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*Profª Ritíssima *

29

ago
2012

Ficha

Colégio Adventista Guarapuava

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


comentários[26]

28

ago
2012

Lista de exercícios Terceirão

Pessoal, coforme combinado, essa lista é para o dia 06/09... depois é s ó alegria!

 

Exercícios de fixação  - Processo de formação de palavras

 

image

 

01. Correlacione:

1. Composição por Justaposição

2. Composição por Aglutinação

 

01. (  ) pau-de-arara

02. (  ) planalto

03. (  ) arco-íris

04. (  ) vaivém

05. (  ) mestre-sala

06. (  ) vinagre

07. (  ) couve-flor

08. (  ) passatempo

09. (  ) auriverde

10. (  ) pernalta

11. (  ) guarda-marinha

12. (  ) pernilongo

13. (  ) pontapé

14. (  ) caneta-tinteiro

15. (  ) agrícola

 

02. Correlacione as derivações, sendo:

1. Prefixal

2. Sufixal

3. Prefixal e Sufixal

4. Parassintética

 

01. (  ) transpor

02. (  ) sufixal

03. (  ) endurecer

04. (  ) malandragem

05. (  ) bilabial

06. (  ) entardecer

07. (  ) estupidez

08. (  ) abster

09. (  ) adjunto

10. (  ) tristeza

11. (  ) fervoroso

12. (  ) enforcar

13. (  ) deslealdade

14. (  ) romano

15. (  ) desigualdade

 

03. Correlacione:

1. Regressão ou Derivação Regressiva

2. Conversão ou Derivação Imprópria

3. Reduplicação

4. Abreviação

5. Hibridismo

 

01. (  ) grito

02. (  ) pneu

03. (  ) sociologia

04. (  ) o não

05. (  ) dança

06. (  ) goiabeira

07. (  ) combate

08. (  ) Vavá

09. (  ) bicicleta

10. (  ) canto

11. (  ) o como

12. (  ) tico-tico

13. (  ) foto

14. (  ) Flu

15. (  ) automóvel

 

Mais exercícios... vamos !

 

Exercícios de Formação de Palavras II

 

1. O sufixo destacado em "organizador" tem o mesmo valor semântico que o presente em:

a) confidência;

b) outonal;

c) pedinte;

d) refeitório;

e) brasileiro

 

2. Aalternativa em que todos os sufixos têm, fundamentalmente, o mesmo valor que o sufixo presente no substantivo percursionista é:

a) barbeiro, bancário, cantor;

b) estudante, formigueiro, vestiário;

c) jogador, noticiário, pedinte.

d) cinzeiro, poetastro, colaborador;

e) operário, fazendeiro, budismo;

 

3. Assinale a série de vocábulos em que todos os sufixos exprimem noção de qualidade:

a) sensibilidade - delicadeza - docemente

b) decoração - bronzeado - selvagem

c) franqueza - doçura - ferocidade

d) sentimento - rapidamente - majestosa

e) dourado - vegetação - beleza

 

4. Assinale o vocábulo cujo prefixo é semanticamente diferente do de "intocável":

a) afônico

b) ilegal

c) desconfortável

d) anônimo

e)imigrante

 

5. Aponte a opção em que aparece o mesmo prefixo existente na palavra "impunidade", tendo ele o mesmo significado:

a) inevitável

b) invadindo

c) influência

d) inicialmente

e) incluindo

 

6. Numero a coluna da direita, relacionando-a com a da esquerda, pelo significado do prefixo. A seguir, assinale a resposta correta:

1) desesperança   (  ) repetição

2) contramarcha  (   ) oposição

3) redobra            (   ) privação, negação

4) influir                    (   ) passar além de

5) translúcido      (   ) movimento para dentro

 

a) 3-5-2-1-4

b) 2-3-4-5-1

c) 3-2-1-5-4

d) 4-3-2-1-5

e) 5-4-3-1-2

 

7. Assinale a opção em que os prefixos têm o mesmo significado:

a) contradizer - antídoto

b) desfolhar - epiderme

c) decapitar - homicídio

d) supercílio - acéfalo

e) semimorto - perianto.

 

8. Assinale o par de vocábulos cujos sufixos apresentam valor semântico idêntico ao dos sufixos de "empreendedor" e "riqueza", respectivamente.

a) estudante / ancaradouro

b) dormitório / inabilidade

c) brasileiro / folhagem

d) professor / artista

e) faxineiro / doçura

 

9. Considerando o valor dos sufixos, assinale o par de vocábulos que guardam entre si a mesma relação semântica existente entre "elaborar" /  "elaboração".

a) criar / criativo.

b) navegar / navegante

c) lavar/ lavatório

d) cobrar / cobrança

e) quebrar / quebradiço

 

10. Assinale a opção em que se caracterizou erroneamente o elemento mórfico em destaque.

a) Ameaçam - M - desinência número-pessoal

b) Seja - A - desinência modo-temporal

c) Maneira - A - desinência de gênero.

d) Informe - IN - prefixo.

e) Pode - E - vogal temática.

 

11. Assinale o vocábulo cujo elemento mórfico destacado não corresponde à classificação do "a" de "pequena".

a) perfumados

b) violenta

c) louca

d) criança

e) formosa

 

12. Na palavra "espantoso", o sufixo OSO acrescenta ao radical o valor semântica de aquilo que prova ou produz. Assinale a palavra cujo sufixo tem este mesmo significado:

a) apetitoso

b) medroso

c) venenoso

d) vaidoso

e) gostoso

 

13.  Assinalar a alternativa que registro a palavra que tem sufixo formador de advérbio:

a) Desesperança

b) Pessimismo

c) Empobrecimento

d) Extremamente

e) Sociedade

 

14. Assinalar a alternativa em que a primeira palavra apresenta sufixo formador de advérbio e, a segunda, sufixo formador de substantivo:

a) Perfeitamente - varrendo

b) Provavelmente - erro

c) Lentamente - explicação

d) Atrevimento - ignorância

e) Proveniente - furtado

 

15. Assinale a opção em que há erro na identificação do processo de formação de palavra em destaque:

a) semeador - derivação sufixal

b) inimiga - derivação prefixal

c) funerária - hibridismo

d) enterro - derivação regressiva

e) turma-moenda - composição por justaposição

 

16. Dentre as palavras abaixo, assinale a única que destoa das demais quanto ao seu processo de formação:

 

a) dose

b) força

c) marca

d) alegria

e) sonho

 

Agora, mais um pouco...

 

1. Indique a opção em que foram utilizados processos de formação de palavras idênticos aos dos vocábulos plenilúncio / burocracia:
a) vaivém / saca-rolhas;
b) surdo-mudo / corre-corre;
c) aguardente / alcoômetro;
d) vaivém / automóvel;
e) planalto / vinagre.

 

2.Assinale a opção onde se indica erroneamente o processo de formação:
a) encontrável: derivação sufixal;
b) inesperado: derivação prefixal;
c) emudecer: derivação sufixal;
d) inaudível: derivação prefixal;
e) canto: derivação regressiva.

 

3.Assinale o vocábulo que apresenta o mesmo processo de formação de yaga-lume:
a) descobriu; 
b) lembrança;
c) encantamento;
d) doçura;
e) fios-de-ovos.

 

4. Numere as palavras da primeira coluna conforme os processos de formação numerados à direita. Em seguida, marque a alternativa que corresponde à seqüência numérica encontrada:
(  ) outrora                            (1)justaposição
(  ) a caça                             (2) aglutinação
(  ) pontapé                           (3) parassíntese
(  ) planalto                           (4) derivação prefixal
(  ) anoitecer                         (5) derivação regressiva.
(  ) transcontinental

 

a) 4, 5, 2, 1, 4, 3; 
b) 2, 3, 1, 2, 3, 4;  
c) 1, 5, 2, 1, 4, 3;
d) 1, 5, 2, 1, 3, 4;
e) 2, 5, 1, 2, 3, 4.

 

5. Assinale o par de vocábulos cujos prefixos possuem valor locativo, indicando, respectivamente, as idéias de por cima e por baixo.
a) hipertrofia / hipotensão;
b) hipérbole / perímetro;
c) exotérmico / hemisférico;
d) epiderme / prólogo;
e) introduzir / decrescer.

 

6. Observe, nos vocábulos que se seguem, que o mesmo sufixo pode ser escrito de formas diferentes: com c (aplicação), s (expansão) e ss (intromissão). Assinale a serie em que um dos substantivos apresenta o sufixo grafado de modo incorreto
a) rendição, presunção, fixação;
b) discussão, excessão, admissão.
c) diversão, compreensão, distensão;
d) paralisação, pulsação, cassação;
e) submissão, sucessão, concessão.

 

7. Assinale a opção em que todos os verbos formam substantivos designativos da ação ou do resultado dela por meio de sufixos distintos entre si:
a) apreender, pressintir, converter;
b) descrever, crer, dedicar;
c) confessar, lembrar, transmitir;
d) suprimir, esquecer, tolerar
e) iniciar, prever, aceitar.

 

8. Assinale o par de vocábulos cujos sufixos possuem valor semântico idêntico ao dos sufixos de brasileiro e escureza, respectivamente:
a) espanhol / mansidão;
b) laranjeira / honradez;
c) cearense / dentista;
d) budismo / venenoso;
e) francês / leitura.


9. Assinale o par de vocábulos cujos sufixos possuem valor semântico idêntico ao dos sufixos de brasileiro e altura, respectivamente:
a) budismo / leitura;
b) espanhol / beleza;
c) paraense / dentista;
d) coqueiro / formatura;
e) sulista / nomeação.

 

10. Assinale o vocábulo cujo sufixo traduz a mesma idéia que o sufixo de bebedouro:
a) duradouro; 
b) inibitório;
c) satisfatório;
d) vindouro;
e) dormitório.


 Já estamos quase acabando, Terceirão!

 

1. (IBGE) Assinale a opção em que todas as palavras se formam pelo mesmo
      processo:
      a) ajoelhar / antebraço / assinatura
      b) atraso / embarque / pesca
      c) o jota / o sim / o tropeço
      d) entrega / estupidez / sobreviver
      e) antepor / exportação / sanguessuga
    
 2. (BB) A palavra "aguardente" formou-se por:
      a) hibridismo     d) parassíntese
      b) aglutinação     e) derivação regressiva
      c) justaposição
     
3. (AMAN) Que item contém somente palavras formadas por justaposição?
      a) desagradável - complemente
      b) vaga-lume - pé-de-cabra
      c) encruzilhada - estremeceu
      d) supersticiosa - valiosas
      e) desatarraxou - estremeceu
     
4. (UE-PR) "Sarampo" é:
      a) forma primitiva
      b) formado por derivação parassintética
      c) formado por derivação regressiva
      d) formado por derivação imprópria
      e) formado por onomatopéia
     
5. (EPCAR) Numere as palavras da primeira coluna conforme os processos de formação numerados à direita. Em seguida, marque a alternativa que corresponde à seqüência numérica encontrada:
      ( ) aguardente     1) justaposição
      ( ) casamento     2) aglutinação
      ( ) portuário         3) parassíntese
      ( ) pontapé         4) derivação sufixal
      ( ) os contras     5) derivação imprópria
      ( ) submarino     6) derivação prefixal
      ( ) hipótese
      a) 1, 4, 3, 2, 5, 6, 1         d) 2, 3, 4, 1, 5, 3, 6
      b) 4, 1, 4, 1, 5, 3, 6         e) 2, 4, 4, 1, 5, 3, 6
      c) 1, 4, 4, 1, 5, 6, 6
     
6. (CESGRANRIO) Indique a palavra que foge ao processo de formação de chapechape:
      a) zunzum         d) tlim-tlim
      b) reco-reco        e) vivido
      c) toque-toque
    
 7. (UF-MG) Em que alternativa a palavra sublinhada resulta de derivação imprópria?
      Às sete horas da manhã começou o trabalho principal: a votação.
      Pereirinha estava mesmo com a razão. Sigilo... Voto secreto ... Bobagens, bobagens!
      Sem radical reforma da lei eleitoral, as eleições continuariam sendo uma farsa!
      Não chegaram a trocar um isto de prosa, e se entenderam.
      Dr. Osmírio andaria desorientado, senão bufando de raiva.
    
 8. (AMAN) Assinale a série de palavras em que todas são formadas por parassíntese:
      a) acorrentar, esburacar, despedaçar, amanhecer
      b) solução, passional, corrupção, visionário
      c) enrijecer, deslealdade, tortura, vidente
      d) biografia, macróbio, bibliografia, asteróide
      e) acromatismo, hidrogênio, litografar, idiotismo
     
9. (FFCL SANTO ANDRÉ) As palavras couve-flor, planalto e aguardente são formadas por:
      a) derivação         d) composição
      b) onomatopéia     e) prefixação
      c) hibridismo
     
10. (FUVEST) Assinale a alternativa em que uma das palavras não é formada por prefixação:
      a) readquirir, predestinado, propor d) irrestrito, antípoda, prever
      b) irregular, amoral, demover e) dever, deter, antever
      c) remeter, conter, antegozar
     
11. (LONDRINA-PR) A palavra resgate é formada por derivação:
      a) prefixal         d) parassintética
      b) sufixal         e) imprópria
      c) regressiva
     
12. (CESGRANRIO) Assinale a opção em que nem todas as palavras são de um mesmo radical:
      a) noite, anoitecer, noitada     d) festa, festeiro, festejar
      b) luz, luzeiro, alumiar     e) riqueza, ricaço, enriquecer
      c) incrível, crente, crer
     
13. (SANTA CASA) Em qual dos exemplos abaixo está presente um caso de derivação parassintética?
      a) Lá vem ele, vitorioso do combate.
      b) Ora, vá plantar batatas!
      c) Começou o ataque.
      d) Assustado, continuou a se distanciar do animal.
      e) Não vou mais me entristecer, vou é cantar.
     
14. (UF-MG) Em todas as frases, o termo grifado exemplifica corretamente o processo de formação de palavras indicado, exceto em:
      a) derivação parassintética - Onde se viu perversidade semelhante?
      b) derivação prefixal - Não senhor, não procedi nem percorri.
      c) derivação regressiva - Preciso falar-lhe amanhã, sem falta.
      d) derivação sufixal - As moças me achavam maçador, evidentemente.
      e) derivação imprópria - Minava um apetite surdo pelo jantar.
     
15. (UF-MG) Em "O girassol da vida e o passatempo do tempo que passa não brincam nos lagos da lua", há, respectivamente:
      a) um elemento formado por aglutinação e outro por justaposição
      b) um elemento formado por justaposição e outro por aglutinação
      c) dois elementos formados por justaposição
      d) dois elementos formados por aglutinação
      e) n.d.a


16. (UF-SC) Aponte a alternativa cujas palavras são respectivamente formadas por justaposição, aglutinação e parassíntese:
      a) varapau - girassol - enfaixar
      b) pontapé - anoitecer - ajoelhar
      c) maldizer - petróleo - embora
      d) vaivém - pontiagudo - enfurece
      e) penugem - plenilúdio - despedaça
     
17. (UF SÃO CARLOS) Considerando-se os vocábulos seguintes, assinalar a alternativa que indica os pares de derivação regressiva, derivação imprópria e derivação sufixal, precisamente nesta ordem:
      embarque
      histórico
      cruzes!
      porquê
      fala
      sombrio
      a) 2-5, 1-4, 3-6     d) 2-3, 5-6, 1-4
      b) 1-4, 2-5, 3-6     e) 3-6, 2-5, 1-4
      c) 1-5, 3-4, 2-6
     
18. (VUNESP) Em "... gordos irlandeses de rosto vermelho..." e "... deixa entrever o princípio de uma tatuagem.", os termos grifados são formados, respectivamente, a partir de processos de:
      a) derivação prefixal e derivação sufixal
      b) composição por aglutinação e derivação prefixal
      c) derivação sufixal e composição por justaposição
      d) derivação sufixal e derivação prefixal
      e) derivação parassintética e derivação sufixal
     
19. (FURG-RS) A alternativa em que todas as palavras são formadas pelo mesmo processo de composição é:
      a) passatempo - destemido - subnutrido
      b) pernilongo - pontiagudo - embora
      c) leiteiro - histórico - desgraçado
      d) cabisbaixo - pernalta - vaivém
      e) planalto - aguardente - passatempo
     
20. (UNISINOS) O item em que a palavra não está corretamente classificada quanto ao seu processo de formação é:
      a) ataque - derivação regressiva
      b) fornalha - derivação por sufixação
      c) acorrentar - derivação parassintética
      d) antebraço - derivação prefixal
    
 e) casebre - derivação imprópria
     
21. (FUVEST) Nas palavras: atenuado, televisão, percurso temos, respectivamente, os seguintes processos de formação as palavras:
      a) parassíntese, hibridismo, prefixação
      b) aglutinação, justaposição, sufixação
      c) sufixação, aglutinação, justaposição
      d) justaposição, prefixação, parassíntese
      e) hibridismo, parassíntese, hibridismo
     
22. (UF-UBERLÂNDIA) Em qual dos itens abaixo está presente um caso de derivação parassintética:
      a) operaçãozinha         d) assustadora
      b) conversinha         e) obrigadinho
      c) principalmente
    
 23. (OBJETIVO) "O embarque dos passageiros será feito no aterro". Os dois termos sublinhados representam, respectivamente, casos de:
      a) palavra primitiva e palavra primitiva
      b) conversão e formação regressiva
      c) formação regressiva e conversão
      d) derivação prefixal e palavra primitiva
      e) formação regressiva e formação regressiva
     
24. (UFF-RIO) O vocábulo catedral, do ponto de vista de sua formação é:
      a) primitivo
      b) composto por aglutinação
      c) derivação sufixal
     d) parassintético
     e) derivado regressivo de catedrático

24. (PUC) Assinale a classificação errada do processo de formação indicado:
      a) o porquê - conversão ou derivação imprópria
      b) desleal - derivação prefixal
      c) impedimento - derivação parassintética
      d) anoitecer - derivação parassintética
      e) borboleta - primitivo
    
 25. (UF-PR) A formação do vocábulo sublinhado na expressão "o canto das sereias" é:
      a) composição por justaposição     d) derivação sufixal
      b) derivação regressiva         e) palavra primitiva
      c) derivação prefixal
    
 26. (ES-UBERLÂNDIA) Todos os verbos seguintes são formados por parassíntese (derivação parassintética), exceto:
      a) endireitar d) desvalorizar
      b) atormentar e) soterrar
      c) enlouquecer
     
27. (FUVEST) Assinalar a alternativa em que a primeira palavra apresenta sufixo formador de advérbio e, a segunda, sufixo formador de substantivo:
      a) perfeitamente varrendo d) atrevimento ignorância
      b) provavelmente erro e) proveniente furtado
      c) lentamente explicação
    
 28. (FUVEST) As palavras adivinhar - adivinho e adivinhação - têm a mesma raiz, por isso são cognatas. Assinalar a alternativa em que não ocorrem três cognatos:
      a) alguém - algo - algum
      b) ler, leitura - lição
      c) ensinar - ensino, ensinamento
      d) candura - cândido - incandescência
      e) viver - vida - vidente
    
 29. (FCMSC-SP) As palavras expatriar, amoral, aguardente, são formadas por:
      a) derivação parassintética, prefixal, composição por aglutinação
      b) derivação sufixal, prefixal, composição por aglutinação
      c) derivação prefixal, prefixal, composição por justaposição
      d) derivação parassintética, sufixal, composição por aglutinação
      e) derivação prefixal, prefixal, composição por justaposição
     
30. (MACK) As palavras entardecer, desprestígio e oneroso, são formadas, respectivamente, por:
      a) prefixação, sufixação e parassíntese
      b) sufixação, prefixação e parassíntese
      c) parassíntese, sufixação e prefixação
      d) sufixação, parassíntese e prefixação
      e) parassíntese, prefixação e sufixação
     
31. (FUVEST) Foram formadas pelo mesmo processo as seguintes palavras:
      a) vendavais, naufrágios, polêmicas
      b) descompõem, desempregados, desejava
      c) estendendo, escritório, espírito
      d) quietação, sabonete, nadador
      e) religião, irmão, solidão
     
32. (TRE-ES) Quem possui inveja é:
      a) invejozo d) invejoso
      b) invejeiro e) invejador
      c) invejado
    
 33. (ETF-SP) Assinalar a alternativa que indique corretamente o processo de formação das palavras sem-terra, sertanista e desconhecido:
      composição por justaposição, derivação por sufixação, derivação por prefixação e sufixação
      composição por aglutinação, derivação por sufixação e derivação por parassíntese
      composição por aglutinação, derivação por sufixação e derivação por sufixação
      composição por justaposição, derivação por sufixação e composição por aglutinação
      composição por aglutinação, derivação por sufixação e derivação por prefixação
     
34. (FUVEST) Assinalar a alternativa que registra a palavra que tem o sufixo formador de advérbio:
      a) desesperança         d) extremamente
      b) pessimismo         e) sociedade
      c) empobrecimento
    
35. (CESGRANRIO) Os vocábulos aprimorar e encerrar classificam-se, quanto ao processo de formação de palavras, respectivamente, em:
      a) parassíntese - prefixação
      b) parassíntese - parassíntese
      c) prefixação - parassíntese
      d) sufixação - prefixação e sufixação
      e) prefixação e sufixação - prefixação
     
36. (PUC) Considerando o processo de formação de palavras, relacione a coluna da direita com a da esquerda:
      ( 1 ) derivação imprópria         ( ) desenredo
      ( 2 ) prefixação             ( ) narrador
      ( 3 ) prefixação e sufixação         ( ) infinitamente
      ( 4 ) sufixação             ( ) o voar
      ( 5 ) composição por justaposição     ( ) pão de mel
      a) 3, 4, 2, 5, 1     d) 2, 4, 3, 5, 1
      b) 2, 4, 3, 1, 5     e) 4, 1, 5, 2, 3
      c) 4, 1, 5, 3, 2
    
 37. (ETF-SP) Assinalar a alternativa em que as duas palavras
são formadas por parassíntese:
      a) indisciplinado - desperdiçar
      b) incineração - indescritível
      c) despedaçar - compostagem
      d) endeusado - envergonhar
      e) descamisado - desonestidade

38. (ETF-SP) Assinalar a alternativa correta quanto à formação das seguintes palavras: girassol; destampado; vinagre; irreal.
      a) sufixação; parassíntese; aglutinação; prefixação
      b) justaposição; prefixação e sufixação; aglutinação; prefixação
      c) justaposição; prefixação e sufixação; sufixação; parassíntese
      d) sufixação; parassíntese; derivação regressiva; sufixação
      e) aglutinação; prefixação; aglutinação; justaposição
     
39. (CESGRANRIO) As palavras esquartejar, desculpa e irreconhecível foram formadas, respectivamente, pelos processos de:
      a) sufixação - prefixação - parassíntese
      b) sufixação - derivação regressiva - prefixação
      c) composição por aglutinação - prefixação - sufixação
      d) parassíntese - derivação regressiva - prefixação
      e) parassíntese - derivação imprópria - parassíntese
     
40. (PUC-RJ) A palavra engrossar apresenta o mesmo processo de formação de:
      a) embalançar         d) encobrir
      b) abstrair             e) perfurar
      c) encaixotar

 

 

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24

ago
2012

Atividades 8º ano Acentuação gráfica

Oi, Pessoal do 8º Ano! Algumas atividades para segunda, 27/08. Sere que farão bem feitinho! Vocês são 1000000!

 

 

 

 

Atividades  Acentuação gráfica - 8º ano

1)     Atente-se para o poema em evidência levando em consideração as palavras acentuadas. Em seguida, justifique cada ocorrência, tendo em vista suas particularidades específicas, conforme as regras presentes no caderno:

Pomba tonta, bomba atômica
Tristeza, consolação
Flor puríssima do urânio
Desabrochada no chão
Da cor pálida do hélium
E odor de rádium fatal
Lobélia mineral carnívora
Radiosa rosa radical.
                  Vinícius de Moraes

2)     Analise os vocábulos abaixo agrupando-os de acordo com as regras de acentuação:

África - fóssil - método - possível - pé - coração - álbum - tórax - cajá - armazém - lâmpada

 

 

3)     Referindo-nos aos provérbios em destaque, percebemos que alguns acentos gráficos  foram suprimidos. Recoloque-os quando necessário:

a - O homem que le vale mais.
b - Quem ve cara não ve coraçao. 
c - Depois da tempestade vem a bonança.
d - Há males que vem para o bem.
e - Quem tem boca vai à Roma.

 

4)     (Fac. Med. Itajubá) Os dois vocábulos de cada item devem ser acentuados graficamente, exceto:

a- (     ) hervivoro - ridiculo
b-(    ) logaritmo - bambu
c-(     ) miudo - sacrificio
d-(     ) caranauba - germen
e- (     ) Biblia - hieróglifo

 

5)     Encontram-se, a seguir, alguns páreos de palavras. Sua tarefa consistirá em analisá-los, tendo em vista a posição da sílaba tônica. Separe-as em sílabas e classifique-as  quanto a tonicidade. Feito isso, explique a diferença de sentido existente entre os mesmos.

Camelo

Camelô

anuncio

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Pratica

prática

Distancia

distância

Secretaria

secretária

Sumira

sumirá

Cara

cará

 

 

 

 

 

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22

ago
2012

Atividades com acentuação Gráfica

Pessoal,  é sempre bom praticarmos... Acentuação gráfica! Vamos lá! Só olhe o gabarito após fazer as atividades.

 

 image

80 Questões de Acentuação Gráfica - Exercícios

ACENTUAÇÃO GRÁFICA (GABARITO NO FINAL)

1. (IBGE) Assinale a opção cuja palavra não deve ser acentuada: 
a) Todo ensino deveria ser gratuito.
b) Não ves que eu não tenho tempo?
c) É difícil lidar com pessoas sem carater.
d) Saberias dizer o conteudo da carta?
e) Veranópolis é uma cidade que não para de crescer.

2. (IBGE) Assinale a opção que contém as três, dentre as cinco palavras sublinhadas, que devem receber acento gráfico: 
a) Eles tem de, sozinhos, aparar o pelo do animal e prepara-lo para a exposiçao.
b) A estrategia utilizada pelo jogador pos a rainha em perigo em tempo recorde.
c) Saimos do tribunal mas, por causa do tumulto, não conseguimos a rubrica dos juizes.
d) A quimica vem produzindo novas cores para as industrias de tecido.
e) Eles não veem o apoio que se da a qualquer pessoa que aqui vem pedir ajuda.

3. (EPCAR) Assinale a série em que todos os vocábulos devem receber acento gráfico: 
a) Troia, item, Venus
b) hifen, estrategia, albuns
c) apoio (subst.), reune, faisca
d) nivel, orgão, tupi
e) pode (pret. perf.), obte-las, tabu

4. (BB) Opção correta: 
a) eclípse
b) juíz
c) agôsto
d) saída
e) intúito

5. (BB) "Alem do trem, voces tem onibus, taxis e aviões". 
a) 5 acentos
b) 4 acentos
c) 3 acentos
d) 2 acentos
e) 1 acento

6. (BB) Monossílabo tônico: 
a) o
b) lhe
c) e
d) luz
e) com

7. (BB) Leva acento: 
a) pêso
b) pôde
c) êste
d) tôda
e) cêdo

8. (BB) Não leva acento: 
a) atrai-la
b) supo-la
c) conduzi-la
d) vende-la
e) revista-la

9. (BB) Noite: 
a) hiato
b) ditongo
c) tritongo
d) dígrafo
e) encontro consonantal

10. (UF-PR) Assinale a alternativa em que todos os vocábulos são acentuados por serem oxítonos: 
a) paletó, avô, pajé, café, jiló
b) parabéns, vêm, hífen, saí, oásis
c) você, capilé, Paraná, lápis, régua
d) amém, amável, filó, porém, além
e) caí, aí, ímã, ipê, abricó

11. (ITA) Dadas as palavras: 
1. tung-stê-nio
2. bis-a-vô
3. du-e-lo
Constatamos que a separação silábica está correta: 
a) apenas na palavra nº 1
b) apenas na palavra nº 2
c) apenas na palavra nº 3
d) em todas as palavras
e) n.d.a

12. (OSEC) O plural de tem, dê, vê; é, respectivamente: 
a) têm, dêem, vêm
b) tem, dêem, vêem
c) têm, dêem, vêem
d) têem, dêem, vêm
e) têem, dêem, vêem

13. (FGV-RJ) Assinale a alternativa que completa as frases: 
I - Cada qual faz como melhor lhe ....... .
II - O que ....... estes frascos?
III - Nestes momentos os teóricos ....... os conceitos.
IV - Eles ....... a casa do necessário.
a) convém, contêm, revêem, provêem
b) convém, contém, revêem, provém
c) convém, contém, revêm, provém
d) convêm, contém, revêem, provêem
e) convêm, contêm, revêem, provêem

14. (CESCEM) Sob um ..... de nuvens, atracou no ..... o navio que trazia o ..... . 
a) veu, porto, heroi
b) veu, pôrto, herói
c) véu, pôrto, herói
d) véu, porto, heroi
e) véu, porto, herói

15. (CESGRANRIO) Assinale a opção em que os vocábulos obedecem à mesma regra de acentuação gráfica: 
a) pés, hóspedes
b) sulfúrea, distância
c) fosforescência, provém
d) últimos, terrível
e) satânico, porém

16. (SANTA CASA) As palavras após e órgãos são acentuadas por serem respectivamente: 
a) paroxítona terminada em s e proparoxítona
b) oxítona terminada em o e paroxítona terminada em ditongo
c) proparoxítona e paroxítona terminada em s
d) monossílabo tônico e oxítona terminada em o, seguida de s
e) proparoxítona e proparoxítona

17. (MACK) Indique a alternativa em que nenhuma palavra é acentuada graficamente: 
a) lapis, canoa, abacaxi, jovens
b) ruim, sozinho, aquele, traiu
c) saudade, onix, grau, orquidea
d) voo, legua, assim, tenis
e) flores, açucar, album, virus


18. (CESGRANRIO) Aponte a única série em que pelo menos um vocábulo apresente erro no que diz respeito à acentuação gráfica: 
a) pegada - sinonímia
b) êxodo - aperfeiçoe
c) álbuns - atraí-lo
d) ritmo - itens
e) redimí-la - grátis


19. (PUCC) Assinale a alternativa de vocábulo corretamente acentuado: 
a) hífen
b) ítem
c) ítens
d) rítmo
e) n.d.a


20. (ITA) Dadas as palavras: 
1. des-a-len-to
2. sub-es-ti-mar
3. trans-tor-no,
constatamos que a separação silábica está correta: 
a) apenas na número 1
b) apenas na número 2
c) apenas na número 3
d) em todas as palavras
e) n.d.a


21. (AMAN) Assinale a opção em que a divisão silábica não está corretamente feita:
a) a-bai-xa-do
b) si-me-tria
c) es-fi-a-pa-da
d) ba-i-nhas
e) ha-vi-a


22. (PUCC) A última reforma ortográfica aboliu o acento gráfico da sílaba subtônica e o acento diferencial de timbre. Por isso, não há erro de acentuação na alternativa: 
a) surpresa, pelo (contração), sozinho
b) surprêsa, pelo (contração), sózinho
c) surprêsa, pélo (verbo), sozinho
d) surpresa, pêlo (substantivo), sózinho
e) n.d.a


23. (ITA) Assinale a seqüência sem erro de acentuação: 
a) pára (verbo), pêlo (substantivo), averigúe, urutu
b) para (verbo), pelo (substantivo), averigúe, urutu
c) pára (verbo), pêlo (substantivo), averigüe, urutu
d) pára (verbo), pelo (substantivo), averigüe, urutú
e) para (verbo), pêlo (substantivo), averigúe, urutú


24. (IMES) Assinale a alternativa em que a palavra não tem as suas sílabas corretamente separadas: 
a) in-te-lec-ção
b) cons-ci-ên-cia
c) oc-ci-pi-tal
d) psi-co-lo-gia
e) ca-a-tin-ga


25. (SANTA CASA) As silabadas, ou erros de prosódia, são freqüentes no uso da língua. Assinale a alternativa onde não ocorre nenhuma silabada: 
a. Eis aí um protótipo de rúbrica de um homem vaidoso.
b. Para mim a humanidade está dividida em duas metades: a dos filântropos e a dos misântropos.
c. Os arquétipos de iberos são mais pudicos que se pensa.
d. Nesse ínterim chegou o médico com a contagem de leucócitos e o resultado da cultura de levêdos.
e. Ávaro de informações, segui todas as pegadas do éfebo.


26. (FGV-RJ) Assinale a alternativa em que todas as palavras estão corretamente grafadas: 
a) raiz, raízes, sai, apóio, Grajau
b) carretéis, funis, índio, hifens, atrás
c) buriti, ápto, âmbar, dificil, almoço
d) órfão, afável, cândido, caráter, Cristovão
e) chapéu, rainha, tatu, fossil, conteúdo


27. (PUC) Na palavra conseqüência o acento gráfico se justifica em função de ser: 
a) proparoxítona terminada em ditongo decrescente
b) paroxítona terminada em ditongo crescente
c) paroxítona terminada em ditongo decrescente
d) proparoxítona terminada em ditongo
e) paroxítona terminada em ditongo nasal


28. (OBJETIVO) Assinale a alternativa correta quanto à acentuação: 
a) Eu pélo o pêlo pelo prazer de pelar.
b) É macio o pelo do cão.
c) Comi a pera.
d) É o polo Norte.
e) Os professores mandaram por este álbum sobre a mesa.


29. (FAC. ENG-SOROCABA) Conforme a numeração, assinale a alternativa correta no que se refere à acentuação gráfica: 
I - erro II - sede III - torre IV - almoço V - governo
a) nenhuma das alternativas está correta
b) apenas os números II e III estão corretos
c) apenas os números II e IV estão corretos
d) apenas os números IV e V estão corretos
e) todas as numerações estão corretas

30. (MED. TAUBATÉ) Apenas uma das alternativas abaixo apresenta erro de acentuação. Assinale-a: 
a) baú, véu
b) lêem, vôo
c) comer, anti-rabico
d) super-homem, órgão
e) raízes, bênção


31. (OBJETIVO) Em que par só uma das palavras deveria receber o trema?
a) cinqüenta, agüentar
b) qüinqüênio, eloqüente
c) tranqüilo, lingüística
d) ungüento, freqüente
e) lingüiça, güerra


32. (VIÇOSA) Todas as palavras abaixo obedecem à mesma regra de acentuação, exceto: 
a) já
b) nós
c) pés
d) dói
e) há

33. (MACK) Assinale a alternativa em que todas as palavras estão corretas quanto à acentuação gráfica: 
a) Grajaú, balaustre, urubús
b) árduo, língua, raíz
c) raízes, fúteis, água
d) heróico, assembléia, côroa
e) túneis, apôio, equilíbrio


34. ( ENG. ITAJUBÁ) Nenhum dos vocábulos abaixo deve receber acento gráfico, exceto: 
a) maligno
b) gratuito
c) degrau
d) improbo
e) item


35. (PUCC) Assinale a alternativa em que nenhuma palavra deve receber acento gráfico: 
a) o governo, o juri, a garoa
b) preto, fossil, seres
c) itens, polens, erros
d) item, polen, cedo
e) n.d.a

36. (CARLOS CHAGAS) À luz de seu magnífico ............-de-sol, ..............., parece uma cidade ............... .
a) por, Paranavaí, tranquila
b) por, Paranavai, tranquila
c) por, Paranavai, tranqüila
d) pôr, Paranavaí, tranqüila
e) pôr, Paranavaí, tranquila

37. (FURG-RS) A seqüência de palavras cujas sílabas estão separadas corretamente é: 
a) a-dje-ti-va-ção / im-per-do-á-vel / bo-ia-dei-ro
b) in-ter-ve-io / tec-no-lo-gi-a / su-bli-nhar
c) in-tu-i-to / co-ro-i-nha / pers-pec-ti-va
d) co-ro-lá-rio / subs-tan-ti-vo / bis-a-vó
e) flui-do / at-mos-fe-ra / in-ter-vei-o


38. (FURG-RS) Assinale a seqüência em que todas as palavras estão partidas corretamente: 
a) trans-a-tlân-ti-co, fi-el, sub-ro-gar
b) bis-a-vô, du-e-lo, fo-ga-réu
c) sub-lin-gual, bis-ne-to, de-ses-pe-rar
d) des-li-gar, sub-ju-gar, sub-scre-ver
e) cis-an-di-no, es-pé-cie, a-teu


39. (UFV-MG) As sílabas das palavras psicossocial e traído estão corretamente separadas em: 
a) psi-cos-so-ci-al / tra-í-do
d) p-si-co-sso-cial / tra-í-do
b) p-si-cos-so-cial / tra-í-do
e) psi-co-sso-cial / tra-í-do
c) psi-co-sso-ci-al / traí-do


40. (ACAFE-SC) Na frase "No restaurante, onde entrei arrastando os cascos como um dromedário, resolvi-me ver livre das galochas", existem: 
a) dois ditongos, sendo um crescente e um decrescente
b) três ditongos, sendo dois crescentes e um decrescente
c) três ditongos, sendo um crescente e dois decrescentes
d) quatro ditongos, sendo dois crescentes e dois decrescentes
e) quatro ditongos, sendo três crescentes e um decrescente


41. (UEPG-PR) Nesta relação, as sílabas tônicas estão sublinhadas. Uma delas, porém, está sublinhada incorretamente. Assinale-a: 
a) in-te-rim
b) pu-di-co
c) ru-bri-ca
d) gra-tui-to
e) i-nau-di-to


42. (UNIRIO) "O bom tempo passou e vieram as chuvas. Os animais todos, arrepiados, passavam os dias cochilando." No trecho ao lado, temos:
a) dois ditongos e três hiatos
b) cinco ditongos e dois hiatos
c) quatro ditongos e três hiatos
d) três ditongos e três hiatos
e) quatro ditongos e dois hiatos


43. (UNIRIO) Assinale a melhor resposta. Em papagaio, temos:
a) um ditongo
b) um trissílabo
c) um dígrafo
d) um proparoxítono
e) um tritongo


44. (UM-SP) Assinale a alternativa em que pelo menos um vocábulo não seja acentuado: 
a) voo, orfão, taxi, balaustre
b) itens, parabens, alguem, tambem
c) textil, amago, cortex, roi
d) papeis, onix, bau, ambar
e) hifen, cipos, leem, pe


45. (UFSCAR-SP) Assinale a série em que todas as palavras estão acentuadas corretamente: 
a) idéia, úrubu, suíno, ênclise
b) bíceps, heróico, ítem, fóssil
c) tênis, fôsseis, caiste, japonesa
d) fútil, hífen, ânsia, decaído
e) apóia, tapête, órfã, ruína

46. (BB) Afirmativa falsa: 
a) Dôce é acentuada graficamente
b) Há acento indevido em raíz
c) Falta acento em ruina
d) Têm está acentuada por indicar plural
e) Funil não deve ser acentuada graficamente


47. (BB) Único segmento errado quanto à acentuação gráfica: Tens idéia de quanto é inútil bancar o mártir? Nesse rítmo, acabas perdendo o juízo. 
a) idéia
b) inútil
c) mártir
d) rítmo
e) juízo


48. (BB) Opção com as duas palavras grafadas incorretamente: 
a) repôr, ítem
b) contínuo, órgão
c) atribuía, alô
d) revólver, parabéns
e) apóio, jaburú

49. (TRT) Assinale a alternativa em que todas as palavras são paroxítonas (foram omitidos os acentos): 
a) rubrica - avaro - pegada - acrobata
b) mister - filantropo - misantropo - condor
c) pegaso - prototipo - arquetipo - rubrica
d) necromancia - quiromancia - ibero - nobel
e) nenhuma das anteriores

50. (ESAF) Indique a alternativa em que há erro(s) de divisão silábica: 
a) res-sur-gir, a-ve-ri-güeis, vô-o, quais-quer
b) ca-í-ram, co-o-pe-rar, pig-meu, op-ção, cons-ti-tuin-tes
c) tu-a, ai-ro-so, e-gí-pcio, su-bs-tan-ti-vo, pneu-má-ti-co
d) ab-di-ca-ção, o-ci-den-tal, sor-rin-do, sou-bes-te, mne-mô-ni-ca
e) a-do-les-cen-te, mai-o-res, sub-ju-gar, me-lan-co-li-a, cir-cui-to

51. (ESAF) Em todas as alternativas as palavras foram acentuadas corretamente, exceto em: 
a) Eles têm muita coisa a dizer.
b) Estude os dois primeiros ítens do programa.
c) Afinal, o que contém este embrulho?
d) Foi agradável ouvir aquele orador.
e) Por favor, dêem-lhe uma nova chance.


52. (ADM. POSTAL CORREIOS) Marque o item que completa corretamente a frase:
Aqueles que ............... do interior, ............... a cidade grande como o mundo que lhes ............... .
a) vêem - vêm - convêm
b) vêm - vêem - convêm
c) veem - vêm - convem
d) vêem - vêem - convém
e) vêm - vem - convem


53. (ADM. POSTAL CORREIOS) Assinale a opção em que os vocábulos não obedecem à mesma regra de acentuação gráfica:
a) idéia - herói - escarcéu
b) concluído - saúde - atribuí-lo
c) amá-lo - fazê-lo - pô-lo
d) conseqüência - mágoa - homogêneo
e) cáqui - ninguém - amável


54. (UEG) Indique o par em que o acento gráfico não tem a mesma função: 
a) círculo - líquido
b) notícia - proprietário
c) pôr - pára
d) água - pára
e) difíceis - amáveis


55. (CARLOS CHAGAS) - Por favor, .......... com esse .......... pois precisamos de .......... .
a) para, ruído, tranqüilidade
b) para, ruido, tranquilidade
c) para, ruído, tranquilidade
d) pára, ruido, tranqüilidade
e) pára, ruído, tranqüilidade


56. (CARLOS CHAGAS) Terminado o .........., o .......... recebeu .......... aplausos.
a) vôo - herói - veemêntes
b) voo - heroi - veemêntes
c) vôo - heroi - veementes
d) voo, herói, veemêntes
e) vôo, herói, veementes


57. (ESPCEX) Assinale a alternativa cujas palavras estão corretas quanto à acentuação: 
a) Luis, apôio, nódoa, próton, chapéuzinho
b) gratuíto, eu apóio, ítem, pêras, álbuns
c) sauduíche, averigúe, refém, puni-lo, amável
d) âmago, ônus, amá-lo-íeis, itens, taxi
e) biquini, juíz, áureo, joquei, eles mantém


58. (ESPCEX) Assinale a alternativa correta quanto à divisão silábica das palavras dadas: 
a) sa-gu-ão, mín-guam, a-bs-tra-to, de-lin-qüi-u, plúm-beo
b) fric-ção, rit-mo, pneu-má-ti-co, cai-ais, bo-ê-mia
c) mag-ne-tis-mo, en-xa-güei, ni-nha-ri-a, res-pe-i-to, mei-os
d) su-blo-car, ca-iu, re-ce-pção, a-cces-sí-vel, subs-cre-ver
e) coi-ta-do, trans-a-tlân-ti-co, pis-ci-na, suas, põem


59. (FUVEST) Assinale a alternativa em que todas as palavras estejam corretamente acentuadas: 
a) Tietê, órgão, chapéuzinho, estrêla, advérbio
b) fluido, geléia, Tatuí, armazém, caráter
c) saúde, melância, gratuíto, amendoím, fluído
d) inglês, cipó, cafèzinho, útil, réu
e) canôa, heroismo, crêem, Sergípe, bambú


60. (PUC-RS) Aponte o único conjunto onde há erro na divisão silábica: 
a) flui-do, sa-guão, dig-no
b) cir-cuns-cre-ver, trans-cen-den-tal, tran-sal-pi-no
c) con-vic-ção, tung-stê-nio, rit-mo
d) ins-tru-ir, an-te-pas-sa-do, se-cre-ta-ri-a
e) co-o-pe-rar, dis-tân-cia, bi-sa-vô


61. (UFF) Apenas num dos seguintes casos a divisão silábica não está feita de 
acordo com as normas vigentes. Assinale-o: 
a) tran-sa-tlân-ti-co
b) ab-di-ca-ção
c) subs-ta-be-le-cer
d) fri-ís-si-mo
e) cis-an-di-no

62. (TRE-MT) A alternativa em que as duas palavras acentuadas não seguem a mesma regra de acentuação é: 
a) ninguém - também
b) dólar - pólo
c) eficiência - próprio
d) escrúpulos - síntese
e) heróis - bóia


63. (TRE-MT) Segue a mesma regra de acentuação de país a palavra: 
a) saúde
b) aliás
c) táxi
d) grêmios
e) heróis

64. (TRE-ES) "Aí" é acentuada pelo mesmo motivo de: 
a) aquí
b) dá
c) é
d) baú
e) porém


65. (TRE-MG) Assinale a palavra que contém exemplo de ditongo decrescente e dígrafo: 
a) companhia
b) exceção
c) répteis
d) cãimbra
e) gratuito

66. (LICEU) Acentue as palavras abaixo e encontre a alternativa que corresponda, respectivamente, a róseo, tímida e encontrará: 
a) Nobel, interim, papeis
b) condor, avaro, alguem
c) ruim, filantropo, condor
d) pudico, palida, mister
e) levedo, libido, ruim


67. (UEG) Assinale o único vocábulo cujo critério de acentuação gráfica é o mesmo que determinou o emprego do acento em "idéia": 
a) história
b) difíceis
c) jóia
d) família
e) fidélis


68. (TRE-MT) A separação de sílabas está incorreta na alternativa:
a) mi - nis - té - rio
b) ab-so-lu-tas
c) ne-nhu-ma
d) té-cni-co
e) res-sen-ti-men-tos


69. (MACK) Assinale a única alternativa em que nenhuma palavra é acentuada graficamente: 
a) bonus, tenis, aquele, virus
b) repolho, cavalo, onix, grau
c) juiz, saudade, assim, flores
d) levedo, caracter, condor, ontem
e) caju, virus, niquel, ecloga


70. (TRE-RJ) A alternativa que apresenta erro quanto à acentuação em um dos vocábulos é: 
a) lápis - júri
b) bônus - hífen
c) ânsia - série
d) raízes - amável
e) Anhangabaú - bambú


71. (TRE-MG) Ambas as palavras contêm exemplo de hiato em: 
a) árduo / mãe
b) área / chapéu
c) diário / quota
d) pavio / moer
e) luar / anzóis

72. (ETF-SP) Assinalar a alternativa correta quanto à acentuação: 
a) Para por o sotão em ordem foram necessárias duas pessoas.
b) Aqueles índios se alimentam de raizes e andam nús pela floresta.
c) Já faz três mêses que saí da presidência da emprêsa.
d) O elevador só pára se o botão for acionado.
e) O remedio que combate esse virus já foi descoberto?

73. (TTN) Marque a alternativa correta quanto à divisão silábica: 
a) fi-a-do, flui-do, ru-im
b) se-cre-ta-ri-a, ins-tru-ir, né-ctar
c) co-o-pe-rar, tung-stê-nio, i-guais
d) cir-cui-to, subs-cre-ver, a-po-te-ose
e) abs-ces-so, ri-tmo, sub-ju-gar


74. (TTN) Assinale a frase incorreta quanto à acentuação gráfica:
a. A funcionária remeterá os formulários até o início do próximo mês.
b. Ninguém poderia prever que a catástrofe traria tamanho ônus para o país.
c. Este voo está atrasado; os senhores tem que embarcar pela ponte aerea e fazer conexão no Rio para Florianopolis.
d. O pronunciamento feito pelo diretor na assembléia revestia-se de caráter inadiável.
e. Segundo o regulamento em vigor, o órgão competente tomará as providências cabíveis.

75. (TTN) Assinale o trecho que apresenta erro de acentuação gráfica: 
a. Inequivocamente, estudos sociológicos mostram que, para ser eficaz, o chicote, anátema da sociedade colonial, não precisava bater sobre as costas de todos os escravos.
b. A diferença de ótica entre os díspares movimentos que reivindicam um mesmo amor à natureza se enraízam para além das firulas das discussões político-partidárias.
c. No âmago do famoso santuário, erguido sob a égide dos conquistadores, repousam enormes caixas cilíndricas de oração em forma de mantras, onde o novel na fé se purifica.
d. O alvo da diatribe, o fenômeno da reprovação escolar, é uma tolice inaceitável, mesmo em um paradígma de educação deficitária em relação aos menos favorecidos.
e. Assustada por antigas endemias rurais, a, até então, álacre sociedade brasileira tem, enfim, consciência do horror que seria pôr filhos em um mundo tão inóspito.


76. (UF-PI) Assinale a alternativa em que todas as palavras estejam acentuadas corretamente: 
a) Quero por um ponto final nessa polêmica.
b) Com desconfiança, apos sua rúbrica em todos os documentos.
c) Preferem maçã à pera.
d) Lavou o pelo do animal com sabão comum.
e) Como bom contador, ele gosta de boêmia.


77. (CESGRANRIO) Assinale o item em que ocorre erro ortográfico: 
a) ele mantém / eles mantêm
b) ele dê / eles dêem
c) ela contém / elas contêm
d) ele vê / eles vêem
e) ele contém / eles contêem

78. (PUC-RJ) Aponte a opção em que as duas palavras são acentuadas devido à mesma regra: 
a) saí - dói
b) relógio - própria
c) só - sóis
d) dá - custará
e) até - pé


79. (UNIRIO) Assinale a opção em que o vocábulo apresenta ao mesmo tempo um encontro consonantal, um dígrafo consonantal e um ditongo fonético: 
a) ninguém
b) coalhou
c) iam
d) nenhum
e) murcham

80. (TRT-ES) Leia o texto e assinale o item que apresenta correta divisão silábica: Atualmente, as plantas medicinais voltam a suscitar grande interesse, tanto na área dos profissionais da saúde como na própria sociedade. 
a) mui-to / su-sci-tar
b) saú-de / so-cie-da-de
c) me-di-ci-na-is / sa-ú-de
d) sus-ci-tar / me-di-ci-nais
e) in-te-res-se / a-tual-men-te

GABARITO:
1 - A 21 - B 41 - A 61 - E
2 - A 22 - A 42 - A 62 - B
3 - B 23 - A 43 - A 63 - A
4 - D 24 - D 44 - B 64 - D
5 - A 25 - C 45 - D 65 - B
6 - D 26 - B 46 - A 66 - D
7 - B 27 - B 47 - D 67 - C
8 - C 28 - A 48 - A 68 - D
9 - B 29 - E 49 - A 69 - C
10 - A 30 - C 50 - C 70 - E
11 - C 31 - E 51 - B 71 - D
12 - C 32 - D 52 - B 72 - D
13 - A 33 - C 53 - E 73 - A
14 - E 34 - D 54 - D 74 - C
15 - B 35 - C 55 - E 75 - D
16 - B 36 - D 56 - E 76 - E
17 - B 37 - E 57 - C 77 - E
18 - E 38 - C 58 - B 78 - B
19 - A 39 - A 59 - B 79 - E
20 - C 40 - C 60 - C 80 - D

 

Disponível em: http://portuguescolegiao.wordpress.com/2011/10/14/acentuacao-grafica/

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15

ago
2012

Trabalho de Produção Textual; Que país é este

Parabéns às aluna  Fernanda e Valquíria, do Terceirão do Colégio Adventista de Guarapuava!  Ficou muito bom seu trabalho!

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