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*Profª Ritíssima *

21

mai
2012

Love Story com Joaninhas!

Pessoa esse vídeo é muito fofo! E vocês sabem que eu AMOOOOOOO Joaninhas!

 

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17

mai
2012

Gabarito

 Pessoal, espero que tenham aproveitado para uma SUPER FIXAÇÃO DO CONTEÚDO!

Gabarito dos Exercícios

01. Temos confiança em nossos jogadores. (c. nominal)

02. Já organizamos a resistência a qualquer ataque inimigo. (c. nominal)

03. Naquela situação difícil recorremos ao diretor. (objeto indireto)

04. Insisti na proteção ao meio-ambiente. (c. nominal)

05. Gostamos de pessoas sinceras. (objeto indireto)

06. Lembre-se, pelo menos, dos amigos. (objeto indireto)

07. Fez grandes investimentos em terras. (c. nominal)

08. A notícia agradou a todos. (objeto indireto)

09. O orador fez alusão ao fato. (c. nominal)

10. O sertanejo sentia desprezo pelos automóveis. (c. nominal)

11. Os retirantes tinham carência de atenção. (c. nominal)

12. Era uma ressurreição de cemitérios antigos. (c. nominal)

13. Os retirantes careciam de atenção. (objeto indireto)

14. A água é necessária à vida. (c. nominal)

15. Os investidores refaziam-se da depreciação. (obj. indireto)

16. Cancelamos nossa ida à Bahia. (c. nominal)

17. Correu a notícia do cão perdido. (c. nominal)

18. Sou favorável à sua promoção. (c. nominal)

19. Não se esqueça da lição. (objeto indireto)

20. João ficou a disposição da justiça. (c. nominal.)

21. Paulo estava consciente do erro. (c. nominal.)

22. Ele se encarregou do relatório. (obj. indireto)

23. Meu pai confia em mim. (obj. indireto)

24. Minha mãe tem confiança em mim. (c. nominal.)

25. José não gosta de televisão. (obj. indireto)

26. Meu filho tem loucura por música. (c. nominal.)

27. Ele mora perto de casa. (c. nominal.)

28. Tenho admiração por você. (c. nominal.)

29. Gosto muito de animais. (obj. indireto)

30. Eu gosto de contos surreais. (obj. indireto)

31. Estou desgostoso com você. (c. nominal.)

32. Carlos gosta de música. (obj. indireto)

33. A professora não confia em seus alunos. (obj. indireto)

34. Meus filhos tem loucura por futebol. (c. nominal.)

35. Ela tem orgulho da filha. (c. nominal.)

36. Ele se encarrega do formulário. (obj. indireto)

37. O avião fez uma mudança de rota. (c. nominal.)

38. Não desobedeço a meus pais. (obj. indireto)

39. A comunidade aguarda a construção da estrada. (c. nominal.)

40. O torcedor tinha  em seu time. (c. nominal.)

41. A moça ensinava pintura a meia dúzia de garotos. (obj. indireto

 

 

Classifique as seguintes frases quando as vozes verbais:

a Antônio sentiu-se largado dos fardos.
b) Tu jamais te contentaste para a tragédia
c) O público apulparia o cantor.
d) Analisar-se-ão os trabalhos esta tarde.
e) Reformam-se casas
f) Deram-se as mãos e caminharam lado a lado
g) Os atletas insultavam-se.
h) Estava-se feliz com o resultado da competição.
i) O ladrão foi perdoado pela vítima.
j) Arrombaram a porta da casa
k) Arrombou-se a casa da esquina.
l) Enviaram um belo presente ao vencedor.
m) O regulamento será obedecido por nós. 
n) Sua filha não se penteia para os homens. 
o) Encerram-se hoje as inscrições. 
p) Elas podem chegar ainda hoje.

Confira as respostas:

a. Voz reflexiva;
b) Voz reflexiva;
c) Voz ativa;
d) Voz passiva sintética;
e) Voz passiva sintética;
f)Voz reflexiva;
g) Voz ativa; 
h) Voz passiva sintética;
i) Voz passiva analítica;
j) Voz ativa;
k) Voz passiva sintética;
l) Voz ativa;
m) Voz passiva analítica;
n) Voz reflexiva;
o) Voz passiva sintética;
p) Voz ativa;

 

1) (VOZES DO VERBO) Apenas uma das frases admite a voz passiva. Assinale-a.
A) Gosto de frutas.
B) Milhares de pessoas assistiram ao jogo.
C) Deus criou o mundo.
D) Este ano foi quente.
E) NDA.

2) (VOZES DO VERBO) "O velho casarão foi substituído por um enorme edifício." Passando esta frase para a voz ativa, temos:
A) O velho casarão, substituíram-no por um enorme edifício.
B) Um enorme edifício substituiu o velho casarão.
C) O velho casarão substituiu o enorme edifício.
D) Substituiu-se o enorme edifício pelo velho casarão.
E) NDA

3) (VOZES DO VERBO) Assinale o item em que há erro na passagem da ativa para a passiva:
A) Ela quebrará tudo = Tudo será quebrado por ela.
B) Ela quebrara tudo = Tudo foi quebrado por ela.
C) Ela quebra tudo = Tudo é quebrado por ela.
D) Ela tinha quebrado tudo = Tudo tinha sido quebrado por ela.
E) NDA

4) (VOZES DO VERBO) Assinale o único item em que o SE indica ação reflexiva:
A) A menina SE penteia sempre.
B) Nao SE dançou à noite.
C) Fizeram-SE novos acordos.
D) Precisa-Se de mais dados.
E) NDA

5) (VOZES DO VERBO) "Os ladrões foram indentificados por uma testemunha". Transpondo para a voz ativa, teremos:
A) Havia identificado.
B) Tinha identificado.
C) Indentificara.
D) Identificou-se
E) NDA

6) (VOZES DO VERBO) Identifique a frase em que há erro na concordância verbal:
A) Procedeu-se aos interrogatórios.
B) Fizeram-se nomeações.
C) Arrependeram-se de tudo.
D) Conserta-se pneus.
E) NDA

7) (VOZES DO VERBO) Indique o item em que há erro na classificação sintática do SE:
A) Resolve  ram-SE as dúvidas = pronome apassivador.
B) Vestiu-SE rapidamente = parte integrante do verbo.
C) Precisa-SE de secretárias = indeterminação do sujeito.
D) Elas SE arrependeram = parte integrante do verbo.
E) NDA

8) (VOZES DO VERBO) Assinale o item em que há erro na concordância verbal:
A) Revelar-se-ão as causas do fato.
B) Tomar-se-á, ainda hoje, as providências cabíveis.
C) Necessita-se de outras provas.
D) Obtiveram-se bons resultados.
E) NDA

9) (VOZES DO VERBO) Aponte o item em que há erro na escolha do particípio do verbo abudante na voz passiva ou ativa:
A) O Presidente tinha expresso sua opinião.
B) Os policiais haviam expulsado os baderneiros.
C) A reunião foi suspensa à tarde.
D) Foi eleito por unanimidade.
E) NDA

10) (VOZES DO VERBO) Assinale o item em que há erro na voz passiva do tempo composto:
A) O prêmio tinha sido ganhado por mim.
B) O recurso tinha sido aceito.
C) A carta tinha sido entregue.
D) O curso não havia sido pago.
E) NDA

 

Questão 1: Resposta incorreta
Resposta correta: Letra C

Questão 2: 
Resposta correta: Letra B

Questão 3:
Resposta correta: Letra B

Questão 4:
Resposta correta: Letra A

Questão 5: 
Resposta correta: Letra C

Questão 6: 
Resposta correta: Letra D

Questão 7: 
Resposta correta: Letra B

Questão 8: 
Resposta correta: Letra B

Questão 9: 
Resposta correta: Letra A

Questão 10:
Resposta correta: Letra A

 

Exercícios
1- Em que voz estão os verbos nas frases a seguir:
a- No Natal, as crianças invadem as lojas dos shoppings.
______________________________
b- A pequena praça era enfeitada por luzes coloridas.
______________________________
c- Diariamente chegava à cidade o velho trem de cargas.
_______________________________
d- Eu me machuquei com um martelo.

e- São divulgados , através da TV , os resultados da loteria.
________________________________
f- As lagartas destruíram o pomar.
________________________________
g- A praia era iluminada por um lindo sol de setembro.
_________________________________
h- O ser humano criou muitos rituais religiosos.
_________________________________
i- Os alunos se abraçaram.
_________________________________
j- O lobo machucou a ovelha.
_________________________________


Agente da passiva
É o elemento que pratica a ação verbal quando o verbo está na voz passiva.
O juiz foi vaiado pela torcida.
Agente da passiva

É o termo da oração , na voz passiva , que indica o elemento que pratica a ação expressa pelo verbo.Vem sempre precedido de preposição por, per, de.
As ruas foram lavadas pela chuva.
Os exercícios foram feitos por Carlos .
O que caracteriza a voz passiva é o sujeito paciente, isto é, o sujeito que recebe a ação expressa pelo verbo.

 

 

 

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17

mai
2012

Gabarito

 

 

EXERCÍCIOS COM GABARITO - 9º Ano

Vamos treinar um pouco.

1. (F. TIBIRIÇA-SP) No período "Penso, logo existo", oração em destaque é:
a) coordenada sindética conclusiva
b) coordenada sindética aditiva
c) coordenada sindética alternativa
d) coordenada sindética adversativa
e) n.d.a

2. (FCE-SP) "Os homens sempre se esquecem de que somos todos mortais." A oração destacada é:
a) substantiva completiva nominal
b) substantiva objetiva indireta
c) substantiva predicativa
d) substantiva objetiva direta
e) substantiva subjetiva

3. (FEI-SP) "Estou seguro de que a sabedoria dos legisladores saberá encontrar meios para realizar semelhante medida." A oração em destaque é substantiva:
a) objetiva indireta
b) completiva nominal
c) objetiva direta
d) subjetiva
e) apositiva

4. (UC-MG) Há oração subordinada substantiva apositiva em:
a. Na rua perguntou-lhe em tom misterioso: onde poderemos falar à vontade?
b. Ninguém reparou em Olívia: todos andavam como pasmados.
c. As estrelas que vemos parecem grandes olhos curiosos.
d. Em verdade, eu tinha fama e era valsista emérito: não admira que ela me preferisse.
e. Sempre desejava a mesma coisa: que a sua presença fosse notada.

5. (UF-PA) Qual o período em que há oração subordinada substantiva predicativa?
a) Meu desejo é que você passe nos exames vestibulares.
b) Sou favorável a que o aprovem.
c) Desejo-te isto: que sejas feliz.
d) O aluno que estuda consegue superar as dificuldades do vestibular.
e) Lembre-se de que tudo passa nesse mundo.

6. (UF-PA) Há no período uma oração subordinada adjetiva:
a) Ele falou que compraria a casa.
b) Não fale alto, que ela pode ouvir.
c) Vamos embora, que o dia está amanhecendo.
d) Em time que ganha não se mexe.
e) Parece que a prova não está difícil.

7. (PUC) Nos trechos: "... não é impossível que a notícia da morte me deixasse alguma tranqüilidade, alívio e um ou dois minutos de prazer" e "Digo-vos que as lágrimas eram verdadeiras". A palavra "que" está introduzindo, respectivamente, orações:
a. subordinada substantiva subjetiva, subordinada substantiva objetiva direta
b. subordinada substantiva objetiva direta, subordinada substantiva objetiva direta
c. subordinada substantiva subjetiva, subordinada substantiva predicativa
d. subordinada substantiva completiva nominal, subordinada adjetiva explicativa
e. subordinada adjetiva explicativa, subordinada substantiva predicativa

8. (PUC) Assinale a alternativa que apresenta um período composto onde uma das orações é subordinada adjetiva:
a. "... a nenhuma pedi ainda que me desse fé: pelo contrário, digo a todas como sou".
b. "Todavia, eu a ninguém escondo os sentimentos que ainda há pouco mostrei."
c. "... em toda a parte confesso que sou volúvel, inconstante e incapaz de amar três dias um mesmo objeto".
d. "Mas entre nós há sempre uma grande diferença; vós enganais e eu desengano."
e. " - Está romântico!... está romântico... - exclamaram os três..."

9. (F. TIBIRIÇA-SP) No período "Todos tinham certeza de que seriam aprovados", a oração destacada é:
a) substantiva objetiva indireta
b) substantiva completiva nominal
c) substantiva apositiva
d) substantiva subjetiva
e) n.d.a

10. (UFSCAR) Marque a opção que contém oração subordinada substantiva completiva nominal:
a. "Tanto eu como Pascoal tínhamos medo de que o patrão topasse Pedro Barqueiro nas ruas da cidade."
b. "Era preciso que ninguém desconfiasse do nosso conluio para prendermos o Pedro Barqueiro."
c. "Para encurtar a história, patrãozinho, achamos Pedro Barqueiro no rancho, que só tinha três divisões: a sala, o quarto dele e a cozinha."
d. "Quando chegamos, Pedro estava no terreiro debulhando milho, que havia colhido em sua rocinha, ali perto."
e. "Pascoal me fez um sinalzinho, eu dei a volta e entrei pela porta do fundo para agarrar o Barqueiro pelas costas."
GABARITO
1. A
2. B
3. B
4. E
5. A
6. D
7. A
8. B
9. B
10. A
http://www.portuguesconcurso.com/2009/06/oracoes-exercicios-com-gabarito.html

 

 

Exercícios sobre orações subordinadas - 9º ano

01) ESPCEX - No período: "... no fundo eu não estava triste com a viagem de meu pai, era a primeira vez que ele ia ficar longe de nós por algum tempo ...", a oração sublinhada é:

a) subordinada substantiva predicativa;
b) subordinada adjetiva restritiva;
c) subordinada adverbial de lugar;
d) subordinada substantiva subjetiva.

02) ESFAO - Somando os números correspondentes às orações corretas quanto à classificação das mesmas, você encontrará a resposta da questão.

"Garantiram-me que, depois de preenchido o formulário, que me enviaram pelo correio na segundafeira sem falta e pagar a minha taxa de inscrição, eu seria atendido em menos de quarenta e oito horas." (F. Sabino)

(02) 1º oração: principal;
(08) 2º oração: subordinada substantiva objetiva direta;
(14) 3º oração: subordinada substantiva objetiva direta;
(20) 4º oração: subordinada adjetiva restritiva;
(26) 5º oração: coordenada sindética aditiva em relação à 3º e subordinada adverbial temporal em relação à 1ª.

a) 24
b) 36
c) 48
d) 56
e) 70

03) AFA - Em que alternativa, a oração subordinada não é da mesma natureza da que existe em "Quero que vocês escrevam uma composição"?

a) "E anunciou que não nos faria cantar."
b) "Esperava um irmão que vinha buscá-la."
c) "Vamos fazer de conta que estamos na aula de Português."
d) "Circulava a história de que ela dormia no sótão do colégio."

04) EFOMM - Assinale o par de orações grifadas cuja classificação está trocada:

a) Vi onde ela estuda. (subordinada substantiva objetiva direta)
É sabido onde ela estuda. (subordinada substantiva subjetiva)

b) Não chores, porque amanhã será um novo dia. (coordenada sindética explicativa)
Não chores porque erraste o problema. (subordinada adverbial causal)

c) Descobriu-se por quem o carro foi consertado. (subordinada adjetiva restritiva)
Descobriu-se a pessoa por quem o carro foi consertado. (subordinada substantiva subjetiva)

d) "Quando você foi embora, Fez-se noite em meu viver (...)" (subordinada adverbial temporal)
Perguntei ao professor quando faríamos a prova. (subordinada substantiva objetiva direta)

e) "Estêvão ficou ainda algum tempo encostado à cerca na esperança de que ela olhasse(...)"
(subordinada substantiva completiva nominal)

"A ambição e o egoísmo se opõem a que a paz reine sobre a Terra." (subordinada substantiva objetiva indireta)

05) Colégio Naval

Vamos até a Matriz de Antônio Dias
onde repousa, pó sem esperança, pó sem lembrança, o Aleijadinho.

Vamos subindo em procissão a lenta ladeira.
Padres e anjos, santos e bispos nos acompanham
e tornam mais rica, tornam mais grave a romaria de assombração.
Mas já não há fantasmas no dia claro,
tudo é tão simples,
tudo tão nu,
as cores e cheiros do presente são tão fortes e tão urgentes
que nem se percebem catingas e rouges, boduns e ouros do século 18.
(O vôo sobre as igrejas, Carlos Drumond de Andrade)

O "que" do verso 10 apresenta o valor semântico de:

a) explicação;
b) condição;
c) conformidade;
d) conseqüência;
e) lugar.

06) Colégio Naval - No trecho: "Todos diziam que ela era orgulhosa, mas afinal descobri que não", a última oração se classifica como:

a) coordenada sindética adversativa;
b) principal;
c) subordinada substantiva objetiva direta;
d) subordinada adverbial comparativa;
e) subordinada substantiva subjetiva.

07) AFA

Se o penhor dessa igualdade
Conseguimos conquistar com braço forte,
Em teu seio, ó Liberdade,
Desafia o nosso peito a própria morte!
- Mas, se ergues da justiça a clava forte,
Verás que um filho teu não foge à luta,
Nem teme, quem te adora, a própria morte,

As orações "Desafia o nosso peito a própria morte", "que um filho teu não foge à luta" e "quem te adora" classificam-se, respectivamente, como:

a) principal, subordinada substantiva subjetiva, subordinada adjetiva restritiva;
b) principal, subordinada adverbial temporal, subordinada substantiva objetiva direta;
c) principal, subordinada substantiva objetiva direta, subordinada substantiva subjetiva;
d) coordenada assindética, subordinada substantiva objetiva direta, subordinada substantiva
apositiva.

08) EPCAR - Marque a alternativa que contém oração subordinada substantiva completiva nominal.
a) "Como fazem os pelintras de hoje para não molhar os pés nos dias de chuva?"
b) "Veio-me a desagradável impressão de que todo mundo reparava nas minhas galochas."
c) "Um dia as galochas me serão úteis, quando eu for suficientemente velho para merecê-las."
d) "No restaurante, onde entrei arrastando os cascos como um dromedário, resolvime ver livre das galochas."
e) "No centro da cidade um sol radioso varava as nuvens e caía sobre a rua, enchendo tudo de luz, fazendo evaporar as últimas poças de água que ainda pudessem justificar minhas galochas."

09) EFOMM - Assinale o único exemplo em que não ocorre oração subordinada substantiva subjetiva:

a) "Cansativo que seja, urge atravessarmos o campo que banha o Rio Negro antes de anoitecer."
b) "Todo escritor que surge reage contra os mais velhos, mesmo que o não perceba, e ainda que os admire."
c) "Dormiram naquilo, tinham-se acostumado, mas seria mais agradável dormirem numa cama de lastro de couro."
d) "É preciso que o pecador reconheça ao menos isto: que a Moral católica está certa e é
irrepreensível."
e) "Sobre a multiplicidade informe e confusa dos bens da matéria é mister que paire a força
ordenadora do espírito."

10) Colégio Naval - Somos uma pequena parte do elo, o miolo de envoltórios descomunais que
desconhecemos, arrogantes embora, na suposição de que é conosco que Deus se preocupa.
A última oração do texto deve ser classificada como subordinada:

a) adverbial concessiva;
b) substantiva completiva nominal;
c) adjetiva restritiva;
d) substantiva predicativa;
e) substantiva subjetiva.

11) ESFAO - Em "Dentro dela se abrigava a multidão de bárbaros e de estranhos ali recebidos com brandura e carinho" e "Tudo o que era natureza tinha o aspecto sinistro, trágico, desolador (...)", temos, respectivamente:

a) uma oração com sujeito simples; / duas orações com sujeito representado por pronomes
(respectivamente, demonstrativo e relativo);
b) duas orações, uma com sujeito claro, outra, oculto; / duas orações, tendo a primeira o sujeito
simples representado por pronome relativo, a segunda, por um substantivo;
c) uma oração com sujeito composto cujos núcleos são bárbaros e estranhos; / duas orações,
estando a subordinada com sujeito oculto;
d) uma oração com sujeito simples; / uma oração com sujeito representado por pronome indefinido;
e) uma oração com sujeito pronominal; / uma oração com sujeito oracional.

12) EFOMM - "Não sei de onde te conheço." A classificação correta da oração grifada está na opção:

a) substantiva predicativa;
b) adjetiva restritiva;
c) substantiva subjetiva;
d) substantiva objetiva indireta;
e) substantiva objetiva direta.

13) EPCAR

Quando uma nuvem nômade destila
gotas, roçando a crista azul da serra,
umas brincam na relva, outras tranqüilas,
serenamente entranham-se na terra.

E a gente fala da gotinha que erra
de folha em folha e, trêmula, cintila,
mas nem se lembra da que o solo encerra,
de que ficou no coração da argila!

Quanta gente, que zomba do desgosto
mudo, da angústia que não molha o rosto
e que não tomba, em gotas, pelo chão
havia de chorar, se adivinhasse
que há lágrimas que correm pela face
e outras que rolam pelo coração!

(Guilherme de Almeida)

Entre as alternativas abaixo, a única correta é:

a) não há oração adverbial no texto em apreço;
b) há menos de quatro orações adjetivas no soneto;
c) há oração substantiva sem sujeito;
d) na oração "que há lágrimas", o que não é integrante;
e) não há pronome demonstrativo no referido texto.

14) CESGRANRIO - "Hoje, a dependência operacional está reduzida, uma vez que o Brasil adquiriu auto-suficiência na produção de bens como papel-imprensa (...)" A oração grifada no período acima tem valor:

a) condicional;
b) conclusivo;
c) concessivo;
d) conformativo;
e) causal.

15) Colégio Naval

"No entanto parece que os freqüentadores deste cinema
Estão perfeitamente deslembrados de que terão de morrer
- Porque em toda sala escura há um grande ritmo de esquecimento e equilíbrio."

A última oração do poema tem valor:

a) subordinativo, revelando uma idéia de causa;
b) coordenativo, traduzindo uma idéia de explicação;
c) subordinativo, denotando conclusão;
d) coordenativo, traduzindo uma idéia de tempo;
e) subordinativo, revelando uma idéia de conseqüência.

16) UNIRIO - Assinale o item em que há uma oração adjetiva.

a) Perdão, por Deus, perdão - respondeu o pombo.
b) A pombinha, que era branca sem exagero, arrulhava, humilhada e ofendida com o atraso.
c) Perdeste a noção do tempo?
d) A tarde era tão bonita que eu tinha de vir andando.
e) O pombo caminhava pelo beiral mais alto, do outro lado. Um pouco além, gritavam as gaivotas.

17) Colégio Naval

Nada sei, afinal, da tua aparência no tempo, a não ser o que me contavam em casa, desde menino: que eras ruivo como eu, que vieste em vinte e quatro, com os primeiros colonos, e abandonaste logo a tua pobre lavoura, encravada nos matos de Sapucaia, para alistar-te entre os Farroupilhas.

Pudesse eu, armado de vidência, acompanhar-te o passo, Maria Klinger; ver claramente vistas as tuas andanças de colona; como venceste as veredas e picadas; como tomaste o caminho que ia dar nos arredores da cidade; como paraste, cansada, à sombra das árvores, ou foste pedir, na tua língua de trapos, um pouco de água para a tua sede (...)

Assinale o único item que não apresenta uma oração subordinada substantiva objetiva direta.

a) "(...) a não ser o que me contavam em casa (...)"
b) "(...) que eras ruivo como eu."
c) "(...) e abandonaste logo a tua pobre lavoura (...)"
d) "(...) como venceste as veredas e picadas (...)"
e) "(...) ou foste pedir (...) um pouco de água para a tua sede"

18) PUC - "É preciso (I) levar tudo isso em conta (II) quando se analisa o (III) que está ocorrendo em nossos dias." A classificação das orações subordinadas sublinhadas é, respectivamente:

a) adjetiva (I), adverbial (II), substantiva (III);
b) substantiva (I), adjetiva (II), substantiva (III);
c) adverbial (I), substantiva (II), adjetiva (III);
d) substantiva (I), adverbial (II), adjetiva (III);
e) adverbial (I), adverbial (II), substantiva (III).

19) ESPCEX - Marque a alternativa que indica a correta classificação das orações sublinhadas, segundo a ordem em que estas aparecem nas frases abaixo:

1) Robertinho, com ser inteligente, não foi aprovado no concurso.
2) Não é permitido transitar por esta rua.
3) Chocou-nos o seu modo áspero de falar, embora não tivesse o propósito de ofender a pessoa alguma.

a) subordinada substantiva apositiva, subordinada substantiva completiva nominal, subordinada adjetiva;
b) subordinada adverbial conformativa, subordinada substantiva predicativa, subordinada
completiva nominal;
c) subordinada adverbial concessiva, subordinada substantiva subjetiva, subordinada substantiva completiva nominal;
d) subordinada substantiva apositiva, subordinada substantiva subjetiva, subordinada adjetiva.
Resposta: __________

20) Colégio Naval - No período: "Quando o rei Herodes mandou decapitar crianças, eu o levei na fuga para o Egito", as orações classificam-se, respectivamente:

a) subordinada adverbial temporal / subordinada substantiva objetiva direta / principal;
b) subordinada adverbial temporal / principal;
c) principal / substantiva objetiva direta / coordenada assindética;
d) coordenada sindética conclusiva / coordenada assindética;
e) subordinada adverbial proporcional / principal.

21) UNIRIO - Em "Entende-se bem que D. Tonica observasse a contemplação dos dois". à oração principal segue-se uma oração subordinada:

a) substantiva subjetiva;
b) substantiva objetiva direta;
c) adjetiva restritiva;
d) adverbial causal;
e) adverbial concessiva.

22) ESFAO - Que oração subordinada substantiva em destaque é completiva nominal:

1) desejo que um dia me restitua uma parte de sua estima.
2) habituei-me a considerar a riqueza primeira força.
3) pensando que os poderia refazer mais tarde.
4) e os exemplos ensinavam-me que o casamento era meio legítimo.
5) o casamento era meio legítimo de adquiri-la.

23) EFOMM - Marque a classificação correta das orações destacadas no período: "Ao analisar o desempenho da economia brasileira, os empresários afirmaram que a produção e o lucro eram bastante razoáveis."

a) subordinada adverbial temporal - subordinada substantiva objetiva direta;
b) principal - subordinada substantiva completiva nominal;
c) subordinada adverbial temporal - subordinada adjetiva restritiva;
d) principal - subordinada adverbial final;
e) subordinada adverbial condicional - subordinada substantiva subjetiva.

24) Colégio Naval - Marque a alternativa em que a oração destacada não se encontra corretamente classificada.

a) "Parece que eu não acreditava na história" - oração subordinada substantiva subjetiva;
b) "(...) torcíamos para ele subir mais" - oração subordinada adverbial final;
c) "Lembro-me (...) desse jardim que não existe mais." - oração subordinada adjetiva restritiva;
d) "Lá fora, uma galinha cacareja, como antigamente." - oração subordinada adverbial
comparativa;
e) "Diziam que São Pedro estava arrastando os móveis" - oração subordinada substantiva subjetiva.

25) UNIRIO - No período "Ah, arrulhou de repente a pomba, quando distinguiu, indignada, o pombo que chegava (...)", as duas orações subordinadas são respectivamente:

a) adjetiva e adverbial temporal;
b) substantiva predicativa e adjetiva;
c) adverbial temporal e adverbial temporal;
d) adverbial temporal e adverbial consecutiva;
e) adverbial temporal e adjetiva.

26) EFOMM - Assinale a opção em que uma oração subordinada destoa das demais:

a) Nunca souberam como ele morreu.
b) É proibido falar ao motorista.
c) Diz-se que amor com amor se paga.
d) Nunca se sabe quando ele fala sério.
e) Importa apenas que os dois se respeitem.

27) UFRRJ - "Tal era a fúria dos ventos, que as copas das árvores beijavam o chão." Neste período, a oração subordinada é adverbial:

a) concessiva;
b) condicional;
c) consecutiva;
d) proporcional;
e) final.

28) EFOMM - "Depois que o velho morresse, não teria mais graça saltar o muro para roubar fruta na sua horta." As duas últimas orações do período são, respectivamente:

a) subordinada substantiva subjetiva / subordinada substantiva completiva nominal;
b) subordinada substantiva objetiva direta / subordinada adverbial final;
c) subordinada substantiva objetiva indireta / subordinada substantiva completiva nominal;
d) subordinada substantiva subjetiva / subordinada adverbial final;
e) subordinada substantiva predicativa / subordinada completiva nominal.

29) CESGRANRIO - Assinale a classificação correta da oração sublinhada:

"Caíra no fim do pátio, debaixo de um juazeiro, depois tomara conta da casa deserta."

a) subordinada adverbial temporal;
b) subordinada adverbial proporcional;
c) subordinada adverbial consecutiva;
d) coordenada sindética conclusiva;
e) coordenada assindética.

30) Colégio Naval - No período: "E era uma tal multidão de astros a tremeluzir que, juro, às vezes, tinha a impressão de ouvir o burburinho infantil de suas vozes.", o vocábulo sublinhado introduz uma oração:

a) subordinada adjetiva explicativa;
b) subordinada adverbial causal;
c) subordinada substantiva objetiva direta;
d) subordinada adverbial consecutiva;
e) subordinada adverbial concessiva.

31) PUC - "quando eu quiser sei onde achá-lo". As orações sublinhadas são classificadas, respectivamente, como:
I
a) adverbial / adjetiva;
b) adverbial / adverbial;
c) adverbial / substantiva;
d) adjetiva / substantiva;
e) principal / adverbial.

32) EFOMM - Todas as orações estão analisadas corretamente, exceto:

a) Sem que me ajudasses, nada poderia fazer. (sub. adverbial condicional)
b) Os empregados estavam esgotados de modo que se retiraram imediatamente.
(sub. adv.consecutiva)
c) Admira-me que não tenhas podido chegar a tempo. (sub. substantiva subjetiva)
d) "Plante, que o João garante." (coordenada sindética explicativa)
e) Fazia um calor de fritar ovos no chão. (sub. substantiva completiva nominal)

33) ESFAO - Marque a opção correta:

Comparando-se as duas falas de Esopo:

1º "Com a língua se ensina, se persuade ... se afirma."
2º "É a língua que mente, que esconde ... que corrompe."

Verifica-se na estruturação a seguinte característica:

a) apenas períodos compostos por subordinação;
b) na primeira, um período composto por coordenação; na segunda, um período composto por
subordinação;
c) orações sem sujeitos, pois todos os verbos são impessoais;
d) identidade sintática, mas oposição semântica;
e) semelhança semântica, sintática e morfológica.

34) Colégio Naval

"Sai, afastando-me dos grupos, e fingido ler os epitáfios. E, aliás, gosto dos epitáfios; eles são, entre a gente civilizada, uma expressão daquele pio e secreto egoísmo que induz o homem a arrancar à morte um farrapo ao menos da sombra que passou. Daí vem, talvez, a tristeza inconsolável dos que sabem os seus mortos na vala comum; parece-lhes que a podridão anônima os alcança a eles mesmos."
(Quincas Borba - M. de Assis)

"(...) que a podridão anônima os alcança a eles mesmos."uma oração:

a) adjetiva restritiva;
b) adjetiva explicativa;
c) adverbial condicional;
d) substantiva subjetiva;
e) substantiva objetiva direta.

35) UNIRIO - "(...) fi-la construir de propósito, levado de um desejo tão particular que me vexa imprimi-lo, mas vá lá." O vocábulo sublinhado introduz oração que denota:

a) tempo;
b) causa;
c) condição;
d) comparação;
e) conseqüência.

GABARITO

01) D // 02) D //03) B //04) C //05) D //06) C //07) C //08) B //09) B //10) B //
11) A //12) E //13) C //14) E //15) A //16) B //17) A //18) D //19) C //20) A //21) A 22) 5 //23) A //24) E //25) E //26) A //27) C //28) D //29) E //30) D //31) C //
32) E //33) B //34) D //35) E

Fonte: http://www.portuguesconcurso.com 

 

 

  1. Temos confiança em nossos jogadores. (CN)
    02. Já organizamos a resistência a qualquer ataque inimigo. (CN)
    03. Naquela situação difícil recorremos ao diretor. (OI)
    04. Insisti na proteção ao meio-ambiente.(OI)/(CN)
    05. Gostamos de pessoas sinceras. (OI)
    06. Lembre-se, pelo menos, dos amigos. (OI)
    07. Fez grandes investimentos em terras. (CN)
    08. A notícia agradou a todos. (OI)
    09. O orador fez alusão ao fato. (CN)
    10. O sertanejo sentia desprezo pelos automóveis. (CN)
    11. Os retirantes tinham carência de atenção. (CN)
    12. Era uma ressurreição de cemitérios antigos. (CN)
    13. Os retirantes careciam de atenção. (OI)
    14. A água é necessária à vida.(CN)
    15. Os senhores do engenho refaziam-se da depreciação. (OI)
    16. Correu a notícia do cão perdido.(CN)
    17. O Senado votou contrariamente ao interesse nacional.(CN)
    18. Não se esqueça da lição.(OI)
    19. Alimentos muito condimentados são prejudiciais à saúde. (CN)

 

 

 

 

 

Transforme em substantivo o verbo transitivo destacado, conforme o exemplo:

Construir um prédio.

construção do prédio.

 

a)      Ler um livro.

......................................................................................................

b)      Agredir a torcida.

......................................................................................................

c)       Libertar os prisioneiros.

......................................................................................................

d)      Cadastrar as mulheres.

......................................................................................................

e)      Cassar o deputado.

......................................................................................................

f)       Demitir o empregado.

......................................................................................................

g)      Destruir a natureza.

...........................................

 

comentários[2]

9

mai
2012

Mães

Texto do Pedro Bial, narração Fernanda Montenegro... bem fofo!

comentários[0]

9

mai
2012

Homenagem para as Mães!

Linda mensagem para todas as mães!  Eu me encantei...

comentários[0]

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