Portal da Educao Adventista

*Professor Genivaldo *

28

mar
2012

Respostas dos exercícios de História- 1º ano do Ensino Médio

 

Exercícios páginas 32 e 33

 

8. A

9. A

 

De olho no vestibular - páginas 33 a 35

 

1. No antigo Egito, tinha funções administrativas e religiosas. Era fundamental para o domínio do governo faraônico sobre a sociedade. Em nossos dias, o analfabetismo é uma grande barreira para a efetiva paraticipação das pessoas nas discussões políticas e sociais. Por isso, o saber ler e escrever é fundamental para o exercício da cidadania e deve ser acessível a todos os brasileiros.


2. C
3. D
4. B
5. D
6. D
7. C
8. V V F V F
9. B
10.B

 

comentários[0]

27

fev
2012

Pré-História - criação ou evolução?

 

Você sabe explicar como surgiu o universo? E a vida? Há quanto tempo isso tudo ocorreu? Onde viveram os primeiros grupos humanos? Na África ou na Ásia? Como se espalharam pelo mundo se a distância entre os continentes é tão imensa? São tantas as questões, não é mesmo?

 

Conheça um pouco mais sobre duas das mais importantes teorias que tentam responder essas dúvidas: criacionismo e evolucionismo.

 

Veja aqui - Multimídia

comentários[3]

13

mar
2011

1º ano História - Egito Antigo

Alô galera do 1º ano do CADI, já está disponível em downloads a ula sobre o Egito. É só baixar e estudar.

comentários[2]

11

mar
2011

1º ano - Movimentos da Terra

Já está disponível em downloads, a aula de geografia - Movimentos da Terra. É só baixar e estudar.

comentários[0]

17

out
2010

Geografia 1º ano Ensino Médio - Agropecuária


Alô galera do 1º ano, já está disponível em downloads a aula sobre Agropecuária. A prova é na sexta feira dia 22.

Bom estudo.

comentários[0]

25

jun
2010

ALÔ 1º ANO - Aula sobre Roma

Galera do 1º ano, já está disponível em downloads a aula sobre Roma.
Agora é baixar, estudar, estudar, e arrebentar na prova.

Bom estudo.

comentários[6]

2

nov
2009

1º ano - Respostas dos exercícios de História Módulo 21

Para facilitar o seu estudo, encontra-se no downloads um resumo da aula sobre o Renascimento Cultural.

Repostas
Páginas 6 e 7:


1.
a) O aumento das trocas comerciais entre os centros da economia continental além do surgimento de uma nova classe social, a burguesia. Destacam-se também, nesse contexto, o mecenato e a invenção da imprensa.

b) a crítica ao teocentrismo, indicando que o homem é visto no Renascimento como o responsável pelos seus atos, enfatizando o antropocentrismo; a crítica ao geocentrismo, destacando a teoria de Copérnico sobre o heliocentrismo.

2. Os mecenas eram os patrocinadores das artes. Ao sustentar filósofos, escultores, pintores e outros, eles procuravam atingir projeção social. Burgueses, nobres e estadistas se encontravam entre os grandes mecenas da época. Seus recursos financiararm importantes obras renascentistas. A Igreja também teve um papel importante com mecena.

3. Havia posperidade econômica e cultural;
 Estava dividida em cidades-estados lideradas por um rica  burguesia comercial.
 O Renascimento italiano é favorecido ainda, por uma tradição clássica, já que o país abrigou o centro do Império Romano.
 Proteção dos mecenas (papas, bispos, reis, príncipes e banqueiros que reúnem obras clássicas, amparam os estudiosos da literatura grega e latina, fundam bibliotecas e embelezam seus palácios e igrejas).

4. Na transição do feudalismo para o capitalismo e no no renascimento comercial e urbano. Os intelectuais e artistas do Renascimento buscavam a inspiração na cultura clássica greco-romana.

5.
a) Defendeu a teoria do heliocentrismo, considerando o Sol com o centros do Universo. Sua visão era contrária ao geocentrismo defendida pela Igreja Medieval.

b) Permitiu estabelecer melhor relação das distâncias entre os planetas e o Sol. Possibilitou a diferenciação entre plaentas e estrelas.

c) As nvas técnicas foram aplicadas à navegação, contribuindo decisivamente para a expansão marítima.

6. Pessoal.

Testes de Vestibular - páginas 7 e 8

1. A
2. A
3. E
4. D
5. B
6. E
7. A
8. A


comentários[0]

11

mar
2009

DEBATE SOBRE A PRÉ-HISTÓRIA

1º Ano do Ensino Médio - Módulo 2: O debate sobre a Pré-História

RESUMO
- Por muitos séculos, a Teologia foi considerada a mais importante fonte de conhecimento. Cristãos acreditavam nas narrativas bíblicas para explicação de suas origens. Acreditava-se no Fixismo, ou seja, a idéia de que os diferentes seres vivos permaneciam imutáveis desde o momento em que surgiram.
-  Em 1859, foi publicada a obra de Charles Darwin, "A Origem das Espécies". Para o autor, o homem e todos os seres vivos são resultado de um longo processo evolutivo, a partir de formas mais simples para formas mais complexas de vida, e estão em permanentes transformações.
- Os evolucionistas teístas procuram conciliar o pensamento evolucionista e a religião. Acreditam que o Criador conduz todos os processos de evolução dos seres vivos.
- Para os criacionistas, a humanidade possui uma origem comum, a partir dos seres humanos que sobreviveram à grande catástrofe global, o dilúvio.
- De acordo com os criacionistas, o centro de dispersão populacional no início foi a região da Ásia Menor, e não a África, como defendem os evolucionistas. Isso ocorreu após a grande catástrofe global, o Dilúvio.
- A maioria dos cientistas evolucionistas da atualidade defende que a Terra se formou há cerca de cinco bilhões de anos e que a vida, em sua forma mais simples, surgiu um bilhão de anos depois.
- A diversificação da vida nos mares, segundo o evolucionismo, teria ocorrido há cerca de quinhentos milhões de anos.
- Os registros de fósseis, segundo o evolucionismo, datam  do período entre 6 e 1 milhão de anos atrás.
- Acredita-se que os primeiro grupos humanos à América chegaram há cerca de 50 mil anos atrás, embora existam divergências em relação às datações.
- Os primeiros grupos humanos que chegaram à América utilizaram o Estreito de Bering ou as Ilhas do Oceano Pacífico.
- Segundo o evolucionismo, a pré-história está dividida nos seguintes períodos: Paleolítico (ou Pedra Lascada), Neolítico (ou Pedra Polida) e Idade dos Metais. O período mais longo foi o Paleolítico, pois abrange o surgimento dos primeiros hominídeos e sua humanização.
- As principais mudanças ocorridas no período Neolítico aconteceram devido à Revolução Agrícola, que marca a sedentarização do homem.
- O processo crescente de sedentarização que levou à formação dos primeiros núcleos urbanos surgira principalmente na região conhecida como Crescente Fértil.
- Na Idade dos Metais, entre 5 mil e 4 mil a.C. houve o desenvolvimento e a difusão de processos de fundição de metais (cobre, bronze e ferro).

 

comentários[5]

Clima Tempo