Portal da Educao Adventista

*Professor Genivaldo *

19

ago
2014

O que são "direita" e "esquerda" na política?

 

ME-141_PeR-47

 

São ideologias originadas nas assembleias francesas do século 18. Nessa época, a burguesia procurava, com o apoio da população mais pobre, diminuir os poderes da nobreza e do clero. Era a primeira fase da Revolução Francesa. A Assembleia Nacional Constituinte foi montada para criar a nova Constituição, mas as camadas mais ricas não gostaram da exaltação das mais pobres, e resolveram não se misturar, sentando separadas, do lado direito. Por isso, o lado esquerdo foi associado à luta pelos direitos dos trabalhadores e o direito ao conservadorismo e às classes altas.

 

Segundo o filósofo político Noberto Bobbio, os dois lados hoje lutam por reformas, mas a esquerda busca a justiça social e a direita, a liberdade individual.

 

Fonte Livro Direita e Esquerda - Razões e Significados de uma Distinção Política, de Noberto Bobbio. Via Mundo Estranho.

Envie para um amigo

Deixe seu comentário

8

jul
2015

Lucas Guerreiro

Sempre me perguntava o que realmente era. Pessoas de um determinado partido eram chamados de anarquista e eu não entendia e não sabia muito bem o que significava cada um. Agora foi esclarecido!

24

ago
2014

Ricardo Fischer jr

Sempre que ouvia falar sobre os partidos da esquerda e da direita, tive minhas duvidas sobre o que cada uma se baseava. Ótimo assunto!

Clima Tempo