Portal da Educao Adventista

*Profª Ritíssima *

2

nov
2014

Últimos tems da Fuvest

Todos nós sabemos a importância da Fuvest. Olha só os últimos temas:

O tema do vestibular 2014 da Fuvest pediu que os candidatos elaborassem uma dissertação discutindo a situação dos idosos no mundo e no Brasil. A proposta trazia um texto traduzido do jornal britânico The Guardian sobre uma polêmica declaração do ministro das Finanças do Japão, Taro Aso, em que ele disse que os "idosos deviam se apressar em morrer"

No vestibular 2013, o tema da redação da Fuvest foi consumismo. A proposta se baseou em uma peça publicitária de um cartão de crédito fictício. O anúncio trazia imagens de um shopping center e o slogan: "Tenha o melhor que o mundo pode oferecer com o cartão de crédito X". O enunciado pediu para o candidato discorrer sobre as relações de consumo 

Na Fuvest 2012, o tema da redação foi "participação política: indispensável ou superada.

A proposta da Fuvest 2011 foi "O altruísmo e o pensamento a longo prazo ainda têm lugar no mundo contemporâneo?", e trazia quatro trechos de textos, sendo um da revista Veja, um da internet, um do sociólogo Zygmunt Bauman e um do filósofo Gilles Lipovetsk.

 "Um mundo por imagens" foi o tema da redação do vestibular 2010 da Fuvest. A proposta abordava a construção de imagens sobre pessoas, fatos, livros, instituições e situações. Entre essas cinco possibilidades, o candidato deveria escolher apenas uma para ser tema do texto que iria redigir.

 

 

Sempre vale a pena pensar...

 

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2

nov
2014

Possíveis temas Redação do Enem

Olá, Pessoal!

 

O Enem está chegando! As Federais estão abrindo as portas por meio dessa avaliação, logo vale a pena caprichar na redação. Tenho observado alguns temas de redação e alguns fatos. Nem sempre é uma questão de atualidades ou lógica. Que tal pensar nesses assuntos:

A busca pela paz;

Racismo (um dos mais pedidos)

Direitos humanos;

20 anos do Plano Real

50 anos do Golpe Militar ( interessante)

Ética;

O papel da mulher na sociedade;

Cidadania e direitos;

Abusos da mídia;

Xenofobia;

Redes sociais; abusos e prevenção

A questão da água;

Educação e mudanças;

Jovens que constroem;

Prisões no Brasil: círculo de medo

E a saúde?

 

Observe essas dicas para se dar bem na redação:

Passo 1
Leia atentamente o enunciado do começo ao fim para identificar o tema proposto.

Passo 2
Entenda o tema proposto. Por tendência, o tema da redação do Enem está muito próximo do cotidiano do candidato. A proposta de redação traz elementos que mostram uma situação-problema.

Passo 3
Reflita sobre o tema.

Passo 4
Analise atentamente os textos motivadores para compreender bem o que está sendo solicitado na proposta de redação e ajuda a não fugir ao tema. É preciso entender a mensagem por trás dos textos motivadores selecionados pelo MEC. Importante: nunca copie os trechos dos textos motivadores em sua redação.

Passo 5
Identifique a situação-problema e reflita sobre uma solução para esta questão.

Passo 6
Posicione-se diante do tema. Desenvolva os argumentos e contra-argumentos. Crie as suas próprias teses e defenda-as. É importante ser criativo. Evite clichês no texto, ou seja, escrever sobre o que todos já sabem. Uma dica: pense em exemplos próprios e outros artifícios que o ajudem a argumentar.

Passo 7
Reúna as ideias que lhe ocorreram sobre o tema.

Passo 8
Comece a montar o texto dissertativo-argumentativo.



Passo 9

Examine com atenção a introdução e a conclusão para ver se há coerência entre o início e o fim.



Passo 10

Ofereça uma solução concreta e efetiva para o problema proposto respeitando os direitos humanos. Não há espaço algum para que o aluno seja contrário a eles. A apresentação NÃO pode ser genérica e vaga, deve ser bem detalhada.

 

LEMBRE-SE: 

As provas do Enem 2014 acontecerão nos dias 8 e 9 de novembro. No primeiro dia, será aplicada a prova de ciências humanas e ciências da natureza e suas tecnologias. A primeira prova terá duração de 4 horas e 30 minutos. Já no segundo dia de prova, os alunos responderão questões de linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática. A redação também será aplicada no dia 9. O tempo da prova será de 5 horas e 30 minutos.


 

 

 

 

 

 

 

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8

out
2014

Dicionário paranaense - variação linguística

Pessoal, esse rapaz é muito criativo. No Paraná tem muito do que ele narra... vale a pena ver

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7

out
2014

Dinâmica para Parnasianismo

Olá, Pessoal! Que tal uma atividade dinâmica para introduzir as características parnasianas? A caracterísitca da arte pela arte, das amarras serão inesquecíveis...

 

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2

set
2014

Figuras de linguagem

Em nosso cotidiano convivemos com uma grande diversidade de textos. Todos possuem um objetivo em comum: estabelecer a comunicação entre os interlocutores. Essa, por sua vez, possui uma finalidade específica, seja para instruir, persuadir, provocar humor, informar, dentre outras. 

Quando se trata de textos informativos, como por exemplo, os jornalísticos, notamos que os mesmos são permeados por uma linguagem clara, objetiva e dinâmica, pois a intenção é única e exclusivamente informar ao leitor sobre fatos decorrentes do universo social, sejam eles polêmicos ou não. Portanto, não é permitido nenhum juízo de valor, nem tão pouco, comentários pessoais por parte do emissor.

Todavia, ao nos depararmos com textos poéticos e com outros ligados à linguagem publicitária de um modo geral, não identificamos essa mesma característica. Ao contrário, notamos que a linguagem revela emoção, subjetividade, proporcionando espaço para múltiplas interpretações por parte do leitor. 

Trata-se de alguns recursos empregados pelo emissor, nos quais o objetivo é conferir maiorexpressividade à mensagem, ornamentando-a para justamente realçar a beleza do ato comunicativo. 

Tais recursos são denominados de linguagem figurada, conotativa, ou seja, aquela que se difere do seu sentido denotativo, prescrito no dicionário. Desta forma, o autor instaura um jogo de palavras apostando no emprego de acréscimos, supressão, repetição de termos, entre outros. 
Todos realizados de maneira intencional, para atingir os objetivos por ele pretendidos.

Com o objetivo de ampliarmos nossos conhecimentos sobre o referido assunto, vejamos alguns exemplos e suas respectivas características:

Figuras de Sintaxe

Elipse

Consiste na omissão de um termo tendo em vista que este já faz parte da inferência do interlocutor, permitindo, portanto, a compreensão da mensagem:

Fiquei ansiosa para saber o resultado do concurso.
Podemos perceber que houve a omissão do pronome pessoal (Eu).

Zeugma


Sua característica pauta-se também por omitir um termo, porém o mesmo vem expresso anteriormente na oração:

Kátia e sua prima foram ao cinema, Marília e Cibele não.
Notamos que houve a omissão do termo (não foram). 


Polissíndeto

Ocorre a repetição sequencial de conectivos, geralmente do "e".

Os garotos chegaram e começaram a lanchar e subiram para assistir ao filme e depois saíram para o passeio ciclístico.

Assíndeto


Ao contrário do polissíndeto, há a supressão do conectivo:

Estudava pela manhã, trabalhava à tarde, fazia aula de canto à noite. 

Pleonasmo:

Consiste no emprego desnecessário de um termo, uma vez que este já foi anteriormente mencionado:

Eu a vi com olhos de admirador apaixonado. 

Silepse:

Figura que retrata a concordância com a ideia exposta na oração, não com as palavras explícitas na mesma:

Silepse de pessoa:

As crianças somos o futuro da nação.

Note, portanto, que há discordância entre o sujeito e a pessoa verbal.

Silepse de número:

A multidão chegaram aflitos para assistir à carreata. 


Silepse de Gênero:

Vossa Excelência parece nervoso.

Anáfora: 

Consiste na repetição sequencial de um termo para reforçar a ideia na oração:

O amor tudo suporta, o amor tudo crê, o amor tudo perdoa. 

Figuras de palavras: 

Metáfora: 

É uma comparação oculta que consiste no emprego de uma palavra em lugar de outra, tendo em vista a relação de semelhança entre ambas:

Sua boca é um cadeado
E meu corpo é uma fogueira. 


Comparação: 

É uma comparação explícita entre as palavras por intermédio da conjunção comparativa:

Sua boca é como um cadeado
E meu corpo é como uma fogueira.

Antítese:


Como o próprio nome já diz, a figura consiste no jogo contrário de ideias:

Eu adoro o dia, mas admiro a noite.
Contemplo o sol, enalteço a chuva. 


Metonímia 

É a substituição de uma palavra por outra, estabelecendo uma relação de sentido entre ambas:

Adoro ler Machado de Assis. (a obra) 


Figuras de pensamento:

Eufemismo: 

É o emprego de uma expressão com o objetivo de suavizar a mensagem, diversificando-a do seu sentido literal:

Meu amigo entregou a alma a Deus. (para não dizer: Meu amigo morreu!) 

Hipérbole: 

Consiste no exagero intencional atribuído ao sentido das palavras:

Aquele garoto é um poço de ignorância
Chorarei um mar de lágrimas até que você volte. 


Personificação ou prosopopeia: 

É o emprego de características humanas a seres inanimados:

O mar está mostrando a sua face mais bela.

Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola

Em: http://www.brasilescola.com/redacao/figuras-de-linguagem.htm

 As figuras de linguagem são recursos que tornam mais expressivas as mensagens. Subdividem-se em figuras de som, figuras de construção, figuras de pensamento e figuras de palavras.

Figuras de som:

a)     aliteração: consiste na repetição ordenada de mesmos sons consonantais.
"Esperando, parada, pregada na pedra do porto."

b) assonância: consiste na repetição ordenada de sons vocálicos idênticos.
"Sou um mulato nato no sentido lato
mulato democrático do litoral."

c) paronomásia: consiste na aproximação de palavras de sons parecidos, mas de significados distintos.
"Eu que passo, penso e peço."

 

Figuras de construção

a) elipse: consiste na omissão de um termo facilmente identificável pelo contexto.
"Na sala, apenas quatro ou cinco convidados." (omissão de havia)

b) zeugma: consiste na elipse de um termo que já apareceu antes.
Ele prefere cinema; eu, teatro. (omissão de prefiro)

c) polissíndeto: consiste na repetição de conectivos ligando termos da oração ou elementos do período.
" E sob as ondas ritmadas
e sob as nuvens e os ventos
e sob as pontes e sob o sarcasmo
e sob a gosma e sob o vômito (...)"

d) inversão: consiste na mudança da ordem natural dos termos na frase.
"De tudo ficou um pouco.
Do meu medo. Do teu asco."

e)Silepse: consiste na concordância não com o que vem expresso, mas com o que se subentende, com o que está implícito. A silepse pode ser:

%u2022 De gênero
Vossa Excelência está preocupado.

%u2022 De número
Os Lusíadas glorificou nossa literatura.

%u2022 De pessoa
"O que me parece inexplicável é que os brasileiros persistamos em comer essa coisinha verde e mole que se derrete na boca."

f) anacoluto: consiste em deixar um termo solto na frase. Normalmente, isso ocorre porque se inicia uma determinada construção sintática e depois se opta por outra.
A vida, não sei realmente se ela vale alguma coisa.

g) pleonasmo: consiste numa redundância cuja finalidade é reforçar a mensagem.
"E rir meu riso e derramar meu pranto."

h) anáfora: consiste na repetição de uma mesma palavra no início de versos ou frases.
" Amor é um fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer"

Figuras de pensamento

a) antítese: consiste na aproximação de termos contrários, de palavras que se opõem pelo sentido.
"Os jardins têm vida e morte."

b) ironia: é a figura que apresenta um termo em sentido oposto ao usual, obtendo-se, com isso, efeito crítico ou humorístico.
"A excelente Dona Inácia era mestra na arte de judiar de crianças."

c) eufemismo: consiste em substituir uma expressão por outra menos brusca; em síntese, procura-se suavizar alguma afirmação desagradável.
Ele enriqueceu por meios ilícitos. (em vez de ele roubou)

d) hipérbole: trata-se de exagerar uma ideia com finalidade enfática.
Estou morrendo de sede. (em vez de estou com muita sede)

e) prosopopeia ou personificação: consiste em atribuir a seres inanimados predicativos que são próprios de seres animados.
O jardim olhava as crianças sem dizer nada.

f) gradação ou clímax: é a apresentação de ideias em progressão ascendente (clímax) ou descendente (anticlímax)
"Um coração chagado de desejos
Latejando, batendo, restrugindo."

g) apóstrofe: consiste na interpelação enfática a alguém (ou alguma coisa personificada).
"Senhor Deus dos desgraçados!
Dizei-me vós, Senhor Deus!"


Figuras de palavras

a) metáfora: consiste em empregar um termo com significado diferente do habitual, com base numa relação de similaridade entre o sentido próprio e o sentido figurado. A metáfora implica, pois, uma comparação em que o conectivo comparativo fica subentendido.
"Meu pensamento é um rio subterrâneo."

b) metonímia: como a metáfora, consiste numa transposição de significado, ou seja, uma palavra que usualmente significa uma coisa passa a ser usada com outro significado. Todavia, a transposição de significados não é mais feita com base em traços de semelhança, como na metáfora. A metonímia explora sempre alguma relação lógica entre os termos. Observe:
Não tinha teto em que se abrigasse. (teto em lugar de casa)

c) catacrese: ocorre quando, por falta de um termo específico para designar um conceito, torna-se outro por empréstimo. Entretanto, devido ao uso contínuo, não mais se percebe que ele está sendo empregado em sentido figurado.
O pé da mesa estava quebrado.

d) antonomásia ou perífrase: consiste em substituir um nome por uma expressão que o identifique com facilidade:
...os quatro rapazes de Liverpool (em vez de os Beatles)

e) sinestesia: trata-se de mesclar, numa expressão, sensações percebidas por diferentes órgãos do sentido.
A luz crua da madrugada invadia meu quarto.

Vícios de linguagem

A gramática é um conjunto de regras que estabelece um determinado uso da língua, denominado norma culta ou língua padrão. Acontece que as normas estabelecidas pela gramática normativa nem sempre são obedecidas, em se tratando da linguagem escrita.  O ato de desviar-se da norma padrão no intuito de alcançar uma maior expressividade, refere-se às figuras de linguagem. Quando o desvio se dá pelo não conhecimento da norma culta, temos os chamados vícios de linguagem.

a) barbarismo: consiste em grafar ou pronunciar uma palavra em desacordo com a norma culta.
pesquiza (em vez de pesquisa)
prototipo (em vez de protótipo)

b) solecismo: consiste em desviar-se da norma culta na construção sintática.
Fazem dois meses que ele não aparece. (em vez de faz ; desvio na sintaxe de concordância)

c) ambiguidade ou anfibologia: trata-se de construir a frase de um modo tal que ela apresente mais de um sentido.
O guarda deteve o suspeito em sua casa. (na casa de quem: do guarda ou do suspeito?)

d) cacófato: consiste no mau som produzido pela junção de palavras.
Paguei cinco mil reais por cada.

e) pleonasmo vicioso:  consiste na repetição desnecessária de uma ideia. 
O pai ordenou que a menina entrasse para dentro imediatamente.
Observação: Quando o uso do pleonasmo se dá de modo enfático, este não é considerado vicioso.

f) eco: trata-se da repetição de palavras terminadas pelo mesmo som.
O menino repetente mente alegremente.

Por Marina Cabral
Especialista em Língua Portuguesa e Literatura

Em: http://www.brasilescola.com/portugues/figuras-linguagem.htm

 

 

 

 

 

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