Portal da Educao Adventista

*Professor Genivaldo *

28

mai
2011

Escolha sistemas com uso eficiente para o banheiro


Diminuir o tempo de banho e fechar a torneira para escovar os dentes são apenas duas maneiras de economizar e ser mais sustentável no banheiro. Usar lâmpadas de LED ou fazer xixi no banho são mais ações que podem ajudar o planeta.


Ainda assim, algumas mudanças que podem ser feitas exigem reformas ou troca de aparelhos. É o caso de sistemas que reutilizam a água do banho para a descarga no vaso sanitário ou outros aparelhos que garantem uma utilização mais eficiente da água e da energia.


chuveiro sistema 300x266 Escolha sistemas com uso eficiente para o banheiro

Sistema controla a vazão da água de acordo com a pressão. (Imagem: Divulgação)


É o exemplo dos produtos da marca alemã Hansgrohe, como chuveiros e metais para banheiros e cozinhas, com produtos que prezam pela economia da água enquanto são usados. Entre as medidas de sustentabilidade da empresa, entre 2009 e 2013, o consumo de água, tanto na fase de utilização dos produtos como na produção, deve ser reduzido em 10%, enquanto as emissões de CO2 devem diminuir em 20%. A empresa se compromete também em reduzir em 10% o uso de materiais perigosos no processo de produção.


Para Marcus Menezes, diretor da Hagsgrohe no Brasil, cada vez mais as escolhas por produtos sustentáveis será relevante no mercado. "É cada vez mais comum consumidores preocupados com a responsabilidade ambiental, o que gera a busca por produtos que tenham esse princípio. O consumidor, ao adquirir um produto, primeiramente deve verificar a cultura de responsabilidade da empresa, checando se há realmente uma tecnologia 'verde' naquele chuveiro ou misturador, por exemplo", explica Marcus.


Para isso, a Hansgrobe desenvolvei a tecnologia EcoSmart, presente em misturadores, chuveiros e duchas, e capaz de consumir até 60% menos que produtos convencionais. Esse sistema limita a vazão de água de acordo com a pressão de água do cano. Outra tecnologia utilizada é o Air Power, que mescla ar com água.


Fonte: Atitudesustentável

Envie para um amigo

Deixe seu comentário

Não há comentários a serem exibidos!

Clima Tempo