Portal da Educao Adventista

*Professor Genivaldo *

29

jan
2013

Por que cortar o rabo de seu cachorro é uma péssima ideia

 

original

Existem várias maneiras dos seres humanos compreenderem as intenções e sentimentos dos cães: através de seu latido, da maneira como inclinam a cabeça, do movimento de suas patas dianteiras, e, é claro, da abanação frenética de sua cauda.

 

A maioria dos proprietários de cães sabe ler seus companheiros caninos muito bem, graças a esses sinais. Não é nenhuma surpresa, portanto, que a prática de cortar a cauda de cães (caudotomia) tenha um efeito profundo sobre sua capacidade de se comunicar - e não só conosco, mas também (e principalmente) com outros cães.

 

Um estudo recente publicado na revista PLOS notou que a falta de uma cauda longa pode afetar seriamente a vida social de um cão.

 

Segundo a autora Emily Anthes, esse procedimento bárbaro de cortar vários centímetros da cauda de um cachorro, muitas vezes sem anestesia, pode também dificultar a sua capacidade de transmitir suas intenções para outros cães.

 

Anthes reviu uma pesquisa conduzida por biólogos da Universidade de Victoria, do Canadá, em que os cientistas procuraram por anomalias comportamentais potenciais causadas pelo comprimento da cauda de um cão.

 

Os pesquisadores usaram um cão robótico caracterizando ou uma cauda longa ou curta, e o expuseram a 492 cães em um parque.

 

Além do comprimento da cauda variável, o cão robótico foi feito para abanar a cauda ou mantê-la parada. Assim, há quatro diferentes condições em que o cão robótico foi apresentado a seus "colegas": cauda curta parada, cauda curta abanando, cauda longa parada e cauda longa abanando.

 

Os pesquisadores documentaram e estudaram as várias maneiras que os cães sem coleira interagiram com o cão robô.

 

A primeira coisa que eles notaram foi que os cães menores quase sempre se aproximavam com cautela do cão robô. Já entre cães de tamanhos iguais ou maiores, diversos comportamentos interessantes surgiram.

 

Estes cães eram mais propensos a se aproximar do modelo robótico quando ele tinha uma cauda longa em movimento. Nesse caso, eles interagiram com o robô 91,4% do tempo.

 

Isso faz sentido porque a longa cauda era flexível: o movimento simulado pareceu se assemelhar ao de uma cauda balançando de um cão real. Este tipo de movimento solto é muitas vezes visto um convite para se aproximar, brincar; um sinal social de que o cão com a cauda abanando não é uma ameaça ao outro cão.

 

Por outro lado, um cão com a cauda perfeitamente parada não está emitindo esses óbvios sinais de "vem cá brincar". Os cães de grande porte se aproximaram do cão robô com uma longa cauda parada com uma frequência significativamente menor: 74,4% do tempo.

 

Quando os pesquisadores trocaram a cauda longa pela curta, estas preferências desapareceram.

 

Cães grandes abordaram o robô de cauda curta abanando com quase a mesma frequência que abordaram o cão com a cauda imóvel (85,2% e 82,2% das vezes, respectivamente).

 

Isso sugere que os cães eram menos capazes de discriminar uma cauda que está sacudindo brincalhona de uma cauda parada quando a cauda é curta.

 

A conclusão do estudo é que os sinais transmitidos por diferenças em movimento são mais eficazmente transmitidos pelos cães quando sua cauda é longa.

 

Os cães de grande porte também foram duas vezes mais propensos a pausar enquanto se aproximavam do cão de cauda curta, talvez usando esse tempo para tentar decifrar se deviam continuar se aproximando.

 

Isso significa que os cães ficaram confusos sobre as intenções do cão robótico quando sua cauda era muito curta. Consequentemente, os cães que têm seus rabos cortados estão em uma situação similar - condição que provavelmente induz um estresse e incerteza significativos em suas vidas sociais.

 

Estética = mutilação

 

A caudotomia e outros procedimentos para modificar um cão por motivos estéticos, e não de saúde, não são recomendados.

 

Em 19 de março de 2008, o Conselho Federal de Medicina Veterinária do Brasil proibiu especialistas de realizarem cortes de orelhas para fins estéticos. A caudotomia ainda é possível, embora já seja banida em diversos países, como Áustria, Bélgica, Croácia, República Checa, Estônia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Holanda, Noruega, Polônia, Escócia, África do Sul, Suíça e outros.

 

Segundo Mário Marcondes, diretor do Hospital Veterinário Sena Madureira, a cauda é uma "extensão" da coluna vertebral e é uma parte bastante sensível do corpo do animal, e qualquer corte estético é uma simples mutilação.

 

Embora o padrão de muitas raças recomende o corte (como rottweiler, por exemplo), a caudotomia não é obrigatória. Cães com cauda íntegra podem ter pedigree e participar de exposições do mesmo jeito.

 

Muitos proprietários já estão optando por não fazer a caudotomia, que é o correto, segundo Marcondes, já que devemos considerar o bem-estar do animal antes da estética, além do seu direito de se expressar e se comunicar naturalmente conosco e com a sua própria espécie.

 

Fonte: [io9, Caninest, R7] via Hypsciense

comentários[8]

19

dez
2012

Mark II, o carro abastecido com Coca-Cola e Mentos

É muito ridículo

Quem nunca viu falar de pelo menos um efeito desastroso da mistura Coca-Cola e Mentos?

 

O refrigerante e o doce, entretanto, apesar de ser uma mistura perigosa para nós, pode ter uma boa utilização na tecnologia, como para dar energia a um carro.

 

Desenvolvido pelos americanos Fritz Grobe e Stephen Voltz, Mark II é um carro foguete com um assento.

 

Quando alimentado por 54 garrafas de Coca-Cola Zero e 324 Mentos, o veículo é capaz de viajar 72,85 metros. Este é um avanço do carro Mark I, que viajou 70 metros ano passado usando o dobro de combustível.

 

De acordo com a Voltz, o carro que eles inventaram trabalha no simples mecanismo de pistões e cilindros. O carro é bastante poderoso, mas não é recomendável que as pessoas tentem o experimento em casa.

 

Enquanto o vídeo do carro Mark II é engraçado, ele em si não é muito atraente para os olhos. Na verdade é meio (inteiro) feio, com todas as garrafas de Coca-Cola claramente visíveis. Além disso, gera uma grande confusão uma vez que é impelido para frente, com grandes quantidades de Coca jorrando do veículo.

 

Apesar de diferente, duvido que a mistura "Coca e Mentos" se torne uma fonte de combustível alternativa. O que você acha?[OddityCentral]

 

Veja a idiotice:

 

comentários[5]

9

nov
2012

País tem quatro vítimas de tentativa de fraude por minuto

 

As tentativas de fraude de roubo de identidade são comuns e crescem desde 2010, segundo o Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraudes.


O estudo mostra que um consumidor brasileiro é vítima da tentativa de fraude a cada 15 segundos. São pessoas que correm o risco de ter seus cartões de crédito clonados, talões de cheque falsos emitidos e empréstimos bancários feitos por golpistas em seu nome, entre outros crimes.



Os golpes são classificados como o roubo de dados pessoais de consumidores para obter crédito com a intenção de não honrar os pagamentos ou fazer um negócio sob falsidade ideológica.



Segundo a Serasa Experian, entre janeiro e setembro deste ano 1.565.028 tentativas de fraudes foram registradas.



O número representa um crescimento de 5,9% nas tentativas de fraude na comparação com o mesmo período de 2011 e de 13,7% na comparação com 2010.



Setores



O setor de serviços responde por 36% do total de tentativas de fraudes neste ano. O segmento inclui seguradoras, construtoras, imobiliárias e serviços em geral - como pacotes turísticos, salões de beleza.



Já a telefonia está em segundo lugar, com 33% dos registros entre janeiro e setembro deste ano. Um exemplo de golpe neste segmento é a compra de celulares com documentos falsos ou roubados.



O ranking é completado pelos bancos e financeiras (18%), varejo (11%) e outros (2%).



"É comum, no dia a dia, apresentarmos nossos documentos a quem não conhecemos. Podemos mostrar, por exemplo, a carteira de identidade ou o CPF a funcionários de lojas e porteiros de condomínios. E há ainda os cadastros pela internet. Tudo isso torna difícil ter controle sobre quem tem acesso aos nossos dados, mas há formas de o consumidor se prevenir. Uma delas é nunca deixar o documento com um desconhecido quando você não estiver por perto", afirma Ricardo Loureiro, presidente da Serasa Experian.



Segundo a empresa, o cuidado deve ser maior no fim de ano, quando a busca por crédito e o movimento no comércio são maiores.



Metodologia



Os dados do Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude são resultado do cruzamento do total de consultas de CPFs efetuado mensalmente na empresa, da estimativa do risco de fraude e do valor médio das fraudes efetivamente ocorridas.

 

Fonte: Estadão

comentários[5]

12

out
2012

Homem é expulso de bar por causa de corte de cabelo

 

"Mullet", nome do corte de cabelo curto na frente e mais longo atrás, já ditou moda na cabeça de

cantores como David Bowie e Jon Bon Jovi.

 

Mas o australiano David Hoogland não teve o mesmo sucesso que as estrelas do rock. Ele diz que,

na semana passada, foi expulso do bar Print Hall, em Perth, na Austrália.

 

David afirma que, meia hora depois de chegar ao local, um garçom simplesmente pediu que ele se

retirasse. "É frustrante ser chutado para fora por causa do seu cabelo", disse.

 

Alguns estabelecimentos julgam que pessoas que usam "mullet" se embriagam e fazem arruaça

à noite, acredita David. "Eu não estava em grupo, sou apenas uma pessoa comum", argumentou

o australiano, que usa o corte de cabelo há dez anos. O bar não se pronunciou a respeito.

 

     

 

Fonte: Folha SP

comentários[4]

5

set
2012

Pai mata filhos depois qex-mulher trocou status no Facebook


Um homem é suspeito de matar os dois filhos e cometer suicídio após descobrir, pelo Facebook, que a ex-mulher estava em um novo relacionamento. Graham Anderson teria assassinado Jack, de 11 anos, e Bryn, de 3 anos, enquanto eles passavam duas semanas de férias em sua casa, em Wiltshire, na Inglaterra. Os corpos foram encontrados no último sábado (01), na casa de Graham.

                            Grahan Anderson (Foto:Reprodução)
                                            Grahan Anderson (Foto:Reprodução)

Os meninos viviam com a mãe, Victoria Jones, mas visitavam a pai regularmente desde a separação do casal, no começo deste ano. Ainda não se sabe quando e como exatamente tudo aconteceu, mas a polícia acredita que o crime tenha ocorrido na última quinta (30), após Graham ver o status do Facebook de Victoria. Ela teria assumido um relacionamento sério com um homem chamado Lewis West. De acordo com rumores, Graham estaria tentando reatar o relacionamento com a ex-mulher quando viu a atualização.

 

Amigos da família fizeram homenagens, deixando flores na porta da casa de Victoria, em Andover, também na Inglaterra. "Você não espera que algo assim aconteça com alguém que você conhece. É tão triste", disse a mãe de um dos amigos de Jack, que visitava o local da tragédia para levar flores e prestar respeito às vitimas.

 

"Nós estamos recolhendo imagens de câmeras de segurança de lojas em Tidworth e de ônibus pela cidade. É muito importante que estabeleçamos os movimentos de Graham Anderson e dos meninos entre 25 de agosto e 1° de setembro. Agradecemos a todos que nos forneceram pistas, mas estamos tentando renovar nosso acervo de informações", disse Ian Saunders, inspetor do caso.

 

Fonte: G1

comentários[6]

26

ago
2012

Idosa guarda namorado morto p/ 1 ano e meio pra não ficar só

 

Uma idosa manteve o corpo do namorado morto em uma cadeira por um ano e meio para que ele "assistisse" TV com ela. Linda Chase, 72 anos, afirmou que manteve o cadáver de Charles Zigler limpo e vestido na casa onde eles viviam, no sul do Estado americano de Michigan. Ela conversava frequentemente com o namorado morto, especialmente enquanto assistia a corridas de automóveis.

 

"Não é que eu não tenha coração. Eu não queria ficar sozinha. Ele era o único homem que já foi bom para mim", disse Linda Chase. A polícia do condado de Jackson encontrou o corpo de Zigler em uma cadeira da sala de estar na semana passada.

 

Autoridades acreditam que o homem tenha morrido de causas naturais aos 67 anos em dezembro de 2010, mas a mulher disse que foi em dezembro do ano passado. A idosa afirmou que não havia mau cheiro.

 

Linda Chase não foi presa, mas está sendo investigada por suspeita de fraude financeira. Ela admite que pegou cheques de benefícios do namorado após a morte dele. "Eu provavelmente vou para a prisão", disse a mulher. "Eu disse a eles a verdade. Não menti em relação a isso", afirmou.

 

Autoridades acreditam que a investigação levará tempo. "É um caso bizarro. Não há outro jeito de descrevê-lo", disse Mark Blumer, promotor do condado de Jackson.

 

O filho de Charles Zigler, Wally Zigler, 48 anos, disse que o pai trabalhava em uma loja de máquinas e recebia seguro social, cheques de pensão e benefícios de veterano militar. Ele afirmou que tentou ver o pai, mas Linda Chase não o deixou entrar na casa. "Não foi certo deixá-lo lá daquele jeito", disse Wally Zigler.

 

Com informações do Daily Mail via Tribuna 

comentários[3]

9

ago
2012

Na China médicos retiram aranha viva do ouvido de mulher

 

 

Uma mulher  na China teve que passar por um procedimento para a retirada de uma aranha viva de dentro do canal auditivo, relata o "Huffington Post".

 

A paciente foi ao hospital com queixa de coceira em seu ouvido esquerdo e os médicos verificaram que uma pequena aranha viva estava dentro do ouvido.

 


O temor dos profissionais é que o animal entrasse mais fundo no ouvido ou mordesse a mulher na tentativa de retirá-lo.Eles despejaram uma solução no local para afugentá-lo, o que fez o bicho sair. Acredita-se que a aranha se alojou lá enquanto ela dormia e tenha morado no canal ali por até cinco dias.

Fonte: O Dia

comentários[1]

12

jul
2012

Mulher come pedras para se sentir melhor

 

Teresa Widener, de 45 anos, sofre de um transtorno conhecido como alotriofagia, que faz as pessoas comerem coisas que não são alimentos. A americana come cerca de 1,3 quilo de pedra todas as semanas, segundo reportagem publicada pelo jornal britânico "Daily Mail".


Ela afirma que as pedras a acalmam, como chocolate costuma funcionar com outras mulheres, e a quantidade que ela come depende da maneira como se sente. Segundo o jornal, ela prefere pedras mais quebradiças na hora de selecionar o que vai comer.


Fonte: Tribuna

 

comentários[2]

11

jul
2012

Casa anti-zumbi nos EUA custa R$ 22 milhões

 

 

 

Fenômeno renascido na cultura pop, as histórias de zumbi voltaram a figurar no imaginário das pessoas na última década e ganharam força com os jogos de video game como os da série Resident Evil, que posteriormente ganharam as telas de cinema, os quadrinhos também deram sua contribuição em títulos como The Walking Dead que, transportadas para a TV, acabou se tornando uma das séries mais assistidas no mundo após a adaptação da americana AMC.

 

Fenômeno nas redes sociais, internautas tomados por uma paranóia coletiva da possibilidade de um apocalipse zumbi, onde a humanidade seria dizimada por um vírus (ou qualquer coisa do gênero que transformaria todos em carnes podres ambulantes devoradora de seres ainda vivos) e obrigando os vivos a se tornar sobreviventes em um novo mundo pós-apocalíptico, resolveram listar os locais mais seguros para a sobrevivência.


De acordo com o Site Realtor.com, essa (foto) mansão localizada em Miami nos EUA e avaliada em US$ 10,9 (R$ 22) seria um dos melhores refúgios para evitar esse intruso putrefado que tenta te devorar a todo custo.



No meio de um lago, a única entrada por terra firme se dá por meio de uma ponte, que pode ser levantada. E reza a lenda que zumbi não sabe nadar, será? Concorda que esse é o melhor lugar para estar a salvo de zumbis?

comentários[0]

3

jun
2012

Mulher gasta R$ 87 mil e após 66 dias muda de cor

 

Uma jovem de 24 anos está famosa nos Estados Unidos por um motivo preocupante: ela é obcecada por bronzeamento e chegou a desembolsar o valor equivalente a R$ 87 mil (até agora) para ficar assim, marrom.

 

Trisha Paytas começou sua obsessão por bronzeamento aos 14 anos de idade. Depois de sua mãe tê-la  "zoado" por estar muito branquinha, resolveu dar de presente a filha uma sessão de bronzeamento artificial, como presente de aniversário.

 

Sua paixão contabilizou 66 dias de sua vida gastos em camas de bronzeamento, segundo o tabloide inglês The Sun. O precupante é que ela atingiu metade desse tempo antes mesmo de completar 17 anos, quando ainda era muito mais vulnerável à exposição dos raios ultravioleta.

 

A Dra. Bhertha Tamura, coordenadora do setor de dermatologia do Ambulatório Médico de Especialidades de Heliópolis, em São Paulo, explica que esta compulsão por ter a pele sempre queimada chama-se "tanorexia". "Tan" em inglês, significa bronzear, e dá origem ao termo para este vício que atinge principalmente as mulheres.

 

A médica explica que tanto no bronzeamento natural quanto artificial, estamos nos expondo aos raios que prejudicam a pele. Com tudo, submeter-se à uma sessão artificial é muito mais perigoso:

 

- O principal vilão causador do câncer de pele é o UVB, assim como UVA também é periogoso pois destrói as células da pele em nível profundo. Através da luz artificial, é possível escolher qual tipo de raio será emitido, inclusive aqueles que são bons para tratamento de doenças, por exemplo. No bronzeamento, geralmente é feita uma enorme emissão de raio UVA, que bronzeia mais rápido.  Porém, a exposição à essa quantidade imensa de UVA intensifica esses danos à pele.

 

Apesar de saber de todos os riscos, Trisha diz "Prefiro estar morta bronzeada e bonita do que viver e ser pálida".

 

A Dra. Bherta releva também que existem pessoas que compram medicamentos com objetivo de potencializar o bronzeamento. Os dermatologistas podem receitar vitaminas que ajudam nesse processo, mas sempre com ressalvas: usar protetor solar é indispensável, assim como tomar sol em horários que os raios são mais amenos.

 

comentários[1]

3

jun
2012

Com 15 kg, gato obeso faz dieta em busca do peso ideal

 

O gato Bob Esbonja precisa perder uns quilinhos. Para isso, entrou em um programa de emagrecimento para animais. Segundo o jornal "The Sun", o felino tem 15 quilos, e é o mais gordo do mundo. Ele é tão grande, que não consegue se limpar e tem sérias dificuldades para caminhar.

 

Kendra Mara, diretora do abrigo onde Bob Esponja está fazendo dieta, disse que o gato não passa despercebido por lá.

 

 

"Nós abrimos a porta e 15 pessoas pararam para olhar para ele. É o maior felino que já vimos", garante ela.

 

No início de maio, Meow, um gato de 18 quilos, morreu em um abrigo em Santa Fé, no Novo México. Ele fazia dieta especial para chegar aos 4,5 quilos, peso ideal. Mas não sobreviveu às complicações provocadas pela obesidade.

comentários[4]

18

mai
2012

Cabeça de bebê é arrancada em parto em Aracaju (SE)

 

Mãe diz que ouviu um 'estalo' e questionou os médicos sobre o estado de saúde da criança

 

Maria Alcilne Vieira Amorin deu a luz, na última terça-feira (15), no Hospital e Maternidade Santa Isabel, em Aracajú (SE), e acusa o local de negligência médica. Durante o parto, a cabeça de seu filho teria sido arrancada.

 

A moça deu entrada na maternidade no dia anterior (segunda-feira,14) com fortes dores. Ela foi levada pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), após a bolsa d'água se romper. Quando chegou no local, foi encaminhada para a sala de parto.

 

Segundo Maria Alcine, a equipe médica sugeriu um parto natural. Durante horas, ela tentou ter a criança. A jovem conta que pelo menos cinco médicos trabalharam no parto e chegaram a discutir sobre os procedimentos que deveriam ser tomados. Ela com que, em um determinado momento, ouviu apenas um 'estalo' e questionou os médicos sobre o estado de saúde da criança.

 

Nesse momento, ela perguntou se o filho estava morto e teria recebido a resposta positiva de um dos médicos.  A mulher conta que, às pressas, foi levada para o centro cirúrgico e passou por uma cesariana, para retirar o restante do corpo da criança.

 

%u2014 Eu senti uma coisa saindo de dentro de mim, mas era muito pequeno. Depois me dei conta que era apenas a cabeça e o restante do corpo ficou dentro de mim.

 

A jovem recebeu alta na quarta-feira (16) e diz que, até o momento, ainda não viu o corpo do filho. O cadáver está no necrotério e deve ser enterrado nesta quinta-feira (17), caso seja liberado. Maria afirma ter tido uma gestação normal e feito corretamente todo o pré-natal.

 

Ela diz que irá denunciar o caso ao Ministério Público e que espera justiça. Maria é mãe de outras três crianças.

 

A direção do hospital marcou uma entrevista coletiva para esta quinta-feira (17) para esclarecer os fatos. Uma sindicância já foi aberta para apurar o caso. O hospital adiantou que a cabeça só foi degolada porque a criança já estava morta e apresentava um problema no ombro.

 

Fonte: Tribuna

comentários[3]

Clima Tempo