Portal da Educao Adventista

*Profª Ritíssima *

10

nov
2014

Apreciem...

comentários[0]

10

nov
2014

Música Vaca Estrela e Boi Fubá

A segunda música é essa... 

comentários[35]

10

nov
2014

Variação Regional - Música regionais: gênero maravilhoso

Pessoal do 9 ano!

 

Gostaram da nossa aula de hoje? Eu amei! Aqui estão as músicas! Verifiquem as variações e aproveitem a poesia e a narrativa. Não esqueçam: Vale nota!

comentários[20]

2

nov
2014

Últimos tems da Fuvest

Todos nós sabemos a importância da Fuvest. Olha só os últimos temas:

O tema do vestibular 2014 da Fuvest pediu que os candidatos elaborassem uma dissertação discutindo a situação dos idosos no mundo e no Brasil. A proposta trazia um texto traduzido do jornal britânico The Guardian sobre uma polêmica declaração do ministro das Finanças do Japão, Taro Aso, em que ele disse que os "idosos deviam se apressar em morrer"

No vestibular 2013, o tema da redação da Fuvest foi consumismo. A proposta se baseou em uma peça publicitária de um cartão de crédito fictício. O anúncio trazia imagens de um shopping center e o slogan: "Tenha o melhor que o mundo pode oferecer com o cartão de crédito X". O enunciado pediu para o candidato discorrer sobre as relações de consumo 

Na Fuvest 2012, o tema da redação foi "participação política: indispensável ou superada.

A proposta da Fuvest 2011 foi "O altruísmo e o pensamento a longo prazo ainda têm lugar no mundo contemporâneo?", e trazia quatro trechos de textos, sendo um da revista Veja, um da internet, um do sociólogo Zygmunt Bauman e um do filósofo Gilles Lipovetsk.

 "Um mundo por imagens" foi o tema da redação do vestibular 2010 da Fuvest. A proposta abordava a construção de imagens sobre pessoas, fatos, livros, instituições e situações. Entre essas cinco possibilidades, o candidato deveria escolher apenas uma para ser tema do texto que iria redigir.

 

 

Sempre vale a pena pensar...

 

comentários[0]

2

nov
2014

Possíveis temas Redação do Enem

Olá, Pessoal!

 

O Enem está chegando! As Federais estão abrindo as portas por meio dessa avaliação, logo vale a pena caprichar na redação. Tenho observado alguns temas de redação e alguns fatos. Nem sempre é uma questão de atualidades ou lógica. Que tal pensar nesses assuntos:

A busca pela paz;

Racismo (um dos mais pedidos)

Direitos humanos;

20 anos do Plano Real

50 anos do Golpe Militar ( interessante)

Ética;

O papel da mulher na sociedade;

Cidadania e direitos;

Abusos da mídia;

Xenofobia;

Redes sociais; abusos e prevenção

A questão da água;

Educação e mudanças;

Jovens que constroem;

Prisões no Brasil: círculo de medo

E a saúde?

 

Observe essas dicas para se dar bem na redação:

Passo 1
Leia atentamente o enunciado do começo ao fim para identificar o tema proposto.

Passo 2
Entenda o tema proposto. Por tendência, o tema da redação do Enem está muito próximo do cotidiano do candidato. A proposta de redação traz elementos que mostram uma situação-problema.

Passo 3
Reflita sobre o tema.

Passo 4
Analise atentamente os textos motivadores para compreender bem o que está sendo solicitado na proposta de redação e ajuda a não fugir ao tema. É preciso entender a mensagem por trás dos textos motivadores selecionados pelo MEC. Importante: nunca copie os trechos dos textos motivadores em sua redação.

Passo 5
Identifique a situação-problema e reflita sobre uma solução para esta questão.

Passo 6
Posicione-se diante do tema. Desenvolva os argumentos e contra-argumentos. Crie as suas próprias teses e defenda-as. É importante ser criativo. Evite clichês no texto, ou seja, escrever sobre o que todos já sabem. Uma dica: pense em exemplos próprios e outros artifícios que o ajudem a argumentar.

Passo 7
Reúna as ideias que lhe ocorreram sobre o tema.

Passo 8
Comece a montar o texto dissertativo-argumentativo.



Passo 9

Examine com atenção a introdução e a conclusão para ver se há coerência entre o início e o fim.



Passo 10

Ofereça uma solução concreta e efetiva para o problema proposto respeitando os direitos humanos. Não há espaço algum para que o aluno seja contrário a eles. A apresentação NÃO pode ser genérica e vaga, deve ser bem detalhada.

 

LEMBRE-SE: 

As provas do Enem 2014 acontecerão nos dias 8 e 9 de novembro. No primeiro dia, será aplicada a prova de ciências humanas e ciências da natureza e suas tecnologias. A primeira prova terá duração de 4 horas e 30 minutos. Já no segundo dia de prova, os alunos responderão questões de linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática. A redação também será aplicada no dia 9. O tempo da prova será de 5 horas e 30 minutos.


 

 

 

 

 

 

 

comentários[0]

calendário


Assinar RSS