Portal da Educao Adventista

*Professor Genivaldo *

8

fev
2014

Eu voltei

 

Olá galera!

Depois de umas férias estamos de volta. Vamos fazer desse espaço um grande fórum nesse ano.

Um bom 2014 para todos.

comentários[0]

31

dez
2012

Como encarar um novo ano?

Jesus Tem as Chaves


Estas são as palavras dAquele que é santo e verdadeiro, que tem a chave de Davi. O que Ele abre ninguém pode fechar, e o que Ele fecha ninguém pode abrir. Apocalipse 3:7


A poucas horas do fim do ano, caem bem as palavras de Fernando Pessoa, quando diz:


"De tudo ficam três coisas: / A certeza de que estamos sempre começando, / A certeza de que precisamos continuar, / A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar. / Portanto, devemos fazer da interrupção um caminho novo, / Da queda, um passo de dança, do medo uma escada, / Do sonho uma ponte, da procura um encontro."


Sem dúvida, ao olhar para trás, temos um sentimento de gratidão por tudo de bom que aconteceu conosco. As vitórias conseguidas sozinho ou em família. Coisas que não dá para descrever, mas que foram sentidas e experimentadas.


Nesta época do ano, nossa fragilidade humana e nossa transitoriedade são acentuadas. Sabendo disso e de nosso temor pelas consequências de um mal feito, ou da incerteza do futuro, Jesus nos diz: "Eu fecho e ninguém abre, abro e ninguém fecha."


Ele está dizendo: Vou fechar. Nada de mágoa, nem de ficar voltando o DVD de sua vida para rever o que não foi bom e se lamentar de novo. Esqueça o que se foi. Eu já perdoei e joguei fora o código de entrada. Você não tem mais acesso. Ele diz: "Aspergirei água pura sobre vocês e ficarão puros" (Ez 36:25).


Mas Jesus também diz com Sua soberania: "Eu abro e ninguém fechará." Talvez você que está lendo este devocional esteja aguardando a transição de 31 de dezembro para 1º de janeiro para Deus começar a agir. Como se Ele tivesse engatilhado milhões de pedidos que serão acionados no primeiro minuto de 2013.


Acredite: agora mesmo Ele está Se movimentando. Primeiro fechando, tirando do alcance da nossa vista o que podia ter sido e não foi: desapontamentos, amargura e erros que cometemos. Em segundo lugar, Ele também diz: "Vejam, estou fazendo uma coisa nova! [...] Até no deserto vou abrir um caminho e riachos no ermo" (Is 43:19).


Pense agora em alguma coisa importante para o seu futuro: saúde, emprego, entrar na universidade, passar num concurso, encontrar um companheiro para a vida... Para qual dessas coisas gostaria de ver Jesus abrindo uma porta? Por que não Lhe confiar nossos sonhos e planos?

 

Adaptado da meditação matinal 2012 - CPB

comentários[0]

29

dez
2012

Seja bem vindo 2013

 

Mais um ano está chegando ao fim.

 

Quero desejar a todos leitores do blog muita Paz, Saúde e Prosperidade. Mas, o mais importante é que tenham a companhia de Deus no novo ano que se aproxima.

 

Medite neste verso e assista o clipe musical que enfatizam a nossa necessidade de Deus.

 

"mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam bem alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam". Isaías 40:31

mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam bem alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.
Isaías 40:31

 

Feliz 2013 para todos.

 

 

 

 

 

 

comentários[0

comentários[0]

24

dez
2012

Para reflexão:Natal sem Cristo

 

     

Planeta sem órbita, cântico emudecido, trilho na areia que a onda apaga - eis o Natal sem Cristo. Não se pode separar da ideia de Natal a alegria da mensagem cristã. Vivemos a revivescência de Sodoma e Gomorra, experimentamos a incredulidade dos dias de Noé - casamo-nos e damo-nos em casamento, folgamos e sorrimos, comemos e bebemos, corremos para o NADA entre nuvens de poeiras atômicas.

 

Natal passou a ser pretexto para mais uma festa, para mais um piquenique, para mais uma oportunidade de enviar um cartão amável à criatura amada, para mais um momento de convívio com os filhos.

 

Natal é árvore, o comércio aberto até mais tarde, dezenas de velhinhos de roupas vermelhas e barbas brancas distribuindo sorrisos forçados e "volantes" de propaganda, bailes onde a penumbra acaricia, banquetes onde a champanha espouca e o leitão assado reina coroado de limões.

 

E a mensagem de anjos? Que foi feito daquele coro celestial que proclamava glória a Deus nas alturas e paz na Terra aos homens de boa vontade? Paz na Terra!

 

Chega o Natal com sinos e música de órgão. E o menino Jesus onde está? Abandonado nos presépios mercantilistas: "pague vinte reais para ver o menino Jesus que se move na manjedoura!"

 

Vivemos a era do Natal sem Cristo. A última coisa que se pensa nestes dias de festa é na doutrina de amor que Jesus pregou e pela qual morreu na cruz.

 

Meu Natal não será apenas pretexto para cumprimentar uns quantos amigos, para comprar uns quantos brinquedos, para banquetes e festas. Meu Natal será de oração e cântico, de amor cristão e paz.

 

Não há Natal sem Cristo! Não há paz sem Jesus! Não há boa vontade entre os homens sem submissão ao Evangelho. Papai Noel, árvore verde, cartão postal, banquete e presente é festa. Natal é Cristo, exclusivamente Cristo nascido, crucificado e ressuscitado para me salvar!

 

(Escrito por Gióia Jr) Fonte: NT

comentários[2]

23

dez
2012

Temperaturas mais baixas ajudam a dormir melhor?

 

dormir

Evitar cafeína, fixar um horário e beber um copo de leite morno são dicas comuns para uma boa noite de sono. Mas a temperatura correta do quarto também pode ser um papel crucial.

 

Estudos descobriram que em geral, uma temperatura ideal para dormir é relativamente fria, por volta de 15 a 20°C. Para alguns, temperaturas que caem muito abaixo ou acima dessa faixa podem causar insônia.


Temperaturas nessa faixa facilitam a redução da temperatura central do corpo, iniciando a sonolência. Um número crescente de estudos tem descoberto que a regulação na temperatura desempenha um papel importante em muitos casos de insônia crônica. Pesquisadores mostraram, por exemplo, que insones antes de irem para cama, tendem a ter um centro da temperatura do corpo mais aquecido do que uma pessoa que dorme normalmente. Isso leva ao aumento da excitação e força a pessoa a adormecer como se o corpo tentasse restaurar o termostato interno.

 

Para pessoas que dormem normalmente, a queda da temperatura central é marcada por um aumento na temperatura das mãos e dos pés, como os vasos sanguíneos dilatam, levam o corpo a irradiar calor. Estudos mostram que para quem tem problemas de sono, um quarto frio e uma bolsa de água quente nos pés podem dilatar os vasos sanguíneos, estimulando o termostato interno.


CONCLUSÃO


Um quarto levemente frio e uma temperatura central mais baixa podem ser ótimos para dormir. [NY Times]

comentários[5]

31

dez
2011

Você vai comemorar a virada do ano na hora certa?

 

Feliz 2012.

 

Eu e a minha família já nos confraternizamos na virada do ano. Não, não estou na Austrália ou Japão, nem em outro país, onde, de acordo com o movimento da Terra o novo ano já começou. Estou em Blumenau (SC). E, aqui e em todo o Brasil, já estamos vivendo o novo ano.

 

Você deve estar pensando: esse cara está doido, ainda não soou as doze badaladas da meia noite. Pois é, não é apenas a minha família que comemorou a passagem do ano, muitas outras também. Nós seguimos o relógio da natureza que foi instituído por Deus, ou seja, o dia começa na parte escura com o por do Sol, veja esses versos:

 

"No princípio Deus criou os céus e a terra. Gênesis 1:1

 

Deus chamou à luz dia, e às trevas chamou noite. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o primeiro dia. Gênesis 1:5

 

Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o segundo dia. Gênesis 1:8

 

Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o terceiro dia. Gênesis 1:13"

 

Assim sucessivamente. Portanto o por do sol aqui em Blumenau foi às 20:13 h, em São Paulo às 19:56...

 

E tem mais, se você mora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste ou no estado da Bahia, está em vigor o horário de verão. Lembrou. Os relógios foram adiantados em uma hora. Portanto, se for para seguir o relógio oficial, a meia noite nessas regiões ainda será 23 horas. Por isso procuro fazer a vontade de Deus e seguir o seu horário que não sofre alterações.

 

Apesar dessa "controvérsia" Feliz Ano Novo para você e sua família.

 

Que em 2012 Deus possa ser a prioridade em sua vida.

comentários[0]

31

dez
2011

Feliz 2012 para os que esperam no Senhor

 

Mais um ano está chegando ao fim.

 

Quero desejar a todos leitores do blog muita Paz, Saúde e Prosperidade. Mas, o mais importante é que tenham a companhia de Deus no novo ano que se aproxima.

 

Medite neste verso e assista o clipe musical que enfatizam a nossa necessidade de Deus.

 

"mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam bem alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam". Isaías 40:31

mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam bem alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.
Isaías 40:31

 

Feliz 2012 para todos.

 

 

 

comentários[0]

19

nov
2011

Internet pode viciar tanto quanto o cigarro.

Um estudo realizado pela Inglaterra constatou que a internet vicia tanto quanto o cigarro e o álcool.

Os cientistas estudaram internautas do Reino Unido. Mil pessoas foram ouvidas. Indivíduos na faixa entre 18 e 65 anos disseram que se sentem solitários quando não podem acessar o email ou enviar mensagens de texto. Apenas 23% confessaram se sentir mais livres longe da telinha.

Outro estudo também comprovou que o vício na internet faz os aficionados preferirem trocar um cafezinho pelo computador no horário de trabalho. A pesquisa constatou que o acesso à internet sem ser com intuito profissional aumentou 93%.

A escala de preferência é: em primeiro lugar vem acessos a sites de notícias; em segundo acesso a emails pessoais; em terceiro a consultas de bancos e por fim, sites de compras. Entre os funcionários, os sites pornográficos estão entre a preferência dos homens.


Fonte:
Lake Villas

comentários[2]

18

nov
2011

Segurança das fechaduras e chaves


Como os fabricantes criam fechaduras que só podem ser abertas por uma única chave?


É por causa da enorme variedade de combinações que os "dentes" das chaves permitem - é o que os chaveiros chamam de "segredo" da chave. Cada "segredo" corresponde, entre outros fatores, a uma altura específica de cada dente da chave e riscos laterais. Isso tudo misturado resulta em milhares de possibilidades de combinações - cada uma delas vai liberar apenas uma única fechadura, que possuirá pinos de segurança de um tamanho específico, destravados apenas pelos dentes da chave certa.


Claro que esse sistema não é infalível: aquela história de abrir fechaduras com grampos, como nos filmes, pode acontecer, sim. Mas o candidato a arrombador precisa ter muita habilidade: o grampo deve ser colocado aos poucos, encostando em pino por pino e destravando cada um deles na fechadura.


Outro problema ocorre quando a fechadura está gasta e os pinos de segurança já não funcionam direito. Nesse caso, várias chaves diferentes podem abrir a tranca. Por isso, vale trocar a fechadura de tempos em tempos.

comentários[0]

16

nov
2011

Palavras importadas


"Por que algumas palavras importadas do inglês, como 'shopping', não são escritas segundo o padrão ortográfico do português?" Carlos Alberto Faraco, do Departamento de Linguística da Universidade Federal do Paraná, responde.


Palavras importadas

A regra diz que as palavras importadas de outras línguas devem receber uma grafia aportuguesada, mas, na prática, muitas mantêm a forma gráfica de origem, prevalecendo, nesses casos, o costume e uso popular. (foto: Carla Almeida)


Em princípio, as palavras importadas de outras línguas devem receber uma grafia aportuguesada, ou seja, devem seguir o que dispõe o Formulário Ortográfico da Língua Portuguesa, que hoje está consolidado no texto do Acordo Ortográfico de 1990, em vigor no Brasil desde 01/01/2009.


No entanto, esse princípio não é absoluto, porque, na fixação da ortografia da língua, fazemos também concessão ao costume. Se, pelo uso, prevalecer a forma gráfica de origem, não a aportuguesamos. Assim, mantemos pizza e carpaccio, na ortografia italiana; affaire e gourmet, na francesa; kitsch e blitz, na alemã; corpus e habitat, na latina; paella e pasodoble, na espanhola etc.


Entram nessa categoria alguns empréstimos do inglês, como show, bacon, shopping e slogan. Essa concessão ao costume é doutrina antiga na fixação da ortografia de uma língua.


Parece que acabamos preferindo a forma original sempre que a aportuguesada causa muito estranhamento visual.

Fernão de Oliveira (1507-1581), nosso primeiro gramático, já dizia, no século 16, que, em matéria ortográfica, "o costume vale muito". Seguia nisso o famoso mestre latino Marcus Fabius Quintilianus (35 d.C. - 95 d.C.), que, em seu livro Institutio oratoria, escrito no ano 95 da nossa era, mostrava como a ortografia é também serva do uso.


É difícil prever que palavras manterão, pelo costume, sua forma gráfica de origem. Serão poucas, em todo caso. Parece que acabamos preferindo a forma original sempre que a aportuguesada causa muito estranhamento visual (píteça ou pizza? shopping ou chópin?).

Carlos Alberto Faraco
Departamento de Lingüística
Universidade Federal do Paraná

comentários[1]

4

nov
2011

Por que o pão velho fica duro e biscoito, mole?


A massa do pão é composta basicamente de farinha de trigo - além de água, fermento e sal. A farinha, por sua vez, apresenta dois componentes principais: as proteínas e o amido. Acontece que, antes do cozimento da massa, as moléculas do amido encontram-se organizadas em estruturas granulares, nas quais a água não penetra.

Com o aquecimento, porém, essa estrutura se rompe e as moléculas de amido se combinam com a água liberada pelas proteínas coaguladas pelo calor, formando uma espécie de gel.

Assim que o pão começa a esfriar, as moléculas de amido se reorganizam, liberando água e formando uma estrutura rígida, que provoca o endurecimento do pão.



Isso não acontece com a bolacha por três motivos.

Primeiro, a quantidade de farinha que entra em sua composição é bem menor.

Além disso, a gordura da massa do biscoito se liga com as moléculas de amido, evitando que elas se reorganizem e endureçam.

O biscoito também fica mole porque sua massa é muito seca e, em contato com o ar, acaba absorvendo a umidade.


Fonte: Mundo Estranho

comentários[0]

3

nov
2011

Internet pode viciar tanto quanto o cigarro.


Um estudo realizado pela Inglaterra constatou que a internet vicia tanto quanto o cigarro e o álcool.

Os cientistas estudaram internautas do Reino Unido. Mil pessoas foram ouvidas. Indivíduos na faixa entre 18 e 65 anos disseram que se sentem solitários quando não podem acessar o email ou enviar mensagens de texto. Apenas 23% confessaram se sentir mais livres longe da telinha.

Outro estudo também comprovou que o vício na internet faz os aficionados preferirem trocar um cafezinho pelo computador no horário de trabalho. A pesquisa constatou que o acesso à internet sem ser com intuito profissional aumentou 93%.

A escala de preferência é: em primeiro lugar vem acessos a sites de notícias; em segundo acesso a emails pessoais; em terceiro a consultas de bancos e por fim, sites de compras. Entre os funcionários, os sites pornográficos estão entre a preferência dos homens.


Fonte:
Bem Estar

comentários[0]

Clima Tempo