Portal da Educao Adventista

*Profª Ritíssima *

30

set
2013

Tijolo por tijolo

Prática de Ensino de Língua Portuguesa

Ana Tereza Naspolini

 

ótima dica de leitura para as professoras das séries iniciais.

Como ajudar a criança, desde os primeiros anos da vida escolar? A educadora indica alguns caminhos, com base nos estudos de Piaget, EmiliaFerreiro, Vygotsky e Ausubel. A obra é rica em sugestões de atividades e exemplos de sala de aula, constituindo importante material de apoio. 

No final de cada capítulo, os textos complementares e as questões de aprofundamento e aplicação contribuem para a formação do professor.

 

image

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

comentários[0]

22

jul
2010

Comunique-se com seus filho

Coleção em três volumes:

 

Comunique-se com seu filho de 0 a 5 anos;          

Comunique-se com seu filho de 6 a 11 anos;

Comunique-se com se filho adolescente.

Os três livros são um guia completo para pais durante toda a educação dos filhos, pequenos ou grandes, meninas ou meninos, do nascimento ao final da adolescência.  Escritos pelo pedopsiquiatra Antoine Alaméda, especialista em família, foi durante muitos anos responsável pelo serviço de consultas da infância e da adolescência de um importante hospital francês. Dirige o centro de ação médico-social precoce da primeira infancia em Toulon.

Achei a linguagm acessível e de bom gosto. Pode ajudar professores e orientadores a entenderem alunos que estão a nossos cuidados.

Rita!

 

comentários[0]

28

mai
2010

Prova Um momento privilegiado de estudo

Livro de Vasco Pedro Moretto com título integral de Prova um Momento privilegiado de estudo não um acerto de contas.

 

Este livro é voltado para o professor. Tem como objetivo direto ajudá-lo na sua prática do dia-a-dia, tendo como base central: não é acabando com a prova ral ou escrita que se melhora o processo de avaliação da aprendizagem, mas ressignificando o instrumento elaborando-o dentro de uma nova perspectiva pedagógica.

Visa ajudar docentes dedicados e muitas vezes com pouca oportunidades para uma reflexão simples e direta. É um livro com linguagem muitas vezes coloquial, como em diálogo com o leitor. Está centrado em dois pontos básicos: nos oito primeiros capítulos, é elaborado o tema como opracionalizar uma aula com sucesso, apresentando pressupostos da perspectiva contruivista sociointeracionista com relação ao ensinar. Nos dois capítulos finais são apresentados os fundamentos para um processo de avaliação da aprendizagem. O livro mostra que o caminho da mudança passa por uma transformação do processo de avaliação tornando-o uma oportunidade para o aluno ler, refeltir, relacionar, operar mentalmente e demonstrar que tem recursos para abordar situações complexas. Em síntese, o aluno deverá demonstrar ter adquirido competência como estudante.

Muito bom! Infelizmente alguns ainda acham que prova deve ser acerto pessoal...

comentários[0]

27

mai
2010

A casa da mãe Joana

Livros de Reinaldo Pimenta

" curiosidades nas origens das palavras, frases e marcas. "

 

São dois livros muito legais!

A História das palavras é a história do homem. É nesse universo surpreendente e revelador que está o segredo destes livros. São muitas revelações em torno da origem das palavras em um texto leve, prazeroso e divertido. O autor se revela um competente colecionador de curiosidades, mas principalmente uma autor dotado de senso de humor sem igual, apurado e inteligente.

Exemplo de textos dos livros:

Caneta - etimologicamente caneta é sinônimo de caninha, já que ambas são o diminutivo de cana. Na prática, o que as diferencia é a qualidade do discurso resultante do uso de uma ou de outra. A versão inicial de caneta era um tubinho, uma pequena cana em cuja extremidade se ajustava uma ponta para escrever. Agora, ao aumentativo. Cana veio do latim canna, cana, tubo, que também foi parar no italiano canna, onde recebeu o aumentativo cannone ( tubo grosso, peça de artilharia), origem do nosso canhão.

 

comentários[0]

27

mai
2010

Oralidade e escrita

Livro de Leonor Lopes Fávero, Maria Lúcia C.V.O.Andrade e Zilda G.O. Aquino

" Perspectivas para o ensino da língua materna"

 

O objetivo deste livro é apresentar ao leitor brasileiro as principais questões da oralidade e da escrita, oferecendo-lhe o conhecimento atual sobre o assunto e sua aplicabilidade em sala de aula.

Contitui um auxiliar preciosos para todos os que se interessam pelo campo da linguagem verbal, particularmente para professores e alunos de graduação em Letras, Comunicações e áreas afins. Busca a valorização do educando, tomando como base, para análise, discussão e descoberta, o texto construído pelo próprio aluno, fazendo dele um participante da atividade educacional.

comentários[0]

calendário


Assinar RSS