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*Profª Ritíssima *

20

mar
2013

Proposta de Redação 1 EM

REDAÇÃO 1 Ano Ensino Médio


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Esta é a reprodução (aqui, sem as marcas normais dos anunciantes, que foram substituídas por X) de um anúncio publicitário real, colhido em uma revista, publicada no ano de 2012.

Como toda mensagem, esse anúncio, formado pela relação entre imagem e texto, carrega pressupostos e implicações: se o observarmos bem, veremos que ele expressa uma determinada mentalidade, projeta uma dada visão de mundo, manifesta uma certa escolha de valores e assim por diante.

Redija uma dissertação em prosa, na qual você interprete e discuta a mensagem contida nesse anúncio, considerando os aspectos mencionados no parágrafo anterior e, se quiser, também outros aspectos que julgue relevantes. Procure argumentar de modo a deixar claro seu ponto de vista sobre o assunto.

 

Instruções:

- A redação deve obedecer à norma padrão da língua portuguesa.

- Escreva, no mínimo, 25 e, no máximo, 30 linhas, com letra legível.

- Deverá ser entregue na folha de redação;

- Dê um título a sua redação.  

  

 

 

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5

set
2012

1 EM Arcadismo

Pessoal, essas atividades sÃo para o dia 10/09.

 

1) (UF - PR) - "Eu, Marília, não sou algum vaqueiro,
Que vive de guardar alheio gado;
De tosco trato, de expressões grosseiro, 
Dos frios gelado e dos sóis queimado.
Tenho próprio casal e nele assisto 
Dá-me vinho, legume, fruta, azeite;
Das brancas ovelhinhas tiro o leite,
E mais as finas lãs, de que me visto.

Graças, Marília bela, 
Graças à minha Estrela!"

A presente estrofe reflete a temática predominante no período: 
a) romântico 
b) parnasiano 
c) arcádico 
d) simbolista 
e) modernista

2) (UF - PR) - "Eu, Marília, não sou algum vaqueiro,
Que vive de guardar alheio gado;
De tosco trato, de expressões grosseiro, 
Dos frios gelado e dos sóis queimado.
Tenho próprio casal e nele assisto 
Dá-me vinho, legume, fruta, azeite;
Das brancas ovelhinhas tiro o leite,
E mais as finas lãs, de que me visto.

Graças, Marília bela, 
Graças à minha Estrela!"

O texto tem traços que caracterizam o período literário ao qual pertence. Uma qualidade patente nesta estrofe é: 
a) o bucolismo; 
b) o misticismo; 
c) o nacionalismo; 
d) o regionalismo; 
e) o indianismo.

3) (Fuvest) - I. "Porque não merecia o que lograva,
Deixei, como ignorante, o bem que tinha,
Vim sem considerar aonde vinha,
Deixei sem atender o que deixava."

II."Se a flauta mal cadente
Entoa agora o verso harmonioso,
Sabei, me comunica este saudoso
Influxo a dor veemente;
Não o gênio suave,
Que ouviste já no acento agudo e grave."

III."Da delirante embriaguez de bardo
Sonhos em que afoguei o ardor da vida,
Ardente orvalho de febris pranteios,
Que lucro à alma descrida?"

Cada estrofe, a seu modo, trabalha o tema de um bem, de um amor almejado e passado ou perdido. Avaliando atentamente os recursos poéticos utilizados em cada uma delas podemos dizer que os movimentos literários a que pertencem I, II e III são respectivamente:
a) barroco - arcadismo - romantismo. 
b) barroco - romantismo - parnasianismo. 
c) romantismo - parnasianismo - simbolismo. 
d) romantismo - simbolismo - modernismo. 
e) parnasianismo - simbolismo - modernismo.

4) (Cescem) - O Arcadismo, didaticamente, inicia-se, no Brasil, em 1768: 
a) com a fundação de Arcádia de Lusitana. 
b) com a publicação de poemas de Cláudio Manuel da Costa (em Lisboa) e pela fundação da Arcádia Ulissiponense. 
c) com a publicação dos poemas de Cláudio Manuel da Costa (em Lisboa) e pela fundação da Arcádia Ultramarina. 
d) pela vinda da família real para o Brasil. 
e) nenhuma das anteriores.

5) (Ufsc) - Considere as afirmativas sobre Barroco e o Arcadismo:

1. Simplificação da língua literária - ordem direta - imitação dos antigos gregos e romanos.
2. Valorização dos sentidos - imaginação exaltada - emprego dos vocábulos raros.
3. Vida campestre idealizada como verdadeiro estado de poesia-clareza-harmonia.
4. Emprego freqüente de trocadilhos e de perífrases - malabarismos verbais - oratória.
5. Sugestões de luz, cor e som - antítese entre a vida e a morte - espírito cristão antiterreno.

Assinale a opção que só contém afirmativas sobre o Arcadismo: 
a) 1, 4 e 5 
b) 2, 3 e 5 
c) 2, 4 e 5 
d) 1 e 3 
e) 1, 2 e 5

6) (Puc rj) - Qual dessas afirmações não caracterizava a poesia arcádica realizada no Brasil no século XVIII? 
a) Procurava-se descrever uma atmosfera denominada locus amoenus. 
b) A poesia seguia o lema de "cortar o inútil" do texto. 
c) As amadas eram ninfas, lembrando a mitologia grega e romana. 
d) Os poetas da época não se expressaram no gênero épico. 
e) Diversos poemas foram dedicados a reis e rainhas, e tinham um objetivo político.

7) (Mackenzie) - Apontar a alternativa correta: 
a) Tomás Antônio Gonzaga cultivou a poesia satírica em O Desertor. 
b) Na obra Cartas Chilenas, temos uma sátira contra a administração de Luís da Cunha Menezes. 
c) Nessa obra o autor se disfarça sob o nome de "Doroteu" 
d) Para maior disfarce, o autor de Cartas Chilenas faz passar a ação na cidade do Rio de Janeiro. 
e) Tomás Antônio Gonzaga tinha o pseudônimo de "Doroteu".

8) (Santa Casa SP)
Texto I
"É a vaidade, Fábio, nesta vida,
Rosa, que da manhã lisonjeada,
Púrpuras mil, com ambição dourada,
Airosa rompe, arrasta presumida."

Texto II
"Depois que nos ferir a mão da morte,
ou seja neste monte, ou noutra serra,
nossos corpos terão, terão a sorte
de consumir os dous a mesma terra."

O texto I é barroco; o texto II é arcádico. Comparando-os, é possível afirmar que os árcades optaram por uma expressão: 
a) impessoal e, portanto, diferenciada do sentimentalismo barroco, em que o mundo exterior era projeção do caos interior do poeta. 
b) despojada das ousadias sintáticas da estética anterior, com predomínio da ordem direta e de vocábulos de uso corrente. 
c) que aprofunda o naturalismo da expressão barroca, fazendo que o poeta assuma posição eminentemente impessoal. 
d) em que predominam, diferentemente do Barroco, a antítese, a hipérbole, a conotação poderosa. 
e) em que a quantidade de metáforas e de torneios de linguagem supera a tendência denotativa do Barroco.

9) (Cescem) - "Alguém há de cuidar que é frase inchada
Daquela que lá se usa entre essa gente
Que julga, que diz muito, e não diz nada.
O nosso humilde gênio não consente,
Que outra coisa se diga mais, que aquilo
Que só convém ao espírito inocente."

Os versos de Cláudio Manuel da Costa lembram o fato de que: 
a) a expressão exata, contida, que busca os limites do essencial, é traço da literatura colonial brasileira e dos primeiros movimentos estéticos pós-Independência. 
b) o Barroco se esforçou por alcançar uma expressão rigorosa e comedida, a fim de espelhar os grandes conflitos do homem. 
c) o Arcadismo, buscando simplicidade, se opôs à expressão intrincada a aos excessos do cultismo do Barroco. 
d) o Romantismo, embora tenha refugado os rigores do formalismo neo-clássico, tomou por base o sentimentalismo originário desse movimento estético. 
e) o Romantismo negou os rigores da expressão clássica e lusitana, mas incorporou a tradição literária da poesia colonial.

10) (Ffsc) - Os autores árcades brasileiros apresentam uma obra divorciada das necessidades brasileiras, na segunda metade do século XVIII. Como processo de defesa à liderança do público, tais letrados criam: 
a) poemas de profundo subjetivismo; 
b) os contos regionais de mineração; 
c) a dialética; 
d) as academias; 
e) a literatura romântica.

11) (Cescea) - "A poesia parece fenômeno mais vivo e autêntico (...) por ter brotado de experiências humanas palpitantes". (Ele) "é dos raros poetas brasileiros, certamente o único entre os árcades, cuja vida amorosa importa para a compreensão da obra."
"O lírico ouvidor soltava os seus amores em liras apaixonadas, que tinham, naquele ambiente de Vila Rica, um sabor novo e raro."
Assim a crítica literária tem-se manifestado sobre o poeta: 
a) Cláudio Manuel da Costa 
b) Tomás Antônio Gonzaga 
c) Alvarenga Peixoto 
d) Gonçalves de Magalhães 
e) Basílio da Gama

12) (Puc) - Relacione as colunas:
1.Glauceste Satúrnio 
2.Alcindo Palmirendo
3.Dirceu
4.Termindo Sipílio
5.Lereno

( ) Tomás Antônio Gonzaga
( ) Cláudio Manuel da Costa
( ) Basílio da Gama
( ) Caldas Barbosa
( ) Silva Alvarenga
a) 3, 1, 5, 2, 4 
b) 3, 1, 4, 5, 2 
c) 1, 2, 3, 4, 5 
d) 3, 2, 4, 1, 5 
e) 3, 1, 4, 2, 5

13) (Fatec) - "Voltaram à baila os deuses esquecidos, as ninfas esquivas, as náiades, as oréades e os pastores enamorados, as pastoras insensíveis e os rebanhos numerosos das bucólicas de Teócrito e Virgílio."
(Ronald de Carvalho, PEQUENA HISTÓRIA DE LITERATURA BRASILEIRA)
O trecho acima refere-se ao seguinte movimento literário:
a) Romantismo. 
b) Barroco. 
c) Arcadismo. 
d) Parnasianismo. 
e) Naturalismo.

14) (Ufviçosa) - Leia o texto a seguir e faça o que se pede:
Ornemos nossas testas com as flores
E façamos de feno um brando leito;
Prendamo-nos, Marília, em laço estreito,
Gozemos do prazer de sãos amores.
Sobre as nossas cabeças,
Sem que o possam deter, o tempo corre,
E para nós o tempo, que se passa,
Também, Marília, morre.
(TAG, MD, Lira XIV)
Todas as alternativas a seguir apresentam características do Arcadismo, presentes na estrofe anterior, EXCETO:
a) Ideal de ÁUREA MEDIOCITAS, que leva o poeta a exaltar o cotidiano prosaico da classe média. 
b) Tema do CARPE DIEM - uma proposta para se aproveitar a vida, desfrutando o ócio com dignidade. 
c) Ideal de uma existência tranqüila, sem extremos, espelhada na pureza e amenidade da natureza. 
d) Fugacidade do tempo, fatalidade do destino, necessidade de envelhecer com sabedoria. 
e) Concepção da natureza como permanente reflexo dos sentimentos e paixões do "eu" lírico.

15) (Ufviçosa) - Leia o fragmento de texto a seguir e faça o que se pede:

Esprema a vil calúnia muito embora
Entre as mãos denegridas, e insolentes,
Os venenos das plantas,
E das bravas serpentes.

Chovam raios e raios, no seu rosto
Não hás de ver, Marília, o medo escrito:
O medo perturbador,
Que infunde o vil delito.

[...]

Eu tenho um coração maior que o mundo.
Tu, formosa Marília, bem o sabes:
Eu tenho um coração maior que o mundo.
Tu, formosa Marília, bem o sabes:

Um coração .... e basta,
Onde tu mesma cabes.

(TAG, MD, Parte II, Lira II)

Sobre o fragmento de texto de Tomás Antônio Gonzaga, Marília de Dirceu, assinale a alternativa FALSA:
a) a interferência do mito na tessitura dos poemas, mantendo o poeta dentro dos padrões poéticos clássicos, impede-o de abordar problemas pessoais. 
b) a interpelação feita a Marília muitas vezes é pretexto para o poeta celebrar sua inocência e seu destemor diante das acusações feitas contra ele. 
c) a revelação sincera de si próprio e a confissão do padecimento que o inquieta levam o poeta a romper com o decálogo arcádico, prenunciando a poética romântica. 
d) a desesperança, o abatimento e a solidão, presentes nas liras escritas depois da prisão do autor, revelam contraste com as primeiras, concentradas na conquista galante da mulher amada. 
e) embora tenha a estrutura de um diálogo, o texto é um monólogo - só Gonzaga fala e raciocina.

16) (UF de Viçosa) - Marília de Dirceu, famosa obra arcádica brasileira, inspirada em Maria Dorotéia de Seixas Brandão, foi escrita por: 
a) Manuel Inácio da Silva Alvarenga. 
b) Inácio José de Alvarenga Peixoto. 
c) Tomás Antônio Gonzaga. 
d) José Basílio da Gama. 
e) Cláudio Manuel da Costa.

17) (Ufpe) - Em Literatura, um grupo de escritores, no século XVIII, defendeu o bucolismo, a necessidade de revalorização da vida simples, em contato com a natureza. Estamos fazendo referência aos escritores do:
a) ROMANTISMO, para quem, encontrar-se com a natureza significava alargar a sensibilidade. 
b) ARCADISMO, propondo um retorno à ordem natural, como na literatura clássica, à medida que a natureza adquire um sentido de simplicidade, harmonia e verdade. 
c) REALISMO, fugindo às exibições subjetivas e mantendo a neutralidade diante daquilo que era narrado; as referências à natureza eram feitas em terceira pessoa. 
d) BARROCO, movimento que valorizava a tensão de elementos contrários, celebrando Deus ou as delícias da vida nas formas da natureza. 
e) SIMBOLISMO quando estes escritores se mostravam mais emotivos, transformando as palavras em símbolos dos segredos da alma. A natureza era puro mistério.

18) (Ufviçosa) - Sobre o Arcadismo no Brasil, podemos afirmar que: 
a) produziu obras de estilo rebuscado, pleno de antíteses e frases tortuosas, que refletem o conflito entre matéria e espírito. 
b) não apresentou novidades, sendo mera imitação do que se fazia na Europa. 
c) além das características européias, desenvolveu temas ligados à realidade brasileira, sendo importante para o desenvolvimento de uma literatura nacional. 
d) apresenta, já, completa ruptura com a literatura européia, podendo ser considerado a primeira fase verdadeiramente nacionalista da literatura brasileira. 
e) presente sobretudo em obras de autores mineiros como Tomás Antônio Gonzaga, Cláudio Manuel da Costa, Silva Alvarenga e Basílio da Gama, caracteriza-se como expressão da angústia metafísica e religiosa desses poetas, divididos entre a busca da salvação e o gozo material da vida.

19) (UF Viçosa) - Os autores de Vila Rica, Caramuru e Uruguai foram, respectivamente: 
a) Cláudio Manuel da Costa, Santa Rita Jabotão e Graciliano Ramos. 
b) Cláudio Manuel da Costa, J. de Santa Rita Durão e José Basílio da Gama. 
c) Santa Rita Durão, Manuel Botelho de Oliveira e Adonias Filho. 
d) José Basílio Gama, Nuno M. Pereira e Tomás Antônio Gonzaga. 
e) Cônego Luís Vieira da Silva, Alvarenga Peixoto e Plínio Salgado.

20) (Ufviçosa) - Fazendo um paralelo entre Romantismo e Arcadismo, podemos concluir que:
a) o Arcadismo prenuncia o Romantismo, porque já apresenta ruptura radical com os cânones literários clássicos. 
b) o Arcadismo antecede o Romantismo na evasão da realidade pelo sonho, pela fantasia e pelo mergulho nas profundezas do "eu". 
c) o Romantismo prolonga aspectos do Arcadismo na idealização da natureza, da mulher e do amor. 
d) o Romantismo dá continuidade ao Arcadismo na atração pelos conflitos entre a alma e a matéria. 
e) o Arcadismo e o Romantismo perseguem o ideal de expressão livre de esquemas pré-estabelecidos.

 

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