Portal da Educao Adventista

*Profª Ritíssima *

22

mar
2013

DECLARAÇÃO DE AMOR Por Clarice Lispector

Esta é uma confissão de amor: amo a língua portuguesa. Ela não é fácil. Não é maleável. E, como não foi profundamente trabalhada pelo pensamento, a sua tendência é a de não ter sutilezas e de reagir às vezes com um verdadeiro pontapé contra os que temerariamente ousam transformá-la numa linguagem de sentimento e de alerteza. E de amor. A língua portuguesa é um verdadeiro desafio para quem escreve. Sobretudo para quem escreve tirando das coisas e das pessoas a primeira capa de superficialismo.

Às vezes ela reage diante de um pensamento mais complicado. Às vezes se assusta com o imprevisível de uma frase. Eu gosto de manejá-la - como gostava de estar montada num cavalo e guiá-lo pelas rédeas, às vezes lentamente, às vezes a galope.

Eu queria que a língua portuguesa chegasse ao máximo nas minhas mãos. E este desejo todos os que escrevem têm. Um Camões e outros iguais não bastaram para nos dar para sempre uma herança da língua já feita. Todos nós que escrevemos estamos fazendo do túmulo do pensamento alguma coisa que lhe dê vida.

Essas dificuldades, nós as temos. Mas não falei do encantamento de lidar com uma língua que não foi aprofundada. O que recebi de herança não me chega.

Se eu fosse muda, e também não pudesse escrever, e me perguntassem a que língua eu queria pertencer, eu diria: inglês, que é preciso e belo. Mas como não nasci muda e pude escrever, tornou-se absolutamente claro para mim que eu queria mesmo era escrever em português. Eu até queria não ter aprendido outras línguas: só para que a minha abordagem do português fosse virgem e límpida.

 

comentários[0]

21

mar
2013

25 brasileiros que merecem a atenção de todo mundo

O periódico britânico Financial times soltou a lista de 25 brasileiros que merecem a atenção de todo mundo ( "25 brazilians to watch"). São nomes da política, do esporte, artes, entretenimento e negócios, cujos passos devem ser acompanhados de perto, já que são, segundo FT, as "estrelas em ascensão' do país.

  1. Joaquim Barbosa, presidente do STF: primeiro negro a presidir a Corte ficou famoso pelo julgamento do mensalão;
  2. Aécio Neves, senador do PSDB: já foi parlamentar, governador e senador, "só falta ser presidente", diz o FT;
  3. Eduardo Campos, governador de Pernambuco: boa governança no estado e um potencial candidato à Presidência em 2014;
  4. Eliana Calmon, ministra do STJ: destaque pelo combate à impunidade no país quando dissecou as finanças de juízes, quando era corregedora do CNJ;
  5. Aldo Rebelo, ministro do Esporte: não teme controvérsias - como na aprovação do Código Florestal - e tem o desafio de implementar a Copa de 2014 e as Olimpíadas a tempo;
  6. Anderson Silva, lutador: ajudou a fazer do MMA um esporte "quase tão popular" quanto o futebol;
  7. Neymar, jogador: esperança do Brasil na Copa do Mundo e criador de tendências quando se trata de cortes de cabelo;
  8. Sarah Menezes, judoca: fez história conquistando o primeiro ouro para judô feminino em 2012 e se mantém como esperança para 2016 ;
  9. Maria Silvia Bastos Marques, presidente da Empresa Olímpica Municipal do Rio: está sobre os ombros dela grande parte do sucesso das Olimpíadas de 2016;
  10. Vik Muniz, artista: faz arte usando lixo e qualquer outra coisa;
  11. Romero Britto, artista: exposições em mais de 100 países, tendo realizado trabalhos para Audi e Coca-Cola com seu estilo extremamente colorido;
  12. Thalita Rebouças, escritora: mais de um milhão de livros vendidos sobre o complexo mundo adolescente;
  13. Isadora Faber, criadora do Diário de Classe: mais de 500 mil seguidores e audiência com o ministro da Educação por seu trabalho de denúncia;
  14. Kleber Mendonça Filho, diretor de cinema: pernambucano  conquistou prêmios e respeito da crítica com o filme "O som ao redor";
  15. Fernando Meirelles, diretor de cinema: a fama internacional trazida por "Cidade de Deus" continuou em Hollywood, com filmes como "O jardineiro fiel" e "360";
  16. Carlos Saldanha, diretor de cinema: responsável por filmes como "Rio" e "Era do gelo" é extremamente respeitado na área de animação;
  17. Criolo, músico: inovadora mistura de hip-hop, bossa nova e afro-funk com reconhecimento internacional;
  18. Renato Cohen, DJ: popular na Europa e Ásia com mistura hipnótica de vários ritmos eletrônicos;
  19. Marcelo Adnet, humorista: um dos mais engraçados comediantes de sua geração por meio do improviso, não apelando para piadas sexistas ou preconceituosas, diz o FT;
  20. Philipp Povel, sócio da Dafiti: a frente da maior loja online de moda brasileira, recebeu investimentos de 45 milhões de dólares do JPMorgan;
  21. Alex Behring, sócio da 3G Capital: pesa sob seus ombros a resposta se o investimento de 28 bilhões de dólares na Heinz vai valer a pena;
  22. Antônio Ermírio de Moraes Neto, sócio da Vox Capital: o sobrenome famoso não o impediu de tentar a sorte com a empresa de fundo de capital, que investe em empresas com foco na baixa renda;
  23. Graça Foster, presidente da Petrobras: segunda mulher mais poderosa do Brasil, segundo o FT, enfrenta o desafio de fazer a empresa cumprir as promessas do pré-sal;
  24. Gisele Bündchen, modelo: com o nome valendo cerca de 250 milhões de dólares, ela lançou sua própria marca de lingeries e faz propaganda para outras tantas;
  25. Murilo Ferreira, presidente da Vale: carrega grandes desafios, como mudar os rumos da empresa e convencer os investidores da independência da Vale em relação ao governo;

 

Disponível em http://exame.abril.com.br/brasil/album-de-fotos/os-25-brasileiros-que-merecem-atencao-segundo-o-ft

comentários[0]

20

mar
2013

20 coisas que falamos errado sem perceber.

Encontrei no facebook quero compartilhar com vocês!

 

20 coisas que falamos errado sem perceber.

01) Planos ou projetos para o futuro.
Você conhece alguém que faz planos para o passado?
Só se for o Michael Fox no filme "De volta para o Futuro".

02) Criar novos empregos.
Alguém consegue criar algo velho?

03) Habitat natural.
Todo habitat é natural; consulte um dicionário.

04) Prefeitura Municipal.
No Brasil só existem prefeituras nos municípios.

05) Conviver junto.
É possível conviver separadamente?

06) Sua autobiografia.
Se é autobiografia, já é sua.

07) Sorriso nos lábios.
Já viu sorriso no umbigo?

08) Goteira no teto.
No chão é impossível!

09) Estrelas do céu.
Paramos à noite para contemplar o lindo brilho das estrelas do mar?

10) General do Exército.
Só existem generais no Exército.

11) Manter o mesmo time.
Pode-se manter outro time? Nem o Felipão consegue!

12) Labaredas de fogo.
De que mais as labaredas poderiam ser? De água?

13) Pequenos detalhes.
Se é detalhe, então já é pequeno. Existem grandes detalhes?

14) Erário público.
O dicionário ensina que erário é o tesouro público, por isso, erário só basta!

15) Despesas com gastos.
Despesas e gastos são sinônimos!

16) Encarar de frente.
Você conhece alguém que encara de costas ou de lado?

17) Monopólio exclusivo.
Ora, se é monopólio, já é total ou exclusivo.

18) Ganhar grátis.
Alguém ganha pagando?

19) Países do mundo.
E de onde mais podem ser os países?

20) Viúva do falecido.
Até prova em contrário, não pode haver viúva se não houver um falecido.

 

Face Língua Portuguesa em 20/03/2013

 

 

comentários[1]

20

mar
2013

Proposta de Redação 1 EM

REDAÇÃO 1 Ano Ensino Médio


 image

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Esta é a reprodução (aqui, sem as marcas normais dos anunciantes, que foram substituídas por X) de um anúncio publicitário real, colhido em uma revista, publicada no ano de 2012.

Como toda mensagem, esse anúncio, formado pela relação entre imagem e texto, carrega pressupostos e implicações: se o observarmos bem, veremos que ele expressa uma determinada mentalidade, projeta uma dada visão de mundo, manifesta uma certa escolha de valores e assim por diante.

Redija uma dissertação em prosa, na qual você interprete e discuta a mensagem contida nesse anúncio, considerando os aspectos mencionados no parágrafo anterior e, se quiser, também outros aspectos que julgue relevantes. Procure argumentar de modo a deixar claro seu ponto de vista sobre o assunto.

 

Instruções:

- A redação deve obedecer à norma padrão da língua portuguesa.

- Escreva, no mínimo, 25 e, no máximo, 30 linhas, com letra legível.

- Deverá ser entregue na folha de redação;

- Dê um título a sua redação.  

  

 

 

comentários[0]

19

mar
2013

As marcas mais valiosas do varejo brasileiro

As marcas mais valiosas do varejo brasileiro em 2013

1º. Natura - 3,9 bilhões de dólares

Com uma assinatura simples para sua marca ("bem estar bem"), a Natura consolidou-se como referência no setor de cosméticos, apoiada em produtos ligados à sustentabilidade e em sua constante renovação de portfólio. Segundo o relatório, 67% da oferta da empresa foi renovada em 2012.

2º. Renner - 512 milhões de dólares

Com suas 11 marcas privadas de lyfestyle e duas de acessórios e cosméticos, a varejista de moda apurou satisfação com experiência de compra em 96% dos seus 22 milhões de consumidores, segundo o relatório. Para acompanhar a demanda, a companhia expandi-se para 176 lojas ano passado.

3º. Casas Bahia - 382 milhões de dólares

Top of mind na categoria desde 2006, a varejista de móveis e eletrodoméstico colhe os frutos do crescimento do consumo. A marca permanece a maior anunciante publicitária do país, com investimento de 3,5 bihões de reais em 2012.

4º. Lojas Americanas - 361 milhões de dólares

A imagem da companhia protagoniza grandes desafios recentes, como os problemas relatados na entrega dos produtos via e-commerce. A experiência física das lojas também não se destaca da concorrência, destaca o relatório. A marca tem o desafio de reconquistar a confiança do consumidor e deve apostar num reposicionamento.

5º. Extra - 319 milhões de dólares

A cadeia de supermercados escolheu a estratégia de expandir sua presença através de diferentes formatos e tamanhos de lojas. Muito do seu crescimento recente pode ser conectado ao update em seu posicionamento de imagem, que tem procurado sair do apelo promocional para um território mais emocional - sinal de maturidade.

6º.Hering - 212 milhões de dólares

Uma das marcas mais genuinamente nacionais, a a empresa teve o crescimento mais expressivo do ranking. Com um aumento de valor de marca de 86% no último ano, a Hering também é uma das poucas grandes varejistas que cria, fabrica e vende exclusivamente os seus produtos

7º. Pão de Açúcar - 187 milhões de dólares

2012 foi um ano turbulento para o Grupo Pão de Açúcar, e a rede de supermercados homônima recebeu boa dose do impacto. Ainda assim, no que diz respeito à relação com o publico, houve dados marcantes de crescimento - Taeq e Qualitá, marcas próprias, aumentaram vendas em 14% ano passado.

8º. Havaianas - 167 milhões de dólares

A marca, que cresceu exportando brasilidade e apostando em variedade de produtos, redefiniu uma categoria e garantiu presença global (agora vendida em mais de 60 países), destaca a Interbrands. De acessório simples à ícone de moda, a empresa viu as vendas de lojas próprias cresceram 35% ano passasdo, com 249 no território nacional.

9º. Ponto frio - 147 milhões de dólares

Ao longo da sua história, a varejista mudou de posição várias vezes, mas agora tenta estabilizar-se no segmento premium. Deixando de lado o slogan "Tudo de melhor pelo melhor preço", em 2012 a companhia finalizou sua reformulação de marca adotando o mote "Viva a inovação".

10º. Magazine Luiza - 136 milhões de dólares

Com seu plano de expansão enérgico, 129 novas lojas nos últimos dois anos, a empresa colhe os frutos da expansão do consumo nacional. A iniciativa da criação de lojas virtuais colaborativas, que permite aos consumidores criarem suas próprias lojas do Magazine Luiza nas redes sociais, ajudou a marca a conquistar espaço no terreno digital.

 

http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/as-marcas-mais-valiosas-do-varejo-brasileiro#11

 

 

comentários[0]

calendário


Assinar RSS