Portal da Educao Adventista

*Professor Genivaldo *

11

mar
2009

DEBATE SOBRE A PRÉ-HISTÓRIA

1º Ano do Ensino Médio - Módulo 2: O debate sobre a Pré-História

RESUMO
- Por muitos séculos, a Teologia foi considerada a mais importante fonte de conhecimento. Cristãos acreditavam nas narrativas bíblicas para explicação de suas origens. Acreditava-se no Fixismo, ou seja, a idéia de que os diferentes seres vivos permaneciam imutáveis desde o momento em que surgiram.
-  Em 1859, foi publicada a obra de Charles Darwin, "A Origem das Espécies". Para o autor, o homem e todos os seres vivos são resultado de um longo processo evolutivo, a partir de formas mais simples para formas mais complexas de vida, e estão em permanentes transformações.
- Os evolucionistas teístas procuram conciliar o pensamento evolucionista e a religião. Acreditam que o Criador conduz todos os processos de evolução dos seres vivos.
- Para os criacionistas, a humanidade possui uma origem comum, a partir dos seres humanos que sobreviveram à grande catástrofe global, o dilúvio.
- De acordo com os criacionistas, o centro de dispersão populacional no início foi a região da Ásia Menor, e não a África, como defendem os evolucionistas. Isso ocorreu após a grande catástrofe global, o Dilúvio.
- A maioria dos cientistas evolucionistas da atualidade defende que a Terra se formou há cerca de cinco bilhões de anos e que a vida, em sua forma mais simples, surgiu um bilhão de anos depois.
- A diversificação da vida nos mares, segundo o evolucionismo, teria ocorrido há cerca de quinhentos milhões de anos.
- Os registros de fósseis, segundo o evolucionismo, datam  do período entre 6 e 1 milhão de anos atrás.
- Acredita-se que os primeiro grupos humanos à América chegaram há cerca de 50 mil anos atrás, embora existam divergências em relação às datações.
- Os primeiros grupos humanos que chegaram à América utilizaram o Estreito de Bering ou as Ilhas do Oceano Pacífico.
- Segundo o evolucionismo, a pré-história está dividida nos seguintes períodos: Paleolítico (ou Pedra Lascada), Neolítico (ou Pedra Polida) e Idade dos Metais. O período mais longo foi o Paleolítico, pois abrange o surgimento dos primeiros hominídeos e sua humanização.
- As principais mudanças ocorridas no período Neolítico aconteceram devido à Revolução Agrícola, que marca a sedentarização do homem.
- O processo crescente de sedentarização que levou à formação dos primeiros núcleos urbanos surgira principalmente na região conhecida como Crescente Fértil.
- Na Idade dos Metais, entre 5 mil e 4 mil a.C. houve o desenvolvimento e a difusão de processos de fundição de metais (cobre, bronze e ferro).

 

Envie para um amigo

Deixe seu comentário

2

mar
2011

Cleiton Thiesen

esse resume vai me ajudar muito na prova. muito bem feito.

28

fev
2011

Samuel Cardoso Rodrigues

Amei o comentário me ajudou bastante em minha aulas

28

jun
2010

bruna grether

muito bom o resumo!

20

mai
2010

anderson santos

blz cara gostei

27

abr
2009

mayara

Pois é : assunto interessante e rico em detalhes que nos contam ou pelo menos buscam contar o surgimento do universo, são idéias divididas e aceitas por pessoas diferentes o que gera discussões e dúvidas, onde o foco principal está no criacionismo e evolucionismo, mas entretanto eu gostaria de dar ênfase ao livro citado no começo desta postagem "A origem das espécies", afinal este polêmico livro completa este ano mais precisamente no dia 24 de novembro seus 150 anos, e nem por isso perdeu seu "brilho" ainda continua sendo centro de algumas polêmicas discussões. Muitos o criticam, outros o apoiam, enfim este livro é um percursos do evolcionismo em todo o mundo e seu autor Charlis Darvim um dos principais personagens do evolucionismo.

Clima Tempo