também que os horários corretos para exposição ao sol são antes das 10 horas da manhã e após as 16 horas. O uso do filtro solar e de um boné são indispensáveis. "Muitas pessoas sedentárias querem começar a se exercitar do dia para noite. Isso é um erro. Procure iniciar as atividades, principalmente na areia, num ritmo leve. Pois ela já exige um condicionamento físico maior", alerta o ortopedista Lucas Leite.
 
Outro cuidado não menos importante é com o consumo de álcool antes da atividade física. "É recomendado que após ingestão de álcool a atenção seja redobrada, pois com o comprometimento da coordenação motora a pessoa fica mais propícia a acidentes como torção ou quedas", finaliza o ortopedista.
 
 
Fonte: iTodas

comentários[1]

14

jan
2014

Estudo mostra que suco d laranja ajuda a controlar o apetite

 

Uma pesquisa da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Araraquara (SP) revelou que a laranja, fruta conhecida por ser bastante calórica, pode ser uma aliada para quem quer perder peso. Os pesquisadores constaram que ela libera uma substância que aumenta a saciedade e ajuda a inibir o apetite, ou seja, a pessoa toma o suco e come bem menos na refeição seguinte.
 
Os testes foram feitos com sucos frescos e industrializados. Quarenta voluntários tomaram a bebida durante um ano e depois tiveram o sangue analisado.
 
Os especialistas descobriram que o suco de laranja aumenta os níveis de leptina no organismo. Esse hormônio age numa região do cérebro chamada de hipotálamo e inibe os receptores do apetite.
 
Calorias
 
A bióloga Thaís César, professora do departamento de alimentação e nutrição da Faculdade de Ciências Farmacêuticas , estuda os efeitos do suco de laranja em diferentes grupos de indivíduos desde 2000. Segundo ela, apesar de cada copo de suco ter em média 120 calorias, ela concluiu que a ingestão de cerca de um litro da bebida diariamente não alterava o peso das pessoas. 
 
A partir dessa constatação, surgiu a ideia de estudar a influência da fruta no apetite. Durante uma semana, os participantes consumiam o suco de laranja puro, feito na hora. Na semana seguinte, o suco pasteurizado, como é exportado para muitos países. Na terceira, um preparado especial, feito com água e açúcar, numa composição parecida com a dos refrigerantes. 
 
Depois de tomar a bebida, os participantes tinham o sangue analisado, a fim de analisar quatro índices: glicose, insulina, leptina e adiponectina.
 
Fresco ou de caixinha
 
A melhora nos índices foi detectada tanto com o consumo do suco fresco quanto com o pasteurizado. Só quem consumiu o preparado com açúcar é que não teve efeito positivo.
 
Pessoas com faixa de peso normal, no entanto, se beneficiaram mais do que as que apresentavam sobrepeso ou obesidade. 
 
A professora acredita que a vitamina C e as isoflavonas presentes no suco de laranja sejam responsáveis pela melhora nos índices.
 
Ela recomenda que as pessoas troquem os tradicionais lanchinhos da tarde pela ingestão do suco de laranja - além de gerar saciedade, a bebida possui nutrientes que bolos e bolachas não contêm. 
 
 
Fonte: Uol - Via Lake Villas

comentários[0]

11

jan
2014

Banana não pode faltar no prato

A fruta é rica em magnésio e vitamina B6 e proporciona bom humor.
 
Incluir a banana no prato diariamente é uma opção super saudável. A fruta é rica em magnésio, vitamina B6 e triptofano, fundamentais para a produção de neurotransmissores como a serotonina, que proporcionam bom humor e tranquilidade. 
 
Perfeita para ser consumida no desjejum, a banana aumenta o seu potencial nutritivo quando vem acompanhada com cereais integrais como aveia, linhaça e chia. Misturados à fruta, esses grãos ajudam no trato intestinal evitando a constipação. 
 
Outra vantagem que a banana proporciona é o fornecimento de potássio. Ela torna-se assim um forte aliado no combate à pressão alta, diminuindo a incidência de infartos. Seu consumo, garantem os especialistas, reduz o risco de ataques cardíacos. 
 
Como sua fórmula é rica em potássio, esse mineral atua no equilíbrio dos líquidos e do sódio no organismo. Por isso, a fruta ajuda nas contrações musculares, contribuindo para a prevenção das câimbras. 
 
 
Fonte: Bem Star - via Lake Villas
Texto: Carolina Abranches

comentários[1]

11

jan
2014

No verão, evite choque térmico causado pelo ar-condicionado

 

Com os termômetros batendo acima dos 30ºC durante o verão, o ar-condicionado se torna um dos principais aliados dos brasileiros em casa, no carro e no trabalho. 
 
Frequentemente utilizado para aliviar o calorão, o eletrodoméstico, no entanto, precisa ser usado com cuidado para não oferecer riscos à saúde devido ao famoso choque térmico.
 
Bastante comuns, as mudanças bruscas da temperatura corporal que acontecem quando alguém passa de um ambiente muito frio para um lugar mais quente, ou vice-versa, podem desencadear gripes, problemas respiratórios, dores musculares, além de fortes crises em pessoas que apresentam rinites alérgicas, bronquites, asma, sinusites e DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica). 
 
Por essa razão, é preciso estar atento à regulagem dos aparelhos, principalmente durante a temporada de verão. Nesta época, a temperatura do ar-condicionado deve ficar entre 21ºC e 23ºC para evitar o contraste entre os ambientes e qualquer tipo de desconforto", indica Cristina Abud de Almeida, alergologista da Rede de Hospitais São Camilo, de São Paulo. 
 
Além disso, antes de sair de um local frio para outro mais quente, vale a pena colocar um agasalho até que a temperatura do corpo se equilibre e volte ao normal, evitando assim o choque térmico. 
 
Outro alerta importante diz respeito a quem passa horas a fio sob a ação do equipamento, já que a exposição excessiva ao clima resfriado resseca a mucosa do nariz, responsável por defender o organismo da entrada de bactérias no pulmão. Para minimizar o problema, a dica é utilizar recursos que ajudem a umidificar as vias respiratórias, como a aplicação de soro fisiológico ou gel nasal no nariz, a ingestão de bastante líquido de forma fracionada (meio copo a cada hora) e até mesmo a colocação de um balde de água no local enquanto os aparelhos estiverem ligados.
 
Manutenção também é importante
Fundamental para proteger a saúde, a manutenção do ar-condicionado também não pode ser deixada de lado nesta estação. "Para que ele não ofereça riscos, é preciso limpar com atenção os dutos que, geralmente, acumulam os fungos, bactérias e ácaros que se proliferam no ar e podem invadir as vias aéreas, criando lesões inflamatórias e infecciosas até mesmo em quem não é alérgico", ressalta a especialista.
 
 
Fonte: Agência Hélice / Terra - via Lake Villas

comentários[0]

6

jan
2014

Arqueólogos descobrem tumba d faraó que reinou há 3800 anos

 

Sarcófago do soberano Sobekhotep Ier,  faraó da 13ª dinastia do Antigo Egito, pesa mais de 600 toneladas Foto: AFP Sarcófago do soberano Sobekhotep Ier, faraó da 13ª dinastia do Antigo Egito, pesa mais de 600 toneladas Foto: AFP

 

Uma equipe de arqueólogos americanos identificou uma tumba de 3.800 anos como sendo a de Sobekhotep Ier, um faraó da 13ª dinastia do Antigo Egito, indicou nesta segunda-feira o ministério egípcio das Antiguidades.

 

Esta descoberta, realizada na localidade de Sohag (sul), é importante, já que os especialistas pouco sabiam sobre este faraó que "governou o Egito durante quatro anos e meio, o reinado mais longo da época", declarou uma autoridade do ministério, Ayman El-Damarani.

 

A equipe americana da Universidade da Pensilvânia descobriu há um ano o imponente sarcófago do soberano, que pesa mais de 600 toneladas.

 

Contudo, os arqueólogos só o identificaram há uma semana, após a descoberta de uma inscrição com o seu nome e o representando sentado no trono.

 

Urnas funerárias e objetos pertencentes ao faraó também foram encontrados no local.

 

Fonte: Terra

comentários[2]

6

jan
2014

Cientistas aquecimentistas ficam presos em geleira

Nada como a ironia do destino, ou como os duros fatos da realidade para derrubar, na prática, as teorias. Um time liderado pelo cientista Chris Turney estava tentando documentar as "mudanças climáticas" no Antártico, na expectativa de mostrar o derretimento das geleiras. Essa era sua previsão documentada em entrevistas.

 

Seu navio, MV Akademik Schokalskiy, acabou preso nas geleiras do polo, com espessura bem maior do que a esperada. Tiveram que pedir resgate às 5 horas da madrugada do dia de Natal, após ficarem presos no gelo. O navio Aurora Australis, para a retaguarda do grupo, tampouco conseguiu atravessar a barreira de gelo.

 

Eis o reseumo da história: cientistas partem para o Antártico em busca de evidências do derretimento de geleiras e acabam sendo forçados a abandonar a expedição... pois ficaram presos em enormes geleiras! Algo incomum nessa época do ano.

 

Por essas e outras que eu digo: não seria melhor se os ambientalistas deixassem o complexo fenômeno climático um pouco de lado e tentassem cuidar da poluição das praias, algo bem mais concreto, especialmente nas viradas de ano?

 

(Veja.com)

 

Nota: Os pesquisadores já foram resgatados.

comentários[0]

6

jan
2014

Bola inovadora é capaz de fotografar em 360 graus

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

bola diferente promete fazer a alegria dos fotógrafos. O produto é capaz de fotografar em 360 graus apenas sendo jogado para o alto. 

 

Chamada de Panono, a bola possui 36 câmeras espalhadas em sua estrutura. Ela é capaz de perceber sua altura máxima atingida e fotografar simultaneamente com todas as lentes no instante correto. 

 

O dispositivo tem custo de US$ 499 (cerca de R$ 1280 sem impostos). Depois de lançada no ar, todas as imagens são transmitidas a um smartphone, onde é possível visualizá-las, editá-las e twittar cada fotografia. 

 

A Panono é feita de um plástico resistente, e pesa 300 gramas com medida de 11 centímetros.

 

Fonte: Tribuna de Petrópolis

comentários[2]

Clima Tempo